Partilhar

Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

 
Por Maria Besteiros. Atualizado: 20 novembro 2019
Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

Ver fichas de  Gatos

As gatas têm reputação de ter uma grande facilidade para se reproduzir. Com a capacidade de procriar desde tenra idade e várias ninhadas de cerca de cinco gatinhos por ano, uma família felina pode aumentar muito em um tempo bastante curto. Porém, depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

Neste artigo do PeritoAnimal, responderemos a essa pergunta de forma que, se você convive com uma gata, saiba claramente como e quando evitar sua reprodução. Também falaremos sobre a esterilização como medida de controle e saúde. Continue lendo e descubra quanto tempo depois do parto uma gata entra no cio!

Reprodução dos gatos

Em primeiro lugar, você deve saber que as gatas são poliéstricas sazonais. Isso significa que, durante os meses de maior luz solar, elas estarão em cio praticamente permanente. Os sintomas desse período fértil incluem miados muito agudos, altos e constantes, mudanças de comportamento, aumento da frequência de micção, esfregamento contra pessoas ou qualquer objeto, exibição dos órgãos genitais, levantando a cauda e elevando a parte traseira do corpo. Esses sinais ocorrem por aproximadamente uma semana consecutiva. Então, ocorre uma pausa de cerca de 10 a 15 dias, o cio se repete e assim sucessivamente, até o final dos dias com a maior incidência de luz solar. Para mais informações sobre os sintomas de gata no cio, confira nosso artigo.

Além disso, sua ovulação é induzida. Isto implica que precisa de um estímulo, geralmente produzido pelo pênis do gato ao ser retirado da vagina depois da cópula. O pênis do gato é coberto por espinhos que, ao sair na direção contrária, causam a dor que desencadeia as reações hormonais que levam à ovulação. Geralmente, é necessário mais de um cruzamento para que ocorra a fertilização e gestação.

Nesta espécie, a gestação dura por volta de nove semanas ou cerca de 63 dias, após os quais o nascimento ocorre. Nos machos, não é possível distinguir um período de cio. Quando a maturidade sexual é atingida, que pode ocorrer após os sete meses de idade, o gato estará pronto para se reproduzir assim que detectar os feromônios emitidos por uma gata no cio. Nesse caso, o gato tentará sair de casa a todo custo, vai urinar em qualquer lugar para marcar seu território e poderá brigar com outros machos para conseguir acesso à fêmea. Contudo, no final do ciclo reprodutivo, ou seja, depois que uma gata dá à luz, quando ela entra novamente no cio?

Minha gata pariu recentemente, ela pode estar no cio?

Quando explicamos as características do cio dos gatos, comentamos que as gatas são poliéstricas sazonais. Ou seja, seu cio será contínuo enquanto a luz do sol for suficiente, com períodos de descanso de apenas 10 a 15 dias. O parto e a amamentação subsequente afetam pouco esse ciclo. A menos que os nascimentos coincidam com o final do período mais ensolarado, caso em que levará alguns meses para que a gata se torne fértil novamente, ela poderá entrar no cio prontamente e repetir a gestação.

Então, depois de parir, uma gata não entra no cio imediatamente, mas pode fazê-lo durante os dias, semanas ou meses seguintes.

Quanto tempo depois do parto gata entra no cio?

Se você se pergunta depois de parir quanto tempo o gato entra no cio novamente, a verdade é que não se pode estabelecer um dia exato, mas após as primeiras 3-4 semanas de vida de seus filhotes, quando eles começarem a interagir um com o outro e com o ambiente, a gata começará a deixá-los sozinhos. A partir desse momento, você pode começar a notar novamente os sinais do cio, embora seja mais comum que esse momento seja adiado até 7-8 semanas após o parto.

Por exemplo, uma gata doméstica que vive no Brasil pode acasalar no final de julho. Sua ninhada nasceria no início de outubro. Dois meses depois, em dezembro, normalmente com os gatinhos já instalados em suas novas casas, a gata voltaria ao cio novamente, o que poderia resultar em uma nova gestação.

Pode castrar gata que acabou de parir?

Agora que já vimos quando uma gata entra no cio depois de parir, ficou claro que você não pode baixar a guarda, se sua intenção é evitar o nascimento de mais ninhadas, simplesmente porque a gata acabou de parir. No entanto, pode castrar gata que acabou de parir? O mais aconselhável é marcar a cirurgia de esterilização aproximadamente dois meses após o parto, para garantir o bem-estar dos filhotes e da gatinha.

Isso porque é recomendado que os filhotes permaneçam em família por no mínimo oito semanas, momento a partir do qual se inicia o desmame dos gatinhos. Esse contato com os demais em um estágio particularmente sensível do desenvolvimento ajuda a evitar problemas comportamentais futuros. Além disso, eles precisam se alimentar de leite materno.

Portanto, o ideal seria manter a gata presa durante esse período de tempo e, depois dele, operá-la. Caso a gata pertença a uma colônia de rua ou se for realmente impossível impedir seu acesso aos machos, é melhor consultar o veterinário para concordar com a cirurgia da maneira menos prejudicial possível, tanto para a gata quanto para os filhotes, de acordo com suas condições de vida.

Por último, vale lembrar que a castração em gatas consiste geralmente na extração do útero e ovários. A gata para de entrar no cio e não pode se reproduzir mas, além disso, esta operação envolve vantagens para sua saúde, como a prevenção de infecções uterinas e redução do risco de tumores mamários, sendo altamente recomendada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • Campos Cervera y García Roselló. (2016). Esterilización de mascotas: ventajas e inconvenientes. Ateuves 28. 28-32.
  • Angulo, M. (2011). Reproducción y neonatología canina y felina. Zaragoza. Servet editorial.
  • Morris, D. (1994). Observe a su gato. Barcelona. Plaza & Janés Editores.
  • Puerto, M.C. (2017). Alteraciones del ciclo estral en la hembra. Ateuves 39. 28-32.
  • Todo sobre el celo de la perra y la gata. Ateuves 3. 20-29.

Vídeos de Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

1 de 3
Vídeos de Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

Escrever comentário sobre Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?
Depois de parir, em quanto tempo o gato entra no cio?

Voltar ao topo da página