Partilhar

Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

 
Por Giselly Lillmans. 6 novembro 2019
Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

Ver fichas de  Cachorros

Quando tomamos a decisão de conviver com uma cadela, é muito importante considerar seu ciclo reprodutivo. As fêmeas passam por fases férteis, conhecidas popularmente com o nome de "cio das cadelas". Durante esses dias é que a fecundação e gravidez podem ocorrer. Mas,quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto? Neste artigo do PeritoAnimal, responderemos esta pergunta. Também vamos conhecer as características do cio e a importância da esterilização.

O cio em cachorros: ciclo reprodutivo

Para responder à quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto, é essencial que você conheça o ciclo reprodutivo dessa espécie.

Com quantos meses a cadela entra no cio?

As fêmeas amadurecem sexualmente aos 6-8 meses, embora existam variações dependendo da raça. As menos serão férteis antes, e as maiores demoram alguns meses a mais.

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

O período fértil, no qual as cadelas podem ser fecundadas, é chamado de cio e é caracterizado por sinais como sangramento vaginal, inflamação da vulva, aumento da eliminação da urina, nervosismo ou exibição dos órgãos genitais, levantando a cauda e elevando a parte traseira. O cio ocorre aproximadamente a cada seis meses, ou seja, duas vezes por ano. Fora desses dias, as cadelas não podem se reproduzir.

Nos machos, porém, uma vez que tenham amadurecido sexualmente, o que ocorre por volta dos nove meses de idade, mas também pode variar de acordo com o tamanho da raça, não há período de fertilidade. Sempre que perceberem uma fêmea no cio, estarão prontos para cruzar.

Descubra mais detalhes sobre este período no nosso artigo: o cio nos cachorros: sintomas, duração e fases.

Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto? - O cio em cachorros: ciclo reprodutivo

Uma cadela pode engravidar depois do parto?

Levando em conta as características do seu ciclo reprodutivo, após uma cadela dar cria, quanto tempo ela demora para entrar novamente no cio? Como vimos, o cio das cadelas ocorre, em média, a cada seis meses, independentemente de ter ocorrido ou não gestação em um deles. Portanto, a cadela pode voltar a gestar depois de uma cria, dependendo de quando ocorreu seu cio anterior. Nem a amamentação nem os cuidados com os filhotes afetarão esse período de seis meses.

Quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

Tendo em conta a separação de cerca de seis meses entre um cio e outro, e a duração da gestação de aproximadamente dois, a cadela entra no cio cerca de quatro meses após o parto.

Vamos explicar com mais detalhes quanto tempo uma cadela leva para entrar no cio depois de dar cria: nos dias do cio receptivo, se a cadela entra em contato com um macho, é muito provável que ocorra o cruzamento, cópula e fecundação. A gestação desta espécie dura cerca de nove semanas, uma média cerca de 63 dias, após os quais ocorrerão o parto e a subsequente criação da ninhada, que será alimentada com leite materno durante as primeiras semanas de vida.

Quanto tempo após o parto a cadela pode ser castrada?

Agora que sabemos quando uma cadela entra no cio depois de ter cria, muitos cuidadores consideram a possibilidade de esterilizá-la ou castrá-la para evitar novas ninhadas e cios. E esta é uma opção muito boa, recomendada como parte da criação responsável. A castração ou esterilização é a remoção do útero e ovários. Dessa forma, a cadela deixar de entrar no cio, o que impede o nascimento de novas ninhadas que contribuem para a superpopulação canina.

Há mais cachorros do que lares dispostos a recebê-los, e isso resulta em uma quantidade muito alta de abandono e maus tratos. Além disso, a esterilização reduz a possibilidade de tumores da mama e impossibilita a ocorrência de infecções uterinas ou piometra canina.

Outros métodos, como a administração de fármacos para prevenir o cio, são desencorajados devido a seus importantes efeitos colaterais. Como explicamos na seção anterior, depois que uma cadela tem cria, temos uma margem de cerca de quatro meses antes de ela voltar ao cio. Durante os dois primeiros, é recomendável que a cadela permaneça com seus filhotes, e você não deve interferir na criação deles programando uma operação.

Assim, é aconselhável marcar a esterilização assim que os filhotes atingirem as oito semanas, desmamarem ou mudarem para novos lares.

Se você cuida de uma cadela que acaba de dar cria, sugerimos dar uma olhada neste vídeo do canal do PeritoAnimal sobre os cuidados com os filhotes:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Vídeos de Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

1 de 3
Vídeos de Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

Escrever comentário sobre Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?
1 de 2
Em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

Voltar ao topo da página