Partilhar

Cachorro feliz: recomendações gerais

 
Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 31 julho 2019
Cachorro feliz: recomendações gerais

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são animais amorosos que requerem que suas principais necessidades sejam cobertas para estarem saudáveis e felizes. Um lar, um bom lugar para dormir, uma dieta balanceada e muito amor e carinho de seus tutores são alguns dos cuidados essenciais.

Na hora de pensar em dar o melhor ao seu pet, você deve pensar como fazer seu cachorro feliz. Não se trata de concordar com tudo e permitir que sele se comporte de qualquer maneira mas, de suprir as exigências básicas que o tornarão um cachorro feliz, equilibrado, saudável e alegre. A seguir, nesse artigo do PeritoAnimal vamos te dar alguns conselhos sobre como fazer um cachorro feliz: recomendações gerais. Continue lendo!

Cachorro feliz: o que é necessário

É verdade que os cachorros não precisam de muito para serem felizes, já que se contentam com pouco. Por isso, se você oferecer muito carinho, prestar atenção ao que precisam, der um local cômodo para dormir, uma alimentação de qualidade, garantir a prática de exercícios e passeios na rua para fazer as necessidades, os cachorros serão os animais mais felizes do mundo! E não é só isso, eles devolverão todo esse amor de forma multiplicada e adorarão seus tutores para sempre pois, são animais extremamente agradecidos.

Cachorro feliz precisa de higiene

É possível que o seu cachorro adore brincar na terra depois de ter tomado banho mas, apesar disso, eles adoram sentir-se limpos. Por isso, a higiene é uma prioridade na hora de fazer um cachorro feliz. Escovar o pelo com regularidade fará com que o pelo brilhe e que não tenha nós. Além disso, previne certas doenças e a invasão de parasitas externos.

A limpeza dos ouvidos é muito importante porque mantém os ácaros e infecções longe. Além disso, não se esqueça da higiene bucal para proteger os dentes do seu cachorro e também, manter as unhas do seu pet cortadas para evitar qualquer tipo de incidente, como ficarem presas em alguma coisa.

O momento de asseio é a oportunidade perfeita para criar vínculos com seu cachorro, aproveite essa oportunidade. Além disso, seu pet irá recordar positivamente o momento e será uma experiência agradável para ambos.

Cachorro feliz precisa de uma boa alimentação

Alguns cachorros são capazes de comer qualquer coisa mas isso não significa que seja bom para a saúde deles. A longo prazo, uma alimentação desorganizada apenas resultará em doenças. Devido a isso, uma alimentação de qualidade é um elemento essencial para fazer feliz um cachorro adulto, filhote ou idoso.

É importante que você se lembre que o alimento, seja úmido, seco ou caseiro, deve estar adaptado ao tamanho do animal, idade, raça e atividade física que realiza, além das possíveis condições que possa sofrer. Da mesma forma, não se esqueça de oferecer a todo o momento um recipiente com água fresca para que ele se mantenha hidratado.

Cachorro feliz precisa de brincar

Um cachorro para ser feliz precisa de muitos, muitos jogos! Manter uma rotina de brincadeiras fará com que o seu cachorro queime toda a energia acumulada, principalmente se passa muitas horas dentro de casa e, assim, você o manterá corretamente estimulado. Além disso, é mais uma oportunidade de passarem um bom tempo juntos.

No momento dos jogos, deixe a imaginação fluir. Você pode utilizar uma série de brinquedos tendo em conta o tamanho (para que ele não consiga ingerir) e qual o material (para evitar que ele se machuque). Ainda assim, tenha em conta que os jogos de inteligência são muito recomendados para manter a mente estimulada, uma vez que o objetivo dos jogos não é só que o animal queime energia.

Cachorro feliz precisa de exercício físicos

Além dos jogos, é importante que você ofereça ao seu cachorro momentos de atividade física fora de casa. Esse é um dos elementos mais importantes para deixar o seu cachorro feliz. Passeios, visitas a parques onde ele possa cheirar coisas novas e enfrentar desafios que estimulem a inteligência são uma excelente maneira de oferecer diversão e enriquecer ainda mais a vida do seu pet. Os cachorros são animais sociáveis por natureza, curiosos e ativos, por isso, precisam correr, relacionarse com outros cachorros e conhecer novos lugares. Nesse sentido, uma boa socialização é fundamental para que ele aprenda a se comunicar adequadamente com seus congéneres, outros animais e pessoas.

Durante os passeios, lembre-se de levar a coleira com o nome do animal e os dados de contato. Também confirme se é uma área segura e não permita que o seu cachorro se afaste muito, evitando assim que ele se perca.

Cachorro feliz precisa de atenção

Os carinhos são uma demonstração de afeto muito importante, tanto para o ser humano como para os animais e, os cachorros não são uma exceção. Demonstrar carinho ao seu cachorro fará que você melhore a sua relação com ele, estreitando os laços afetivos.

Demonstrar carinho não implica apenas fazer carinho e brincar com seu pet, mas também prestar atenção as necessidades em geral. Entender o que o seu cachorro está sentindo é fundamental para ajudá-lo quando ele precisa, para isso, você pode conferir mais informações em: linguagem corporal dos cachorros e os sinais de calma.

Cachorro feliz precisa de um veterinário

É muito importante garantir a saúde do seu cachorro oferencendo uma boa medicina preventiva e a melhor forma é visitar um veterinário de confiança frequentemente. O ideal é que o profissional realize um check up geral do animal para encontrar ou evitar qualquer problema ou anomalia. Além disso, é essencial aplicar as vacinas necessárias e desparasitar quando considere mais oportuno. Essas visitas também podem ajudar a determinar as melhores praticas de higiene e cuidados gerais para deixar o seu cachorro feliz.

Cachorro feliz: recomendações gerais - Cachorro feliz precisa de um veterinário

Cachorro feliz precisa de uma educação positiva

A educação é essencial para uma convivência harmoniosa em casa. Um cachorro mal adestrado e acostumado a fazer tudo o que quer jamais será feliz, pois constantemente chocará com a rotina da casa e criará tensões no ambiente. Mesmo que seja adulto, um cachorro é capaz de aprender mas será preciso ter mais paciência, tempo e amor.

A educação canina deve incluir não apenas truques para que ambos desfrutem, mas também as regras básicas que o cachorro deve seguir dentro de casa, como por exemplo os lugares da casa em que ele pode estar ou não. Além disso, essa educação também deve focar nos horários de comidas, passeios, jogos, lugares de repouso, alimentação, rotinas da casa, entre outros aspectos.

Finalmente, para fazer um cachorro feliz e conseguir que ele te ame, é imprescindível seguir técnicas baseadas no reforço positivo. O adestramento baseado no castigo apenas aumenta o malestar do animal, desenvolvendo estresse, ansiedade, medo e frustração, o que pode causar atitudes agressivas. Mediante o reforço positivo, o animal é capaz de compreender muito melhor o que se espera dele, se mantém motivado e com vontade de continuar aprendendo. Petiscos, carinhos e palavras de ânimo são algumas das melhores técnicas.

Confira nosso vídeo no YouTube com alguns erros mais comuns ao repreender um cachorro:

Como fazer um cachorro idoso feliz

Os conselhos mencionados anteriormente para fazer um cachorro feliz são aplicáveis sem distinção de idade, mas existem alguns elementos adicionais que podem ajudar a fazer um cachorro idoso feliz.

Respeito

Passada a idade adulta, pode ser que alguns jogos ou atividades já não sejam tão agradáveis para o seu cachorro, ou que ele queria realizá-los por menos tempo. É importante respeitar o que o cachorro sente e permitir que, invés de brincar, permaneça deitado ou dormindo, se assim desejar.

Passeios mais longos

Alguns cachorros adultos ou idosos podem precisar de passeios mais longos, já que devem se manter em forma e cuidar da saúde física e mental. Isso, depende das condições em que o seu cachorro se encontra e da temperatura da estação do ano em que estiver.

Tente dar vários passeios pela sua região, esses são bons momentos para brincar com o seu cachorro e fazer exercício enquanto aproveita o passeio.

Entender o que ele quer dizer

Os cachorros se comunicam com o ser humano de diversas formas, no entanto, muitas vezes é difícil entender o que eles querem dizer. Para isso, é importante que você saiba decifrar o que significam diferentes maneiras de movimentar a cauda, orelhas e patas. Dessa maneira, você e o seu cachorro conseguirão uma melhor comunicação e assim, poderá ter um cachorro idoso feliz por completo.

Cachorro feliz: gif

Por fim, mas não menos importante, deixamos uma seleção de cachorro feliz para cachorro, confira:

Cachorro feliz: recomendações gerais - Cachorro feliz: gif

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro feliz: recomendações gerais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Vídeos de Cachorro feliz: recomendações gerais

1 de 3
Vídeos de Cachorro feliz: recomendações gerais

Escrever comentário sobre Cachorro feliz: recomendações gerais

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro feliz: recomendações gerais
1 de 7
Cachorro feliz: recomendações gerais

Voltar ao topo da página