Cuidados básicos

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis!

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 26 abril 2023
Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis!
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Muita gente pensa que os gatos, devido à natureza mais independente deles comparativamente aos cachorros, não precisam de muita coisa para serem felizes. Porém, todo o mundo que tem um ou mais felinos sabe o quanto eles precisam de nós, embora nem sempre assim o pareça.

Basta dar água, comida e casa para ele? Não! Os gatos precisam de muito mais para serem felizes nas nossas casas.

Se você ama incondicionalmente o seu felino e ele já faz parte da família, com certeza que você já se questionou sobre como fazer um gato feliz! O PeritoAnimal escreveu este artigo resumindo 10 dicas essenciais para garantir que o seu pet tem tudo aquilo que precisa para ser feliz ao seu lado! Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Cuidar de um gato em 10 passos

Passos a seguir:

1

Uma correta alimentação é a chave para o bem-estar

Tal como nós e todos os outros animais, os gatos precisam estar bem nutridos para se sentirem bem. Uma alimentação adequada às necessidades nutricionais do gato é essencial para prevenir uma série de doenças comuns nos felinos.

Se optar por uma ração comercial, escolha as de melhor qualidade. Existem diversos estudos científicos que comprovam que uma boa alimentação melhora o estado geral do gato, qualidade do pelo, etc. Por vezes, podem parecer demasiado caras algumas opções comparando com outras de qualidade inferior no mercado. Porém, se você tem essa possibilidade, que investimento pode ser melhor do que o que fizer na saúde do seu melhor amigo de quatro patas? Para além disso, a largo prazo, é vantajoso economicamente se pensar nas idas ao veterinário que você vai evitar se a saúde do seu gato estiver imelhorável!

Lembre-se de adequar a quantidade de comida diária às necessidades específicas do seu felino. Um dos principais problemas nos gatos de apartamento é a obesidade. A dieta adequada é um dos pontos principais para evitar esse problema.

Não se esqueça do ponto principal na prevenção das doenças renais tão comuns nos gatos: a água! Tenha água fresca sempre à disposição. O ideal é distribuir vários potes de água pela casa. Quanto mais você motivar o seu gato para beber água, melhor! Alguns gatos são muito peculiares no que diz respeito à água e se recusam a beber do pote e pedem o tempo todo para beber da torneira. Comprar uma fonte de água própria para gatos é um bom investimento na saúde do seu felino se ele é dos difíceis na hora de beber água.

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 1
2

Não descuide da saúde do felino

Visitas periódicas ao seu médico veterinário de confiança são imprescindíveis para prevenir as doenças mais comuns nos gatos.

Você deve respeitar o calendário de vacinação definido pelo médico veterinário, assim como a desparasitação interna e externa. Nunca utilize produtos que não sejam específicos para gatos e sem o conselho do veterinário. Muitos tutores, sem maldade, optam por desparasitar os gatos em casa com produtos para cachorros. Infelizmente, muitos produtos são altamente tóxicos para gatos e podem inclusivamente causar a morte do animal se não receberem atenção médica a tempo.

Para além das visitas periódicas ao médico veterinário para garantir a vacinação e desparasitação, consulte sempre o veterinário se notar alguma alteração no seu felino. Por vezes, uma pequena alteração comportamental pode ter como origem um problema fisiológico que à primeira vista você não detecta mas que o médico veterinário está treinado e tem os meios para o fazer.

Se não pretende reproduzir o seu felino, quer seja macho ou fêmea, opte por castrar! A castração tem inúmeros benefícios. Por exemplo, nas gatas, para além de evitar gravidezes indesejadas, diminui a probabilidade de vir a ter câncer de mama em cerca de 95%.

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 2
3

A higiene é o mais importante para os gatos

Você com certeza já reparou na quantidade de horas que o seu gato passa se lambendo. A limpeza é essencial para o bem-estar do gato. Os felinos não suportam sujeira no pelo deles nem uma pelagem desorganizada.

O mesmo se aplica à caixinha de areia deles. Tem de estar sempre limpa! Se você chega no banheiro e a sanita está suja qual é a primeira coisa que você faz? Puxa o autoclismo! O gato não pode fazer isso e para estes animais, a caixa de areia suja pode ser a principal causa para começarem a fazer as necessidades por toda a casa. Para o seu bem e o dele, mantenha a liteira limpa!

Relativamente à higiene do pelo do gato, escovar o gato diariamente é muito benéfico também, principalmente se for um gato de pelo longo. A escovagem é a maneira mais eficaz de evitar bolas de pelo em gatos.

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 3
4

Respeite o seu pet

Os gatos têm personalidades distintas. Existem gatos mais sociáveis e outros mais solitários que, por exemplo, se escondem quando vem gente. Você não deve forçar o gato quando ele está com medo! Respeite o espaço dele e espere que seja ele a vir até você!

Alguns gatos não gostam de ser pegos no colo, por exemplo, para quê forçar ele? Quanto mais você forçar, pior ele se vai sentir ao seu lado, pois irá começar a associar você a sentimentos negativos. Os gatos têm uma excelente memória, tanto para o bom como para o mau!

Comece por tentar perceber aquilo de que o seu gatinho mais gosta. Alguns gatos preferem carinhos na cabeça, outros no final das costas. Com tempo e paciência você estará conquistando o seu gato, evitando aquilo que ele não gosta. Você vai ver que com o tempo ele se aproximará cada vez mais de você!

Você deve respeitar também o sono dele. Você sabe quantas horas um gato precisa dormir por dia? Cerca de 15 horas! É isso mesmo que você está lendo, por isso as sestinhas que ele faz ao longo dia são essenciais para ele e para que ele seja feliz!

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 4
5

Aprenda a compreender a linguagem dele

Os gatos têm uma linguagem corporal específica que utilizam para comunicar entre eles e com os humanos também. Infelizmente, ainda não sabemos falar "gatês". Por isso, esta é a única forma de conseguirmos comunicar com os nossos felinos.

Leia o nosso artigo completo sobre a linguagem corporal dos gatos e aprenda a interpretar aquilo que o seu pet está sentindo ou tentando dizer para você! Como em qualquer relação, a comunicação é a base de um bom relacionamento e com certeza se você aprender a compreender o seu gato conseguirá fazer com que ele seja muito mais feliz!

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 5
6

Aumente o enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é muito importante para garantir o bem-estar psicológico do seu gato. Ou seja, se o seu gato vive num apartamento, ele precisa de ter brinquedos que o estimulem física e psicologicamente.

Os gatos, caçadores por natureza, precisam de poder expressar esse comportamento natural deles, através de brinquedos que simulem a caça. Você não precisa de gastar rios de dinheiro para fazer o seu gato feliz e para o manter entretido! Você pode fazer brinquedos com papelão, pode reciclar materiais. Existem inúmeros brinquedos fáceis de fazer e econômicos!

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 6
7

Escolha a melhor caixa e areia para gatos

A maioria das pessoas julga que basta colocar a liteira e a areia e que nem precisam pensar mais no assunto. Mas isso não é bem assim! Alguns gatos têm preferências bastante particulares, até em relação ao tipo de caixa e ao tipo de areia.

Afinal qual é a melhor caixa de areia para gatos? Não existe uma reposta linear a essa pergunta. O que os especialistas aconselham é que esta tenha pelo menos 1,5 vezes o tamanho do gato, permitindo que ele dê aquelas voltinhas sobre ele próprio antes de urinar o defecar. Para além disso, segundo os especialistas, as melhores caixas de areia são as descobertas! Leia o nosso artigo completo sobre essa matéria!

A escolha da areia também é muito importante! Você sabia que alguns gatos se recusam a urinar e/ou defecar em certos tipos de areia? O seu gato pode não se estar recusando, mas a areia que você está utilizando pode não ser a melhor para ele. Leia o nosso artigo sobre qual a melhor areia higiênica para gatos e escolha uma areia que deixe o seu gato mais feliz na hora de ir fazer as necessidades dele!

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 7
8

Adapte o número de caixas de areia ao número de gatos

Você tem mais do que um felino? Sabia que devia ter mais do que uma caixa? É isso mesmo. Segundo os especialistas em comportamento felino, o ideal é ter n+1 caixas, sendo n o número de gatos. Ou seja, se você tem dois gatos, o ideal seria ter 3 caixas de areia.

Leia o nosso artigo completo sobre quantas caixas de areia por gato, para saber tudo o que dizem os especialistas a esse respeito.

9

Utilize técnicas de reforço positivo

Os gatos também podem ser adestrados! O reforço positivo nos gatos é o método ideal para você ensinar o seu gato a ter determinados comportamentos. O reforço positivo consiste em premiar o gato com guloseimas apropriadas ou carinho sempre que ele demonstrar determinadas atitudes que você considere positiva. Através do reforço positivo, você pode ensinar ele a dar a patinha, a utilizar o arranhador e evitar que ele destrua os seus sofás! Para além disso, o adestramento é uma excelente maneira de aumentar os estímulos do gato, contribuindo para o bem-estar psicológico dele, para além de melhorar a relação de vocês os dois!

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 9
10

Não poupe no carinho!

Por fim, não poupe nos carinhos! Mime muito o seu gato sempre que ele tiver atitudes positivas. Não o ignore quando ele o procura. Por vezes, estamos muito ocupados com os nossos problemas e envolvidos nas nossas tarefas do dia-a-dia e, sem querer, menosprezamos as tentativas de interação dos nossos pets. A maioria dos gatos, ao contrário dos cachorros, não estão nos procurando o tempo todo. Temos de aproveitar sempre que eles querem a nossa companhia e carinho.

Não tenha vergonha de mostrar o seu amor pelo seu felino. Amar os nossos pets é tudo de bom mesmo! Afinal de contas, existe melhor companhia que a deles?

Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis! - Passo 10

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
João
Uma coisa relegada que é muito importante é manter a água sempre disponível e fresca (eu troco duas vezes ao dia, o mínimo tem que ser uma vez ao dia), como citado no artigo. As pessoas pensam que pelo fato do gato beber pouca água em comparação ao tanto de água ingerida por outros animais, que não é importante manter água limpa. Ledo engano.

Outra coisa, também citada no artigo, é manter a higiene da caixa de areia. O problema é que muitos donos de animais são PORCOS, no pior sentido da palavra, não tendo qualquer asseio e senso de higiene. Aí não dá.
A sua avaliação:
Lourdes Reis
Sou apaixonada pelos felinos 😍
Tenho dois, a Sissi e o Neguinho
A sua avaliação:
Heli
A minha gata começa brincando daqui a pouco vem ao ataque me morde ,ando com os braços todo arranhado,parece que surta. O que fazer ? preciso de ajuda pois é a primeira vez que cuido de um gato ,ela apareceu no telhado do viz para que os mesmos não fizesse algo com ela ,comecei a dá comida em 1 mês começamos a ser amigas mas tudo no tempo dela hoje castrada ,vacinada porem não sei lidar com essa situaçao,
Silvia marti vianna
Quando a minha gatinha faziignoravade morder,no mesmo segundo eu ignorava, fingia fazer outra coisa.. Ali mesmo.. Ai ela fica sem graça,percebe... Ai ela te respeita na medida que vc respeitar ela tambem viu... Qdo ela mostra que nao gostou,deixa ela! Que na hr que voce mostra que nao gostou ela tambem te respeita e vai fazer carinho na hr pq vai lembrar que vc tbm respeita ela
A sua avaliação:
Victoria camille
Como faz para o gato usar mais a caixinha de areia.
E como faz para o gato parar de arranhar o sofa
A sua avaliação:
Felicia Siqueira
É realmente os gatos requerem cuidados para serem felizes.
Lusiete da silva
Como faço para fazer meus gatos ir na caixinha de areia,e para de arranha o sofa...
A sua avaliação:
Maria do Socorro Medeiros
Muito valiosas as informações, queremos muito que nossos gatinhos tenham bem-estar, tenho cinco, sendo uma já adulta, três adolescentes e um filhote. Moro em apartamento e ainda não consegui evitar o cheiro das caixas de areia
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Que bom que você gostou do artigo. Talvez este possa ajudar em relação ao cheiro da caixa de areia: https://www.peritoanimal.com.br/truques-para-o-mau-cheiro-da-areia-do-gato-21127.html
João
Eu moro em apartamento e a caixinha de areia nunca fede... É só usar uma areia boa (uso Pipicat Floral 4kg) e manter a higiene da caixinha, trocando a areia sempre que houver em pouca quantidade, e tendo uma caixa pra cada gato, ou então mantendo constância nas higienizações.
Eu limpo duas vezes ao dia e sempre que passo perto, verifico a caixinha de areia. O problema é que a maioria das pessoas quer ter animais, mas não sabe como cuidar direito, ou tem preguiça de fazê-lo, aí é complicado. Não consigo entender gente que limpa a caixa de areia uma vez ao dia, e olhe lá. Eu logo penso: “será que isso é RELAXO?”, pois não entra na minha cabeça que a pessoa não tem trinta segundos pra limpar uma caixinha de areia. Só pode ser relaxo mesmo (porque é mínima a quantidade de energia despendida para fazer um serviço de trinta segundos).

Outra: tem que usar uma pá adequada para pegar bolotas de xixi e cocô, tirando toda a sujeira de dentro da caixinha.
E, claro, lavar a caixinha com sabão neutro sempre que trocar a areia, e não simplesmente virar o resto de areia numa sacola e despejar a areia nova (ou pior: colocar areia nova com areia velha).

Basicamente é isso. Trinta segundos pra limpar com algum asseio a caixinha de areia.
Sem cheiro, nem nada.
1 de 10
Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis!