Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre os mamíferos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 2 setembro 2023
Curiosidades sobre os mamíferos

Os mamíferos evoluíram em ambientes terrestres, que já haviam sido colonizados por insetos e outros tipos de invertebrados, além de uma variedade de plantas. Não começaram como um grupo dominante, estando sujeitos a outros tipos de grandes animais, incluindo os dinossauros. No entanto, devido a um evento de extinção em massa, nos últimos 66 milhões de anos os mamíferos têm ganhado terreno e agora dominam a terra. Alguns se diversificaram para ambientes aquáticos e alguns poucos para o ar.

A classe Mammalia possui, sem dúvida, uma série de características muito interessantes. Neste artigo do PeritoAnimal compartilharemos mais curiosidades sobre os mamíferos que certamente vão te surpreender. Continue lendo e descubra mais!

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre os cavalos

Índice

  1. Possuem características únicas que os distinguem de outros vertebrados
  2. Existem mais de 6.000 espécies
  3. São os únicos sinapsídeos vivos
  4. Podem pesar de alguns gramas a 160 toneladas
  5. Só existe um tipo de mamífero voador
  6. Vivem em todos os habitats do planeta
  7. Classificam-se em três tipos de acordo com sua reprodução
  8. A maior diversidade está nos trópicos
  9. Têm sistemas complexos de comunicação e percepção
  10. Muitas espécies estão seriamente ameaçadas
  11. Outras curiosidades sobre os mamíferos
Ver mais >>

Possuem características únicas que os distinguem de outros vertebrados

Entre as características únicas que os mamíferos possuem e que não estão presentes em outros vertebrados, encontramos as seguintes:

  • As fêmeas têm glândulas mamárias pelas quais produzem leite para alimentar seus filhotes;
  • Têm pelos verdadeiros, até mesmo nas baleias, onde desaparecem, mas estão presentes durante a fase fetal;
  • A mandíbula inferior se articula diretamente com o crânio, e não através de um osso, como acontece com outros animais vertebrados;
  • Possuem um conjunto de três pequenos ossos auditivos únicos, chamados martelo, bigorna e estribo;
  • Têm o diafragma muscular, que separa o coração e os pulmões da cavidade abdominal;
  • Possuem apenas um arco aórtico esquerdo, e os eritrócitos maduros nos mamíferos não têm núcleo, outro aspecto no qual diferem de peixes, anfíbios, aves e répteis.

Existem mais de 6.000 espécies

Estudos relatam a existência de entre 5.500 a 6.027 espécies de mamíferos distribuídas por todo o mundo, organizadas em 125 a 161 famílias e cerca de 30 ordens. Alguns dos grupos de mamíferos que você provavelmente já conhece bem são:

  • Roedores;
  • Quirópteros ou morcegos;
  • Primatas;
  • Carnívoros (felinos e canídeos, entre outros);
  • Artiodáctilos ou mamíferos ungulados com um número par de dedos nas patas (bisões, camelos, cetáceos, javalis, veados e girafas, entre outros);
  • Perissodáctilos ou mamíferos terrestres ungulados com um número ímpar de dedos nas patas (cavalos, burros, tapirus e rinocerontes, entre outros);
  • Lagomorfos (coelhos, lebres e lágomis);
  • Pilosos (tamanduás e preguiças);
  • Monotremados;
  • Proboscídeos (elefantes).

Você pode conhecer mais sobre todos eles neste artigo: "Os mamíferos mais venenosos do mundo".

São os únicos sinapsídeos vivos

Um sinapsídeo é caracterizado por ter apenas uma fenestra temporal, ou seja, possui apenas uma abertura localizada no topo do crânio, atrás de cada órbita ocular. A maioria deles se extinguiu e, atualmente, apenas os mamíferos fazem parte desse grupo, sendo este um dos dados mais curiosos sobre eles.

Podem pesar de alguns gramas a 160 toneladas

Outra curiosidade sobre os mamíferos é a grande diferença de peso que podemos encontrar entre as diferentes espécies. Por exemplo, entre os morcegos, musaranhos ou primatas, existem espécies que pesam apenas alguns gramas. Por outro lado, temos o animal mais pesado do mundo, que é um cetáceo, ou seja, um mamífero marinho, a baleia azul, que pesa cerca de 160 toneladas.

Só existe um tipo de mamífero voador

Uma das curiosidades mais peculiares sobre os mamíferos é que também os encontramos cruzando os céus. Assim, na diversidade dos mamíferos, encontramos a ordem dos quirópteros, onde se enquadram os comumente conhecidos como morcegos, que são os únicos mamíferos com verdadeira capacidade de voar.

Os morcegos representam o segundo grupo de mamíferos mais diversificado após os roedores, de modo que esses mamíferos voadores compreendem cerca de 20% dessa classe. Saiba mais sobre eles neste artigo: "Tipos de morcegos e suas características".

Curiosidades sobre os mamíferos - Só existe um tipo de mamífero voador

Vivem em todos os habitats do planeta

Os mamíferos habitam todos os continentes, estão presentes em todos os oceanos do planeta e em muitas das ilhas oceânicas. Assim, os mamíferos evoluíram para viver em todos os biomas, podendo ser encontrados em polos, florestas tropicais, savanas e desertos. Alguns são exclusivamente aquáticos, seja em mares, rios, lagos ou estuários, enquanto outros se especializaram em hábitos quase exclusivamente arborícolas, e certas espécies passam a maior parte do tempo subterrâneas.

Classificam-se em três tipos de acordo com sua reprodução

Outra das curiosidades sobre os mamíferos é que, de maneira geral e de acordo com o tipo de desenvolvimento embrionário, podem ser agrupados em três tipos:

  • Monotremados: são os mamíferos mais primitivos, onde encontramos os ornitorrincos e equidnas, que são ovovivíparos, ou seja, põem ovos, uma das maiores curiosidades entre os mamíferos;
  • Marsupiais: são mamíferos que dão à luz crias altriciais, ou seja, não totalmente desenvolvidas, e completam seu desenvolvimento dentro de uma bolsa marsupial, na qual se prendem às mamas para se alimentarem. Um exemplo claro é o canguru;
  • Mamíferos placentários: as crias passam por sua fase embrionária dentro da mãe, ligadas a ela através da placenta pelo cordão umbilical, por onde se alimentam até o momento do nascimento.

No entanto, após o nascimento, todos os mamíferos continuam dependendo do cuidado da mãe para se alimentarem através do leite materno; em alguns casos, os machos também participam no cuidado da prole.

Curiosidades sobre os mamíferos - Classificam-se em três tipos de acordo com sua reprodução

A maior diversidade está nos trópicos

Embora saibamos que os mamíferos estão presentes em todo o planeta, a maior diversidade desse grupo pode ser encontrada em ambientes terrestres nas zonas tropicais. Devido ao isolamento geográfico, vários mamíferos evoluíram para originar uma diversidade significativa. Um exemplo claro disso ocorreu com a separação entre América do Norte e do Sul, onde espécies da fauna de mamíferos da primeira região se extinguiram, enquanto as do sul floresceram e se irradiaram com sucesso.

Têm sistemas complexos de comunicação e percepção

Sentidos como olfato, audição, visão e até mesmo o tato geralmente são importantes para os mamíferos. Dependendo das necessidades, um sentido pode ser significativamente mais desenvolvido do que os outros. O caso do olfato merece uma menção especial, pois é um dos sentidos mais evoluídos em muitas espécies de mamíferos, pois é essencial para localizar alimentos, identificar parceiros ou deixar marcas de territorialidade e defesa.

A audição geralmente também é bem desenvolvida. Tanto que algumas espécies desenvolveram um complexo sistema de ecolocalização, como morcegos, golfinhos e baleias. A emissão de sons é mais proeminente em certos grupos, por meio da qual se comunicam e transmitem diversas mensagens aos membros da família, sendo até mesmo uma forma de identificação social.

A percepção tátil através da pelagem e vibrissas desempenha um papel importante para muitas espécies de mamíferos, tendo uma função sensorial primordial.

Por fim, a visão é menos desenvolvida em espécies que vivem no subsolo ou que usam a ecolocalização, mas ainda é relevante para espécies noturnas ou para aquelas que dependem dela para procurar alimentos.

Muitas espécies estão seriamente ameaçadas

Não são poucas as espécies de mamíferos que estão em risco de extinção. Na verdade, algumas foram completamente extintas de seus habitats naturais devido às ações humanas, que incluem caça direta para consumo, comércio de espécies ou destruição de ecossistemas.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) realizou um trabalho abrangente e possui um banco de dados com a maioria das espécies de mamíferos, no qual relata seu estado populacional e descreve sua situação. Dessa forma, a UICN destacou que quase um quarto das espécies de mamíferos está em risco de extinção.

Curiosidades sobre os mamíferos - Muitas espécies estão seriamente ameaçadas

Outras curiosidades sobre os mamíferos

Os dados curiosos sobre mamíferos mencionados anteriormente são realmente surpreendentes, mas não são os únicos! A seguir, mencionamos outras curiosidades sobre os mamíferos:

  • Como são endotérmicos, precisam de boas quantidades de alimentos;
  • Os cientistas têm alterado suas relações evolutivas;
  • Os dois grupos mais diversos de mamíferos são os roedores e os morcegos;
  • Muitos mamíferos recebem os atributos de inteligência, autoconsciência e capacidade de usar ferramentas;
  • O termo científico "Mammalia" foi proposto pelo cientista Carl Linnaeus em 1758;
  • Os antecessores dos mamíferos se desenvolveram há aproximadamente 323 a 300 milhões de anos;
  • Acredita-se que a maioria dos mamíferos ancestrais tinha hábitos noturnos;
  • Acredita-se que a pelagem tenha surgido há cerca de 164 milhões de anos;
  • Na maioria dos mamíferos, há um viés de aumento de tamanho nos machos;
  • Geralmente, em espécies maiores, as taxas reprodutivas são mais baixas;
  • Possuem um palato secundário que separa a passagem de ar da passagem de alimentos na boca;
  • Têm dentes diferenciados, cobertos de esmalte e em alguns casos com uma única troca, enquanto em outros, há crescimento contínuo durante toda a vida.

Continue a aprender e descobrir conosco lendo o artigo "Características dos mamíferos: definição e exemplos".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os mamíferos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ITIS (2023). Mammalia. Disponível em: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=179913#null
  • Jones, J. Knox, Armstrong, David M. y Wilson, Don E. (2023). Mamífero, Enciclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/mammal
  • Wund, M. y P. Myers 2005. "Mammalia" (On-line), Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Mammalia/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Curiosidades sobre os mamíferos