Dietas equilibradas

Quantidade de comida diária para gatos

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 junho 2023
Quantidade de comida diária para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais carnívoros que preferem comer várias vezes ao dia ao invés de apenas uma, tal como fazem em estado selvagem. Além disso, não costumam comer em excesso, apenas comem o que precisam, no entanto você deve saber que a quantidade de comida diária para gatos depende de vários fatores, como a idade, o tamanho, a atividade física ou a personalidade do animal. É responsabilidade do tutor proporcionar uma alimentação equilibrada e de qualidade ao pet para evitar que o gato sofra de sobrepeso, ou pelo contrário, fique desnutrido.

Neste artigo do PeritoAnimal damos todas as dicas para alimentar estes animais de companhia corretamente dependendo da etapa da sua vida, uma vez que é muito importante considerar que a quantidade diária de comida para gatos adultos será diferente que a de gatos filhotes ou de gatos idosos.

Também lhe pode interessar: Quantidade diária de comida para coelhos

Índice

  1. Alimentação de gatos lactantes
  2. Quantidade de comida para gato filhote
  3. Quantidade de comida para gato adulto
  4. Quantidade de comida para gato idoso
  5. Quantidade de comida diária para gatos - Considerações gerais

Alimentação de gatos lactantes

Os gatos lactantes iniciam o desmame por volta das 3 semanas de idade[1], por isso até aí, não é recomendável oferecer qualquer alimento para além do leite materno, uma vez que não precisam de nenhum outro produto adicional que ofereça mais nutrientes. O leite materno contém absolutamente tudo o que estes pequenos animais precisam, por isso o tutor não tem que se preocupar se os gatos tomam a quantidade de leite que precisam ou não. Se você notar que os gatos filhotes reclamam ou estão inquietos, pode ser porque não ficaram satisfeitos e precisam de mais leite.

Caso eles não tenham acesso ao leite materno, existem alguns substitutos preparados de leite que se podem obter em veterinários e lojas especializadas, mas é sempre recomendável amamentá-los naturalmente com as suas mães biológicas.

A partir da quarta semana, você pode ir introduzindo um pouco de comida sólida/ração especial para gatos filhotes, desfeita em pedacinhos e molhada em água até ter uma consistência de puré, para se começarem a habituar a esta comida. As primeiras semanas de vida dos gatos são cruciais para o bom desenvolvimento e crescimento dos mesmos. Por volta das 7 ou 8 semanas, o gato estará totalmente desmamado.

Quantidade de comida diária para gatos - Alimentação de gatos lactantes

Quantidade de comida para gato filhote

A partir das 8 semanas (depois do desmame) e até aos 4 meses de vida, é necessário dar aos gatos jovens várias refeições por dia. Lembre-se que estes animais não costumam beber muita água, por isso você deve alternar a ração seca com a comida úmida para compensar esta falta de líquido. Leia mais sobre isso no nosso artigo sobre a idade em que os gatos começam a comer ração.

Nesta etapa da vida dos gatos, o estômago deles é muito pequeno e não cabem grandes quantidades de comida por cada refeição, mas à medida que o seu pet for crescendo, ele vai precisar cada vez mais de um pouco mais de alimento em cada refeição. Assim, dos 4 aos 6 meses de idade, é necessário aumentar a dose de alimento por refeição para que não falte comida ao animal, tentando sempre não ultrapassar o limite para que o gato mantenha o seu peso ideal.

Relativamente à quantidade de comida em gramas, esta depende da ração que você utilizar, pois a mesma quantidade em gramas de uma ração não vai ter as mesmas calorias e nutrientes que outra ração diferente. Por esse motivo, o ideal é você se guiar pelas informações da embalagem e pelos conselhos do seu médico veterinário, já que as necessidades nutricionais do gato dependem da raça, estilo de vida e eventuais condições médicas.

Quantidade de comida diária para gatos - Quantidade de comida para gato filhote

Quantidade de comida para gato adulto

A partir dos 12 meses, o seu gato já será adulto e, como mencionamos anteriormente, a quantidade de comida diária dependerá do peso, da atividade física e da personalidade da raça.

Quantas vezes o gato deve comer por dia?

Os gatos selvagens fazem pequenas refeições conforme as presas que caçam por instinto. Os gatos domésticos fazem entre 10 a 20 refeições por dia, ingerindo aproximadamente 5 gramas em cada refeição. É muito importante para o gato ter comida à disposição sempre que ele precisar. Por esse motivo, você deve controlar as quantidades indicadas na embalagem e distribuí-las ao longo do dia. Se o seu gato faz corretamente a gestão da comida dele ao longo do dia, você apenas tem de se preocupar com a quantidade total e distribuir em duas tomas diárias, por exemplo. Se por outro lado, o seu gato tem tendência a obesidade e come tudo de uma vez, terá de ser você quem distribui a quantidade indicada por um maior número de refeições ao longo do dia.

Quantidade de ração para gato

Uma vez que as gramas de comida diária dependem da fórmula nutricional da ração, não é possível dizer com precisão quantidade de gramas mais indicada. De qualquer modo, apresentamos um exemplo descrito na embalagem de ração Premium Cat - Gatos Adultos Beleza da Pelagem da Royal Canin:

  • Se pesa 2kg: 25-40 gramas de ração
  • Se pesa 3kg: 35-50 gramas de ração
  • Se pesa 5kg: 40-60 gramas de ração
  • Se pesa 6kg: 55-85 gramas de ração
  • Se pesa 7kg: 60-90 gramas de ração
  • Se pesa 8kg: 70-100 gramas de ração
  • Se pesa 9kg: 75-110 gramas de ração
  • Se pesa 10kg: 80-120 gramas de ração

Porém, as necessidades energéticas (quilocalorias) podem ser calculadas, pois não dependem da ração e apenas do gato. É nessas que você se deve focar já que em princípio, uma ração comercial premium terá todos os nutrientes essenciais para suprir as necessidades do seu gato.

Na imagem seguinte, você pode consultar a nossa tabela com as necessidades energéticas aproximadas em quilocalorias do gato conforme o peso do gato, idade e condição corporal[2].

Quantidade de comida diária para gatos - Quantidade de comida para gato adulto

Quantidade de comida para gato idoso

A partir dos 7/8 anos, o nosso animal passará de ser um gato adulto a ser um gato idoso e, como consequência, a capacidade dele para digerir proteínas e gorduras diminuirá. Por isso, pode ser necessário mudar o tipo de ração de modo a fornecer refeições de alta qualidade e de fácil digestão.

Para além da capacidade de digerir, conseguimos notar outras mudanças no nosso pet que se vai tornando cada vez maior, como a qualidade do seu pelo, que se tornará menos brilhante, ou a quantidade de atividade física diária, tornando o gato menos ativo e mais tranquilo. Ainda assim, este processo é inevitável, mas podemos prolongar notavelmente a vida do nosso animal de companhia se o alimentarmos de uma forma correta e adequada à sua idade.

Quantidade de comida diária para gatos - Quantidade de comida para gato idoso

Quantidade de comida diária para gatos - Considerações gerais

  • Os gatos são animais de hábitos, pelo que é recomendável que tenham uma rotina diária fixa assim que começarem a sua etapa adulta.
  • Continuando com o tema da rotina, é necessário dar de comer no mesmo sítio e à mesma hora todos os dias, em um local tranquilo e que esteja sempre longe da sua caixa de areia.
  • Para dar de comer ao seu pet, utilize uma superfície fácil de limpar para colocar um recipiente de metal ou de cerâmica. Alguns gatos preferem comer em um recipiente plano, e isto ajuda a evitar que comam demasiado rápido.
  • Se você tem mais de um gato, deve se certificar que cada um tem o seu respetivo recipiente de comida a uma distância considerável, para não brigarem nem comerem a comida do outro.
  • Veja também os alimentos proibidos para gatos, para evitar que os comem e não tenham problemas de saúde.
Quantidade de comida diária para gatos - Quantidade de comida diária para gatos - Considerações gerais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida diária para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. Overall. K. (2013) Manual of clinical behavioral medicine for dogs and cats. Elsivier.
  2. Adaptada de: http://www.animalmedicalcenterofchicago.com

Vídeos relacionados com Quantidade de comida diária para gatos

1 de 3
Vídeos relacionados com Quantidade de comida diária para gatos
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
rafael8
é recomendado deixar a comida a disposição o dia inteiro se meus gatos não estão obesos?
A sua avaliação:
MARCILIO DOS ANJOS LACERDA
Olá, boa tarde.
Tenho um gato filhote de 4 meses da raça bengal, pesando 2,5kg. Estou dando a quantidade diária de ração seca indicada pelo fabricante. Quero adicionar a ração úmida 1 vez ao dia. Minha dúvida é a quantidade que poderia dá de ração úmida, uma vez que já recebe a ração seca como alimento principal.
Obrigado.
A sua avaliação:
Yu
Eu tenho dúvidas sobre alimentação.
É o meu primeiro gato.
Está castrado há 2 meses já.
A alimentação é uma concha de feijão cheia e 3x por dia.
A quantidade diária pelo que eu vi pelas informações é de 50 grs?
Como medir se não há balança?
Será que estou dando ração demais????

POLIANA MOURA
vai num pet shop e peça um medidor de ração.
A sua avaliação:
ruben alberto sibilla
Meu gato pede comida o dia todo desde que eu acordo até me retirar a noite.Coloco 50 grs de ração mas sempre quer mais.
Pode me dar uma dica.obrigado
Manuel Romero Furtado de Sousa
Acredito que seja o habito de pedir. Divida as 50g em pequenas partes ao longo do dia. Estabeleça horários fixos, crinado uma rotina. Quando estiver com ele faça um carinho, brinque, pode ser que o miado seja uma forma de querer atenção.
A sua avaliação:
Vânia lopes
Estou dando 70g por dia, ou seja, 35gr para cada um de ração, pois tenho 2 gatos adultos. Um está com 6 kg e ooutro com 8,5kg, são irmãos e castrados há 5 anos. Moramos em apartamento e eles não saem.
O q devo fazer para q eles emagreçam? Exercícios? Como?




gatos
Manuel
Olá Vânia! Inicialmente veja as características da raça de seus gatos, se for de porte grande, penso que não deverás se preocupar com o peso. Porém se a raça for de porte padrão, como verificamos na tabela acima, devemos levar em conta a questão da obesidade a partir do peso de 5kg. Seria interessante você estimular seus gatos a brincarem, usando bolinhas de papel ou de plástico, pedaços de fita ou barbantes, ratos de borracha. Em relação a alimentação veja a possibilidade de dividir 40g ou 50g em 3 ou 4 vezes durante o dia em horários fixos. Espero ter ajudado.
Cristiane Mendes Pinto
Boa noite. Tenho uma gata persa de 10 anos e pesa 2.700kg. Faz aproximadamente duas semanas que comecei a acrescentar as refeições dela a comida umida. No entanto ela agora nao quer comer mais a ração seca. Nao sei a quantidade certa de ração umida que devo dar a ela. Ela sempre comeu pouco. Desde ja, obrigada.
Luísa Savala
Oi Cristiane! Temos um artigo que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-racao-causas-e-solucoes-22882.html
Luzia
Amei o artigo, pois tinha muita dúvida quanto ao assunto ...maaaas, ainda tenho uma dúvida, por exemplo tenho um gato que pesa 3.800, dai , por exemplo na embalagem da ração diz que é pra dar, sei lá, 90 gr, a minha dúvida é : esses 90 gramas devem ser repartidos ao longo do dia (até completar as 90 gr) ou 90 gramas cada vez que der a ração pra ele ? Por que se eu dividir essa quantia , não estou sendo miseravel com o coitado do bichano ? Mas vi que eles comem 5 gramas por vez ...os meus são tudo uns esfomeados kkk. Obrigada
Luísa Savala
Oi Luzia! Como mencionamos no artigo: Os gatos selvagens fazem pequenas refeições conforme as presas que caçam por instinto. Os gatos domésticos fazem entre 10 a 20 refeições por dia, ingerindo aproximadamente 5 gramas em cada refeição. É muito importante para o gato ter comida à disposição sempre que ele precisar. Por esse motivo, você deve controlar as quantidades indicadas na embalagem e distribuí-las ao longo do dia. Se o seu gato faz corretamente a gestão da comida dele ao longo do dia, você apenas tem de se preocupar com a quantidade total e distribuir em duas tomas diárias, por exemplo. Se por outro lado, o seu gato tem tendência a obesidade e come tudo de uma vez, terá de ser você quem distribui a quantidade indicada por um maior número de refeições ao longo do dia.
A sua avaliação:
Michael
Melhor artigo que encontrei sobre comida para gatos. A castração de gato tem influência na quantidade que devo dar para ele? E as vacinas para gatos? obrigado.
A sua avaliação:
M. V. Bruna
Sinto a necessidade de parabenizar o site pelo conteúdo correto e escrito com responsabilidade, recomendando sempre consultar as informações com o veterinário.
Como veterinária, me preocupo ao ver tantos e tantos sites disseminando recomendações sem fundamentos, sem responsabilidade, o que representa um perigo enorme aos tutores que não sabem diferenciar as informações corretas das incorretas/incompletas. Sempre que alguém me pede indicação de site confiável sobre pets eu recomendo Perito Animal.
isabel maria da silva
boa tarde Mariana...como vc ja sabe adotei uma gata com seus 4 recen nascidos, a 10dias castrei a mamae, e vacinei, agora com 2meses, e hora de vacinar os filhotes, porem as vacinas estao muito caras, e sao 4...vc poderia me dizer se tem uma so vacina mais importante a dar para eles, pois nao vou poder vacinar os 4, com as vacinas indicadas pelo veterinario...estou preocupada...a campanha da prefeitura so da a anti rabica, que em agosto, periodo certo para a idade deles, mas e a v2, v3, 3 v4...eu poderia dar apenas a v4 em todos...
isabel maria da silva
boa noite, castrei minha gata mamae, porque tinha um gato rondando, e ela estava querendo fugir, entao a vet achou melhor ja castrar, porem ela ainda estava amamentando, o primeiro dia da cirgia nao, mas no dia seguinte, ontem, ela chamou os filhotes para amamentar mesmo com a roupa, quandi fui fazer curativo suas mamas estavam empedrando, estou dando remedio para secar o leite, e tambem tirei a roupa, e improvisei uma faixa, so que ja peguei os gatinhos mamando varias vezes, eu os tiro, coloco separado dela, mas ela sobe ate na janela para sair e atende-los... me disseram que nao podem mamar porque faz mal, pela anestesia e os medicamentos que ela esta tomando, isso e real, pois falei pra vet e ela nao falou nada, que nao podia...nao pode mesmo...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! O principal perigo deles mamarem é se a gata está com uma infeção. Quanto a fazerem mal os medicamentos, depende do antibiótico e outros fármacos utilizados. Aconselhamos que visite novamente a médica veterinária para que examine as maminhas dela.
isabel maria da silva
Boa noite, minha gata ainda esta amamentando, os filhotes tem 45 dias, estao começando a comer, intercalando com as mamadas, estou dando a raçao royal canim mother baby cat para ambos, mae e filhotes, na embalagem, diz ate 4 meses, duas duvidas, porque nao posso continuar dando essa raçao por mais tempo, e quando paro de dar essa raçao para a mae, assim que demamar seria? e como separar as raçao mae e filhote pois hora os filhotes comem com ela, hora ela comem com eles...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Como é quase impossível separar o tipo de alimentação, todos devem comer a específica para os filhotes. Você pode seguir com a mesma marca e comprar a ração específica para a etapa posterior a essa, que seria a Royal Canin Kitten. A mudança deve ser gradual, no início apenas com uma pequena percentagem da nova ração e depois você vai aumentando gradualmente a percentagem, semana a semana até oferecer apenas a nova ração para eles.
isa
boa tarde Mariana, minha gata adotada, foi castrada, e agora com os pontos ja retirados, nao tinha deixado de amamentar, entao continua a amamentar, depois de retirar os pontos...porem os filhotes comem raçao seca alternados 2x ao dia sache, pois nao gostaram do pate enlatado...porem a raçao seca da royal canim mather baby cat, eles nao estao querendo mais comer, parece que enjoaram, ai meu marido comprou a da goldem seleçao natural filhotes, eles comeram bem, mas eu gostaria de que comecem a royal, posso alternar e dar as duas pox exemplo...pois eles comeram a goldem sem previa algum, direto...isso pode causar problema ne, ja li nos seus artigos...agora voltei so na royal, mas percebi que comem menos, mas tbm voltaram mamar mais. pela minha vet, tudo bem, eu coloco as duas e eles comem a que gostam...
Alessandra Gameiro
Estou tendo um grande problema, aproveitando essa pergunta. Eu tenho uma gata de 2 anos que come ração da ND Farmina para castrados adultos e agora peguei um filhote desde os 40 dias que come a Kitten da ND. Passei dar a kitten para os dois, mas a gata adulta está ficando muito gorda e sem energia. Não posso dar a de castrados para os dois?
A sua avaliação:
Lidia
E gatos adultos castrados (2.300 kg), qual a quantidade de ração a oferecer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lidia! Deverá dar cerca de 40-60gr de ração. De qualquer forma tudo depende da ração porque diferentes composições têm diferentes quantidades de calorias. O melhor é sempre confirmar a quantidade aconselhada na embalagem ou seguir o que indicar o médico veterinário que acompanha o seu gato.
A sua avaliação:
Lidia
De 200 a 250 grs de ração equivalem a + de 1 xicara de chá de ração ?
1 de 6
Quantidade de comida diária para gatos