Cuidados básicos

Como saber se o porquinho-da-índia está feliz?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 16 janeiro 2023
Como saber se o porquinho-da-índia está feliz?
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são roedores simpáticos ​​que estão ganhando cada vez mais popularidade como animais de estimação. São pequenos, inteligentes e divertidos, adaptam-se bem à vida doméstica e conseguem firmar laços muito fortes com os seus tutores. Apesar de parecerem animais pouco expressivos e difíceis de "decifrar", na realidade os porquinhos-da-índia têm uma linguagem muito ampla que inclui uma grande variedade de sons, comportamentos e expressões corporais que usam para comunicar suas emoções.

Mas como saber se o porquinho-da-índia está feliz? Se você também se faz esta pergunta, saiba que neste artigo do PeritoAnimal iremos ajudar você a interpretar seus comportamentos e descobrir se o pet realmente tem uma boa qualidade de vida.

Índice

  1. Dá mini saltos e corridas
  2. Quer interagir com você
  3. Lambe ou mordisca sua mão suavemente
  4. Gosta da companhia de outros membros da sua espécie
  5. Mantém-se ativo e em boa forma
  6. Descansa sem dificuldade
  7. Emite sons de felicidade

Dá mini saltos e corridas

Um comportamento muito característico e curioso dos porquinhos-da-índia é o chamado "pipocar", que consiste em um episódio curto, mas intenso, em que o animal corre muito rápido, fazendo mudanças bruscas de direção e dando, por vezes, mini saltos chamativos.

Se você já viu o porquinho-da-índia agir assim alguma vez, é provável que você tenha se surpreendido com esse comportamento. Mas não se preocupe: esse tipo de rito ocorre quando o porquinho-da-índia está feliz e com uma atitude brincalhona. Os porquinhos-da-índia normalmente correm e pulam quando são autorizados a sair de sua gaiola e, geralmente, passam a ter muito espaço para explorar e interagir com seus tutores ou outros porquinhos-da-índia.

Quer interagir com você

O fato de o porquinho-da-índia ficar tranquilo na sua presença, conseguir dormir ou descansar mesmo quando você está por perto, aceitar comida da sua mão, seguir e procurar você para brincar ou permitir que faça carinho nele ou o segure é um sinal de que ele confia em você e, portanto, fica à vontade, sendo um dos sinais que te ajudam a entender como saber se o porquinho-da-índia está feliz.

Para que isso ocorra e se possa criar uma relação de amizade entre você e o porquinho-da-índia, é preciso entender sua linguagem e respeitar seu espaço. É importante que você não sobrecarregue o animal, ou esteja constantemente o pegando ou tocando, já que os porquinhos-da-índia são muito sensíveis e podem se estressar facilmente. Do mesmo modo, evite punições ou intimidações para que o peludo não sinta medo de você. Dedique a ele tempo de qualidade, acompanhando-o enquanto ele realiza atividades agradáveis.

No vídeo abaixo ensinamos como ganhar a confiança do seu porquinho-da-índia, caso ainda não conseguido:

Lambe ou mordisca sua mão suavemente

Uma outra forma de como saber se um porquinho-da-índia está feliz é um sinal claro de afeição com seu tutor: se ele tem o hábito de lamber suavemente a mão dele após cheirá-la ou dar pequenas mordidinhas com a boca, de forma contínua e indolor, na pele ou na roup, essa pode ser uma forma de chamar sua atenção para que você possa interagir com ele.

Por outro lado, se o seu porquinho-da-índia não mordiscar você suavemente, mas sim com força, usando os dentes e machucando, isso indica que ele está realmente desconfortável ou com medo e, desse modo, necessita de espaço. Os porquinhos-da-índia podem morder por vários motivos e, se isso acontecer com certa frequência, é necessário estudar a fundo o que está perturbando o animal ou verificar se ele está sofrendo de algum tipo de dor ou doença e, assim, trabalhar para tratá-lo o mais rápido possível.

Para saber mais, leia nosso artigo de curiosidades sobre porquinhos-da-índia.

Gosta da companhia de outros membros da sua espécie

Os porquinhos-da-índia são animais sociáveis que, na natureza, vivem em grupos de tamanho razoável. Isso quer dizer que, geralmente, gostam muito da companhia de outros membros da sua espécie, com os quais podem interagir. Frequentemente, ter mais de um porquinho-da-índia em casa melhora a qualidade de vida desses animais, que passam a ter uma companhia constante, mas isso não necessariamente se aplica a todos os casos.

Para ter vários porquinhos-da-índia e garantir que haja um bom relacionamento entre eles, é importante que os animais sejam socializados e que a apresentação de cada um seja feita de forma gradual e controlada. Do mesmo modo, é imprescindível ter um espaço suficientemente grande para abrigar vários animais e que possua todos os elementos necessários para que cada um deles se sinta confortável (comedouros, camas, tocas, bebedouros, temperatura agradável, iluminação adequada, etc). Além disso, é importante ressaltar que não é adequado manter porquinhos-da-índia confinados em uma gaiola durante as 24 horas do dia. Para que um porquinho-da-índia seja feliz, ele precisa explorar, correr, pular, brincar e interagir.

Como saber se o porquinho-da-índia está feliz? - Gosta da companhia de outros membros da sua espécie

Mantém-se ativo e em boa forma

Os porquinhos-da-índia são roedores muito ativos, principalmente durante o dia, por isso será fácil para você ver seu peludo correndo de lá para cá, explorando seu ambiente, brincando com seus brinquedos, subindo e descendo em plataformas e realizando uma grande variedade de atividades. Para que seu porquinho-da-índia conserve sua energia e seja feliz, você deve prover bastante espaço, deixá-lo sair da gaiola e fornecer-lhe uma alimentação equilibrada e de boa qualidade. Nesse outro post falamos sobre a alimentação do porquinho-da-índia.

Manter sua mente ativa tem a mesma importância, por isso recomendamos que brinque com o seu porquinho-da-índia, propondo desafios que possa ultrapassar facilmente ou até mesmo ensinando novos truques. Com isso você consegue comprovar por si mesmo como o seu amigo peludo é inteligente.

Um porquinho-da-índia apático, que passa grande parte do dia deitado ou cochilando, muito provavelmente tem algum problema de saúde, seja físico (doença) ou psicológico (estados depressivos, ansiedade, estresse, etc). Nesse tipo de situação, você deve buscar um veterinário que avalie o estado de saúde do seu porquinho-da-índia.

Descansa sem dificuldade

Outra forma de saber se seu porquinho-da-índia está feliz é analisando suas horas de repouso. Mesmo sendo seres muito ativos, também é fundamental que o porquinho-da-índia descanse bem para ser feliz. Esses animais dormem principalmente durante a noite, embora também possam ser vistos tirando pequenas sonecas diurnas. Os porquinhos-da-índia gostam de descansar em tocas, por isso, certifique-se de que o porquinho-da-índia tem um espaço fechado, sossegado e pouco iluminado onde possa dormir com total tranquilidade.

Lembre-se que esses animais são presas na natureza e, como consequência, tendem a estar sempre alertas ao que está acontecendo ao seu redor. Um porquinho-da-índia será incapaz de relaxar e adormecer se não se sentir seguro no seu ambiente, seja porque não confia nos indivíduos com quem convive (humanos ou outros animais) ou porque as suas instalações não estão adequadamente preparadas para transmitir a sensação de um lugar seguro.

Para evitar esse tipo de problema, confira nosso artigo sobre casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola.

Como saber se o porquinho-da-índia está feliz? - Descansa sem dificuldade

Emite sons de felicidade

Como já mencionamos, os porquinhos-da-índia emitem uma grande variedade de sons para se expressar e, claro, nem todos esses sons estão relacionados a emoções negativas: alguns deles indicam que seu porquinho-da-índia está feliz.

Por exemplo, uma série de chiados agudos e repetitivos pode ser um indicativo de que seu porquinho-da-índia está se sentindo relaxado e seguro, ou que quer sua atenção. Por outro lado, o "chutting", um som de baixa frequência similar ao gotejar de uma torneira ("chop, chop, chop"), expressa bem-estar e conforto no animal. Portanto, ouvir isso enquanto faz carinho no seu porquinho-da-índia é um sinal ótimo.

E aí, viu como é fácil saber que o porquinho-da-índia está feliz? Continue aprendendo sobre esses animais fofos no artigo sobre as 22 raças de porquinho-da-índia. E, abaixo, deixamos um vídeo com os significados dos sons dos porquinhos-da-índia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o porquinho-da-índia está feliz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se o porquinho-da-índia está feliz?