Animais do Pampa: aves, mamíferos, anfíbios e répteis
Localizado no estado do Rio Grande do Sul, o Pampa é um dos 6 biomas brasileiros e só foi reconhecido como tal em 2004, até então ele era considerado Campos Sulinos vinculado à Mata Atlântica. Ocupa cerca de 63% do território gaúcho e 2,1% do território nacional[1]mas não é exclusivamente brasileiro pois a sua flora e fauna cruzam fronteiras e também fazem parte dos territórios do Uruguai, Argentina e Paraguai. Por mais que essa seja a maior extensão de ecossistemas campestres de clima temperado do continente sul-americano, o Pampa, lamentavelmente, é o bioma mais ameaçado, alterado e menos protegido do mundo.
Para que você entenda melhor tamanha riqueza envolvida na fauna do Pampas, neste artigo do PeritoAnimal preparamos uma lista com os animais do Pampa: aves, mamíferos, anfíbios e répteis que precisam ser lembrados e preservados. Confira as fotos e boa leitura!
Animais do Pampa
Muitos herbívoros já habitaram essa região mas acabaram perdendo seu espaço para a atividade humana e seus cultivos de milho, trigo, arroz, cana-de-açúcar, dentre outros. Mesmo assim, o Pampa tem sua fauna silvestre adaptada à vegetação campestre e espécies endêmicas. Segundo artigo publicado por Glayson Ariel Bencke sobre Diversidade e conservação da fauna dos Campos Sul do Brasil [2], estima-se que as espécies animais dos pampas sejam:
Fauna do Pampa
- 100 espécies de mamíferos
- 500 espécies de aves
- 50 espécies de anfíbios
- 97 espécies de répteis
Aves do Pampa
Dentre as 500 espécies de aves do Pampa, podemos destacar:
Ema (Rhea americana)
A ema Rhea americana é um dos animais dos pampa e a maior, e mais pesada, espécie de ave existente no Brasil, podendo alcançar 1,40 m. Apesar das suas grandes asas, não é comum vê-la voar.
Perdigão (Rhynchotus rufescens)
Habita diferentes biomas do país e, por isso, faz parte da fauna dos pampas. O macho pode chegar a pesar 920 gramas e a fêmea até 1 quilo.
João-de-barro (Furnarius rufus)
O hábito mais popular dessa ave que figura entre os animais da região Sul do Brasil, Uruguai e Argentina é o seu ninho em formato de forno de barro no alto de árvores e postes. Ele também é conhecido como forneiro, uiracuiar ou uiracuité.
Quero-quero (Vanellus chilensis)
Essa ave é um dos animais dos pampas que também é conhecida em outras partes do Brasil. Apesar de não chamar tanta atenção pelo seu porte médio, o quero-quero costuma ser lembrado pela sua territorialidade ao defender seu ninho a qualquer sinal de intruso.
Outras aves do Pampa
Outras aves que podem ser avistadas no Pampa são:
- Caminheiro-de-espora (Anthus correndera)
- Caturrita (Myiopsitta monachus)
- Noivinhas-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus)
- Perdiz (Nothura maculosa)
- Pica-pau do campo (Colaptes campestres)
- Sabiá-do-campo (Mimus saturninus)
Mamíferos do Pampa
Com sorte, pode ser que você se depare com algum deles:
Gato-dos-pampas (Leopardus pajeros)
Também conhecido como gato-palheiro-dos-pampas, essa espécie de felino de pequeno porte habita os pampas e seus campos abertos onde haja capim alto e poucas árvores. É raro avistar um já que a espécie está entre os animais dos pampas em risco de extinção.
Tuco-tuco (Ctenomys)
Esses roedores são uma espécie endêmica dos campos naturais do sul do Brasil que se alimentam de gramíneas, folhas e frutos silvestres. Apesar de ser inofensivo, não é bem-vindo nas propriedades rurais da região, onde pode aparecer devido à destruição do seu habitat.
Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus celer)
Apesar desses mamíferos ruminantes serem conhecidos por serem encontrados em ambientes abertos como os pampas, é cada vez mais difícil vê-los entre os animais do pampa já que essa é uma espécie quase ameaçada. A raça que com muita sorte pode ser encontrada fauna do pampa é a Ozotoceros bezoarticus celer.
Graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus)
Esse mamífero carnívoro quetambém é conhecido como sorro é um dos animais da região Sul do Brasil, mas também habita Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele é reconhecido pelo seu tamanho de até 1 metro de comprimento e sua pelagem cinza-amarelada.
Zorrilho (Conepatus chinga)
Lembra muito um gambá, mas não é. No bioma do pampa o zorrilho costuma atuar durante a noite. Trata-se de um pequeno mamífero carnívoro que, assim como o gambá, expele uma substância tóxica e de cheiro ruim quando se sentem ameaçados.
Tatu-mulita (Dasypus hybridus)
Essa espécie de tatu é um dos animais dos pampas e a menor espécie do seu gênero. Pode medir no máximo 50 cm e tem de 6 a 7 cintas móveis ao longo do corpo.
Outros mamíferos do Pampa
Além dos animais do Pampa nas fotos anteriores, outras espécies encontradas neste bioma são:
- Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus)
- Jaguarundi (Puma yagouaroundi)
- Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
- Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
- Veado-virá (Chrysocyon brachyurus)
Anfíbios do Pampa
Sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus)
Os anfíbios do gênero Melanophryniscus costumam ser encontrados em ambientes de campos com alagados temporários. No caso do sapinho-de-barriga-vermelha, especificamente, a espécie ocorre no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Uruguai.
Outros anfíbios do Pampa
Outras espécies de anfíbios da fauna dos Pampas são:
- Perereca-listrada (Hypsiboas leptolineatus)
- Rã-boiadora (Pseudis cardosoi)
- Rã-grilo-de-barriga-vermelha (Elachistocleis erythrogaster)
- Sapinho-verde-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus cambaraensis)
Répteis do Pampa
Destaca-se a riqueza da diversidade dos Pampas quando o assunto são os répteis. Entre lagartos e serpentes, algumas das espécies mais conhecidas são:
- Cobra-coral (Micrurus silviae)
- Lagartinho-pintado (Cnemidophorus vacariensis)
- Serpente (Ptychophis flavovirgatus)
- Serpente (Ditaxodon taeniatus)
Se pretende ler mais artigos parecidos a Animais do Pampa: aves, mamíferos, anfíbios e répteis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais em perigo de extinção.
- BENCKE, Glayson Ariel; CHOMENKO, Luiza; SANT’ANNA, Danilo Menezes. O que é o Pampa. CHOMENKO, L.; BENCKE, GA Nosso Pampa Desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, p. 16-27, 2016.
- BENCKE, Glayson Ariel. Diversidade e conservação da fauna dos Campos do Sul do Brasil. Campos Sulinos, p. 101, 2009.
- BENCKE, Glayson Ariel; CHOMENKO, Luiza; SANT’ANNA, Danilo Menezes. O que é o Pampa. CHOMENKO, L.; BENCKE, GA Nosso Pampa Desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, p. 16-27, 2016.
- LATORRE, Julia. UMCOMO. O que é bioma. Disponível em: <https://educacao.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-bioma-27787.html/>. Acesso em 11 de agosto de 2020.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Folder Pampa - Conhecimentos e Descobertas. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas/pampa/>. Acesso em 11 de agosto de 2020.