Partilhar

Galgo Inglês

Atualizado: 3 junho 2019
Galgo Inglês

O Galgo Inglês, também conhecido como Greyhound, é o cachorro mais rápido do mundo e um dos animais mais velozes de todos, sendo capaz de alcançar velocidades de até 65 km/h. Por isso, essa raça de cachorro é a mais escolhida nas polêmicas corridas de Galgos, que infelizmente ainda acontecem hoje em dia e, é um exemplo de seleção artificial e dos extremos que o homem pode chegar na busca de "perfeição" nos animais que cria.

Nessa ficha do PeritoAnimal, te mostramos tudo o que você precisa saber sobre o Galgo Inglês, desde as características físicas e personalidade até os cuidados, educação e problemas de saúde frequentes.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Clima recomendado
Tipo de pelo

Galgo Inglês: origem

A origem oficial dessa raça de cachorro é da Grã Bretanha. Mesmo que não se conheçam ao certo os detalhes da origem do Galgo Inglês, acredita-se que no ano 900 a.C, os exemplares fundadores dessa raça foram transportados da Arábia para a Grã Bretanha por comerciantes. Assim, o Galgo Árabe, também conhecido como Sloughi, poderia ser um dos ancestrais do Greyhound moderno.

Seja qual for a origem desses cachorros, o que é certo dizer é que por muitos anos o Galgo Inglês foi usado como cão de caça. Essa raça de cachorro era utilizada para caçar tanto animais grandes, como cervos ou pequenos, como lebres.

Com o passar dos séculos, essa função foi caindo em desuso, no entanto, atualmente esses animais ainda são usados em corridas de cachorros, nas quais são explorados em benefício da diversão dos humanos e dos interesses econômicos de algumas empresas. Quando esses cachorros já não podem mais competir nessas provas, a maioria é sacrificada. Porém, algumas ONGs, que entendem o quão errado essas práticas são para os animais, conseguem salvar os Greyhounds do ambiente das corridas, tratá-los e depois buscar lares adotivos para esses cachorros.

Galgo Inglês: características físicas

Segundo o padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI), os machos do Galgo Inglês têm uma altura da cernelha ao chão entre os 71 e 76 cm. O padrão não chega a indicar o peso que deve ter essa raça de cachorro, mas os Greyhounds machos costumam pesar entre os 29 e 32 kgs. Já as fêmeas têm uma altura da cernelha até o chão entre 68 e 71 cm e costumam pesar dos 27 aos 29 kgs.

À primeira vista, o Galgo Inglês pode ser percebido como um cachorro desenhado para grandes velocidades. O peito profundo do animal, as costas longas e flexíveis, as patas compridas, a cabeça de formato aerodinâmico e o corpo musculoso mas magro, destacam a qualidade primordial dessa raça de cachorro, correr mais rápido que todos os outros cães.

A cabeça do animal é alargada, mediana e quase não se nota a distinção entre esta e o focinho, que vai ficando mais fino próximo da ponta, o que dá origem a uma estrutura aerodinâmica. As mandíbulas do Galgo Inglês são fortes e se fecham em uma poderosa mordida de tesoura. Os olhos ovais se encontram de forma oblíqua na cara do cachorro e são, na maioria das vezes, de cores escuras. As orelhas pequenas e em forma de rosa completam essa estrutura aerodinâmica da cabeça do Greyhound.

Essa raça de cachorro também tem costas longas e largas, que continuam em um lombo forte e ligeiramente arqueado, o que dá à coluna vertebral do cachorro uma grande flexibilidade. O peito, como em outros tipos de Galgos, é muito profundo e permite abrigar um coração grande e capaz de bombear bem o sangue. A cauda é de inserção baixa e grossa na base, mas acaba ficando mais fina até sua ponta, o que ajuda o animal a manobrar grandes velocidades.

A pelagem do Galgo Inglês é curta e fina e pode ser encontrada nas cores preto, branco, castanho-avermelhado, azul, areia, malhado ou qualquer um desses tons com branco.

Galgo Inglês: personalidade

O Galgo Inglês é uma raça de cachorro amável, sensível e carinhosa. No entanto, esses animais tendem a ser independentes e reservados e, por isso, também precisam de espaço e tempo sozinhos, o que não significa que é necessário deixá-los isolados, mas sim que precisam de um lugar próprio no qual possam aproveitar um tempo distante dos outros.

O Greyhound costuma se dar bem com crianças porém não gosta de jogos muito simples, dessa forma, não são os melhores bichinhos de estimação para famílias com crianças pequenas. Já crianças um pouco maiores, que tratem com respeito os animais, poderão conquistar essa raça de cachorro com mais facilidade.

O Galgo Inglês também tende a ser bem sociável com outros cães, mas seu instinto caçador é muito forte, o que faz com que esses animais também persigam tudo o que se move com grande velocidade. Assim, não é recomendado adotar um Greyhound se você já tiver em casa outros bichinhos menores, incluindo cachorros de portes menores. Também é recomendado ter cuidado se você tiver crianças ainda pequenas e que não tenham boa coordenação, já que os movimentos destes podem ser confundidos para o Galgo Inglês como comportamentos de presa. Esse conselho vale não apenas para os criadores dessa raça de cachorro, mas sim como para várias outras.

Por serem cachorros mais reservados, é importante prestar atenção à socialização do animal desde quando este é filhote. Deve-se sociabilizar o Greyhound filhote com outras pessoas, cachorros e animais em geral. Além disso, pelo Galgo Inglês não ser um cão territorial, ele não costuma ser um bom cachorro de guarda ou defesa, mesmo quando seu impulso de caça é forte.

Galgo Inglês: cuidados

O Galgo Inglês tem uma expectativa de vida um pouco mais alta do que a de outros tipos de Galgos, chegando a alcançar um média entre os 10 e 12 anos. No entanto, infelizmente, muitos acabam falecendo antes pelos desgastes físicos que sofreram como cachorros de corrida.

Mesmo que essa raça de cachorro possa se acostumar a viver em apartamentos, esses animais precisam correr em ambientes espaçosos e seguros pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. O melhor para eles, e para os criadores, é que vivam em um ambiente com um quintal grande, para que possam correr livremente. De todas as formas, é necessário levar o Greyhound para passear com frequência.

Além disso, o Galgo Inglês perde pelo regularmente, mas a pelagem curta e suave é fácil de manter. Para isso, basta escovar o pelo do seu animal regularmente e dar banhos nele apenas quando for necessário.

Galgo Inglês: educação

Em relação à educação, o Galgo Inglês é um cachorro fácil de adestrar quando são utilizados os métodos apropriados. O adestramento em obediência não é o forte do animal, mas é possível conseguir bons resultados se ele for treinado com métodos positivos. O adestramento tradicional, baseado em castigos, não tem efeito no Greyhound e pode até prejudicar o seu temperamento e personalidade em geral.

Galgo Inglês: saúde

O Galgo Inglês é uma raça de cachorro que infelizmente não está isenta de sofrer doenças mais sérias e graves. Pelo contrário, os Greyhounds têm uma tendência maior de desenvolver torção gástrica, atrofia progressiva da retina, problemas de tireoide e hipersensibilidade a compostos químicos, como medicamentos e inseticidas.

Fotos de Galgo Inglês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galgo Inglês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Galgo Inglês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
CRISTINE TEIXEIRA
Eu amei esse cao mas eu não posso ter um porque tenho 32 cachorros em casa e eu não errei a escrita eu contei um por um

Galgo Inglês
1 de 7
Galgo Inglês

Voltar ao topo da página