menu
Partilhar

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?

 
Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?

Ver fichas de  Cachorros

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção? No PeritoAnimal sempre incentivamos a tutoria responsável de animais de estimação. Viver com um cachorro não é obrigatório, mas se você escolher viver com um, você deve que garantir os cuidados necessários ao longo de sua vida.

O problema surge quando há uma mudança em nossas circunstâncias de vida que afeta seriamente nosso compromisso com nosso companheiro peludo. Nestes casos, onde deixar o cachorro para adoção? Continue lendo este artigo para encontrar diferentes soluções.

Também lhe pode interessar: Cuidados para cachorros recém-nascidos

Guarda responsável de cães

Quando tomamos a decisão de adotar um cachorro, devemos estar conscientes de que estamos empenhados em oferecer-lhe os cuidados necessários ao longo de sua vida. Compartilhar um lar com um cachorro é uma experiência altamente gratificante, mas também significa cumprir uma série de obrigações e responsabilidades que vão além dos cuidados básicos. No PeritoAnimal evitamos dizer as palavras "dono" ou "posse" de um animal, pois preferimos usar o termo tutor/tutora. A seguir detalharemos alguns dos deveres que todo tutor deve ter com seu companheiro peludo:

Deveres

Com isto queremos dizer alimentação, cuidados veterinários regulares e de emergência, se necessário, higiene, incluindo coleta de suas necessidades feitas na rua, exercícios e brincadeiras. Além disso, é importante a socialização e a educação, ambas essenciais para o bem-estar do cão e uma coexistência bem sucedida em casa e na vizinhança.

Temos que cumprir com as obrigações legais, como registrar o cachorro na prefeitura ou órgão responsável pelo controle de animais em sua cidade (quando for o caso) ou microchipá-lo se puder. A castração para evitar a criação descontrolada e doenças como tumores mamários é outra prática mais que recomendada. Tudo isso é o que estamos referindo quando falamos sobre a guarda responsável de cachorros.

Como podemos ver, embora conviver com um cachorro seja muito gratificante, isso implica uma série de deveres e responsabilidades que durarão anos. É por isso que é tão importante que, antes de pensar em adotar, reflitamos em profundidade sobre nossas condições de vida, horários, possibilidades, capacidade econômica, gostos, etc. Tudo isso nos permitirá avaliar se estamos no momento certo para incorporar um membro canino à família. Naturalmente, é essencial que todos os integrantes do lar estejam de acordo e que nenhum deles sofra de alergias a cães.

Adoção

É importante que procuremos um animal que se adapte às nossas condições de vida. Por exemplo, se não tivermos experiência com cães, será mais aconselhável adotar um cachorro adulto do que um filhote que devemos educar a partir do zero. Da mesma forma, se gozamos de uma vida sedentária, não é uma boa ideia optar por um cachorro muito ativo.

Uma vez que a decisão é tomada, a melhor opção é a adoção. Há muitos cães de todas as idades e condições que passam seus dias esperando por um lar em abrigos e canis. Sem dúvida, procure seu novo companheiro nestes centros e deixe que eles te aconselhem.

Mas, mesmo quando a decisão de adotar é meditada e todas as condições necessárias são satisfeitas, podem surgir retrocessos repentinos que podem te levar a não poder mais cuidar de seu seu companheiro de quatro patas, seja pontualmente ou para sempre, como uma mudança de país, desemprego e várias outras situações. Nas seções seguintes, explicamos alternativas de onde deixar um cachorro para adoção.

No vídeo a seguir falamos mais sobre a adoção de cachorros:

Onde deixar um cachorro para adoção?

Às vezes, nossas obrigações ou quaisquer circunstâncias imprevistas nos obrigam a passar muitas horas ou mesmo dias fora de casa. E um cachorro não pode ficar nem mesmo um dia inteiro sozinho, imagine dias. Portanto, se nosso problema for temporário ou limitado a algumas horas ou dias por semana, ele pode ser resolvido encontrando uma alternativa para o animal durante esse período.

Por exemplo, existem as chamadas creches para cães. Tratam-se de centros onde você pode deixar o canino por algumas horas. Durante este tempo, eles são supervisionados por profissionais e podem interagir com outros cães. Há preços diferentes e muitos oferecem ofertas especiais para clientes regulares.

Outra opção é contratar um passeador de cães para vir à nossa casa na nossa ausência. Em qualquer caso, sempre que escolhemos utilizar serviços profissionais, é importante que verifiquemos as referências para garantir que deixemos nosso amigo peludo nas melhores mãos. É claro que há sempre a opção de procurar um parente ou amigo que possa cuidar do cachorro temporariamente, seja mudando-o para sua casa ou vindo para a nossa.

A guarda responsável que mencionamos no início do artigo também envolve a compreensão de que o cachorro que entra na casa se torna um membro da família e, como tal, livrar-se dele não deve ser considerado nem mesmo como uma opção.

Mas afinal, onde deixar cachorro para adoção? Somente em casos muito específicos, como uma doença irreversível, devemos pensar em encontrar um novo lar para ele. A primeira opção deve ser perguntar aos parentes e amigos de confiança se alguém pode cuidar de nosso melhor amigo. Também podemos discutir isso com o veterinário, pois ele conhecerá muitas pessoas que amam animais.

Entretanto, se por outros motivos como mudança para um local em que você não poderá levar seu amigo canino, por problemas financeiros que dificultam a manutenção de uma boa qualidade de vida para ele ou algo grave, é possível encontrar locais onde deixar cachorro para adoção. Assim, boas opções para descobrir um novo lar para o cachorro, são:

  • Conversar com amigos, colegas de trabalho e familiares
  • Divulgar em redes sociais
  • Falar com veterinários

Falaremos de duas opções principais a seguir e, ainda neste artigo, diversas opções de locais no Brasil.

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção? - Onde deixar um cachorro para adoção?

Protetoras de animais X canis

Protetoras de animais

Mas e se eu não puder mais cuidar do meu cão e não tiver mais ninguém a quem recorrer? Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente. Os abrigos e protetoras de animais não se preocupam apenas com cuidados básicos, mas administram adoções responsáveis com contrato, monitoramento e castração, buscando garantir que o cachorro seja sempre bem cuidado.

Mas é preciso levar em conta que os abrigos estão normalmente muito cheios. Isto significa que não contamos, a menos que seja um milagre, que uma casa apareça da noite para o dia. Na verdade, é frequente que eles comecem a divulgar nosso caso enquanto o cachorro ainda está conosco.

Canis

Ao contrário das protetoras, muitos canis são apenas locais de passagem onde os cachorros são mantidos durante os dias exigidos por lei antes de seu abate. Nestes locais os animais não recebem a atenção necessária e são dados a qualquer pessoa que os solicite sem qualquer garantia.

Portanto, antes de deixar o cachorro para adoção, devemos ter certeza sobre a maneira como cada centro funciona. Devemos cuidar de seu bem-estar, mesmo que não possamos mais cuidar deles, pois ainda é nossa responsabilidade e obrigação. A seguir apresentamos diversas opções de locais de onde deixar um cachorro para adoção.

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção? - Protetoras de animais X canis

Opções de onde deixar um cachorro para adoção

Não abandone um cachorro na rua. Além de ser crime previsto em lei, você poderá estar condenando o animal. Diversas organizações não governamentais podem ajudar a divulgar um cachorro para adoção, podem ser um abrigo temporário e te ajudar de outras formas, também. Aqui estão algumas instituições que você pode buscar:

Atuação nacional

São Paulo

Rio de Janeiro

Bahia

Distrito Federal

  • PROANIMA - Site: https://www.proanima.org.br/

Agora que você conheceu diversos locais para deixar um cachorro para adoção, se souber de mais algum, conte para nós nos comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia

BRASIL, Lei nº 9.605. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 28 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?
1 de 3
Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?

Voltar ao topo da página