PARTILHAR

O reforço positivo nos gatos

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 6 fevereiro 2019
O reforço positivo nos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se está começando a educar o seu gato ou pretende praticar adestramento com ele, é muito importante que tenha uma coisa bem clara: não vai conseguir nada com palavras ruins ou broncas. Menos ainda com maus tratos.

O gato é um animal muito especial e como deve saber, os felinos não baseiam o seu dia a dia em nos satisfazer, pelo contrário, esperam ser tratados como reis e não moverão nem um dedo a troca de nada.

Quer seja para lhe ensinar a usar o banheiro, para o educar a não arranhar os móveis ou talvez a não morder, utilizar o reforço positivos nos gatos é uma excelente forma de conseguir resultados em adestramento. Continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra como o fazer.

Também lhe pode interessar: O reforço positivo em cães

O que é o reforço positivo

O reforço positivo consiste simplesmente em premiar aquelas atitudes que nos agradam do nosso animal de estimação. Pode utilizar comida, carinho ou palavras agradáveis, tudo vale se o seu gato fizer alguma coisa bem e o fizer sentir confortável.

Se está modificando um comportamento, como por exemplo o arranhar os móveis, deve dar-lhe um prêmio com guloseimas ou carinhos quando ele usar o arranhador, isso será uma excelente forma de lhe dizer "Isso sim, gosto disso!". Deve saber que os animais adestrados através do reforço positivo aprendem mais rápido e melhor.

O reforço positivo nos gatos - O que é o reforço positivo

Como utilizar o reforço positivo

Lembre-se que para que o animal lhe faça caso não pode oferecer-lhe qualquer tipo de comida, deve descartar a ração e apostar por outros produtos mais saborosos para o gato como por exemplo pequeno pedacinhos de alimentos que ele gosto, ou snacks próprios para este efeito.

Se nunca o fez antes, deve ser muito constante para que o seu gato compreenda o reforço positivo e se habitue a satisfazer a suas indicações. No entanto, uma vez que o gato entenda como funciona este sistema não deixará de perseguir você pela casa para receber delicioso e saborosos prêmios.

O reforço positivo nos gatos - Como utilizar o reforço positivo

Benefícios do reforço positivo em gatos

enquanto que o castigo pode ser a causa do medo, o estresse e inclusivamente de uma atitude agressiva do nosso gato, o reforço positivo é muito aceite pelo felino.

Além disso, entre os benefícios podemo destacar uma melhor relação entre ambos, a estimulação da sua mente e inclusivamente pode ajudar-nos a modificar a sua conduta para que esta seja mais positiva.

O reforço positivo nos gatos - Benefícios do reforço positivo em gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a O reforço positivo nos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O reforço positivo nos gatos
1 de 4
O reforço positivo nos gatos

Voltar ao topo da página ↑