PARTILHAR

Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 27 janeiro 2021
Qual a melhor caixa de areia para gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Existem dezenas de caixas de areia diferentes disponíveis no mercado. A maioria dos gatos sabe usar instintivamente a caixa de areia, também chamada de bandeja higiênica. Geralmente, é só apresentar a caixa para o gato e ele vai saber o que fazer. Mas qual é a caixa de areia ideal?

Muitos tutores, principalmente os que adotaram recentemente um felino, se questionam sobre qual a melhor caixinha de areia para gatos. O PeritoAnimal vai responder a essa pergunta!

Também lhe pode interessar: Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Caixa de areia de gato

A escolha da caixa de areia para o gato deve se adequar ao tamanho dele e ao ambiente onde ele vive. O ideal é que a caixa tenha tamanho suficiente para o gato dar voltas sobre ele próprio (todo o mundo sabe que os gatos adoram dar aquelas voltinhas dentro da caixa antes de escolherem o local ideal para fazerem as necessidades deles). Os especialistas aconselham que a caixa deve ter 1,5 vezes o tamanho do gato (desde o nariz até o final da cauda).

Se você adotou recentemente um filhote, o melhor é comprar já uma caixa de areia para gatos grande pensando no futuro e o tamanho que ele vai atingir. Porém, se optar por comprar uma caixa pequena, lembre que vai ter de aumentar a caixa à medida que ele for crescendo. Você precisa de ter em conta que independentemente da caixa que comprar, deve ser fácil para o gato entrar e sair (algumas caixas têm uma entrada muito alta para gatinhos filhotes).

Um dos principais motivos para o abandono de gatos é o comportamento de eliminação fora da caixa de areia. Por esse motivo, um grupo de investigadores, J.J. Ellis R.T.S. McGowan F. Martin, decidiu estudar as razões que levam os gatos a defecar fora da caixa e as preferências deles¹. Este estudo concluiu que o principal motivo para os gatos urinarem fora da caixa é a falta de higiene do local! Os gatos odeiam caixas de areia sujas. No estudo, caixas de areia sujas com fezes e urina falsas também impediam os gatos de expressar o comportamento normal de eliminação, acabando por fazer as necessidades fora da caixa. Resumindo, o problema, ao contrário do que os tutores podem pensar, não está no cheiro nem em quem usou a caixinha antes dele, mas sim na limpeza. Em banheiro de gato, só a imagem da caixa suja com dejetos falsos é o suficiente para ele evitar a todo o custo utilizá-la.

Tendo em conta o que referimos, o mais importante de tudo é que você limpe a caixa de areia todos os dias!

Quanto ao tamanho da caixa de areia, o recomendado pelos investigadores não é novidade, quanto maior a caixa, melhor¹! Este fato também foi comprovado por outros investigadores, em 2014, cujo estudo indicou que tendo a oportunidade de escolher entre uma caixa de areia pequena e uma de maior tamanho, estando as duas limpas, os gatos escolhiam sempre a maior².

Caixa de areia de gato fechada

As caixas de areia fechadas são a primeira opção para muitos dos tutores que preferem um banheiro fechado para gatos, já que estas têm a vantagem de evitar que o gato espalhe areia por todo o lado e diminuem o odor que vem para fora da caixa. Para além disso, alguns tutores acreditam que o gatinho vai ter mais privacidade numa caixa deste tipo.

Contudo, apesar deste tipo de caixas parecer mais atrativa esteticamente para os tutores, não são a melhor escolha para o animal, tal como indica o médico veterinário português especialista em comportamento animal, Gonçalo Pereira³.

Vários especialistas defendem que a melhor opção é utilizar caixa de areia larga e descoberta, já que este tipo de caixas proporciona ao gato espaços diferentes para realizarem confortavelmente os comportamentos naturais associados à eliminação.

Se o problema no seu caso é o gato espalhar areia por todo o lado, leia o nosso artigo com soluções eficazes para esse problema.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia de gato fechada

Caixa de areia para gatos com peneira

Uma maneira mais fácil de manter a caixa de areia sempre limpa é optar por uma caixa de areia para gatos com peneira. A ideia destas caixas é bastante simples, permitem que você peneire a areia sem precisar da pá.

Este tipo de caixa é especialmente útil para os tutores que optam por utilizar granulado como absorvente. O granulado, ao entrar em contato com a urina, transforma-se em pó que passa para a parte debaixo da peneira pois consegue passar através dos orifícios.

No caso da utilização da areia comum para gatos, esta caixa não é tão útil, já que as pedrinhas passam indiscriminadamente pelos buracos.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia para gatos com peneira

Caixa de areia para gatos autolimpante

Uma das grandes novidades do mercado são as caixas de areia automáticas para gatos. Estas caixas foram desenvolvidas para estarem sempre limpas e o tutor não precisar se preocupar com esse assunto. Elas podem ser programadas para fazerem quatro limpezas por dia, ou mesmo para se limparem cada vez que o gato utilizar a caixa.

É um verdadeiro "castelo" das caixas de areia para os gatos e para os tutor que não têm mais que se preocupar com a limpeza. Existem diferentes modelos disponíveis, a maioria com o mesmo conceito, recolhem os dejetos dos gatos, limpam e secam a areia deixando a caixa pronta para a próxima utilização. Optar por uma caixa de areia auto-lavável ou uma caixa de areia autolimpante é um dos melhores truques para o mau cheiro da areia de gato.

A única coisa que parece não ser perfeita nestas caixas é o preço! Porém, a maioria dos tutores que optou por estes modelos, afirma que vale a pena o investimento.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Caixa de areia para gatos autolimpante

Qual a melhor areia higiênica para gatos

A escolha do tipo de areia é extremamente importante. Alguns gatos podem até se recusar a urinar e/ou defecar num certo tipo de areia. Acima de tudo, você deve tentar conhecer o seu gato e perceber as preferências dele.

A maioria dos gatos preferem areia fina, devido ao toque suave dela, e sem odor. Areias de sílica podem ser prejudicais, principalmente se o seu gato as ingerir.

Existem diversas opções no mercado de areias de excelente qualidade, que permitem controlar devidamente o odor, e que não são prejudiciais para o seu felino. Leia tudo sobre esta matéria no nosso artigo sobre qual a melhor areia higiênica para gatos.

Onde colocar a caixa de areia do gato?

Embora possa não parecer, a maioria dos gatos se importa bastante com a localização da caixa de areia. É importante que o felino goste do local onde você coloca a caixa, para evitar que por esse motivo ele não use a caixa.

Você deve evitar locais com muito ruído como perto de máquinas de lavar que possam assustar o gatinho e fazendo com que ele associe o momento das necessidades com algo negativo. Zonas com um chão muito frio também não costumam ser apreciados pelos gatos. O local deve ser de fácil acesso e tranquilo, onde o gato possa ter alguma privacidade. Preferencialmente, deve ser colocada no canto da parede, para o gato se sentir mais seguro.

O melhor lugar para a caixa de areia do gato é onde ele escolher. Para saber qual o local eleito do seu gato, experimente colocar várias caixas de areia em diferentes locais da casa e você rapidamente vai perceber qual o preferido do seu gato. O mesmo se aplica ao tipo de caixa de areia. O seu gato pode não ser como a maioria dos gatos e preferir um tipo de caixa diferente. O ideal é ter várias alternativas e deixar seu gato escolher.

Qual a melhor caixa de areia para gatos? - Onde colocar a caixa de areia do gato?

Como fazer uma caixa de areia para gatos simples

Se você no momento não encontrou ou ainda não tem uma caixa de areia pronta, trazemos aqui um passo a passo para que você mesmo aprenda a montar a caixa de areia do seu gatinho. A adaptação a esse tipo de caixa de areia depende muito do animal, pois cada um reage de uma forma.

Materiais necessários:

  • 1 Furadeira ou chave de fenda;
  • 2 caixas ou bandejas de plástico e tamanhos iguais;
  • 4 Parafusos;
  • 4 rolhas de vinho ou pés de mesa;
  • Pedrinhas de aquário.

Procedimentos:

  • Perfure uma das caixas de plástico com a furadeira ou chave de fenda com vários furinhos no fundo dela;
  • Lixe o resto de plástico que ficou pra fora;
  • Encaixe a caixa com furinhos dentro da outra caixa de mesmo tamanho que não está furada, sem encostar no fundo.
  • Parafuse os pés de mesa em cada ponta da caixa plástica, fazendo com que a caixa perfurada fique firme em cima, sem encostar no fundo da outra caixa.
  • Coloque as pedrinhas de aquário na parte de cima de modo que preencha todo o espaço.

Modo de uso:

  • A caixa de areia deverá ser lavada diariamente;
  • O xixi do gato escorre pelas pedrinhas, passa pelos furinhos e fica na caixa de baixo. É ela que terá que ser limpa continuamente. As fezes ficam na parte de cima, facilitando a limpeza.

Para além de escolher o tipo de caixa ideal, é necessário que você adapte o número de caixas ao número de gatos da casa. Leia o nosso artigo que explica quantas caixas de areia você deve ter por gato para saber mais.

Cada gato é um mundo diferente, eles têm gostos e personalidades distintas e é por isso que eles são seres incríveis. Qual é o tipo de caixa de areia que o seu gato prefere? Compartilhe conosco nos comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a melhor caixa de areia para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Ellis, J. J., R. T. S. McGowan, and F. Martin. (2017) Does previous use affect litter box appeal in multi-cat households?. Behavioural Processes.
  2. Guy, N. Hopson, M. Vanderstichel, R. (2014) Litterbox size preferences in domestic cats Felis Catus. Journal of Veterinary Behaviour 9:2 pp. 78-82.
  3. Pereira, G. (2011). Eliminação inadequada em gatos é comportamental?. Veterinary Medicine, Edição Portuguesa, 13,75, 41-45.
  4. Herron M.E., Buffington C.A.T. (2010) Environmental Enrichment for Indoor Cats. Feline Focus. Compendium: Continuing Educations for Veterinarians, E1-E5.

Vídeos relacionados com Qual a melhor caixa de areia para gatos?

1 de 3
Vídeos relacionados com Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Rogério
Qual o preço dessa caixa de areia para gato?
A sua avaliação:
Rodrigo Puerta
E no caso de o cachorro ficar pegando o cocô dos gatos? É melhor a caixa fechada?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rodrigo, sim, fechada seria o ideal.
A sua avaliação:
Rejane caldas
Quero saber onde acho essa caixa do inicio da materia,por favor
Helena
Fiquei encantada com a caixa de areia que vi em Perito Animal, que é de cor escura, de teto branco, não é fechada totalmente, e tem uma rampa que me parece de material de arranhador, com um gatinho branco de manchas meio cinzas descendo por ela. Não consegui descobrir onde eu posso achá-la prá comprar. Será que vocês poderiam me informar sobre isso? Ficarei muito agradecida.
A sua avaliação:
Raquel
Obrigada por compartilharem informações tão úteis e de fontes científicas
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Raquel! Que bom que você gostou! Esforçamo-nos para que os nossos artigos levem ao leitor as informações científicas mais atualizadas para que possam melhorar a qualidade de vida dos seus animais de companhia. Continue nos acompanhando!
Qual a melhor caixa de areia para gatos?
1 de 5
Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Voltar ao topo da página ↑