PARTILHAR

Truques para o mau cheiro da areia do gato

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 22 março 2023
Truques para o mau cheiro da areia do gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que prezam pela higiene, mas o odor da urina e das fezes do gato são muito penetrantes. Por isso, a limpeza diária da caixa de areia com uma pá é fundamental para eliminar os resíduos que causam o mau cheiro.

Mas o que é possível misturar na areia do gato para nao feder? Tem como tirar mau cheiro da caixa de areia do gato? Neste artigo do PeritoAnimal vamos responder a estas perguntas e te apresentar alguns truques para tirar o mau cheiro da areia do gato. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como tirar o cheiro da urina de gato

1. Bicarbonato de sódio

Iniciamos nossa lista de métodos para tirar o mau cheiro da caixa de areia do gato falando do bicarbonato de sódio, que absorve o mau cheiro e é desinfectante. No entanto, em grandes quantidades é tóxico para o gato. Assim, será necessário usá-lo com cautela e de uma forma específica que te explicamos aqui:

  • Distribua um camada muito fina de bicarbonato de sódio pelo fundo da caixa de areia limpa .
  • Cubra a fina camada de bicarbonato com seis ou sete centímetros de areia para gatos.

Desta forma, a areia vai perder o cheiro de forma efetiva. Todos os dias você deve extrair os resíduos sólidos com a pá própria para o efeito. O bicarbonato de sódio deve ser comprado no supermercado porque é muito mais barato do que nas farmácias e é uma das melhores dicas sobre o que misturar na areia do gato para nao feder.

Truques para o mau cheiro da areia do gato - 1. Bicarbonato de sódio

2. Limpeza semanal e mensal

Outra dica importante de como tirar mau cheiro da caixa de areia do gato é, uma vez por semana, esvaziar a caixa de areia e lavá-la a fundo com água sanitária ou outro desinfectante sem nenhuma fragrância. Limpe muito bem o recipiente. Volte a repetir a sequência do bicarbonato de sódio e acrescente toda a quantidade de areia nova. As areias perfumadas em muitas ocasiões não são do agrado dos gatos e eles acabam por fazer as suas necessidades fora da caixinha.

A temperatura da água e o detergente devem conseguir esterilizar a caixa de areia.

Truques para o mau cheiro da areia do gato - 2. Limpeza semanal e mensal

3. Areia aglomerantes para gatos

No mercado existem uns tipos de areias aglomerantes que formam bolas ao entrarem em contacto com a urina. As remover as fezes todos os dias, com este tipo de areias também acaba por eliminar as bolas com urina, deixando o resto da areia muito limpa.

É um produto um pouco mais caro, mas é bastante eficiente se se eliminarem os resíduos aglomerados de forma cotidiana. Pode usar-se, ou não, o truque do bicarbonato de sódio e por isso é um dos métodos eficazes de como tirar mau cheiro da caixa de areia do gato.

Truques para o mau cheiro da areia do gato - 3. Areia aglomerantes para gatos

4. Caixa de areia autolimpante para gatos

No mercado existe um aparelho elétrico que se trata de uma caixa de areia autolimpante para gatos. Custa entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e este aparelho autolimpante permite uma limpeza muito boa de todos os resíduos, uma vez que utiliza areia aglomerante. Tem um engenhoso sistema que através de uma simples alavanca atira os resíduos sólidos para o fundo, e estes caem no interior de uma bolsa de plástico biodegradável.

Quando o gato termina de defecar, a caixa se limpa automaticamente ao sentir o peso da caixa de areia. Há opções com tampa e caixa de filtro de desodorização, para impedir melhor o cheiro de poluir o ambiente interno.

É um produto caro, mas se alguém se pode permitir a este luxo trata-se de um produto interessante pela sua higiene e comodidade e que, assim, não será necessário misturar nada na areia do gato para nao feder.

Neste outro artigo te contamos como tirar o cheiro da urina de gato.

5. Carvão ativado

Outra alternativa do que misturar na areia do gato para nao feder é o carvão ativado, que quando adicionado à areia do gato é um excelente método para diminuir o odor das fezes.

Além disso, foi feito um estudo para verificar se os gatos gostavam ou não da presença de carvão ativado na caixinha de areia deles. Os resultados do estudo demonstraram que os gatos utilizavam mais vezes a areia com carvão ativado do que a sem este produto[1]. Assim, este método pode ser muito eficaz para a prevenção de problemas de eliminação ou seja pode ajudar a evitar que o gato urine fora da caixa.

Outro estudo foi realizado para comparar a preferência entre areia com bicarbonato de sódio adicionado e carvão ativado, demonstrando que os gatos preferiam as caixas com carvão ativado[2].

Porém, cada gato é um gato e o ideal é você testar diferentes alternativas, fornecendo diferentes caixas de areia e perceber qual o tipo que o seu gato prefere. Você pode, por exemplo, numa caixa de areia adicionar bicarbonato de sódio e noutra carvão ativado e perceber qual das caixas o seu gato usa mais frequentemente.

Truques para o mau cheiro da areia do gato - 5. Carvão ativado

É possível tirar o mau cheiro da caixa de areia do gato da casa?

Nem sempre é possível fazer isso porque alguns cheiros podem ser muito intensos. Neste caso, converse com um veterinário para saber se é possível fazer algo ou até mesmo identificar se há algum problema de saúde com o felino. Se você utilizou todos os truques para tirar o mau cheiro da areia do felino que apresentamos neste artigo e nenhum funcionou, falar com o especialista será a melhor decisão.

Agora que você já conheceu 5 truques de como tirar o mau cheiro da areia do gato e viu o que misturar na areia do gato para nao feder, nos comentários você pode compartilhar com a gente qual o método que funcionou com você para ajudar outros tutores!

Se gostou deste artigo pode continuar a navegar pelo Perito Animal para descobrir por que o seu gato faz massagens com as patas, ou por que os gatos enterram as fezes, e ainda poderá aprender a dar banho ao seu gato em seu casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para o mau cheiro da areia do gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Neilson, J.C. (2007) Litter preference test: evaluating enhanced litter. in Proceedings. Am Coll Vet Behav/Am Vet Soc Anim Behav. Scientific Paper and Poster Session. pp. 59-60.
  2. Neilson JC. (2008) Litter odor control: carbon vs. bicarbonate of soda. in Proceedings. Am Coll Vet Behav/Am Vet Soc Anim Behav 2008 Scientific Paper and Poster Session. pp. 31-34.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
DANIEL COUTINHO FRANCO
Parabéns pelo artigo, gostei das dicas! achei incrivel as opções otmizadas! muito obrigado!
A sua avaliação:
Marcia
Por favor, o carvão ativado é o mesmo usado em aquários? Já procurei esta info, mas não encontrei. Alguém já perguntou aqui, mas não houve resposta. Obrigada.
Vicentina Alves
1 Kg de farinha de milho média
1/2 de farinha de mandioca.
Musturar bem até ficar homogênea. Não dá cheiro ruim e o cocô e xixi saem sequinhos.
Anderson
Propor descarte de alimentos como solução ao problema é imoral, uma absoluta miséria de espírito. Um pecado!
Para refletir:
https://www.youtube.com/watch?v=yjDS2QAKN9w&ab_channel=Rep%C3%B3rterRecordInvestiga%C3%A7%C3%A3o
https://www.oxfam.org.br/noticias/mais-pessoas-morrerao-de-fome-no-mundo-do-que-de-covid-19-em-2020/
Cristina
Concordo que, num país que possui mais de milhões de pessoas passando fome, é inaceitável utilizar farinha alimentícia para tirar cheiro dos excrementos dos gatos. Experimente fazer a retirada diária dos torrões. Com certeza, as caixas de areia não exalarão cheiro desagradável.
Berta Maria Vieira Antunes
Onde se pode comprar o carvão e q tipo de carvão e quantidade para se poder misturar c área. Obrigada(o)
Juliana
Olá
Gostaria de saber que tipo de carvão e o ideal para ser usado. Seria aquele para aquário? Qual é o tamanho ideal do grânulo?
A sua avaliação:
Cristina Melo
Muito boas as ideias. A farinha de mandioca também é muito boa para diminuir o mau cheiro.
Michelli
Por favor... Como usar a farinha de mandioca? Adoteibum gatinho abandonado e ja no segundo dia a caixa de areia ja esta com mal cheiro. Ja vermifuguei agora aguardando ele ter uma leve melhorada p vacina-lo pois apresentava pequena desidratação e sinais de maus tratos. Detalhe q nao deixo sair pra rua apenas no quintal e dentro de casa.
Administrador PeritoAnimal
Ana
Michelli, vc misutra a areia de mandioca branca, mas não é a torrada, tipo biju, é uma bem fininha. Vc pode usar 1 kg de farinha pra 2 de areia, ela vai ajudar a formar o torrão com o xixi.
Marta Moreira
Como ensinar o fato a usar o bebedouro?
Susimara Moura
O bicarbonato de sódio afeta diretamente os rins dos gatos. Não é recomendado pelos veterinários o uso dele, pois pode acarretar problemas de saúde graves!
Maria
Fui dar uma olhada na referência científica que eles dão e alguns veterinários sim recomendam, embora seja melhor o carvão ativado de acordo com o estudo deles. Eu experimentei o carvão e funcionou!
Ione
O meu truque é misturar da eu unha de mandioca na areia,porque quando o gato urina a urina em contato com a areia e farinha de mandioca endurece e facilita a separação da urina da areia,e para evitar ainda mais o odor misturo um pouco de bicarbonato também.
Luciana Heringer
Eu vi na web uma dica de usar chá verde na areia, mas eu estava sem o chá e tinha erva mate em casa, então misturei 200g de erva mate para 4kg de areia e ela está quase no fim sem nada de fedor de fez-se ou urina... amei a erva mate na areia!!!
Paty
Ola eu fosse você teria duas caixas de areia uma de reserva eu compro rolo plástico de saco encapo toda bandeja coloco papel depois xícara ser areia todos os dias eunlimpo compro rolo plástico loja de material de limpeza
Elis Aguiar
Dr.Perito, moro em uma kitnet tenho um gato "Menino" ele não vai na rua é vacinado não tem pulga muito bem tratado. A casa começou a ter cheiro forte a vizinha reclamou o que faço. Me ajude por favor me dê uma dica certeira. Ele dorme no pé da minha cama. Agradecida Elis
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elis! O cheiro vem do gatinho? Os gatos são animais extremamente limpos e não cheiram mal a não ser que algo de errado esteja passando com eles. A caixa de areia dele se for limpa com regularidade, todos os dias, também não tem nenhum motivo para cheirar mal.
Elis Aguiar
Mariana, o "Menino" não tem cheiro ele usa o melhor shampoo Dr.Clean/Claresten. É o cheiro da areia, retiro todas as necessidades que faz não deixo ficar, inclusive ontem mudei o peniquinho dele de lugar, coloquei dentro do banheiro. Ele faz coco duas vezes ao dia.Ficou com raiva,passou o dia inteiro só fez de madrugada e hoje não fez novamente. Será que ele vai acostumar. OBS: E a vizinha parar de implicar.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elis! Que tipo de areia está usando? Talvez este artigo possa ajudar:https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-areia-higienica-para-gatos-22391.html
maria tonussi
Gatos precisam ter acesso ao sol para se manterem limpinhos e vc deve escová-lo umas 2 xs por semana pra ajudar a diminuir a bola de pelos do intestino. viver em uma kitnet é pouco espaço pro bichinho, talvez vc possa levá-lo para passear em alguma praça ou casa de amigos nos finais de semana, não?Gatos são tudo de bom! Essa sua vizinha deve é estar de implicância!!!!
Cristina Melo
Castre-o, se ainda não o fez. Ele pode estar urinando em alguns lugares que vc não vê.
Cláudio Guimarães Furtado
Eu limpos 2 vezes por dia (logo de manhã e e tarde)...
Truques para o mau cheiro da areia do gato
1 de 5
Truques para o mau cheiro da areia do gato

Voltar ao topo da página ↑