PARTILHAR

Benefícios de castrar um gato

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 janeiro 2019
Benefícios de castrar um gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Alguma vez perguntou por que é que os gatos adotados de abrigos estão sempre esterilizados?

A resposta é muito simples, castrar um gato permite evitar as doenças de transmissão, melhora o comportamento do exemplar, prolonga a sua vida e previne o aparecimento de colônias de gatos de rua. Além disso, devemos ter em conta a incrível e triste quantidade de gatos abandonados em todo o mundo todos os dias.

Por todos estes motivos é fundamental se consciencializar, especialmente se tiver decidido adotar um gato de rua, sobre os benefícios de castrar um gato.

Também lhe pode interessar: Castração de gatos e cachorros

O que acontece se não castrar o meu gato?

São muitas as pessoas que pensam que a esterilização é uma prática cruel e que se centram apenas nos cuidados do gato para melhorar a sua qualidade de vida, mas o que há de certo nisso? Informe-se da quantidade de desvantagens que há ao não castrar um gato:

  • As gatas sofrem durante o cio: Já alguma vez ouviu um gata durante esta época? Os seus gritos e gemidos são intermináveis, especialmente durante a noite. Isto não é apenas incômodo para si, que quer dormir, também é para ela, que não pode praticar o sexo e desespera procurando uma saída da sua casa para encontrar um macho.
  • Os gatos sofrem durante o cio das gatas: O gato pode ouvir os gritos do cio da gata a uma distância incrível, pois têm o sentido auditivo muito desenvolvido. Perante esta situação é normal que tente escapar para atender a chamada. Além disso, é frequente que urinem ou defequem para marcar o seu território.
  • Uma gravidez não desejada: Algumas pessoas gostam de ter gatos, mas a realidade é que perante a chegada de uma gata grávida a nossa casa, podemos começar a perguntar como vamos alimentar uns 8 gatinhos.
  • Problemas derivados da gravidez: As consequências da gravidez da gata podem ser várias incluindo filhotes abandonados ou a morte da progenitora (se existirem dificuldades ou não tiver meios econômicos para resolver qualquer problema, etc).
  • Problemas do comportamento: O instinto protetor do gato irá se manifestar de forma repetida durante a sua vida, isto gera estresse e mal-estar em nosso pet, podendo começar a desenvolver problemas de comportamento. Isto repercute em atitudes antissociais e inclusive agressivas.
  • Perda do gato: Como já referimos no ponto anterior, um gato no cio não pode negar o seu instinto, por esse motivo pode acontecer que o animal fuja e acabe por se perder.
Benefícios de castrar um gato - O que acontece se não castrar o meu gato?

E se tiver decidido castrar o meu gato?

Se os inconvenientes não lhe parecerem suficientes para esterilizar o seu gato, preste atenção às vantagens de fazer isso, talvez mude de opinião:

  • Melhora a expetativa de vida do seu gato: Esterilizar um gato resulta numa melhoria considerável na sua qualidade de vida, isso repercute diretamente num aumento da sua esperança média de vida.
  • Evitamos em 95% a possibilidade de sofrer de câncer de mama: Sempre que se esterilizar o gato antes do primeiro cio, reduz-se logo a 85% esta possibilidade, um valor muito positivo.
  • Prevenimos o aparecimento da infecção uterina: Cada gato possui um risco de a sofrer de 40%, o que lhe parece se a melhorarmos para 0%?
  • Pode esterilizar o seu gato em apenas 45 minutos.
  • Você e o seu pet deixarão de sofrer pois já não existirá o cio.
  • Existem alguns projetos independentes ou organizações que reduzem o preço das castrações ou fazem-nos inclusive gratuitamente.
  • O seu gato macho deixará de marcar a casa com urina ou fezes.
  • Conseguirá reduzir o comportamento agressivo e fomentará uma estabilidade dentro de casa.

Agora que já sabe quais são os benefícios de castrar um gato veja também os seguintes artigos:

Benefícios de castrar um gato - E se tiver decidido castrar o meu gato?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de castrar um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rachel
Gostaria de saber se é normal mesmo o gato sendo castrado urinar na parede
Cristiane Alessandra Correa
Casarei minha gata o ano passado. Dia 8-6-18 ela sumiu consigo rastrear ela.Estou desesperada
Benefícios de castrar um gato
1 de 3
Benefícios de castrar um gato

Voltar ao topo da página ↑