Partilhar

Como desgrudar cachorro da cadela

Como desgrudar cachorro da cadela

Ver fichas de  Cachorros

Quando dois cães ficam grudados durante o cruzamento a razão é simples, é devido à anatomia do sistema reprodutivo do cachorro, separar os animais à força só seria capaz de causar sérios danos a ambos. A fêmea provavelmente sofreria uma ruptura vaginal ou um prolapso, enquanto o macho também poderia sofrer uma lesão no pênis. Assim, se você pretende evitar o sofrimento da cadela durante este processo, o mais sensato é não deixar o cruzamento acontecer. No entanto, é possível que isso aconteça sem que você perceba e então não saiba como agir. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre como desgrudar cachorro da cadela e explicar por que isso acontece.

Também lhe pode interessar: Alimentação da cadela gestante

Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam

O sistema reprodutivo do cachorro macho é composto de várias partes: escroto, testículos, epidídimos, ducto deferente, próstata, uretra, prepúcio e pênis. No entanto, para entender por que não devemos separá-los, vamos nos concentrar apenas na parte envolvida, o pênis. Quando o cão está em um estado de repouso, o pênis fica dentro do prepúcio (parte visível), portanto, no estado normal, não podemos vê-lo. Uma vez que o cachorro fica excitado por qualquer motivo ou começa a ereção ao sentir uma cadela no cio, o pênis sai do prepúcio e é aí que vemos que o cachorro está com o "apito de fora", como alguns tutores costumam dizer. Ele se apresenta como um órgão cor-de-rosa, por isso não é de se estranhar que os donos, principalmente os iniciantes, se surpreendam ao vê-lo pela primeira vez e até acreditem que algo de ruim possa estar acontecendo com seu cão. Isso é normal, então não precisa se preocupar.

O pênis do cão é formado pelo osso peniano e pelo bulbo peniano. Durante a penetração, o macho ejacula em três fases ou frações, e em cada uma delas ele expele mais ou menos espermatozoides. Na segunda fase, como resultado da compressão venosa que o pênis sofre e, portanto, do aumento da concentração sanguínea, o bulbo peniano aumenta consideravelmente seu tamanho e fica completamente acoplado ao vestíbulo vaginal, dando origem ao chamado abotoamento. Neste ponto, o macho se vira sem retirar o pênis da fêmea e ambos ficam presos, geralmente por trás, para que a ejaculação possa terminar e a fêmea fique grávida. É um processo natural que o corpo dos cães desenvolveu para garantir a sobrevivência da espécie sem pôr em risco a vida dos futuros progenitores, pois ao longo deste processo os animais ficam totalmente expostos e, ao estar virados, eles têm o possibilidade de controlar os arredores.

Um cachorro leva muito mais tempo para ejacular do que outros animais e, antes que o bulbo esteja completamente relaxado (e, portanto, esvaziado), os cães não se desgrudam. Assim, os cachorros não ficam presos porque o sêmen que o cão expulsa é muito grosso, como muitas pessoas acreditam, mas porque o tempo necessário para completar a ejaculação, que faz com que o bulbo aumente de tamanho.

Para mais informações, não hesite em consultar nosso artigo sobre: Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?

Como desgrudar cachorro da cadela - Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam

Cachorro cruzando: porque não separar

Uma vez que o bulbo aumentou e se acoplou ao vestíbulo vaginal da fêmea, se os cães forem separados à força, eles podem sofrer os seguintes danos:

  • Ruptura vaginal;
  • Prolapso vaginal;
  • Hemorragia;
  • Ruptura do pênis;
  • Fratura do pênis;
  • Lesões internas.

Tudo isso gera muita dor nos cachorros devido aos ferimentos causados em seus órgãos genitais, por isso você NUNCA deve separar dois cães grudados. Então como desgrudar o cachorro da cadela? Se o cruzamento ocorreu, não há outra escolha senão esperar que os cães se separem. Neste momento, os dois lambem suas partes íntimas, o pênis do macho vai reentrar no prepúcio e tudo voltará ao normal.

Consulte também: Pênis de cachorro - anatomia e doenças mais comuns

Quanto tempo dura o cruzamento de cães

Em geral, o cruzamento dos cães costuma durar cerca de 30 minutos, embora alguns cães terminem em 20 e outros possam levar até 60. Desta forma, se os cachorros ficarem grudados por um tempo e não se separarem, você não deve ficar alarmado, pois como já dissemos, a ejaculação dos cães é lenta e você deve deixar a natureza seguir seu caminho.

Como desgrudar dois cachorros: o que fazer

Absolutamente NADA. Separar os cachorros durante o cruzamento apenas trará péssimas consequências para a saúde deles, de modo que a única coisa que pode ser feita é se certificar de ter um ambiente calmo e tranquilo. Não tem como desgrudar o cachorro da cadela sem provocar sofrimento nos dois animais. Durante este processo em que o macho está virado e ambos os cachorros estão de costas, é possível observar que a fêmea fica agitada, nervosa, chorosa e até tenta se separar. Essas são atitudes normais, ainda que para alguns isso possa parecer um tanto incômodo. Por esta razão, a última coisa que devemos fazer é encorajar seu estado nervoso, já que, sem querer, ela poderia causar sérios danos ao macho ou ao seu próprio sistema reprodutivo. Assim, devemos evitar que outros animais ou pessoas se aproximem do casal e tentar oferecer a eles privacidade para que possam concluir o processo sem problemas.

Uma vez que eles tenham se separado sozinhos, a gravidez da fêmea deve ser monitorada por um veterinário para preparar a chegada dos filhotes. Para isso, você pode consultar nosso artigo sobre: A gestação da cadela semana a semana.

Como desgrudar cachorro da cadela - Como desgrudar dois cachorros: o que fazer

Cachorro cruzando: como evitar

A melhor maneira de impedir que dois cachorros cruzem é através da esterilização. Se a cadela não entrar no cio, nenhum macho vai querer cruzar com ela. Agora, se é o macho que pretendemos castrar, é importante lembrar que isso não o impede de acasalar com uma fêmea, simplesmente garante que ele não será capaz de fertilizá-la. Deste modo, um macho esterilizado pode sentir-se igualmente atraído por uma fêmea no cio e cruzar com ela, com o consequente abotoamento, de modo que os dois cachorros não devem ser separados mesmo quando o macho é castrado.

Se a castração não é uma opção viável, aqui estão algumas dicas para evitar que dois cachorros cruzem:

  • Evite qualquer contato de fêmeas no cio com os machos, e vice-versa;
  • Durante os passeios, controle os cachorros a todo momento e impeça o cortejamento, antes que ocorra o cruzamento;
  • Se estiver ocorrendo cortejamento, a atenção dos cachorros deve ser capturada para distraí-los um do outro e evitar o cruzamento. Isso pode ser feito por meio de sons altos, uma chamada simples, brincadeiras, comida, etc;
  • Para cadela no cio, recomenda-se passear com a coleira até que o cio acabe.

Veja mais recomendações em: Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como desgrudar cachorro da cadela, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • XIOMARA, L. Extracción seminal en el perro. Departamento de Medicina e Cirurgia Animal, Obstetrícia e Reprodução do Hospital Clínico Veterinario de Múrcia.

Escrever comentário sobre Como desgrudar cachorro da cadela

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Suewellyn
Acho que nesse caso não é nem bom passear com a fêmea pois tem cachorros que ficam agressivos quando querem chegar a fêmea pra cruzar, é penso que a melhor alternativa é deixar ela em casa e achar uma forma de entrete-la no horário de costume para passeios e assim substituir o passeio pra que ela não fique triste. Amei os artigos me ensina muita coisa, obrigado.
A sua avaliação:
Ronan Meireles
A cadela do pega cria se grudar?

Como desgrudar cachorro da cadela
1 de 3
Como desgrudar cachorro da cadela

Voltar ao topo da página