Partilhar

Basenji

12 setembro 2016
Basenji

Originário de África Central, o Basenji é um dos cães mais antigos que existem atualmente. Este cachorro, inteligente e equilibrado, tem duas caraterísticas peculiares: nunca late e as fêmeas só entram no cio uma vez por ano. A ausência do latido não significa que o Basenji seja um cachorro mudo, ele emite sons que se poderiam definir como uma mistura de canto e riso. Mas no geral é um cão calado.

A presença do cio anual, ao invés das duas vezes por ano como em outras raças de cachorro, denota a antiguidade filogenética do Basenji, uma vez que esta caraterística é compartilhada com os lobos e com os cães cantores da Nova Guiné (que também não latem). Se está pensando em adotar um Basenji ou, se já tem um companheiro desta raça, nesta ficha do PeritoAnimal pode descobrir tudo o que precisa saber sobre ele, as caraterísticas físicas do Basenji, o seu caráter, educação e saúde.

Origem
  • África
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Basenji

O Basenji, conhecido também como cão do Congo, é uma raça de cachorro cuja origem remonta a África Central. Por outro lado, também se demonstrou que os antigos egípcios utilizavam os Basenjis para a caça e eram apreciados pela sua coragem e devoção para o trabalho, assim também fazem parte da sua história.

Nos finais do ano 1800 tentou-se importar o Basenji para a Europa, mas a cinomose acabou com todos os exemplares importados. Desta forma, foi apenas nos anos 30 que se importou esta raça para Inglaterra e. em 1941 que se levou para os Estados Unidos.

Embora no resto do mundo o Basenji seja tratado como um cão de companhia, na África continua sendo utilizado para caçar pequenos animais.

Caraterísticas físicas do Basenji

O Basenji é um cachorro elegante, atlético, pequeno e pouco comum. A cabeça do Basenji dá-lhe uma aparência aristocrática, e a testa apresenta rugas finas e bem marcadas quando o cachorro levanta as orelhas. O crânio, de largura moderada, vai diminuindo gradualmente até ao nariz, a calvária é plana e o stop, embora existente, não é muito marcado. Os olhos do Basenji são escuros e de forma amendoada, estão dispostos de forma oblíqua no crânio e o seu olhar é penetrante. As orelhas pequenas terminam em ponta e são eretas e ligeiramente inclinadas para a frente.

O Basenji tem a cauda, de inserção alta, bem enrolada sobre o dorso. Esta cauda caraterística da raça pode formar uma ou duas voltas ao lado da coxa. Consulte o nosso artigo para saber porque os cachorros abanam o rabo e aprenda a interpretar a sua posição.

As costas são curtas e niveladas, e o peito é profundo. A linha superior eleva-se para formar uma cintura claramente definida. O pelo do Basenji é curto e muito denso, fino e brilhante. As cores aceites para esta raça são:

  • Preto
  • Branco
  • Vermelho e branco
  • Preto e tan
  • Branco com manchas fogo no focinho e bochechas
  • Preto, fogo e branco
  • Tigrado (fundo vermelho)
  • Os pés, o peito e a ponta da cauda devem ter cor branca

A altura ideal dos machos Basenji é ao redor dos 43 centímetros na cernelha, enquanto que a altura ideal das fêmeas é ao redor dos 40 centímetros na cernelha. Por sua vez, o peso dos machos ronda os 11 quilos, e o peso das fêmeas os nove quilos e meio.

Caráter do Basenji

O Basenji é um cachorro alerta, independente, curioso e amável. Pode ser reservado com os estranhos e pode responder agressivamente às provocações, por isso não é a melhor opção para famílias com crianças pequenas.

Pela sua predisposição à caça, este cão não costuma ser recomendado para conviver com pets de outras espécies. No entanto, os Basenji costumam dar-se bem com outros cachorros. Por conseguinte, a socialização desde filhote é uma necessidade tanto para esta raça como para outra raça qualquer de cachorro.

Esta raça canina é muito ativo e pode ser destrutiva se não lhe for proporcionado o exercício necessário. Os seus impulsos caçadores tornam o Basenji um cachorro independente, mas não é por isso que se deve deixar sozinho por muito tempo. De fato, o Basenji, assim como qualquer outra raça, também precisa que os seus companheiros humanos lhe deem atenção, brinquem com ele e lhe ofereçam carinho. Embora não goste de abraços constantes, também não tolera a indiferença.

Por outro lado, o Basenji é um cachorro que late muito pouco e que é extremamente limpo. Além disso, do caráter do Basenji também se destaca a sua personalidade brincalhona e muito teimosa. Esta raça de cachorro precisa de um companheiro paciente e constante na sua educação.

Educação do Basenji

Como já referimos no ponto anterior, o Basenji é um cachorro que precisa de um companheiro com muita paciência e constância, visto que embora não seja um cão complicado de treinar, precisa de praticar várias vezes as ordens de obediência para as interiorizar. Existem raças de cachorros com um processo de aprendizagem mais rápido, como o Pastor Alemão, e outras com uma resposta mais lenta, como é o caso do Basenji.

Para obter melhores resultados durante a educação do Basenji, o mais recomendável é adestrá-lo com o reforço positivo. Desta forma, o cachorro pouco a pouco irá associar as ordens com estímulos positivos e irá interiorizá-las muito mais rapidamente. O adestramento tradicional baseado no castigo, acaba gerando no cachorro estresse, ansiedade e medo, pelo que nunca é uma boa opção. Comece a sua educação com ordens básicas e vá avançado pouco a pouco, até não ter interiorizado uma não deve passar à seguinte. Consulte o nosso artigo sobre as ordens básicas para cachorros e descubra os passos que deve seguir para lhe ensinar cada uma delas.

No geral, para o Basenji aprender uma ordem costuma precisar de entre 30 e 40 repetições, por isso não estranhe se observar que após ter praticado com ele mais de 10 vezes ainda continua sem a entender. Além disso, não é recomendável realizar sessões de adestramento de mais de 15 minutos, visto que poderia gerar ansiedade e estresse no cão. Desta forma, opte por sessões curtas de educação mas constantes.

Cuidados do Basenji

O Basenji é um cachorro que pode viver tranquilamente em um apartamento se lhe forem proporcionados passeios frequentes e o exercício necessário para queimar a energia acumulada. Não precisa de exercício físico excessivo, mas pode se aborrecer facilmente se não lhe proporcionar exercício mental suficiente. Isto costuma levar a problemas de comportamento como a destruição de móveis ou outros artigos. Além disso, o Basenji precisa de dois a três passeios diários nos quais possa caminhar, correr, brincar e se relacionar com outros cães.

Para quem é viciado em limpezas ou sofre de alergia aos cães, o Basenji tem uma grande vantagem sobre outras raças de cachorros. Este cachorro perde muito pouco pelo, de forma que está considerado como cão hipoalergênico. Embora não seja uma das raças mais recomendadas para pessoas com um grau de alergia elevado, pode ser bom quando se trata de alergias leves. Por outro lado, tem o hábito de se limpar com frequência, como os gatos, e gosta de estar sempre limpo. Desta forma, e para finalizar com os cuidados do Basenji, a escovação e o banho precisam de muito menos tempo e dedicação com esta raça. O Basenji precisará de um banho quando estiver realmente sujo e, precisará de uma a duas escovações semanais, especialmente durante as épocas de mudança.

Saúde do Basenji

Existem uma série de doenças mais comuns no Basenji do que em outras raças de cães. Para estar atento e poder evitar que se desenvolvam, de seguida vamos mostrar-lhe quais são:

  • Problemas renais, como o síndrome de Fanconi
  • Atrofia progressiva de retina
  • Problemas intestinais
  • Obesidade se não receber o exercício que precisa

No momento de recorrer às revisões periódicas definidas pelo veterinário, será fundamental ter presente as condições anteriores para prestar especial atenção, visto que algumas delas são de caráter hereditário (problemas renais). Por outro lado, embora tenhamos referido que o Basenji é um cachorro ativo, se não lhe for proporcionado o exercício que o seu corpo precisa acabará por sofrer de obesidade. O sobrepeso nos cachorros é uma condição que pode causar graves consequências, como deterioração da função cardíaca. Por isso, recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como prevenir a obesidade em cachorros e não se esquecer dos seus passeios. Além disso, será fundamental ter em dia o seu calendário de vacinas e desparasitação para evitar contrair doenças de caráter viral.

Fotos de Basenji

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Basenji

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Basenji

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Basenji
1 de 8
Basenji

Voltar ao topo da página