Partilhar

Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 7 novembro 2018
Qual a melhor caixa de areia para gatos?
Fonte: drsfostersmith.com

Ver fichas de  Gatos

Existem dezenas de caixas de areia diferentes disponíveis no mercado. A maioria dos gatos sabe usar instintivamente a caixa de areia, também chamada de liteira ou bandeja. Geralmente, é só apresentar a caixa para o gato e ele vai saber o que fazer. Mas qual é a liteira ideal?

Muitos tutores, principalmente os que adotaram recentemente um filhote, se questionam sobre qual a melhor caixa de areia para gatos. O PeritoAnimal vai responder a essa pergunta!

Também lhe pode interessar: Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Caixa de areia de gato

A escolha da caixa de areia para o gato deve se adequar ao tamanho dele e ao ambiente onde ele vive. O ideal é que a caixa tenha tamanho suficiente para o gato dar voltas sobre ele próprio (todo o mundo sabe que os gatos adoram dar aquelas voltinhas dentro da caixa antes de escolherem o local ideal para fazerem as necessidades deles). Os especialistas aconselham que a caixa deve ter 1,5 vezes o tamanho do gato (desde o nariz até à base da cauda).

Se você adotou recentemente um filhote, o melhor é comprar já uma caixa grande pensando no futuro e o tamanho que ele vai atingir. Porém, se optar por comprar uma caixa pequena, lembre que vai ter de aumentar a caixa à medida que ele for crescendo. Você precisa de ter em conta que independentemente da caixa que comprar, deve ser fácil para o gato entrar e sair (algumas caixas têm uma entrada muito alta para gatinhos filhotes).

Um dos principais motivos para o abandono de gatos é o comportamento de eliminação fora da caixa de areia. Por esse motivo, um grupo de investigadores, J.J. Ellis R.T.S. McGowan F. Martin, decidiu estudar as razões que levam os gatos a defecar fora da caixa e as preferências deles[1]. Este estudo concluiu que o principal motivo para os gatos urinarem fora da caixa é a sujidade! Os gatos odeiam caixas de areia sujas. No estudo, caixas de areia sujas com fezes e urina falsas, também impediam os gatos de expressar o comportamento normal de eliminação, acabando por fazer as necessidades fora da caixa. Resumindo, o problema, ao contrário do que os tutores podem pensar, não está no cheiro nem em quem usou a caixinha antes dele, mas sim na limpeza. Só a imagem da caixa suja com dejetos falsos é o suficiente para o gato evitar a todo o custo utilizá-la.

Tendo em conta o que referimos, o mais importante de tudo é que você limpe a caixa de areia todos os dias!

Relativamente ao tamanho da caixa de areia, o referido pelos investigadores não é novidade, quanto maior a caixa, melhor[1]! Este facto também foi comprovado por outros investigadores, em 2014, cujo estudo indicou que tendo a oportunidade de escolher entre uma caixa de areia pequena e uma de maior tamanho, estando as duas limpas, os gatos escolhiam sempre a maior[2].

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia de gato
Fonte: fundamentalyfeline.com

Caixa de areia de gato fechada

As caixas de areia de gato fechadas são a primeira opção para muitos dos tutores de gatos já que estas têm a vantagem de evitar que o gato espalhe areia por todo o lado e diminuem o odor que vem para fora da caixa. Para além disso, alguns tutores acreditam que o gatinho vai ter mais privacidade numa liteira deste tipo.

Contudo, apesar deste tipo de caixas poder ser mais atrativa esteticamente para os tutores, não são a melhor escolha para o animal, tal como indica o médico veterinário português especialista em comportamento animal, Gonçalo Pereira[3].

Vários especialistas defendem que a melhor opção é utilizar caixa de areia larga e descoberta, já que este tipo de caixas proporciona ao gato espaços diferentes para realizarem confortavelmente os comportamentos naturais associados à eliminação[4].

Se o problema no seu caso é o gato espalhar areia por todo o lado, leia o nosso artigo com soluções eficazes para esse problema.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia de gato fechada

Caixa de areia para gatos com peneira

Uma maneira mais fácil de manter a caixa de areia sempre limpa é optar por uma caixa de areia para gatos com peneira. A ideia destas caixas é bastante simples, permitem que você peneire a areia sem ter de utilizar a pá.

Este tipo de caixa é especialmente útil para os tutores que optam por utilizar granulado como absorvente. O granulado ao entrar em contacto com a urina transforma-se em pó que passa para a parte debaixo da peneira pois consegue passar através dos orifícios.

No caso da utilização da areia mais comum para gatos, esta caixa não é tão útil, já que as pedrinhas passam indiscriminadamente pelos buracos.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia para gatos com peneira

Caixa de areia para gatos automática

Uma das grandes novidades do mercado são as caixas de areia automáticas para gatos. Estas caixas foram desenhadas para estarem sempre limpas e o tutor não ter de se preocupar com esse assunto. Elas podem ser programadas para fazerem quatro limpezas por dia ou mesmo para se limparem cada vez que o gato utilizar a caixa.

São o verdadeiro "castelo" das caixas de areia para os gatos e para os tutores que não têm mais de se preocupar com a limpeza. Existem diferentes modelos disponíveis, a maioria com o mesmo conceito, recolhem os dejetos dos gatos, limpam e secam os grânulos deixando a caixa pronta para a próxima utilização. Optar por uma caixa de areia auto-lavável ou uma caixa de areia autolimpante é um dos melhores truques para o mau cheiro da areia de gato.

A única coisa que parece não ser perfeita nestas caixas é o preço! Porém, a maioria dos tutores que optou por estes modelos, afirma que vale a pena o investimento.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia para gatos automática

Qual a melhor areia higiênica para gatos

A escolha do tipo de areia é extremamente importante. Alguns gatos podem até se recusar a urinar e/ou defecar num certo tipo de areia. Acima de tudo, você deve tentar conhecer o seu gato e perceber as preferências dele.

A maioria dos gatos preferem areia fina devido ao toque suave dela e sem odor. Areias de sílica podem ser prejudicais, principalmente se o seu gato as ingerir.

Existem diversas opções no mercado de areias de excelente qualidade, que permite controlar devidamente o odor e que não são prejudiciais para o seu felino. Leia tudo sobre esta matéria no nosso artigo sobre qual a melhor areia higiênica para gatos.

Onde colocar a caixa de areia do gato?

Embora possa não parecer, a maioria dos gatos se importa bastante com a localização da caixa de areia. É importante que o felino goste do local onde você coloca a caixa, para evitar que por esse motivo ele não use a caixa.

Você deve evitar locais com muito ruído como perto de máquinas de lavar que possam assustar o gatinho e fazendo com que ele associe o momento das necessidades com algo negativo. Zonas com um chão muito frio também não costumam ser apreciados pelos gatos. O local deve ser de fácil acesso e tranquilo, onde o gato possa ter alguma privacidade. Idealmente deve ser colocada a um canto, para o gato se sentir mais seguro.

O melhor lugar para a caixa de areia do gato é o que ele escolher. Para saber qual o local eleito do seu gato experimente colocar várias caixas de areia em diferentes locais da casa e você rapidamente vai perceber qual o preferido do seu gato. O mesmo se aplica ao tipo de caixa de areia. O seu gato pode não ser como a maioria dos gatos e preferir um tipo de caixa diferentes. O ideal é ter várias alternativas e ser o gato a escolher.

Para além de escolher o tipo de caixa ideal, é necessário que você adapte o número de caixas ao número de gatos da casa. Leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Cada gato é um mundo diferente, eles têm gostos e personalidades distintas e é por isso que eles são seres incríveis. Qual é o tipo de caixa de areia que o seu gato prefere? Compartilhe connosco nos comentários!

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Onde colocar a caixa de areia do gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a melhor caixa de areia para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Ellis, J. J., R. T. S. McGowan, and F. Martin. (2017) Does previous use affect litter box appeal in multi-cat households?. Behavioural Processes.
  2. Guy, N. Hopson, M. Vanderstichel, R. (2014) Litterbox size preferences in domestic cats Felis Catus. Journal of Veterinary Behaviour 9:2 pp. 78-82.
  3. Pereira, G. (2011). Eliminação inadequada em gatos é comportamental?. Veterinary Medicine, Edição Portuguesa, 13,75, 41-45.
  4. Herron M.E., Buffington C.A.T. (2010) Environmental Enrichment for Indoor Cats. Feline Focus. Compendium: Continuing Educations for Veterinarians, E1-E5.

Escrever comentário sobre Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Raquel
Obrigada por compartilharem informações tão úteis e de fontes científicas
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Raquel! Que bom que você gostou! Esforçamo-nos para que os nossos artigos levem ao leitor as informações científicas mais atualizadas para que possam melhorar a qualidade de vida dos seus animais de companhia. Continue nos acompanhando!

Qual a melhor caixa de areia para gatos?
Fonte: drsfostersmith.com
Fonte: fundamentalyfeline.com
1 de 6
Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Voltar ao topo da página