PARTILHAR

Dicas para o meu gato não marcar território

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 agosto 2023
Dicas para o meu gato não marcar território
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Todos os felinos domésticos marcam o seu território e fazem-no de formas diferentes. As duas maneiras que mais incomodam os humanos que vivem com eles, são marcar com urina e marcar com arranhões nos móveis.

Se em sua casa tem um gato descontrolado com a marcação de território, recomendamos que continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual encontrará dicas para o seu gato não marcar território.

Se você também tem uma dica que quer compartilhar conosco, não hesite em deixar um comentário no final do artigo para que outros usuários tomem nota dos seus conselhos.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não usa a caixa de areia

Por que os gatos marcam território?

Deve saber que os gatos, geralmente, se se sentirem cômodos e seguros em sua casa não precisam de marcar território, pois sabem que são os reis ou rainhas do seu território e que todas as atenções dos seus companheiros humanos serão dirigidas a eles.

Por isso, se o seu felino marcar a casa, o seu território, deve se questionar por que o está fazendo. É possível que seja porque sente que tem concorrência, seja com outros gatos ou outros pets da casa ou com crianças ou outras pessoas, ou seja, outros que lhes possam roubar a atenção dos que tanto gosta de desfrutar.

Mas, embora estas sejam as mais comuns, existem outros motivos para o gato chegar a ter este comportamento ou a comportamentos que nos possam parecer marcação de território.

Dicas para o meu gato não marcar território - Por que os gatos marcam território?

Distinguir o tipo de comportamento do gato

É muito importante que saiba distinguir o possível motivo que causa o comportamento do seu gato. Por exemplo, o fato de urinar fora mas perto da caixa de areia pode querer dizer várias coisas. Neste caso, pode ser que se trata de marcação de território, mas talvez se trate de algum problema de saúde ou de ter algum problema com a caixa de areia em si.

Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer é buscar um veterinário para que ele faça um check-up completo para descartar doenças ou problemas de saúde que possam causar o comportamento não desejado, ou fora do normal, do seu gato. Sobretudo, porque se realmente se trata de um problema de saúde, quanto mais cedo se detetar melhor.

  • Sabemos que o nosso gato está marcando território com urina se encontrarmos manchas desta em diferentes zonas da casa e sobretudo em superfícies verticais. Além disso, conseguimos perceber um odor forte e desagradável e notamos que a mancha é difícil de eliminar. Outras formas de marcação de território nos felinos são também muito conhecidas, como arranhas móveis e esfregar certas partes do seu corpo como a cabeça, queixo ou as patas contra objetos e pessoas. Neste último caso às vezes é difícil diferenciar quando estão marcando ou quando está pedindo carícias, mas talvez seja a forma de marcar que menos incomoda as pessoas.
  • No caso da marcação de território com arranhões, deve saber que os gatos precisam de desgastar as suas unhas e tê-las afiadas, pois faz parte deles e do seu comportamento natural, é uma necessidade. É possível que se não lhe proporcionarmos locais para o fazer que sejam do seu agrado, escolham afiar as unhas nos nossos móveis, coisa que não costumamos gostar. Por isso, para conseguir diferenciar se o seu gato está simplesmente seguindo o seu comportamento felino com a higiene das suas unhas ou se está realmente marcando território, deve conferir o seu ambiente para detetar focos do seu estresse ou da sua repentina necessidade para competir. Se este comportamento não for resolvido proporcionando um arranhador adequado e colocando-o de forma adequada, e soubermos que existem outros animais ou pessoas, então pode se tratar de um problema de marcação.
Dicas para o meu gato não marcar território - Distinguir o tipo de comportamento do gato

Dicas para evitar que o gato marque território com urina

A marcação com urina costuma ser mais comum nos gatos machos não esterilizados que convivem com mais gatos ou, quando tiverem existido mudanças no seu ambiente e, por isso, precisam de restabelecer o perímetro do seu território. Primeiro deve se certificar que a saúde do seu companheiro felino está bem e descartar assim problemas médicos. De seguida, deve analisar que mudanças houveram na sua vida e na do seu gato que o possam ter afetado, podem ser mais pets, mais pessoas novas em casa, uma mudança de casa, muitas horas fora de casa em que o seu companheiro fica sozinho, etc., ou seja, motivos que levem a competição, ciúmes ou estresse. Se for possível corrigir o problema e voltar ao estado anterior no qual o gato se encontrava cômodo, então isso iria facilitar as coisas. Mas, como na maioria dos casos as mudanças não costumam ser uma situação reversível, devemos ajudar o nosso amigo peludo a se acostumar de novo.

De seguida, vamos lhe dar alguns conselhos para eliminar as manchas da urina e algumas recomendações para corrigir o problema de marcação com urina:

  • Deve limpar as manchas de urina, sempre que possível evitando produtos de limpeza fortes pois podem afetar a saúde do gato. É sempre melhor utilizar água e álcool e deixar secar. Uma vez seco pode depois aplicar produtos com feromonas para gatos seguindo as instruções do produto. Existem pulverizadores, pós, difusores, etc., que contêm feromonas que ajudam os gatos a acalmar a ansiedade, dando-lhes mais segurança. Para ver o efeito destes produtos deve esperar no mínimo uma semana, mas para que realmente funcionem recomenda-se o seu uso contínuo durante várias semanas antes de avaliar se funcionaram ou não.
  • Outra opção mais barata é pulverizar as zonas que o seu gato marca com frequência com pimenta ou outros repelentes naturais. Mas isto pode levar o seu peludo a deixar de marcar esta zona mas a procurar outras, por isso, é realmente necessário encontrar a origem do comportamento para procurar uma solução mais adequada.
  • Deve pensar bem por que o seu gato não utiliza a caixa de areia, tem que pensar em todas as opções e ver qual pode ser a causa mais provável.
  • Uma vez que saiba o porquê deste comportamento deve tentar procurar as melhores opções para evitar que o seu gato urine em casa.
  • Se conseguir identificar a causa do comportamento do seu gato como ciúmes por outro animal ou pessoa, deve dar-lhe mais atenção para o lembrar que não se esqueceu dele e que continua sendo importante para nós e que não nos perdeu. Não de trata de o fazer entender que é o centro de toda a nossa atenção, pois se houver novos membros deverá dar-lhes atenção também e cuidar deles, trata-se de o fazer entender que agora esta atenção e carinho agora ficam repartidos de forma equitativa e deve respeitar isso.
  • Também é boa ideia colocar as coisas do seu gato como a caixa de areia, a cama, o recipiente da comida, etc, em uma parte da casa na qual apenas esteja ele e não vão entrar os outros pets ou pessoas que possam ser o foco dos seus ciúmes. Assim poderá ter uma zona que seja só sua e poderá ter um lugar no qual se sente seguro e sem estresse.
  • Algo que talvez não lhe passe pela cabeça é que o seu gato ou gata esteja urinando fora da caixa de areia pelo simples fato de considerar que não está suficientemente limpa. Deve ter muito cuidado com a higiene da caixa de areia, pois há gatos que com pouco uso desta já a acham suja e não querem entrar nela para a usar. Como deve saber, os felinos são muito limpos e asseados pelo que não gostam da sujidade e costumam evitá-la. Por isso, também deve ter cuidado para que a caixa de areia não se encontre muito perto da sua zona de comida e água, pois não lhe parecerá o melhor lugar para fazer as suas necessidades e, se isso acontecer ele procurará outro lugar.
  • Ainda em relação à caixa de areia também pode acontecer que o nosso felino não goste da textura da areia ou do seu odor e por isso decida urinar fora da caixa de areia. Por isso mudando simplesmente de marca ou de tipo de areia poderá resolver o problema. Outra possibilidade é que não goste de compartilhar a caixa de areia com mais gatos ou que ache que estão demasiados utilizando a mesma caixa de areia, pelo que será importante ter uma caixa de areia para cada gato ou, no máximo uma para cada dois anos se aceitarem isso. Se tiverem de partilhar a caixa de areia com mais gatos, o mais provável é que procurem um lugar que gostem mais.
  • Além de mudar a areia com frequência, mudar o tipo de areia, colocar mais caixas de areia para não terem de compartilhar um entre vários e mantê-las bem separadas da comida e da água, pode experimentar colocar caixas de areia em todos os pontos nos quais o gato urina em casa para o relacionar e aprender a utilizar e aceitar a caixa de areia. Mesmo que a caixa de areia não esteja ao lado da comida e da água, pode ser que o lugar onde se encontra não convença simplesmente o gato e, pode ser que apenas mudando de lugar já a aceite e deixe de urinar em outras zonas de casa.
  • Durante todo este processo de mudanças, cada vez que vir que o seu gato está urinando fora do sítio, deve dizer-lhe um "não" firme enquanto o interrompe e afasta da zona. Uma reação negativa custa mais a entender do que uma positiva, por isso, o que deve fazer é quando vir que utiliza a caixa de areia corretamente em vez de urinar em uma parede, é dar-lhe um prêmio, podendo ser uma carícia, um momento de brincadeira ou um pouco da sua comida favorita. Deve dar esta recompensa apenas quando pegar o animal tendo o comportamento correto, caso contrário ele não se lembrará do que fez e não entenderá.
Dicas para o meu gato não marcar território - Dicas para evitar que o gato marque território com urina

Dicas para evitar que o gato marque território com arranhões

Se quiser saber por que o seu gato arranha os móveis, deve ter presente que existem vários motivos e que todos são comportamentos naturais. É sabido que os gatos precisam de desgastar as suas unhas e tê-las afiadas, pois faz parte deles e do seu comportamento. É possível que se não lhe proporcionarmos lugares adequados para o fazer, optem por afiar as unhas nos móveis, algo que não gostamos. Por isso, deve se esforçar em encontrar um arranhador adequado para o seu amigo peludo.

Mas os felinos não arranham apenas superfícies para afiar as unhas, também marcam o seu território desta forma. Por isso, para diferenciar se o seu gato está simplesmente seguindo o seu comportamento natural com a higiene das suas unhas, ou se está marcando território, deve revisar o seu ambiente. Primeiro deve ter a certeza de que o seu companheiro está bem de saúde com consultas regulares ao veterinário. Depois, deve analisar as mudanças que ocorreram na vida do gato que lhe causaram estresse, ciúmes ou incômodos que o tenham levado a marcar território arranhando os móveis. Como já referimos, estes fatores são mudanças de casa, pessoas ou pets novos, entre outros fatores estressantes e que provoquem competição.

De seguida, vamos lhe dar algumas dicas para conseguir que o seu felino deixe de arranhar os móveis:

  • Primeiro deve se certificar de que tanto a sua saúde como o seu ambiente estão bem. Deve ter a certeza de que não há fatores que lhe provoquem estresse e necessidade de competir. Por isso, no caso de novos pets ou de pessoas novas em casa, deve lembrar ao seu fiel peludo que continue tendo a nossa atenção e carinho. É provável que se ele notar que a sua atitude com ele não mudou como esperava, ele relaxe e deixe de marcar o território com arranhões e comece a aceitar a nova companhia.
  • Como já referimos, se se tratar de marcação de território, os gatos macho não esterilizados costumam ser os que têm estes comportamentos mais acentuados, embora as fêmeas não esterilizadas também o possam fazer. Por isso, deve ter em conta a esterilização do seu gato. Confira todos benefícios de castrar um gato no nosso artigo.
  • Deve ter a certeza que tem um arranhador adequado para o seu amigo e se tiver vários gatos deve proporcionar-lhes vários e não apenas um. Além disso, pode proporcionar-lhes circuitos de jogos com diversas alturas e texturas onde se possa cansar e desgastar as suas unhas.
  • Deve colocar os arranhadores em locais estratégicos que sabe que gosta de arranhar. Por exemplo, nos cantos dos fáceis, assim conseguirá que ele passe a utilizar o arranhador ao invés de arranhar o sogá.
  • Pode proteger as partes dos móveis que costumam ser mal tratados com tecidos que eles já possam arranhar e estragar.
  • Se tiver arranhadores suficientes e mesmo assim o seu gato preferir arranhar os móveis, pode sempre tentar mudar o tipo de arranhar e/ou a sua localização, pois pode ser que talvez não goste desse arranhador ou não goste do lugar onde ele está.
  • É importante cortar de vez em quando as pontas das unhas do seu gato. Se não souber fazê-lo deve ir com ele ao seu veterinário.
  • Existem produtos com ervas naturais que atraem os gatos. Se pulverizar o arranhar com estas ervas conseguirá que o seu gato se centre neste objeto e não em outros.
  • Por sua vez, pode utilizar sprays repelentes nas zonas dos móveis afetados para o gato não voltar a arranhá-los.
  • Lembre-se que se pegar o seu gato marcando os móveis pode demonstrar que esse não é um comportamento desejado com um "Não" firme, mas os reforços negativos nunca são tão eficientes com os positivos. Por isso, quando o vir a arranhar o arranhador deve premiá-lo.
Dicas para o meu gato não marcar território - Dicas para evitar que o gato marque território com arranhões

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para o meu gato não marcar território, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
Rose
Eu tenho 3 gatos em casa, 1 macho e 2 fêmeas. Todos adultos e castrados, mas mesmo assim estão marcando território na casa inteira. Não estou entendendo esse comportamento.
A sua avaliação:
Tayna
Eu tô com um gato que de uns dias pra cá começou a marcar território só quando tá perto de mim, quando vou fazer carinho nele. Tivemos uma mudança, resgatei 1 gato, ele não está castrado ainda, mas antes só tinha o meu outro que já é castrado e as outras fêmeas. Seria por ciúmes do outro gato? Mas pq só quando tá perto de mim?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tayna. Tudo bem? Temos este artigo em que explicamos se gatos sentem ciúmes: https://www.peritoanimal.com.br/gatos-sentem-ciumes-22990.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Teófilo Silva
Digam o que disserem, mas o castigo dado ao gato que urina fora do local próprio, resulta em cheio. Desde sempre o vi fazer, e eu próprio o fiz. Uma ou 2 vezes é o suficiente. O castigo deve ser feito esfregando o focinho do gato na urina, durante vários segundos.
É remédio santo.
A sua avaliação:
Meu nome é Letícia Ribeiro
Boa tarde, lendo os artigos acima resolvi pedir ajuda, tenho três gatos castrados, um macho e duas fêmeas, todos resgatados de maus tratos, e a mais nova, de três anos, há uns meses resolveu fazer xixi igual ao macho, móveis, parede, todos os lugares da casa, o que faço, pois o macho tb faz isso.Me ajude por favor! Estou desesperada com tanto xixi dentro de casa!
Teófilo Silva
Leia o meu comentário e faça o teste.
A sua avaliação:
Glenda
Depois que adotei meu cachorrinho meu gato não para de marcar território nas coisas, eu fico louca com isso. Ele marca nos tapetes, no banheiro, na minha coberta (o que mais me deixa estressada) e até no sofá
Mas entendo que ele só se sinta ameaçado, pois chegou mas um novo membro na família
A sua avaliação:
Cintia
Minha gata tem 5 anos já e, ocasionalmente, ela faz xixi na minha cama (a cada 3 meses ou mais), notei que isso acontece sempre quando um edredom específico está na cama, ja lavei em casa, em lavanderia e acho que deve ter ficado cheiro. É possível isso?
A sua avaliação:
SANDRA AVILA LOPES
Boa tarde, tenho 2 gatas e já são castradas a algum tempo, não sei o que fazer para que não urinem nas paredes ou no sofá, o que poderia colocar nos lugares pra que não vão ali?
Rosana

Mesmo caso o meu ...queria saber o que posso fazer
Wellyton
E quando a gente não tem gato, como resolve?
Catia Rodrigues de Alcântara
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Flavia
Adotamos um gato ferido que apareceu em minha casa, ele já era castrado e tinha entre 1 e 2 anos de idade. Só que já tinhamos outro gatinho com 5 anos que é nosso xodó. Porém não encontramos ninguém para adotar o novo gato, por isso ficamos com os dois. Só que de uns tempos pra cá, os dois estão fazendo xixi pela casa inteira, onde podem eles fazem, até no carro, não podemos deixar os vidros abertos que eles entram e fazem. É nítida a marcação de território, os dois são castrados. Já tentamos de tudo, utilizamos produtos indicados, produtos caseiros, areia limpa, e a questão de uma caixa de areia para cada um não funciona, porque um acaba usando a caixa do outro, assim fazem também com os potes de agua e comida, eles não se respeitam de forma alguma. Não sei mais o que fazer, não queria me desfazer do adotado, mas não estou vendo outra opção. Acho que isso iria deixá-lo com trauma, pois acho que ele já foi abandonado lá em casa pelo antigo dono. Um detalhe é que nosso gatinho da casa nunca havia feito xixi fora da caixa até o outro aparecer.
Natalia
Minha gata urina no fogão! Já tinhamos um gato adulto castrado qdo pegamos ela, também adulta e castrada. Já vimos ela urinando em alguns lugares diferentes, mas o mais frequente é o fogão, o que claro é muito inconveniente. Ela usa a caixa de areia, mas tbm frequentemente urina em lugares diferentes, no padrão de demarcação. O quê podemos fazer?
Luísa Savala
Oi Natalia! Como referimos no artigo: é muito importante que saiba distinguir o possível motivo que causa o comportamento do seu gato. Por exemplo, o fato de urinar fora mas perto da caixa de areia pode querer dizer várias coisas. Neste caso, pode ser que se trata de marcação de território, mas talvez se trate de algum problema de saúde ou de ter algum problema com a caixa de areia em si. Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer é visitar um veterinário para que ele faça um check-up completo para descartar doenças ou problemas de saúde que possam causar o comportamento não desejado, ou fora do normal, do seu gato. Sobretudo, porque se realmente se trata de um problema de saúde, quanto mais cedo se detetar melhor.
Sendo assim, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria Luiza
Meus gatos são castrados, foram castrados com 4 meses, mas marcam o território pela casa inteira. sala, quarto tudo eles fazem jatos de urina. o que posso fazer? já comprei e passei repelente, já lavei com vinagre os locais mas é insuportável o cheiro que fica
ROSELE SCHMIDT
Meus gatos usam a caixa de areia, MAS entram na caixa e levantam o bumbum fazendo xixi na parede ao lado da caixa. Alguém tem alguma dica do que fazer?
Luísa Savala
Oi Rosele! Nosso artigo sobre como ensinar o gato a usar a caixa de areia pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
No entanto, se esse comportamento persistir, o mais recomendado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
Lara
O meu gato ainda não está castrado. Ele anda a urinar em todos os sitios possiveis da casa, deixando um odor horrivel e desagradavel para todos em casa. Tenho medo de quando o castrar que seja igual e que nao mude nada no seu comportamento. Sabe me dizer quanto é a probabilidade de ele continuar a urinar em diferentes sitios da casa sem ser na sua caixa de areia?
Luísa Savala
Oi Lara! Uma das vantagens de castrar um gato é que ele deixará de marcar a casa com urina ou fezes.
Se você quiser saber mais sobre os benefícios da castração, veja nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-de-castrar-um-gato-5396.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Glenda
Também estou com esse problema, fiz vários exames e meu gato não tem nenhum problema de saúde, a marcação de território está insuportável, ele marca território em minha cama onde ele mesmo dorme e em outros pontos da casa, realmente não sei o que fazer. 😔
Kelly valandro
Munha gata ela fixa só dentro de ksa quando eu saio, ela só fazia xixi no ralo do banheiro, mas agora ela começou a fazer xixi perto da porta e janelas da casa até mesmo na pia da cozinha, e hoje recebi uma visita de uma amiga e ela fez xixi na bolsa da minha amiga, ela não é castrada ainda, o que eu faço, pra ela voltar a fazer xixi no ralo
Luísa Savala
Oi Kelly! Você já tentou as dicas do artigo?
Edith Roitburd
Meu gato castrado voltou a demarcar território. Qual solução? Teve uma contrariedade porque eliminei um lugar em que se escondia debaixo da minha cama. Aparentemente resolvera.
Agora morreu um outro gato que eu tinha , atropelado e este até hoje o procura, voltando a demarcar território num sofá´. Está triste, desapontado, carente e tudo isso já tentei suprir, porem continua.
Luísa Savala
Oi Edith! Você já tentou as dicas do artigo?
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Isabela
Meus gatos vivem fazendo isso é estou grávida, o que posso fazer quando meu bebê chegar?
Eunice
também estou com um problema sério meus gatos são castrados e nao sei mais o que fazer, eles estão fazendo xixi por tudo nos móveis paredes ultimamente, preciso urgente de um produto para ver se eles parem com isso. pois está cada vez mais complicado eu já coloquei caixa de areia fiz de tudo e não estou conseguindo.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eunice! Em primeiro lugar, comece por garantir que tem o número de caixas de areia adequado: https://www.peritoanimal.com.br/quantas-caixas-de-areia-por-gato-temos-a-resposta-22390.html. Coloque as caixas em sítios diferentes da casa. Compre feliway em difusor que também pode ajudar.
Anni
Adotei uma gata adulta, com 2 anos, a gata é uma graça, estamos a 3 meses com ela, e sinceramento não aguento mais, ela faz xixi na tela do meu computado, no meu local de trabalho, dentro do sofá, não tem nenhuma higiene rotineira de gatos. Come todas as minhas plantas... Não sei mais o que fazer.
Elcio
Mata ou doe.
Elisabete Fabricio
Bom dia! Estou com problema muito sério com um gato que chegou de fora, brigou com meu gato e ficou muito ferido. Precisei chamar o veterinário para cuidar do furo que ficou em seu pescoço. Não conseguimos tratar em casa e precisei pagar sua internação por 15 dias para tentar salvar o gato. Quando melhorou teve ala e trouxeram novamente em minha casa. O gato acostumou e não quis mais ir embora. Porem chegou o transtorno com minha família, pois ele sobe no telhado para marcar o território e o xixi escorre tudo pela parede e vaza dentro do meu quarto, meu marido não quer mais permitir a presença dele em minha casa . Preciso de uma ajuda rápida para solucionar esse caso. Aguardo solução, obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisabete. Ele está castrado?
Dicas para o meu gato não marcar território
1 de 5
Dicas para o meu gato não marcar território

Voltar ao topo da página ↑