Partilhar

Curiosidades sobre os camaleões

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 4 outubro 2016
Curiosidades sobre os camaleões

O camaleão é aquele réptil pequenino, colorido e fascinante que habita nas selvas, de fato, é uma das criaturas mais interessantes do reino animal. São muito conhecidos por terem características inusuais e atributos físicos impressionantes, como a mudança de cor.

Esta qualidade cromática não á a única coisa peculiar nos camaleões, tudo neles existe por alguma razão, os seus hábitos, o seu corpo e até o seu comportamento.

Se gosta do camaleão mas não sabe muito acerca dele, no Perito Animal convidamos você a ler este artigo sobre as curiosidades acerca dos camaleões.

O lar do camaleão

Existem aproximadamente 160 espécies de camaleão no Planeta Terra e todos são especiais e únicos. A maioria das espécies de camaleões habitam na Ilha de Madagascar, em específico, 60 espécies, as quais gostam muito do clima desta ilha situada no oceano Índico.

As restantes espécies estendem-se ao longo da África, chegando ao sul da Europa e desde o Sul da Ásia até à ilha do Sri Lanka. No entanto, também se podem observar espécies de camaleões vivendo nos Estados Unidos (Havaí, Califórnia e Flórida).

O camaleão é um bonito tipo de lagarto que se encontra em perigo de extinção devido à perda do seu habitat e devido à sua venda indiscriminada, sendo considerado por alguma pessoas como um animal de estimação.

Curiosidades sobre os camaleões - O lar do camaleão

A melhor visão entre os répteis

Os camaleões têm olhos únicos e perfeitos, tem uma visão tão boa que lhes permite enxergarem pequenos insetos de até 5mm a uma longa distância. Os seus arcos de visão estão tão desenvolvidos que podem abacar até 360 graus e ver em duas direções ao mesmo tempo sem se desorientarem ou perderem o foco.

Cada olho é como uma câmara fotográfica, pode girar e focar por separado, como se cada um tivesse a sua própria personalidade. No momento de caçar, ambos os olhos têm a capacidade de focar na mesma direção dando a percepção de profundidade estereoscópica.

Curiosidades sobre os camaleões - A melhor visão entre os répteis

A fascinante mudança de cor

Um produto químico chamado melanina faz com que os camaleões mudem de cor. É surpreendente esta capacidade, a maioria deles muda de marrom a verde numa questão de 20 segundos, mas alguns mudam para outras cores. As fibras de melanina espalham-se por todo o corpo como forma de teia de aranha, através das células de pigmento, e a sua presença no corpo do camaleão, faz com que escureça.

Os machos são mais coloridos mostrando padrões multicromáticos quando competem pela atenção de alguma fêmea. Os camaleões nascem com células especiais de várias cores que se encontram distribuídas nas diferentes camadas da pele.

O interessante é que mudam de cor não só para se camuflarem com o meio envolvente, mas também quando mudam de humor, a luz varia ou a temperatura ambiente e corporal. A transição da cor ajuda-os a se identificarem e comunicarem entre eles.

Curiosidades sobre os camaleões - A fascinante mudança de cor

Língua comprida

A língua dos camaleões é mais comprida que o seu próprio corpo, de fato, pode chegar a medir duas vezes mais. Têm uma língua que funciona através de um efeito de projeção rápido para apanhar as presas situadas a certas distâncias.

Este impacto pode realizar-se a 0,07 segundos desde que sai da sua boca. A ponta da língua é uma bola de músculo, que ao chegar à presa toma a forma e função de uma pequena ventosa sugadora.

Curiosidades sobre os camaleões - Língua comprida

A beleza dos machos

Os machos camaleões são os mais "arrumados" na relação. A nível físico são mais complexos e bonitos que as fêmeas, chegando a terem formas ornamentais no seu corpo como por exemplo pico, cornos e narinas salientes que usam durante alguma defesa. As fêmeas costumam ser mais simples.

Curiosidades sobre os camaleões - A beleza dos machos

Os sentidos

Os camaleões não têm nem ouvido interno nem médio, por isso não possuem tímpano ou abertura para deixar entrar o som, no entanto, não são surdos. Estes pequenos animais podem detectar frequências de som na faixa dos 200-00 Hz.

No que diz respeito à visão, os camaleões podem ver tanto na luz visível como na luz ultravioleta. Quando estão expostos à luz ultravioleta estão mais dispostos a terem atividade social e a se reproduzirem, uma vez que este tipo de luz tem um efeito positivo na glândula pineal.

Curiosidades sobre os camaleões - Os sentidos

Mini camaleões

É o mais pequeno destes animais, o camaleão folha, é um dos vertebrados mais pequenos alguma vez descobertos. Pode chegar a medir apenas 16 mm e sentar-se confortavelmente sobre a cabeça de um fósforo. Também é interessante saber que a maioria dos camaleões crescem durante toda a sua vida e que não são como as serpentes que vão mudando de pele, eles mudam a sua pele em diferentes partes.

Curiosidades sobre os camaleões - Mini camaleões

Gostam da solidão

Os camaleões têm uma natureza solitária, de fato, acontece que as fêmeas repelem com bastante frequência os machos ao ponto de evitarem que se aproximem.

Quando a fêmea o permite o macho aproxima-se para acasalar. Os camaleões machos de cores mais vivas e chamativas têm mais oportunidade que os machos com cores mais ténues. A maioria deles desfruta da sua completa solidão até chegar a época de acasalamento.

Curiosidades sobre os camaleões - Gostam da solidão

Camaleões iogues

Os camaleões adoram dormir pendurados como se fizessem posturas de ioga invertidas. Além disso, estes fascinantes animais têm um equilíbrio espetacular que os ajuda a trepar às árvores com bastante facilidade. Usam as suas mãos e cauda para distribuir o seu peso de forma estratégica quando passam de uma árvore ou ramo frágil para outro.

Curiosidades sobre os camaleões - Camaleões iogues

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os camaleões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Curiosidades sobre os camaleões

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Noni
Ajuda não sei o que fazer tenho camaleão ah 1 mês e meio já tem perto de 11 meses macho vive num terrario de 45x80x45 sobre altura, lâmpada de aquecimento e com UV sistema de gota a gota para beber e Pra humidade burrifo constantemente.humidade uns 60% e de calor entre os 25-30.
A uma semana que lhe tem saído a pele e tenho reparado que não tem comido nada e hoje lá está no cantinho dele de olhos fechados praticamente o dia todo mexe.se pouco o que devo fazer? É normal? Não é? Ajuda :cry: :cry:
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Noni! Você deve levar o seu camaleão a um médico veterinário especialista em animais exóticos o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Curiosidades sobre os camaleões
1 de 10
Curiosidades sobre os camaleões

Voltar ao topo da página