PARTILHAR

Linguagem corporal dos gatos

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 20 janeiro 2023
Linguagem corporal dos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A linguagem corporal dos gatos é muito mais complexa do que alguns tutores imaginam. Não devemos olhar apenas para uma postura ou sinal corporal em particular, mas uma combinação de todos eles. Só assim podemos realmente entender o que um felino quer nos transmitir.

Também não devemos tentar comparar a linguagem desta espécie com a de outra, porque, ao contrário dos cães, os gatos tendem a ser muito inibidos em certas emoções, e é até difícil detectar os sinais que indicam que um gato está doente. Da mesma forma, os sinais de ambas as espécies são muito diferentes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre a linguagem corporal dos gatos, explicando o significado das posturas de gatos mais comuns, as principais características de seu humor e muito mais. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Interpretar a linguagem corporal dos cães

A linguagem corporal dos gatos

Antes de detalhar a linguagem corporal dos gatos, analisando algumas posturas de gatos específicas, vamos rever as posições de certas partes de seu corpo. Os pilares básicos da comunicação dos gatos são as orelhas, a cauda e a cabeça, tanto direcionada para as pessoas como para outros animais:

Cabeça

O rosto do felino e sua posição indicam muito sobre seu estado de espírito. Uma cabeça para baixo pode sugerir medo, submissão ou até mesmo raiva. Por outro lado, quando está levantada ou para frente, indica bem-estar, confiança e até mesmo tolerância ou um convite para receber carinho. Também olharemos para os olhos. Quando estão um pouco fechados, por exemplo, quando fazemos massagens no felino, podemos perceber isso como um sinal de relaxamento, enquanto os olhos abertos podem ser traduzidos como um estado de alerta, curiosidade ou medo.

Cauda

Uma cauda abaixada em gatos deve ser incomum. É um sinal de que ele está amedrontado, zangado ou deprimido. No entanto, uma cauda voltada para cima também não significa apenas felicidade. Quando está rígida e até vibrante, indica excitação e prazer, enquanto que se está arqueada sugere curiosidade, intriga e até insegurança. Obviamente, quando a cauda do gato está arrepiada, é um sinal de raiva ou nervosismo. O movimento também é revelador, pois quando se move lentamente sugere bem-estar, enquanto que quando se move rapidamente devemos saber que o gato está irritado.

Orelhas

As orelhas dos gatos têm 32 músculos e são tremendamente expressivas. Para cima e em constante movimento demonstram que o gato está atento e alerta para tudo o que está acontecendo. Por outro lado, para trás ou para o lado pode sugerir raiva, medo e, em suma, uma posição defensiva ou ofensiva.

Além disso...

Como já mencionamos, devemos analisar estes sinais como um todo quando falamos da linguagem corporal dos gatos. A posição do corpo, como um todo, também dá vários indícios: ele pode estar tenso ou relaxado, esticado ou arqueado. Também avaliaremos o miado dos gatos e seu significado como uma parte importante de sua comunicação com os humanos.

Outro aspecto chave é o comportamento de se esfregar, que pode indicar que ele está nos "marcando", como parte de seu território, deixando feromônios. Entretanto, esfregar a cabeça usando o pescoço e a boca pode indicar uma saudação amigável. Finalmente, não poderíamos esquecer o ronronar, que, embora normalmente associado ao bem-estar, também pode aparecer em felinos doentes que não estão se sentindo bem.

Linguagem corporal dos gatos - A linguagem corporal dos gatos

O comportamento dos gatos

Existem certos comportamentos felinos que podemos interpretar mal, especialmente se os compararmos com a linguagem dos cães, ou se realmente não entendermos o que eles significam. Então continuamos falando sobre a linguagem corporal dos gatos a partir do viés comportamental:

  • Gato com a barriga pra cima: pode até mesmo rolar. Traduz-se como um estado de confiança em relação ao tutor, bem como bem-estar e relaxamento. Entretanto, quando o gato fica de barriga pra cima isso não significa um convite para acariciar sua barriga, na verdade, se o fizermos, é muito provável que o gato nos arranhe e nos morda.
  • Gato agachado: se você observá-lo agachado, atento e pronto para começar a correr, você deve ficar alerta: algo está preocupando ou perturbando seu felino.
  • Gato com as patas pra cima: isso geralmente acontece quando você aproxima sua mão de suas patinhas. Depois de levantar suas patas dianteiras, ele se esfrega contra nós. Esta é uma saudação e um sinal de afeto da sua parte.
  • Spray de urina: isto pode ocorrer tanto em machos quanto em fêmeas. Quando o gato urina em pequenas quantidades e como "spray", devemos prestar atenção a diferentes significados: comportamento sexual, estresse ou marcação.

É claro que o comportamento dos gatos variará dependendo da idade, genética, meio ambiente e muitos outros fatores.

Posturas de gatos e significados

Como você deve ter notado, a grande variedade de posições e sinais que um gato pode emitir torna impossível resumir todas as posturas dos gatos, entretanto, preparamos uma imagem com as mais comuns, que te ajudará a entender melhor a linguagem corporal dos gatos:

  1. Amigável: um gato que está feliz e ansioso para interagir com seus tutores ou outros animais mostrará uma postura corporal relaxada, acompanhada de orelhas para frente e erquidas, assim como uma cauda levantada. Os olhos podem estar abertos e, se o gato confiar em nós, ele se esfregará contra nós ou virá para nos cheirar em uma saudação amigável.
  2. Inseguro: Neste caso a postura é geralmente tensa e é acompanhada por uma cauda completamente reta, exceto na ponta, que fica curvada. As orelhas ficam eretas, os olhos bem abertos e, em resumo, podemos ver que o gato está alerta e aguarda nossa reação.
  3. Relaxado: um gato relaxado terá uma postura corporal muito relaxada, será capaz de se esticar e olhar para o lado sem qualquer preocupação. A cauda pode ou não ser levantada, e as orelhas estarão em uma posição normal. Os olhos também podem estar semi-abertos como um sinal de bem-estar.
  4. Incomodado: Um gato incomodado por alguma razão adotará uma postura reta e tensa, acompanhado por uma cauda em constante movimento, semelhante à de uma cobra. O felino está nos alertando e se não o impedirmos, ele pode fugir, morder ou arranhar. Também observaremos os olhos bem abertos e, em alguns casos, as orelhas voltadas para os lados.
  5. Satisfeito: Um gato satisfeito mostrará os mesmos sinais que um gato amigável, ou seja, postura corporal relaxada, orelhas para frente e cauda levantada. Mas, além disso, se ele estiver muito satisfeito, também podemos observar que ele dá miadinhos e que sua cauda vibra.
  6. Irritado: um gato irritado deixará seus tutores ou outros animais que encontra saber que está com raiva. A postura do corpo será visivelmente arqueada e provavelmente acompanhada por orelhas em forma de galo para o lado e uma cauda visivelmente snifante. Pode cheirar e até miar de uma forma ameaçadora.
  7. Assustado: Um gato passa de irritado a assustado quando os sinais que utilizou não ajudaram ou ele não pode fugir do conflito. A postura e os sinais tornam-se muito mais evidentes, incluindo o miar severo, ele bufa inclusive a boca aberta. Um gato assustado é suscetível de atacar.
  8. Brincalhão: Um gato brincalhão usará muitas partes de seu corpo para se comunicar, buscando atenção. Pode mordiscar ou arranhar como sinal de brincadeira, mas saberemos disso porque não há outros sinais de desconforto óbvio. Observaremos os ouvidos para frente, olhos abertos e outros sinais que indicam que o felino está procurando motivação para brincar.
Linguagem corporal dos gatos - Posturas de gatos e significados

Vídeo sobre a linguagem corporal dos gatos

Agora que você aprendeu mais sobre a linguagem corporal dos gatos, não perca o vídeo a seguir no qual continuamos falando sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Linguagem corporal dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Turner, D. C., Bateson, P., & Bateson, P. P. G. (Eds.). (2000). The domestic cat: the biology of its behaviour. Cambridge University Press.
  • Cat communication. 07/05/2019, de CATS Protection. Disponível em: <https://www.cats.org.uk/>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
52 comentários
A sua avaliação:
Anna
Boa madrugada, meu gato as vezes vira as orelhas pra trás mas parece que ele só esta curioso, pois não expressa agressividade ou medo em sua linguagem corporal, além de que de madrugada assim como agora mesmo ele mia parecendo triste ou com dor, mas não consigo ler sua linguagem corporal pq ele está dormindo, teriam alguma dica?
A sua avaliação:
Naiara
Boa tarde! Meu gato geralmente fica nessa posição como na foto em anexo depois que meu bebê nasceu, isso pode significar algo?
Anna
Ele provavelmente então vigiando o bebê como se fosse um filhote ou sendo o "guarda-costas" dele, pois provavelmente o gato reconheceu seu filho como um filhote da família que ainda tem que ser protegido (mas não sei, não sou especialista em comportamento animal)
A sua avaliação:
Jean
Minha gatinha tem 6 meses, é castrada e mora comigo e com minha namorada no meu apartamento. Algumas vezes ela se torna um pouco agressiva durante as brincadeiras. Como proceder?
A sua avaliação:
josemir
Muito interessante pessoal
A sua avaliação:
Rafaele Santos
Muito bom, amei as informações!! Parabéns!!
A sua avaliação:
Claudia Almeida
Aprendendo o Idioma Felino você poderá finalmente entender o que seu gato estava tentado dizer a você esse tempo todo e também poderá dizer a ele exatamente o quanto ele significa para você!
glória costa sielski
você é do SITE?
A sua avaliação:
Cati Santos
Tem algum email? preciso de ajuda com a reapresentação de duas gatas, estou com dificuldades e gostaria de obter alguma ajuda profissional.
Obrigada
A sua avaliação:
Alicia
Adotei uma gatinha de 45 dias, a mulher havia falado que ela tinha desmamado, mas pelo jeito não era bem verdade, a gatinha mal come e está com diarréia pois eu dei um pouco de leite de vaca com metade água para ela, já faz 4 dias desde que ela tomou, mas ainda está com diarréia, começou a ficar muito desanimada e dorme muito, me acorda todas as madrugadas e eu nem sei por que, eu deixo a ração no pote dela, mas ela come muito pouco, sempre deixo água e ela até que bebe normalmente, nós brincamos bastante antes de dormir então eu não sei o que fazer, pedi para minha mãe levar ela no veterinário, mas ela não quis pois é caro, vocês podem me ajudar?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alicia! A sua gatinha foi desmamada prematuramente. A partir das 4 semanas, e de forma progressiva, devemos motivar o nosso gato a começar o desmame. Para isso, ofereça pequenas porções de comida mole e suave, como a comida úmida que vem preparada em pedacinhos de carne ou peixe assim como os patês. Você pode encontrar latas para filhotes nos supermercados.

Durante esta etapa ainda dependem muito da sua mãe, e só a partir das 8 semanas de vida é que irão começar a se alimentar de forma regular com este tipo de alimento, isso é o normal, mas o melhor é que você teste o mais rápido possível.

Quando o gato fizer dois meses de vida, deve começar a oferecer diversas porções diárias de alimento, combinando a comida úmida e o alimento seco. Para se certificar que podem inferi-lo, pode demolhar a ração em um caldo de peixe sem sal, que lhe dará sabor, nutrição extra e faz com que a possam comer sem dificuldade.

Finalmente, por volta das 12 semanas, a mãe deve continuar amamentando os filhotes mas é o momento apropriado para que comecem a comer por sua conta, sendo completamente desmamados Neste momento estamos seguros de que o nosso gato não irá sofrer nenhuma carência nutricional.
A sua avaliação:
Socorrinha Fontes
Olá, gostaria de saber porque o meu gato mia de madrugada e me acorda. Agradeço a resposta e amo muito vocês do Perito Animal!
Luísa Savala
Oi Socorrinha! Temos um artigo sobre o tema que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/gato-me-acorda-de-madrugada-por-que-22572.html
De qualquer forma, se esse comportamento permanecer recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jessica Brenda
O meu gato gosta de brincar mordendo a minha mão ou perna, e isso muitas vezes machuca. O que posso fazer para ele parar? Ele tem 3 meses
Luísa Savala
Oi Jessica! Entenda porque os gatos mordem os tutores e saiba o que fazer em cada situação nesse artigo do PeritoAnimal: https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mordem-os-tutores-20424.html
É muito importante ser paciente e ter constância na educação.
De qualquer forma, se o comportamento do seu gato não mudar, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
s c
Meu gatinho está dormindo/cochilando há dois dias meio de barriga para baixo, em especial ele separa as pernas traseiras e se deita assim às vezes. A parte da frente do corpo nem sempre está nessa posição, mas de lado, etc., e assim ele fica. Também parece meio desanimadinho, não brinca com ânimo, come - mas pouco. O que pode ser?
Pfav., me responda tb pelo email.
Luísa Savala
Oi SC! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
S c
Muito grata!
A sua avaliação:
Cristina
Penso em adotar um gato preto q sempre eu quis e estou tendo oportunidade de adotar, Estou c pouco receio por ter 4 caes tbm adotados. São 3 fêmeas e 1 macho porte médio SRD. Como devo proceder nos primeiros dias. Me ensinem pfv, preciso q se respeitem e aceitem meu bombomzinho! Já escolhi o nome, será Lennon! Adorei tds os artigos q abri e faltam mais p ler. Conto c vcs! Hj q deu p saber melhor pq decidi e em arriscar e querer estar c ele também. Ele chegará amanhã ou sábado.🙂🤔
Luísa Savala
Oi Cristina! Que legal! Temos certeza que com paciência e muito amor, os seus bichinhos vão formar uma linda família.
Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-um-cachorro-e-um-gato-se-darem-bem-21158.html
A sua avaliação:
Quitéria
Excelente matéria. Parabéns!
Jimi Hendrix foi resgatado com aproximadamente 3 meses de idade, é um frajolinha. Vivia sozinho na rua, tão minúsculo, magro, faminto. Dei abrigo, cuidei, castrei e já lindo e saudável coloquei à adoção (como faço com os outros resgatados ) mas ninguém
o quis, sou grata por isso. Hoje tem 1 ano. Se tornou um gato medroso e fujao (por causa dele telei a casa toda ) é rejeitado por todos os outros gatos da casa. Amo todos, mas é a Jimi que dou mais atenção, talves seja por ter um comportamento que só eu entendo... é agitado e faz xixi por todos os lugares da casa ,até já demarcou território em mim ...😁 Faz tratamento pra que isso melhore, faz uso de calmante, não vejo muita melhora ... será que alguém o entenderia caso fosse adotado?..e na dúvida desistí da adoção e preferí ficar com ele. Vivemos felizes mas queria muito que ele mudasse seu comportamento 🤗❤
Antonia
Eu tenho uma pergunta,sabe eu tenho um gato de estimação e ele persegue eu e meus irmãos por todo lado,e ele não gosta de sair ele só que ficar perseguindo eu hahha mais tudo que ele quer e so carinho ele as vezes deixa de comer quando ver meus irmãos e eu ahhahah pq ele vem pra perto e fiqua lebemdo os nossos pés e mãos ahhaa ops:eu crio ele desde que ele era um bebézinho hahahaha vocês poderia dizer pq ele faz isso
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antonia! Ele faz isso porque vos considera parte do grupo social dele, da família dele e isso são demonstrações de carinho da parte dele.
Jefferson
Boa matéria. Minha gata tem 20 anos, de uns tempos para cá ela começou a mudar muito, é cada vez mais vezes é mais alto, enquanto está acordada parece q existe uma gritaria em minha casa. Ela ronda a casa, para em algum comodo, mia, vai pra outro e mia, volta até mim e faz ações repetidas (me olha, mia, sobe nos móveis, mia, sai e faz tudo dinovo), parece q vive num loop até cansar e durmir. Não consigo encontrar uma explicação com os vets, acho a ela sente falta dos meus avós q foram morar longe, mas o estranho é o excesso d miados e cada vez mais altos, acho q ela já teria acostumado a não te los por perto. Se souberem d algo parecido, me falem o q fizeram. ABS.
A sua avaliação:
Rafael Alves cardoso
Meu gato fica se esfregando no meus pés quando eu estou andando uo sentado
s c
Manifestação de carinho.
A sua avaliação:
Maiara
Olá, parabéns pelo artigo, ele me ajudou, mas ainda tenho dúvidas, você pode me ajudar, caso saiba como proceder?
Tenho um gato que teve 3 ninhadas, na primeira ficamos com 2 irmãos gêmeos pretos, na segunda ficamos com uma gatinha que já castramos e na terceira ficamos com apenas 1 gatinho. Ou seja, temos o pai, mais três filhos machos e uma filha fêmea.
Quando morava num apartamento menor, eles sempre se davam bem, viviam juntos numa boa, depois que nos mudamos para um lugar maior, o pai e os irmãos gêmeos ficaram territorialistas, sendo que os irmãos gêmeos vivem brigando feio, sempre começa após o gêmeo ( que mesmo tendo caixinhas de sobra para cada um, continua defecando fora da caixa em uma esquina) se senta de postura ereta e rabo baixo, fica encarando o outro gêmeo que está na defensiva e o ataca.
Não sei o que fazer, eles não podem estar no mesmo ambiente, e o irmão que não pode defecar na caixinha, insiste em perseguir e apenas ficar encarando o irmão gêmeo, ele não ataca, mas fica alí encarando até o irmão atacar ele. Desde já agradeço pela atenção!
Obs dos gatinhos em geral: Eles tem 6 caixinhas,ordenadas lado á lado. Eles tem 2 reservatórios desses grandes de ração e água, que ficam há uns 60cm de distância entre um e outro.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maiara! Um dos meus primeiros conselhos seria colocar as caixinhas de areia em lugares diferentes. Outro conselho seria a utilização de feromonas sintéticas como da marca feliway em difusor. Também é importante que seja descartado junto de um médico veterinário, que a agressividade não tenha origem em nenhum problema físico de um animal. Caso a situação não melhore, aconselho que visite um médico veterinário especialista em comportamento animal.
Wagner
O gato esta andando conforme o quadro acima, na postura da segunda linha e segunda posição da esquerda para direita e miando diferente. Não anda totalmente em pé e nem deitado ele anda no meio termo como se estivesse abaixado, mas se chamado vem andando normal, pula e come normalmente.
O que pode ser? Att: Wagner Gomes.
Flavia
Minha gatinha vive levantando a cabeça pra mim como se estivesse perguntando: —O que foi? —O que vc quer? O que pode ser? Obrigada.
A sua avaliação:
Thiago
Tenho um gato de 7 meses. Ele é bem carinhoso, pois me recepciona quando chego, amassa pãozinho e costuma dormir na minha cabeça.
Mas desde os dois meses, quando o adotei, ele sempre mordeu bastante, tanto as mãos, quanto pernas, apesar de eu não utilizar a mão como forma de brincadeira.
Atualmente, eu tenho repetido enfaticamente a palavra NÃO, utilizado um spray de água ou o separando de mim em outro cômodo. Ele reclama um pouco, tornando a parar logo em seguida. Mas quando o retiro do "castigo", ele volta a morder dessa forma. Como está crescendo, as mordidas e arranhões passam a doer, pois seus dentes já são os definitivos e estão grandes.
Tenho percebido que as orelhas dele ficam abaixadas e inclinadas pra trás, e ele fica na posição arcada, de lado pra mim, com a cauda baixa.
A castração já está agendada, mas não creio que irá fazer muita diferença.
Há alguma medida de reforço positivo, preferencialmente, que eu possa fazer para ele parar de brincar de morder assim?
Linguagem corporal dos gatos
1 de 3
Linguagem corporal dos gatos

Voltar ao topo da página ↑