Partilhar

Tipos de besouros: características e fotos

 
Por Giselly Lillmans. 15 outubro 2019
Tipos de besouros: características e fotos

O besouro é um dos insetos mais conhecidos do mundo, no entanto, existem milhões de tipos de besouros. Cada um deles adaptou seu corpo de maneiras diferentes e, como resultado, hoje temos uma variedade impressionante de espécies. Quantos tipos de besouros você conhece? Descubra diversas espécies de besouros e suas características neste artigo do PeritoAnimal. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Tipos de joaninhas: características e fotos

Quantas espécies de besouros existem?

Os besouros pertencem à ordem dos coleópteros (Coleoptera). Por sua vez, a ordem se divide em subordens:

  • Adephaga;
  • Archostemata;
  • Myxophaga;
  • Polyphaga.

Mas, quantas espécies de besouros existem? Estima-se que existam entre 5 e 30 milhões de espécies de besouros, embora apenas 350.000 tenham sido descritas e catalogadas por cientistas. Isso faz dos besouros a ordem do reino animal com o maior número de espécies.

Características do besouro

Devido à sua diversidade, é difícil estabelecer características morfológicas que sejam encontradas em todos os tipos de besouros. No entanto, eles compartilham algumas peculiaridades:

  • O corpo se divide em seções, sendo composto por cabeça, tórax e abdômen;
  • Muitas espécies são aladas, embora nem todas consigam voar em uma grande altitude;
  • Possuem peças bucais grandes e projetadas para mastigar;
  • Algumas espécies contam com pinças e chifres;
  • Passam por metamorfose durante seu crescimento, ovo, larva, pupa e adulto;
  • Possuem olhos compostos, ou seja, em cada olho existem vários órgãos sensoriais;
  • Possuem antenas;
  • Se reproduzem de maneira sexuada.

Agora que você conhece, de maneira geral, as características do besouro, é hora de te apresentar os diferentes tipos de besouros.

Tipos de besouros: características e fotos - Características do besouro

Tipos de besouros grandes e voadores

Começamos esta lista com os tipos de besouros grandes. São espécies maiores, que vivem em habitats variados. Graças a suas peculiaridades, será fácil reconhecê-las.

Estas são algumas das espécies de besouros grandes e com asas:

  • Besouro-Titan;
  • Besouro-Goliat;
  • Besouro-Mayate
  • Besouro-Glorioso;
  • Vagalume-Oriental.

Besouro-Titan

O besouro-Titan (Titanus giganteus) alcança o tamanho impressionante de 17 centímetros. Pode ser encontrado na floresta Amazônica, onde vive na casca das árvores. A espécie possui uma mandíbula com pinças poderosas e duas antenas longas. Ele pode voar do topo das árvores e os machos emitem um som claro diante de ameaças.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-Titan

Besouro-Goliat

O Besouro-Goliat (Goliathus goliathus) é uma espécie descoberta na Guiné e no Gabão. Destaca-se por medir até 12 centímetros de comprimento. Esta espécie de besouro tem uma cor particular. Além de um corpo preto, apresenta no dorso um padrão de manchas brancas que facilitam sua identificação.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-Goliat

Besouro-Mayate

Outra classe de besouros grandes é o Mayate (Cotinis mutabilis). Esta espécie pode ser encontrada no México e nos Estados Unidos. Destaca-se por sua cor, já que seu corpo apresenta um tom verde brilhante muito marcante. O Mayate é um besouro que se alimenta de esterco. Além disso, é outro tipo de besouro voador.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-Mayate

Besouro-Glorioso

O besouro-gorioso (Chrysina gloriosa) é um besouro voador que habita o México e os Estados Unidos. Destaca-se por sua cor verde brilhante, ideal para camuflar-se nas áreas arborizadas em que habita. Além disso, existe uma hipótese de que a espécie seja capaz de detectar luz polarizada, quando sua cor muda para tons mais escuros.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-Glorioso

Vagalume-Oriental

O vagalume-oriental (Photinus pyralis), e todos os tipos de vagalumes, são coleópteros voadores. Além disso, essas espécies se distinguem por sua bioluminescência, ou seja, a capacidade de emitir luz através do abdômen. Esta espécie é nativa da América do Norte. Seus hábitos são crepusculares e utilizam a bioluminescência para se comunicar entre machos e fêmeas.

Conheça os 7 animais que brilham no escuro nesse artigo do PeritoAnimal.

Tipos de besouros: características e fotos - Vagalume-Oriental

Tipos de besouros pequenos

Nem todos os tipos de besouros são grandes, também existem espécies de menor tamanho com características curiosas. Conheça estes tipos de besouros pequenos:

  • Besouro-chinês;
  • Gorgulho-de-videira;
  • Gorgulho-de-pinheiro.

Besouro-chinês

O Besouro-chinês (Xuedytes bellus) é uma espécie de apenas 9 milímetros encontrada em Duan (China). Habita as cavernas da área e é adaptado à vida em penumbras. Tem um corpo compacto, mas alongado. Suas pernas e as antenas são finas, além disso, não possui asas.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-chinês

Gorgulho-de-videira

O Gorgulho-de-videira (Otiorhynchus sulcatus) é uma espécie pequena que parasita plantas ornamentais ou que oferecem frutas. Tanto o adulto quanto as larvas parasitam as espécies vegetais, tornando-se um problema sério. Atacam o caule, as folhas e raízes.

Tipos de besouros: características e fotos - Gorgulho-de-videira

Gorgulho-de-pinheiro

Outro tipo de besouro pequeno é o Gorgulho-do-pinheiro (Hylobius abietis). A espécie está distribuída pela Europa, onde parasita terrenos com plantações de coníferas. É uma espécie de besouro voador, capaz de atingir distâncias impressionantes, entre 10 e 80 quilômetros de distância.

Tipos de besouros: características e fotos - Gorgulho-de-pinheiro

Tipos de besouros venenosos

Por mais impressionantes que pareçam, alguns besouros são venenosos tanto para as pessoas quanto para seus possíveis predadores, entre eles, os animais domésticos. Estes são alguns tipos de besouros venenosos:

  • Cantárida;
  • Besouro-oleoso-comum.

Cantárida

Cantárida (Lytta vesicatoria) é um besouro venenoso para humanos. Caracteriza-se por ter um corpo verde brilhante e alongado, com pernas e antenas finas. Esta espécie sintetiza uma substância chamada cantaridina. Nos tempos antigos, a substância era considerada como afrodisíaca e medicinal, mas hoje é conhecida por ser tóxica.

Tipos de besouros: características e fotos - Cantárida

Besouro-oleoso-comum

Outro besouro venenoso é o Oleoso-comum (Berberomeloe majalis), que também é capaz de sintetizar cantaridina. A espécie é fácil de identificar, pois possui corpo alongado e preto fosco, cortado por notórias faixas vermelhas.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-oleoso-comum

Tipos de besouros com chifres

Entre as particularidades dos besouros, alguns deles apresentam chifres. Essas são as espécies que contam com essa estrutura:

  • Besouro-hércules;
  • Besouro-rinoceronte;
  • Coró-das-pastagens.

Besouro-hércules

O Besouro-hércules (Dynastes hercules) atinge até 17 centímetros. Além de grande, é um dos tipos de besouros com chifres, pois o que está localizado em sua cabeça pode medir até 5 centímetros, mas esses chifres aparecem apenas nos machos. Além disso, a espécie muda de cor de acordo com o nível de umidade do ecossistema, em condições normais, seu corpo é esverdeado, mas fica preto quando a umidade no ambiente excede 80%.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-hércules

Besouro-rinoceronte

O Besouro-rinoceronte-europeu (Oryctes nasicornis) recebe seu nome pelo chifre que tem localizado na parte superior da cabeça. Mede entre 25 e 48 milímetros, sendo um dos maiores tipos de besouros. As fêmeas não têm chifres. Ambos os sexos apresentam coloração marrom escura ou preta. Está distribuído em vários países da Europa e existem várias subespécies.

Tipos de besouros: características e fotos - Besouro-rinoceronte

Coró-das-pastagens

O Coró-das-pastagens (Diloboderus abderus Sturm) é um besouro grande e com chifres, que está distribuído em diferentes países da América do Sul. A espécie é bem conhecida, pois esse besouro comum nidifica nas plantações. As larvas, brancas e robustas, tornam-se uma praga das plantações, porque devoram forragens, sementes e raízes.

Tipos de besouros: características e fotos - Coró-das-pastagens

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de besouros: características e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Bonner Buck, J. "Studies on the Firefly. II. The Signal System and Color Vision in Photinus pyralis". Physiological Zoology 10, (4): 1937, 412-419.
  2. "El color no importa en la toxicidad de escarabajos venenosos". (2017, 18 de octubre). Europa Press, Madrid. Disponível em: https://www.europapress.es/ciencia/laboratorio/noticia-color-no-importa-toxicidad-escarabajos-venenosos-20171018144118.html
  3. Solbreck, C. "Dispersal distances of migrating pine weevils, Hylobius Abietis, Coleoptera: Curculionidae". Entomologia Experimentalist et Applicata 28 (2): 1980, 123-131.
  4. "Un escarabajo venenoso 'muy' deseado". Agencia Iberoamericana para la Difusión de la Ciencia y la Tecnología. Consulta: http://www.dicyt.com/noticias/un-escarabajo-venenoso-muy-deseado
  5. "Escarabajos". National Geographic España. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com.es/animales/escarabajos/fotos/1/1
  6. Brady, P. y Cummings, M. "Differential Response to Circularly Polarized Light by the Jewel Scarab Beetle Chrysina gloriosa". The American Naturalist 175 (5): 2010, 614-620.
  7. Imwinkelried, J. "Evaluación de insecticidas cura semillas en el control del gusano blanco Diloboderus abderus (Coleoptera: Melolonthidae) en trigo". Boletín 2 (2004). Ediciones Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria.
  8. Munoz-Pineda, E. et at. "Symmetries and relationships between elements of the Mueller matrix spectra of the cuticle of the beetle Cotinis mutabilis". Science Direct 571 (3): 2014, 660-665.
  9. Coleoptera. ITIS Report.
  10. Hancook, E. y Douglas, A. "William Hunter’s Goliath beetle, Goliathus goliatus (Linnaeus, 1771), re-visited". Archives of Natural History 36 (2): 2009
  11. Rassart, M.; Colomer, J. et al. "Diffractive hygrochromic effect in the cuticle of the hercules beetle Dynastes hercules". New Journal of Physics, Volume 10, 2008. Disponível em: https://iopscience.io

Vídeos de Tipos de besouros: características e fotos

1 de 3
Vídeos de Tipos de besouros: características e fotos

Escrever comentário sobre Tipos de besouros: características e fotos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de besouros: características e fotos
1 de 15
Tipos de besouros: características e fotos

Voltar ao topo da página