Partilhar

Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta!

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 5 dezembro 2017
Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta!

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são um dos pets mais incríveis que podemos ter. São excelentes companheiros, divertidos, independentes e acima de tudo limpos! Toda a gente sabe que os gatos fazem todas as necessidades deles na caixinha de areia ou liteira. Este facto é um dos principais motivos porque muitas pessoas optam por ter um destes animais, pois não precisam de levar eles na rua todos os dias.

Sendo os felinos animais muito sociáveis, é comum que algumas pessoas optem por ter mais do que um gato. É neste momento que surge a questão de quantas caixas de areia devemos ter. Muitas pessoas têm apenas uma caixa de areia em casa, utilizada por vários gatos. Será que isso é correto? O PeritoAnimal escreveu este artigo para esclarecer esta duvidas sobre quantas caixas de areia por gatos devemos ter. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Quando limpar a caixa de areia do gato?

Tenho dois gatos, quantas caixas de areia preciso?

São muito comuns as casas com dois habitantes felinos. Por esse motivo, muitos dos nossos leitores nos perguntam "Tenho dois gatos, quantas caixas de areia preciso?".

Segundo os especialistas em comportamento felino, o aconselhado é ter o número de caixas de areia igual ao número de gatos mais um (n+1, sendo n o número de gatos)[1][2]. Assim sendo, se você tem dois gatinhos, o ideal seria ter 3 caixas de areia.

Um número de caixas de areia adequado é essencial para prevenir problemas comportamentais e até mesmo problemas médicos, como a cistite idiopática felina, por exemplo.

É claro que algumas casas com muitos gatos utilizam menos caixas de areia e não têm problemas com isso. Porém, nesses casos a limpeza da caixa é essencial e os tutores chegam a limpar as caixas 4 vezes por dia, garantindo que estas estão sempre limpas. Você deve relembrar que o que os gatos mais prezam é a higiene e o facto da caixa de areia ter alguns dejetos pode ser o suficiente para ele já não a utilizar e fazer as necessidades fora da caixa.

Se você tem mais do que um gato e algum deles está urinando em casa, esta pode ser a origem! Aumente o número de liteiras e o seu problema pode ser de solução rápida.

Os gatos são animais muito territoriais e alguns gatos não gostam de dividir a caixa de areia deles. Para evitar problemas, o ideal é mesmo que cada um tenha a sua liteira e se possível uma extra, como aconselhado pelos especialistas. Mesmo que no caso dos seus gatos eles não se importem de dividir a caixa, manter uma extra numa outra divisão é sempre aconselhado. Imagine que por algum motivo o gato se assustou onde está a caixa de areia, ele tem outro lugar onde fazer as necessidade dele!

Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta! - Tenho dois gatos, quantas caixas de areia preciso?

Tipos de caixas de areia para gatos

O tipo de caixa de areia é também muito importante já que é também um dos motivos que leva os gatos a urinar ou defecar fora da liteira.

Se tem vários gatos, aproveite para ter caixas de diferentes tipos, para perceber quais as preferidas de cada gato.

De qualquer forma, tenha em consideração que alguns tipos de caixas são mais aconselhados do que outros. Leia o nosso artigo sobre qual a melhor caixa de areia para gatos e aprenda tudo sobre essa matéria!

Caixa de areia automática para gatos

A caixa de areia automática para gatos é uma excelente opção para os tutores que não têm tempo para estar sempre limpando a caixa e principalmente os que têm vários gatos, garante que existe sempre uma caixa de areia limpinha e pronta a ser utilizada.

Claro que o preço elevado destas caixas não permite que a maioria das pessoas tenham várias caixas deste gênero adequadas ao número de gatos. Porém, você pode optar por ter uma destas caixas e as restantes serem das mais simples. Relembre que a caixa deve ser larga o suficiente para o gato dar a volta sobre ele próprio e que os lados mais elevados evitam que o gato espalhe areia por todo o lado. Segundo a maioria dos tutores que comprou este gênero de caixas, elas são um bom investimento.

Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta! - Caixa de areia automática para gatos

Tipos de areia para gatos

O tipo de areia também é muito importante. Você deve ter em consideração que os gatos têm preferências distintas. O ideal é você tentar descobrir qual o tipo de areia que cada um dos seus gatos prefere e utilizar esse tipo de areia na respectiva caixa dele. Porém a maioria dos gatos prefere areias de grãos mais finos e sem odor.

Leia o nosso artigo sobre qual a melhor areia higiênica para gatos e descubra as vantagens de cada tipo de areia e a opinião dos especialistas sobre esta matéria.

Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta! - Tipos de areia para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Agustín, A. (2008) La adopción: comportamiento y bienestar. Consulta de diffusión veterinaria 16, 153. 31-35.
  2. Neilson, J. (2004) Thinking outside the box: feline elimination. Journal of Feline Medicine and Surgery. 6, 5-11.

Escrever comentário sobre Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta!

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Leoza Maria Cordeiro Costa de Moraes
Três gatos. Quantas caixas de areia para cada um?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leoza! Como referimos no artigo, o ideal seriam n+1 caixas (sendo n o número de gatos. Ou seja, idealmente seriam 4 caixas.

Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta!
1 de 4
Quantas caixas de areia por gato? Temos a resposta!

Voltar ao topo da página