menu
Partilhar

Soluções para que o gato não arranhe o sofá

Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 agosto 2023
Soluções para que o gato não arranhe o sofá

Ver fichas de  Gatos

Para evitar que um gato arranhe o sofá, é essencial primeiro entender por que ele o faz e agir de acordo com a causa. Em geral, os felinos geralmente realizam este comportamento como uma forma de marcação, para limar suas unhas ou como uma consequência de estresse, ansiedade ou tédio. Uma vez identificada a razão, uma série de técnicas e medidas devem ser tomadas para ajudar o animal a redirecionar seu comportamento para os objetos apropriados e, em casos de estresse, para combater essa tensão.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar as diferentes razões que podem levar um felino a sentir a necessidade de arranhar este móvel e vamos compartilhar as soluções mais eficazes para este problema, inclusive citando repelentes caseiros para gatos não arranharem o sofá. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Ensinando o cachorro a não subir no sofá

A linguagem felina é complexa e devemos aprender a interpretá-la a fim de melhorar o convívio e atender a todas as necessidades do animal. Neste sentido, um gato pode arranhar o sofá ou outros móveis por duas razões principais: marcação ou para afiar as unhas. Quando um felino não tem os recursos necessários para manter suas unhas em perfeitas condições, é normal que ele procure superfícies adequadas para desgastá-las e, ao mesmo tempo, para exercitar-se. Em geral, por esta razão, o gato arranha o sofá na vertical, ou seja, em posição vertical, esticando suas costas completamente. O mesmo exercício também pode ser usado para esticar os músculos. A marcação, assim como a auto higiene, faz parte da natureza do gato e pode ser feita por razões territoriais, por estresse ou por ambos.

Se o gato arranhar o sofá para limar suas unhas ou como um exercício de alongamento, será fácil guiá-lo até um objeto adequado para esses fins; o verdadeiro problema é quando ele o faz para a marcação. Os gatos são animais muito territoriais por natureza, e têm três formas diferentes de marcação:

  • Com o rosto,
  • Com as unhas
  • Ou com a urina.

A marcação com urina pode ter uma variedade de origens, e por esta razão recomendamos que você leia o artigo "Como evitar que meu gato urine em casa". A marcação facial geralmente não é associada a algo negativo pelos tutores, pois não deixa uma marca visível e é até agradável quando o gato esfrega seu rosto contra objetos, animais ou pessoas para deixar uma marca de cheiro e associar tudo marcado como parte de seu território.

Entretanto, arranhões em locais indesejados causam preocupação aos tutores e é importante entendê-los a fim de corrigi-los. Os gatos marcam seu território arranhando por duas razões: para deixar uma marca de cheiro e uma marca visual. Ambas as marcas indicam aos outros animais que o território pertence a eles. Em geral, os arranhões são geralmente verticais e as áreas marcadas são sempre as mesmas, pois estes animais escolhem áreas estratégicas para si mesmos para limitar e marcar seu território. Ao riscar novamente o sofá, as marcas se tornam mais profundas e, portanto, mais visíveis. O mesmo se aplica à marcação de cheiro. Através das glândulas sudoríparas em suas patas, eles emitem feromônios que depositam através do arranhão, razão pela qual os gatos sentem a necessidade de coçar. Eles não o fazem para irritar seus tutores, como muitos acreditam, eles o fazem puramente por instinto. Mas isto pode ser corrigido? Sim, os arranhões não podem ser eliminados, mas podem ser redirecionados para os objetos desejados.

Você já sabe por que os gatos arranham o sofá, e agora explicaremos como redirecionar este comportamento para evitar que seu gato arranhe seus móveis.

Cobrir o sofá

Embora os gatos gostem de brincar com tudo o que encontram, cobrir o sofá com alguns tecidos que sejam menos estimulantes, como algum lençol velho, pode ajudar a que não achem tão interessante arranhar o sofá.

Esta técnica deve ser mantida algumas semanas para que causem efeito enquanto que se acostuma a usar algum arranhador ou outra área que tenha para isso. Nunca poderá evitar que o seu gato arranhe alguma coisa, assim o melhor será desviar a sua atenção.

Soluções para que o gato não arranhe o sofá - Cobrir o sofá

Limpar e ambientar o sofá arranhado

Outra forma de desviar a sua atenção e que serve como um verdadeiro repelente caseiro para gatos não arranharem o sofá é aplicar ao sofá substâncias que o gato não goste e que não chamem a sua atenção. Por exemplo, você pode utilizar álcool, algum óleo essencial de limão ou até ambientadores de móveis. Antes de fazer isso, limpe o sofá com água e sabão para tentar neutralizar o odor do gato. Eles são muito territoriais e vão tentar arranhas as coisas que consideram parte do seu território.

Soluções para que o gato não arranhe o sofá - Limpar e ambientar o sofá arranhado

Se não o apanhar em pleno ato não lhe dê bronca

Os gatos, tal como as pessoas, quebram os seus padrões de conduta pouco a pouco e com algum treino. Tenha paciência com o seu gato à medida que o vai educando para que não arranhe o sofá. Um dado importante, não lhe dê bronca se não o apanhar no ato, o seu gato não entenderá porque está tendo essa atitude e não o receberá da forma adequada, vai ficar assustado, aumentando assim a sua ansiedade.

Segundo estudos científicos, o melhor é repreender no exato momento em que se encontra arranhando o sofá, fale de forma calma mas com autoridade, assinalando o sofá em questão e depois afaste-o da zona de desastre. Se não o fizer nesse momento perderá a oportunidade de ouro.

Soluções para que o gato não arranhe o sofá - Se não o apanhar em pleno ato não lhe dê bronca

Os arranhadores, uma grande solução

Os gatos são animais de costumes, vão procurar arranhar sempre no mesmo lugar. Invista na felicidade do seu gato e na sua tranquilidade fazendo o seu próprio arranhador para gatos e transforme um pequeno espaço da sua casa em uma área de jogos.

Pode colocar aí coisas como brinquedos, a sua erva de gato com a qual se pode esfregar, arranhadores, alguma coisa para escalar e troncos onde possa afiar as suas unhas. Faça com que este seja um ambiente estimulante para o seu pet.

No entanto, se o seu gato parece não prestar demasiada atenção ao arranhador, não duvide em visitar o nosso artigo sobre como ensinar um gato a usar o arranhador.

Soluções para que o gato não arranhe o sofá - Os arranhadores, uma grande solução

Ajude-o a manter-se limpo

Outro dos repelentes caseiros para os gatos não arranharem o sofá é bastante simples: trate o seu gato com muito carinho e pondere cortar-lhe as unhas de vez em quando. Desta forma não terá a mesma urgência para arranhar tudo o que lhe aparece pela frente, especialmente, o tecido do seu querido sofá. Leia o nosso artigo sobre quando cortar as unhas do gato.

Nunca, sob nenhuma circunstância, afie as unhas ao seu gato. Isso aportará um grande dano à sua personalidade felina e além disso pode ser muito perigoso.

Soluções para que o gato não arranhe o sofá - Ajude-o a manter-se limpo

Agora que você conheceu alguns repelentes caseiros para gatos não arranharem o sofá, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos como evitar que os gatos subam nos móveis:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Soluções para que o gato não arranhe o sofá, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elaine
Minha gatinha está com o pescoço cheio de feridas. Ela passa a maior parte do tempo dentro de casa. Já consultei com o veterinário, tomou antibióticos, melhorou, mas ainda ficaram algumas. Levei novamente no veterinário e ele deu mais 5 dias com o antibiótico. Não curou totalmente. O que devo fazer? Alguma ideia pra curar minha gatinha?
Luísa Savala
Oi Elaine! Sem ver a sua gatinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você volte ao veterinário e explique que o tratamento não surtiu o efeito esperado. Ou até mesmo, buscar uma segunda opinião profissional.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre ferida em gatos e outro com alguns remédios caseiros para ferida em gato, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/ferida-em-gato-o-que-pode-ser-22803.html

https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-ferida-de-gato-22692.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Soluções para que o gato não arranhe o sofá
1 de 6
Soluções para que o gato não arranhe o sofá

Voltar ao topo da página