Partilhar

Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 27 setembro 2017
Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Ver fichas de  Gatos

Uma das principais razões pelas quais os gatos são tão apreciados como pets é o facto de eles fazerem as necessidades deles num local específico: a caixa de areia. Poderia ser tão simples como colocar uma caixa ou liteira com areia mas não é! Alguns gatos preferem um tipo de areia e podem até se recusar a utilizar outros tipos de areia que não seja a favorita.

Para além disso, o mau cheiro da caixa da areia também é um fator que os tutores de gatos querem a todo o custo evitar. Entre o cheiro da caixa, as preferências do gato e as dezenas de opções do mercado, afinal qual é a melhor areia higiênica para gatos? O PeritoAnimal escreveu este artigo para responder à sua pergunta. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Antes de escolher a melhor areia para gatos, é importante que você escolha uma boa caixa de areia.

O problema de urinar ou defecar fora da caixa de areia é bastante comum e muitas vezes se deve a uma má escolha dos tutores. Factores como o tipo de caixa, o tamanho dela, a localização e o tipo de areia podem influenciar este problema comportamental de eliminação pela casa. Para além disso, a escolha de uma boa caixa vai evitar o problema tão incômodo que é todos os dias o gato espalhar areia.

Nas petshops existem inúmeros tipos de liteiras disponíveis, nomeadamente caixas de areia fechadas, caixa de areia com peneira, caixas de areia automáticas, etc.

Segundo os especialistas em comportamento felino, a caixa de areia ideal deverá ter no mínimo 1,5 vezes o tamanho de gato, de forma a que permita que ele dê voltas sobre ele próprio. Para além disso, o mais recomendável, segundo alguns estudos, são as caixas de areia grandes e descobertas. De qualquer forma, se o seu gato por algum motivo deixou de utilizar a caixa de areia, você pode experimentar ter mais do que um tipo de caixa, em distintas localizações da casa, para perceber qual a preferida dele.

Leia o nosso artigo sobre qual a melhor caixa de areia para gatos para saber mais pormenores sobre cada tipo de liteira e a opinião dos especialistas sobre essa matéria.

Se você tem mais do que um gato, leia o nosso artigo sobre quantas caixas de areia deve ter por gato.

Qual a melhor areia higiênica para gatos? - Qual a melhor caixa de areia para gatos?

Tipos de areia para gatos

As preferência do gato por fazer as necessidades dele em areia persistem desde o seu ancestral selvagem, o Felis silvestis lybica, o gato selvagem africano, um animal do deserto em que a areia é o banheiro perfeito para ele [4].

Com a domesticação dos gatos, foi necessário recrear um local que fornecesse as condições ideais para os gatos realizarem o comportamento natural de eliminação. Foi assim que surgiram as caixas de areia ou liteiras. Existem diferentes tipos de areia para gatos. Desde areias absorventes, aglomerantes e até biodegradáveis. A oferta do mercado é muito variada e existem até areias que juntam diferentes características.

Alguns gatos podem ter aversão por determinado tipo de areia. Para além disso, essa aversão pode ser apenas para urinar ou defecar. Ou seja, o gato pode urinar num tipo de areia e não defecar nessa areia ou vice-versa[1]! Se você mudou recentemente o tipo de areia e o seu gato começou a urinar e/ou defecar fora da caixinha dele, este pode ser o motivo!

Outra questão a ter em consideração é o impacto da areia do gato na sua saúde. Se você ou o seu gato são asmáticos você deve evitar tipos de areia que tenham muito pó! Consulte o seu médico sobre este assunto se você for asmático ou o médico veterinário se for o caso do seu gato.

Qual a melhor areia higiênica para gatos? - Tipos de areia para gatos

Areia de sílica para gatos faz mal?

Existem muitas discussões sobre a utilização de areia de à base de sílica e se esta será tóxica para gatos. Ao contrário da bentonita, um material natural que é considerado inofensivo se for ingerido pelo gato, a sílica é um composto químico que pode provocar transtornos intestinais no gato. Assim sendo, respondendo à pergunta a areia de sílica para gatos faz mal? Sim, se o gato a ingerir! Para além disso, este não costuma ser o tipo de areia preferido dos gatos. Mas cada gato é um caso diferente e você deve procurar saber qual a preferida e mais segura para o seu felino.

O aroma da areia é um fator importante a ter em consideração. A maioria dos gatos preferem areias sem nenhum tipo de cheiro. Um estudo revelou que os gatos preferem aroma a pinho e peixe e evitam cheiros de cítricos e flores[5]. Assim, aconselhamos a que tenha este fator em consideração ao escolher a areia do seu gato.

Se o que mais o incomoda é o cheiro, existem vários truques para evitar o mau cheiro da areia de gato como, por exemplo, adicionar um pouco de carvão ativado.

Qual a melhor areia higiênica para gatos? - Areia de sílica para gatos faz mal?

Melhor areia para gatos

A areia favorita da maioria dos gatos é a de grãos finos, provavelmente devido ao seu toque mais suave. As novas areias aglomerantes têm grãos mais finos do que as típicas areias de argila e são mais vantajosas na perspectiva dos tutores porque evitam os odores indesejados. Porém, areias de argila de alta qualidade sem pó (dust-free) são perfeitamente aceitáveis para o seu gato [2].

Segundo os médico veterinários Amat, Fatjó e Manteca, no artigo sobre a prevenção dos problemas de eliminação dos gatos, a maioria dos gatos prefere areia do tipo aglomerante e a areia perfumada deve ser evitada[3]!

Não existe a areia de gatos ideal porque as preferências variam de gato para gato. Assim, para você fazer a sua escolha, tenha em conta as dicas que o PeritoAnimal lhe deu e experimente oferecer para o seu gato diferentes tipos de areia (dentro das mais aconselhadas) e descubra qual a preferida dele! O ideal será encontrar a areia preferida do seu gato, que controle o odor e tenha a mínima poeira possível.

Qual a melhor areia higiênica para gatos? - Melhor areia para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a melhor areia higiênica para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. American Association of Feline Practitioners (2004) Feline Behavior Guidelines, 1-43.
  2. The human society of the United States (N.D): http://www.humanesociety.org/animals/cats/tips/preventing_litter_box_problems.html
  3. Amat, M. Fatjó, J. Mariotti, V. Manteca, X. (2008) Cómo prevenir los problemas de eliminación en el gato. Consulta de diffusión veterinaria. 16:152, 1-43.
  4. Cutton-Brock J. A. (1999) A natural history of domesticated mammals. Cambridge Unersity Press.
  5. Neilson, J. C. (2007) Scent preferences in the domestic cat. In Proceedings 6th In Vet behav Meet and Eur Coll Vet Behav Med - Companion Anim Eur Soc Vet Clin Ethology. pp.171-172

Escrever comentário sobre Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jamile
Quanto as areias granuladas de madeira é recomendado?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jamile! Nesse artigo damos dicas das melhores areias para gato: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-areia-para-gatos-21067.html
Quanto as areias granuladas de maneira nos ainda não testamos!
Leontina Elza.
Meu gato passa o dia solto. Só o prendo noite por vários motivos.mas o problema, é entrar + - 19h. e não usa a caixa até 6h .já fiz de tudo é raramente faz xixi. Fico preocupada com isso. Tem 3 anos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leontina! Provavelmente ele faz tudo na rua e prefere a areia da rua do que a caixa de areia em casa. Você já experimentou trocar a areia? Comprar uma caixa de areia maior? Escolher uma localização mais calma da casa?

Qual a melhor areia higiênica para gatos?
1 de 5
Qual a melhor areia higiênica para gatos?

Voltar ao topo da página