Educação básica

Ensinar o gato a usar a caixa de areia

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 agosto 2017
Ensinar o gato a usar a caixa de areia
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se é a primeira vez que vai acolher um gato em sua casa deverá se familiarizar com o fato deste animal ser mais selvagem do que à partida possa parecer, além de ser cativante também é um excelente caçador.

Geralmente a utilização da caixa de areia não precisa de um processo de aprendizagem mas sim de um processo de maturação. A partir das 4 semanas de vida, o gato começará a usar a caixa de areia de forma instintiva uma vez que devido à sua natureza de caçador o gato precisa de esconder de alguma forma o cheiro das suas fezes para que as possíveis "presas" não detetem a sua presença na zona.

No entanto, este processo nem sempre ocorre de forma tão simples, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como ensinar um gato a usar a caixa de areia.

Índice

  1. Considerações a ter em conta
  2. O meu gato continua sem utilizar a caixa de areia
  3. E se o gato continuar sem utilizar a caixa de areia?

Considerações a ter em conta

O tipo de caixa de areia e a localização da mesma assim como a areia utilizada são fundamentais para evitar qualquer problema na utilização da caixa de areia, vamos ver como podemos facilitar este processo do gato urinar e defecar no lugar certo:

  • A caixa de areia deve ser suficientemente grande de maneira a que o gato consiga dar a volta dentro dela, do mesmo modo também deve ser suficientemente profunda de maneira a areia não sair para fora.
  • Se o seu gato for pequeno, deverá se certificar de que pode aceder sem problemas à caixa de areia.
  • Não deve situar a caixa de areia perto da comida do gato, mas sim em um lugar tranquilo, onde o gato possa ter privacidade e que, além disso, seja sempre acessível para o seu pet.
  • Deve escolher uma areia adequada, não se recomendam aquelas que sejam perfumadas.
  • A localização da caixa de areia deve ser definitiva.
  • Deve retirar as fezes diariamente e mudar toda a areia uma vez por semana, mas não deve limpar a caixa de areia com produtos de limpeza muito fortes, isto vai fazer com que o gato não queira se aproximar.
Ensinar o gato a usar a caixa de areia - Considerações a ter em conta

O meu gato continua sem utilizar a caixa de areia

Por vezes a tendência inata do gato a utilizar a caixa de areia não se manifesta, mas isso não nos deve preocupar, podemos resolver isso utilizando truques simples:

  • Uma vez que tivermos localizado a caixa de areia devemos mostrá-la ao nosso gato e mexer a areia com a mão.
  • Se o gato urinou ou defecou fora da sua caixa de areia mas em algum lugar que é aceitável e reúne as mesmas condições de localização que a sua caixa, uma solução prática e fácil é mudar a caixa de areia de sítio.
  • Se o gato vai evacuar ou urinar em um lugar que não é o adequado, deve pegar nele suavemente e levá-lo rapidamente para a caixa de areia para associar que esse é o local onde o deve fazer.
  • Nos primeiros dias devemos ser menos rigorosos com a higiene da caixa de areia para que o gato possa detetar facilmente o cheiro do seu rastro e ir de novo à sua caixa.
  • No caso de filhotes de gatos que ainda não vão sozinhos à caixa de areia, deve colocá-lo dentro da caixa ao acordar e depois das refeições, pegando na sua patinha suavemente e convidando-o a escavar.

Cada vez que o gato utilizar a caixa de areia devemos utilizar o reforço positivo premiando pelo seu bom comportamento.

Leia também o nosso artigo sobre como tirar o cheiro da urina de gato.

Ensinar o gato a usar a caixa de areia - O meu gato continua sem utilizar a caixa de areia

E se o gato continuar sem utilizar a caixa de areia?

No caso de ter utilizado os conselhos que referimos antes e o gato continuar sem usar a caixa de areia e ele já ter superado as 4 semanas de idade (momento em que começa a desenvolver o seu instinto), o melhor que pode fazer é consultar o veterinário para que este realize um exame completo e possa descartar a presença de qualquer doença.

Também convidamos você a continuar navegando pelo PeritoAnimal para descobrir porque o seu gato não usa a caixa de areia. Talvez assim encontre a resposta!

Ensinar o gato a usar a caixa de areia - E se o gato continuar sem utilizar a caixa de areia?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o gato a usar a caixa de areia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Mia
Meu gato quando vai esconder o coco, pisa até esfarinhar as fezes e joga muita areia pra fora da caixa. A caixa é grande, a areia é biodegradavel, ja tentei com pouca e muita areia. Ele continua pisando, e acaba sujando as patas e consequentemente o chão de casa. O q devo fazer? 🥺Pensei em comprar a caixa fechada, mas é um Mainecoon de 6 meses. Será? Vai durar pouco.
Obrigada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Mia, agradecemos o seu comentário. Acreditamos que nosso artigo "Meu gato espalha areia" possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-espalha-areia-solucoes-eficazes-22387.html. Aqui você também encontra dicas eficazes para ensinar o gato a usar a caixa de areia: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html. Esperamos que dê certo! Um abraço da equipe editorial do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Mariane
Bom dia eu tenho um gatinho ele nunca fez coco e xixi na areia eu quero ensina ele fazer ele sempre faz no meu terco de segunda a domingo com eu faco pra ele pra de fazer coco exiz dentro do meu terco pra ele fazer na caixa de areia
Administrador PeritoAnimal
Oi Mariane, você já testou as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Camila Barreto
Adotei uma gatinha de 7 meses, ela não faz as necessidades na caixa de areia.
Como fazer pra ela acostumar a usar a caixa de areia ?
melissa
eu tenho certeza que uma dessas dicas podem te ajudar porque comigo demorou mas resolveu o meu porblema pode confiar
A sua avaliação:
Catarina Correia
Eu adotei uma gata de rua. Sempre fez as suas necessidades na rua. O problema é que ela não quer usar a caixa de areia. Fez a sua primeira urina cá em casa em cima da minha cama. Já estou sem ideias do que fazer para ela usar a caixa de areia.
Luísa Savala
Oi Catarina! Temos um artigo sobre gato urinando na cama que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-significa-quando-um-gato-faz-xixi-na-cama-21207.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele identifique a causa e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Carolina Silva
Suponho que depois de ver o artigo o gato tenha começado a urinar na caixa de areia? Não é!?
A sua avaliação:
Carlos Eduardo Salvador
Antes de tudo, parabéns pelo site e pela matéria. Os meus bebês Arthur e Joaquim começaram a utilizar a caixa de areia instintivamente. Porém, estou com um problema meio sério. Eles sempre usaram as caixas (medem 15cm alt x 40 cm largura x 60 cm comprimento) e tal.... Mas de uns tempos para cá, Arthur não usa mais. Ele vai cheira a areia (que é trocada a cada 21 ou 28 dias. A areia é própria e as 03 caixas são lavadas toda quarta e todo domingo) e faz bem do ladinho da caixa (fezes). Do nada ele parou. Porém também tem dias que eu fico vigiando. Penso: quando ele for fazer fora eu o coloco na caixa. Pois é justamente nesses dias que ele vai, faz e enterra. E sabemos que é ele. Tem dias que ele usa mas a maioria dos dias não. E eu já não sei mais o que fazer. Já fiz isso de vigiar, colocar na caixinha. Já premiei quando ele usou a caixa de modo correto, etc. Não sei se as caixas são pequenas ou grandes demais (15 x 40 x 60). Arthur tem 32 cms de altura, é bem magro e pesa 5,4 kg. Joaquim tem 33 cm de altura e pesa 6,5 kg mas nao é gordo (gatos adultos medem entre 22 a 24 cm e pesam entre 3,5kg a 4,5 kg)... O que eu poderia fazer? Aceito sugestões.
Luísa Savala
Oi Carlos! Tal como referimos no artigo, no caso de ter utilizado os conselhos e o gato continuar sem usar a caixa de areia e ele já ter superado as 4 semanas de idade (momento em que começa a desenvolver o seu instinto), o melhor que pode fazer é consultar o veterinário para que este realize um exame completo e possa descartar a presença de qualquer doença.
Almilene santos
Amanhã o meus bebês (gatos) faz um mês de nascido. Como posso educar pq a mãe deles a (Nina) já peguei ela com uma educação perfeita.entao n tiver esse processo de educa
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Almilene! Além dessas dicas, você pode conferir também esse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/socializar-um-gato-filhote-21622.html
1 de 4
Ensinar o gato a usar a caixa de areia