Partilhar

Como fazer brinquedos para gatos

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Como fazer brinquedos para gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos brincam desde que são filhotes e durante toda a vida deles. O comportamento de brincadeira é normal e muito importante para o bem-estar do gato. Você sabia que o comportamento de brincadeira é visto em gatos de colônias mesmo quando eles estão desnutridos?[1]

Por esse motivo, é muito importante que os gatos tenham em casa muitos brinquedos que estimulem este comportamento natural. No caso dos gatos que vivem sozinhos (sem outros felinos), os brinquedos têm um papel ainda mais importante, já que eles não têm outros amigos de quatro patas para brincar e precisam de mais motivação para brincarem sozinhos.

Você deve escolher brinquedos que estimulem as capacidades intelectuais do gato e brinquedos que estimulem o exercício físico (principalmente para esses gordinhos que só querem se mexer quando é hora de ir comer e preferem ficar todo o dia no seu colo ou no sofá sem mexer uma patinha). A obesidade é um problema muito comum nos gatos domésticos e que tem consequências terríveis para a saúde deles.

Exitem milhares de brinquedos disponíveis no mercado para os gatos. Mas todos sabemos que os felinos não são muito esquisitos na hora de brincar e uma simples caixa ou uma bolinha pode fazê-los felizes durante horas! Para além de ter brinquedos apropriados para estimular as capacidades intelectuais deles, como brinquedos interativos ou dispensadores de comida, é importante você ir variando na oferta de brinquedos para ele. O que é melhor do que um brinquedo feito por você mesmo, sem gastar um único real e que permite entreter o gato durante umas largas horas? Para além disso, se ele destruir, não tem problema, você volta a fazer um!

O PeritoAnimal juntou algumas das melhores, mais fáceis e baratas, ideias para fazer brinquedos para gatos! Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como fazer brinquedos para gatos com papelão

Brinquedos que os gatos gostam

Nós sabemos o quão frustrante é comprar daqueles brinquedos bem caros para o nosso gato e depois ele não ligar nenhuma. Como saber quais os brinquedos que os gatos gostam? A verdade é que depende de felino para felino, mas o que é certo é que a maioria dos gatos adora as coisas mais simples como uma bolinha de papel enrolado ou uma simples caixa de papelão.

Porque não aproveitar o gosto bem simples dos gatos na hora de brincar e fazer uns brinquedos baratos para gatos? Com certeza você já está cansado de fazer as típicas bolinhas de papel e gostaria de fazer algo igualmente simples mas mais original. O peritoAnimal reuniu as melhores ideias!

Rolhas de cortiça

Os gatos amam brincar com rolhas de cortiça! Da próxima vez que abrir um bom vinho, aproveite a rolha e faça um brinquedo para o seu gato.Uma excelente opção é ferver água em uma panela com um pouco de catnip (erva-do-gato) dentro. Quando estiver fervendo, coloque uma peneira (com as rolhas dentro), sobre da panela, e deixe a água fervendo por 3 a 5 minutos para as rolhas absorverem os vapores de água com catnip

Depois de secas, use um alfinete e passe um ou dois fios de lã pelo meio da rolha! Pode fazer isso com várias rolhas e com lãs de cores diferentes! Se tem acesso a outros materiais, use a sua imaginação. Uma alternativa são as penas coloridas que fascinam os felinos.

Agora que você já tem esta ideia, comece a guardar todas as rolhas! O seu patudo vai amar e a sua carteira também! Além disso, a dica de ferver água com catnip vai fazer o seu gato delirar com essas rolhas!

Como fazer brinquedos para gatos - Brinquedos que os gatos gostam
Fonte: cuteness.com

Brinquedos para gatos com material reciclável

Uma ótima maneira de reciclar objetos já sem utilidade é fazer brinquedos para o seu melhor amigo felino! O PeritoAnimal pensou numa ideia para dar utilidade a todas as meias que perderam a alma gêmea!

Você só precisa de pegar na meia (lavada claro) e colocar o cartão do rolo de papel higiênico dentro com um pouco de catnip. Dê um nó na parte de cima da meia e está pronto! Pode usar a sua imaginação e utilizar os seus dotes artísticos para decorar as meias como quiser. Pode colocar um pouco de jornal ou saco de plastico dentro, os felinos adoram esses barulhinhos.

O seu gato vai ficar mais feliz com essa meia do que ficou o Dobby quando o Harry Potter lhe deu a dele!

Veja mais ideias de brinquedos para gatos com material reciclável no nosso artigo sobre essa matéria.

Como fazer brinquedos para gatos - Brinquedos para gatos com material reciclável

Como fazer arranhador para gatos caseiro

Como você sabe, os felinos precisam afiar as garras deles. Por esse motivo, é essencial para o bem-estar do gato ele ter um ou mais arranhadores. Existem diferentes tipos de arranhadores disponíveis nas pet shops, o ideal é escolher o que mais agrade o gosto do seu felino.

Se o seu gato tem o hábito de arranhar o sofá, está na hora de ensinar ele a utilizar o arranhador.

Uma ideia muito simples para fazer um arranhador (e que vai ficar lindo na sua sala) é utilizar um cone de trânsito daqueles laranjas. Você só precisa de:

  • cone de trânsito
  • corda
  • tesoura
  • pom-pom (mais à frente explicaremos como fazer um mini pom-pom)
  • tinta branca em spray (opcional)

Para que fique mais bonitinho, comece por pintar o cone com tinta branca. Depois de secar (toda a noite) você só tem de colar a corda em volta de todo o cone, começando pela base até ao topo. Quanto estiver chegando no topo, coloque um pom-pom pendurado por um fio e termine de colar a corda. Agora é só deixar secar a cola durante mais algumas horas e está pronto!

Se gostava de fazer um arranhador mais complexo, daqueles que se vendem nas pet shops a um preço bem elevado, veja o nosso artigo que explica passo-a-passo como fazer um arranhador caseiro.

Como fazer brinquedos para gatos - Como fazer arranhador para gatos caseiro
Fonte: sofancyblog.com

Túnel para gatos

No nosso artigo sobre como fazer brinquedos para gatos com caixa de papelão já lhe explicamos como fazer um túnel para gatos com caixas.

Desta vez, pensamos na ideia de fazer um túnel triplo, ideal para quem tem mais do que um gato!

Você só precisa arranjar daqueles tubos de papelão gigantes que se vendem em lojas industriais. Corte na medida que você pretender e cole tecido velcro para os tornar mais confortáveis para o gato e ficarem mais bonitos. Não se esqueça de aplicar uma cola bem forte para manter os três tubos unidos e estáveis.

Agora é só observar os gatos se divertindo na sua construção e quem sabe até dormindo uma sesta depois de horas de brincadeira!

Como fazer brinquedos para gatos - Túnel para gatos

Mini pom-pom

Outra excelente ideia é fazer um pom-pom para o seu gato brincar! Eles adoram brincar com bolinhas e alguns gatos até conseguem aprender a trazer a bolinha como os cachorros.

Você só precisa de um novelo de lã, um garfo e uma tesoura! Siga os passos da imagem, mais fácil era impossível. Se o seu gato gostar, pode fazer vários de diferentes cores. Faça até uns extra para levar na casa daquele amigo que tem um gatinho também!

Pode juntar esta ideia à das rolhas e colar o pom-pom na rolha, fica bem legal. Se tem crianças, mostre para elas esta imagem para que possam fazer elas mesmas o brinquedo. Assim, se divertem as crianças a fazer os brinquedos e o gato na hora de brincar.

Como fazer brinquedos para gatos - Mini pom-pom
Fonte: magazine.foxnews.com

Você fez algum destes brinquedos caseiros para gatos?

Se gostou destas ideias e já as colocou em prática, compartilhe fotografias das suas invenções nos comentários. Queremos ver as vossas adaptações destes brinquedos!

Qual foi a que o seu gato mais gostou? Não largou mais a rolha de cortiça ou foi mesmo a meia solitária que o apaixonou?

Se tiver outras ideias originais de brinquedos fáceis e econômicos compartilhe também! Assim, você vai ajudar outros tutores a melhorarem ainda mais o enriquecimento ambiental dos gatos deles e em vez de contribuir para a felicidade apenas do seu gato, contribui para a de muitos outros também!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Referências
  1. WEST, M. (1974Social play in the domestic cat. American Zoology, v.14, p.427-436.

Escrever comentário sobre Como fazer brinquedos para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Lia Felício
Amei as ideias. Vou fazer todas.
Tenho uma sugestão super simples e que os gatinhos amam! Quando seu desodorante roll-on terminar retire a bolinha, lave bem e jogue para seus bichanos. Eles dão saltos lindos e correm loucos atrás das bolinhas que ainda fazem um som bem legal. Não dá trabalho, nem custa nada. Aproveitem!
ana
Fiz um arranhador na perna da minha mesa de madeira. Meu gato peso 9 kg e derrubava todos os que comprava. Então, comprei cola quente, super bonder, corda cizal e colei numa das pernas. Eles adoram se esticar la.
A sua avaliação:
Raquel
Amei!

Como fazer brinquedos para gatos
Fonte: cuteness.com
Fonte: sofancyblog.com
Fonte: magazine.foxnews.com
1 de 6
Como fazer brinquedos para gatos

Voltar ao topo da página