O que precisa saber

Como saber a idade de um cachorro

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Como saber a idade de um cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros, tal como os seres humanos, também envelhecem e de uma maneira mais rápida do que nós. Quais são os principais sinais do envelhecimento? Como posso saber quantos anos tem um cachorro se não sei exatamente quando ele nasceu? Principalmente em animais que foram adotados, esta pergunta é muito comum.

No PeritoAnimal vamos te ajudar para que você consiga responder a esta dúvida. Existem muitos sinais evidentes que nos permitem saber a idade de um cachorro e, aqui, você vai aprender quais são.

Índice

  1. Como saber a idade do cachorro em anos humanos
  2. Como saber a idade do cachorro pelos dentes
  3. Como calcular a idade dos cães adultos

Como saber a idade do cachorro em anos humanos

Durante anos, muitas pessoas tentaram calcular a idade do cachorro em anos humanos, porém esta não se trata de uma fonte muito fiável para determinar o grau de velhice do cachorro e não é assim tão útil para saber que idade o cachorro tem se não sabemos quando nasceu.

O que fazemos se queremos festejar o aniversário do nosso amiguinho de quatro patas mas não sabemos quantas velas colocar no bolo? É normal que nos custe muito saber a idade exata do cachorro e, muitas vezes, acabamos errando ao pensar que por terem alguns pelos brancos têm mais de 6 anos. Nem todas as raças envelhecem da mesma maneira mas há um pormenor que nunca falha. Você sabe do que estamos a falar?

Como saber a idade de um cachorro - Como saber a idade do cachorro em anos humanos

Como saber a idade do cachorro pelos dentes

É isso aí que você leu no título... São os dentes que nos revelam a idade do cachorro! Nos caso dos filhotes de cachorro, é ainda mais importante saber a idade deles, já que dependendo da idade sabemos se devem ainda beber leite ou se já podem comer alimento sólido. O melhor é abrir a boca dele, mas tem outros dados que podem ajudar:

  • Desde os 7 aos 15 dias de vida: Nesta etapa os cachorros não têm dentes. Eles se guiam por estímulos através do tato, pois ainda têm os olhos e ouvidos fechados. Possuem várias respostas reflexas ou involuntárias, originadas apenas por estímulo. Têm o reflexo de sucção que faz com que, ao aproximarmos algo dos lábios deles, peguem e pressionem como se fosse um mamilo, para obterem alimento. No caso do reflexo anogenital, é a mãe a encarregada de o ativar com lambidas. Podemos tocar levemente na zona do ânus dele para verificarmos que ele o abre e fecha sem problemas. O reflexo de escavação é quando empurram qualquer superfície buscando o calor da mamãe e as mamas dela.
  • Dos 15 aos 21 dias de vida: Aparecem os incisivos superiores (são 6) e os caninos (são 2) de leite. Nas raças pequenas, costuma demorar mais tempo. Nesta etapa, os cachorros abrem os olhos e os ouvidos. Desaparecem os reflexos e começam a caminhar para brincar e procurar alimento. Ainda bebem leite, mas já começam a surgir os dentes que ainda não existiam. Não existem dentes até aos 15 dias de vida, momento em que aparecem os incisivos e caninos de leite (entre os 15 e 21 dias). Depois crescem os restantes e aos 2 meses de vida começam a mudar para a dentição definitiva composta por 42 peças.
  • Dos 21 aos 31 dias de vida: aparecem os incisivos inferiores e os caninos da mandíbula.
  • A partir de 1 mês de vida até aos 3 meses: desgastam-se os dentes de leite. Estes dentes são mais finos e quadrados que os definitivos, que serão mais arredondados até se começarem a desgastar.
  • Aos 4 meses: observamos a erupção dos incisivos centrais definitivos que estarão presentes tanto na mandíbula como na maxila.
  • Até aos 8 meses: mudança definitiva de todos os incisivos e caninos.
  • Até 1 ano de vida: nascerão todos os incisivos definitivos. Serão bem branquinhos e com bordas arredondas, também chamados de "flor de lis". Nesta fase também já estarão presentes todos os caninos definitivos.
Como saber a idade de um cachorro - Como saber a idade do cachorro pelos dentes

Como calcular a idade dos cães adultos

  • De um ano e meio de vida até aos dois anos e meio: podemos verificar um desgaste dos incisivos centrais inferiores, que começam a apresentar uma forma mais quadrada.
  • Dos 3 aos quatro anos e meio: veremos que os 6 incisivos inferiores estão agora quadrados, principalmente devido ao desgaste.
  • Dos 4 aos 6 anos de vida: o desgaste dos incisivos superiores será evidente. Esta fase corresponde aos anos prévios à velhice.
  • A partir dos 6 anos de vida: vai se observar um maior desgaste de todos os dentes, existirá uma maior quantidade de placa bacteriana (conhecida por tártaro) e os caninos passam a ser mais quadrados e menos pontiagudos. Também pode perder alguns dentes mas isso dependerá principalmente da alimentação do cachorro e do estilo de vida que tenha. A partir deste momento, o cachorro se prepara para entrar na velhice que começa por volta dos 7 anos de vida.

Se apesar de ter lido este artigo ainda não consegue identificar a idade do seu cachorro, quer ele seja adulto ou ainda filhote, não hesite em visitar o seu veterinário de confiança!

Como saber a idade de um cachorro - Como calcular a idade dos cães adultos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Andressa Wionzek
Na metade do ano de 2015 comprei um Pinscher queria saber quantos anos ela tem ? Se ela vai entrar na velhice
A sua avaliação:
Mariana
Como saber que dia é o aniversário do animal
KEVINVEM
NO DIA EM QUE ELE NASCEU
A sua avaliação:
Suzana Neriz
Eu tenho uma doguinha da raça Chow-Chow adotei ela está com 1 mês. Gostaria de descobrir a data do nascimento teria como ?
A sua avaliação:
Rozilane
Ganhei um casal de pastor alemã misto gostaria de saber a idade deles são filhote mais não sei quantos meses
A sua avaliação:
Bruna ribeiro
Oi tenho uma labradora Golden como sei quantos meses ela tem?
Dilma
Adotei uma cachorrinha, ela tem os caninos afiados e os dentinhos da frente são pequeninos e branquinhos, acho que tem mais ou menos , ela está grandinha
João Gabriel
Olá eu achei um labrador e os dentes da frente estão um pouco transparente,quantos anos ela deve ter?
Gilmar Batista
Gostaria de saber a raça e idade
jussara voigt alegre
BOM DIA
A sua avaliação:
jussara voigt alegre
gostaria desaber quantos meses tem meu filhote pintcher pois ganhei ela
Luísa Savala
Oi Jussara! Você tentou descobrir a idade dele pelas dicas do artigo?
Camilli
Oi eu tenho um cachorro que caça techugos ele já tem 10 anos de vida quantos anos ele tem
1 de 4
Como saber a idade de um cachorro