Cuidados extra

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção? No PeritoAnimal sempre incentivamos a tutoria responsável de animais de estimação. Viver com um cachorro não é obrigatório, mas se você escolher viver com um, você deve que garantir os cuidados necessários ao longo de sua vida.

O problema surge quando há uma mudança em nossas circunstâncias de vida que afeta seriamente nosso compromisso com nosso companheiro peludo. Você precisa doar o cachorro urgente? Nestes casos, onde deixar o cachorro para adoção? Continue lendo este artigo para encontrar diferentes soluções e promover o bem-estar do pet. Vamos apresentar uma lista de ONGs para doar cachorros, bem como abrigos e outras opções. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato surdo

Índice

  1. Guarda responsável de cães
  2. Onde deixar um cachorro para adoção?
  3. Protetoras de animais X canis
  4. Opções de onde deixar um cachorro para adoção

Guarda responsável de cães

Quando tomamos a decisão de adotar um cachorro, devemos estar conscientes de que estamos empenhados em oferecer-lhe os cuidados necessários ao longo de sua vida. Compartilhar um lar com um cachorro é uma experiência altamente gratificante, mas também significa cumprir uma série de obrigações e responsabilidades que vão além dos cuidados básicos. No PeritoAnimal evitamos dizer as palavras "dono" ou "posse" de um animal, pois preferimos usar o termo tutor/tutora. A seguir detalharemos alguns dos deveres que todo tutor deve ter com seu companheiro peludo:

Deveres

Com isto queremos dizer alimentação, cuidados veterinários regulares e de emergência, se necessário, higiene, incluindo coleta de suas necessidades feitas na rua, exercícios e brincadeiras. Além disso, é importante a socialização e a educação, ambas essenciais para o bem-estar do cão e uma coexistência bem sucedida em casa e na vizinhança.

Temos que cumprir com as obrigações legais, como registrar o cachorro na prefeitura ou órgão responsável pelo controle de animais em sua cidade (quando for o caso) ou microchipá-lo se puder. A castração para evitar a criação descontrolada e doenças como tumores mamários é outra prática mais que recomendada. Tudo isso é o que estamos referindo quando falamos sobre a guarda responsável de cachorros.

Como podemos ver, embora conviver com um cachorro seja muito gratificante, isso implica uma série de deveres e responsabilidades que durarão anos. É por isso que é tão importante que, antes de pensar em adotar, reflitamos em profundidade sobre nossas condições de vida, horários, possibilidades, capacidade econômica, gostos, etc. Tudo isso nos permitirá avaliar se estamos no momento certo para incorporar um membro canino à família. Naturalmente, é essencial que todos os integrantes do lar estejam de acordo e que nenhum deles sofra de alergias a cães.

Adoção

É importante que procuremos um animal que se adapte às nossas condições de vida. Por exemplo, se não tivermos experiência com cães, será mais aconselhável adotar um cachorro adulto do que um filhote que devemos educar a partir do zero. Da mesma forma, se gozamos de uma vida sedentária, não é uma boa ideia optar por um cachorro muito ativo.

Uma vez que a decisão é tomada, a melhor opção é a adoção. Há muitos cães de todas as idades e condições que passam seus dias esperando por um lar em abrigos e canis. Sem dúvida, procure seu novo companheiro nestes centros e deixe que eles te aconselhem.

Mas, mesmo quando a decisão de adotar é meditada e todas as condições necessárias são satisfeitas, podem surgir retrocessos repentinos que podem te levar a não poder mais cuidar de seu seu companheiro de quatro patas, seja pontualmente ou para sempre, como uma mudança de país, desemprego e várias outras situações. Nas seções seguintes, explicamos alternativas de onde deixar um cachorro para adoção.

No vídeo a seguir falamos mais sobre a adoção de cachorros:

Onde deixar um cachorro para adoção?

Às vezes, nossas obrigações ou quaisquer circunstâncias imprevistas nos obrigam a passar muitas horas ou mesmo dias fora de casa. E um cachorro não pode ficar nem mesmo um dia inteiro sozinho, imagine dias. Portanto, se nosso problema for temporário ou limitado a algumas horas ou dias por semana, ele pode ser resolvido encontrando uma alternativa para o animal durante esse período.

Por exemplo, existem as chamadas creches para cães. Tratam-se de centros onde você pode deixar o canino por algumas horas. Durante este tempo, eles são supervisionados por profissionais e podem interagir com outros cães. Há preços diferentes e muitos oferecem ofertas especiais para clientes regulares.

Outra opção é contratar um passeador de cães para vir à nossa casa na nossa ausência. Em qualquer caso, sempre que escolhemos utilizar serviços profissionais, é importante que verifiquemos as referências para garantir que deixemos nosso amigo peludo nas melhores mãos. É claro que há sempre a opção de procurar um parente ou amigo que possa cuidar do cachorro temporariamente, seja mudando-o para sua casa ou vindo para a nossa.

A guarda responsável que mencionamos no início do artigo também envolve a compreensão de que o cachorro que entra na casa se torna um membro da família e, como tal, livrar-se dele não deve ser considerado nem mesmo como uma opção.

Mas se você precisa doar seu cachorro urgente, onde deixar o cachorro para adoção? Somente em casos muito específicos, como uma doença irreversível, devemos pensar em encontrar um novo lar para ele. A primeira opção deve ser perguntar aos parentes e amigos de confiança se alguém pode cuidar de nosso melhor amigo. Também podemos discutir isso com o veterinário, pois ele conhecerá muitas pessoas que amam animais.

Entretanto, se por outros motivos como mudança para um local em que você não poderá levar seu amigo canino, por problemas financeiros que dificultam a manutenção de uma boa qualidade de vida para ele ou algo grave, é possível encontrar locais onde deixar cachorro para adoção. Assim, boas opções para descobrir um novo lar para o cachorro, são:

  • Conversar com amigos, colegas de trabalho e familiares
  • Divulgar em redes sociais
  • Falar com veterinários

Falaremos de duas opções principais a seguir e, ainda neste artigo, diversas opções de locais no Brasil que são excelentes opções de ONGs para doar cachorros e abrigos.

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção? - Onde deixar um cachorro para adoção?

Protetoras de animais X canis

Protetoras de animais

Mas e se eu não puder mais cuidar do meu cão e não tiver mais ninguém a quem recorrer? Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente. Os abrigos e protetoras de animais não se preocupam apenas com cuidados básicos, mas administram adoções responsáveis com contrato, monitoramento e castração, buscando garantir que o cachorro seja sempre bem cuidado.

Mas é preciso levar em conta que os abrigos estão normalmente muito cheios. Isto significa que não contamos, a menos que seja um milagre, que uma casa apareça da noite para o dia. Na verdade, é frequente que eles comecem a divulgar nosso caso enquanto o cachorro ainda está conosco.

Canis

Ao contrário das protetoras, muitos canis são apenas locais de passagem onde os cachorros são mantidos durante os dias exigidos por lei antes de seu abate. Nestes locais os animais não recebem a atenção necessária e são dados a qualquer pessoa que os solicite sem qualquer garantia.

Portanto, antes de deixar o cachorro para adoção, devemos ter certeza sobre a maneira como cada centro funciona. Devemos cuidar de seu bem-estar, mesmo que não possamos mais cuidar deles, pois ainda é nossa responsabilidade e obrigação. A seguir apresentamos diversas opções de locais de onde deixar um cachorro para adoção.

Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção? - Protetoras de animais X canis

Opções de onde deixar um cachorro para adoção

Não abandone um cachorro na rua. Além de ser crime previsto em lei, você poderá estar condenando o animal. Diversas organizações não governamentais podem ajudar a divulgar um cachorro para adoção, podem ser um abrigo temporário e te ajudar de outras formas, também. Aqui estão algumas instituições que você pode buscar que são boas opções de ONGs para doar cachorros:

Atuação nacional

  • AMPARA Animal - Site: https://amparanimal.org.br/
  • Procure 1 Amigo - Site: https://www.procure1amigo.com.br/
  • Amigo Não Se Compra - Site: https://www.amigonaosecompra.com.br/
  • Clube dos Vira-Latas - Site: https://www.clubedosviralatas.org.br/

São Paulo

Rio de Janeiro

Bahia

  • Associação Brasileira Protetora dos Animais na Bahia - Site: https://www.abpabahia.org.br/

Distrito Federal

  • PROANIMA - Site: https://www.proanima.org.br/

Onde deixar um cachorro para adoção em Portugal

  • União Zoófila - Site: https://www.uniaozoofila.org/
  • Sítio dos Animais - Site: https://sitiodosanimais.sintra.pt/
  • SOS Animal - Site: https://sosanimal.com/

Agora que você conheceu diversos locais para deixar um cachorro para adoção, se souber de mais algum, conte para nós nos comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • BRASIL, Lei nº 9.605. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 28 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
205 comentários
A sua avaliação:
Fernanda
Olá, eu vou mudar de casa e infelizmente ela não aceita cachorro e também eu estou sem condições para cuidar do billy, e um cachorro porte médio, raça indefinida, 3 anos, e por favor se tiver interesse seja uma pessoa carinhosa é que cuide bem dele porque ele e muito carente e ama atenção.
A sua avaliação:
Iracema Ferreira
Tenho um cachorro de porte médio raça indefinida 2 anos de idade preciso doar ele pois estou com problemas de saúde e financeira e não posso mais cuidar dele.peco encarecidamente que me ajudem a achar um lar pra ele.desde já eu agradeço
A sua avaliação:
Renato
Olá. Estamos procurando um lar em São Paulo para a Tina Turner. Ela é uma senhorinha tranquila e dócil cuja dona faleceu.
A sua avaliação:
Flávio Dias
Preciso doar um cachorro da raça mal tipo eu não tenho condições de cuidar dele e preciso doar
A sua avaliação:
Leopardo Mendes
Olá, tudo bom?
Preciso de uma informação.
Meu nome é Leonardo, moro no Rio de Janeiro, estou desempregado e passando por um grande necessidade financeira, uma prima que mora no Paraná me arrumou um emprego lá na cidade onde ela mora, porem tenho q ir o mais rápido possível.
Tenho um pitbull adulto o qual não estou tendo condições de sustenta lo e muito menos terei condições de leva lo.
O problema é que ele é antissocial, é um cão bravo.
Estou desesperado pois não sei o q fazer. Não posso deixa lo aqui para morrer, porém não tenho condições de ficar com ele, porém só vou para o Paraná depois de resolver esta questão, não tenho coragem de simplesmente abandona lo.
Vocês conseguem me orientar nessa situação?
Não é possível doa lo para qualquer pessoa, acredito que somente criadores, adestradores conseguirão ficar com ele.
Aguardo uma orientação se possível.
Desde já muito obrigado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Leonardo. Temos este post que explica Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?: https://www.peritoanimal.com.br/nao-posso-cuidar-do-meu-cachorro-onde-deixa-lo-para-adocao-23721.html
Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Rosana
Tenho uma cachorra que no momento estou desempregada sem condições pra cuidar dela e dócil muito brincalhona alguém me ajuda
A sua avaliação:
Bruna
Minha filha achou uma cadela na rua acabará de ter 6 filhotes consegui doar um e estamos com a cadela e os 5 filhotes não podemos cuidar , mas também não podemos jogar de volta as ruas peço ajuda.
A sua avaliação:
Antônio Carlos dos Santos
Eu moro numa casa que é feito uma pensão, só que eu tenho dois cachorros, um tem 5 anos e a autra é mãe dele, so que o dono da casa estar pedindo a casa, e eu não tenho o lugar para deixar, como eu faço, estou desesperado.
A sua avaliação:
Luciano
Não, posso cuidar das minha cadelinha pipoca, mel, melissa elas são docias.
Pois fiz cirurgia na coluna recente e não posso me abaixar para limpar o local que ela fica por isso peço ajuda. Por favor. Sou de Macaé RJ
A sua avaliação:
Alejandro
Quero doar meu cachorro não posso cuidar dele. Ele comprende portugués e español e manso gusta de crianza
A sua avaliação:
Gisonita Moreira
Preciso doar uma cadela poodle com maltês tem 5 meses fez dia 15. Preciso doar urgente. Me ajudem
A sua avaliação:
Cristal
Bom dia.
Venho fazer um apelo por 4 cães que se encontram em situação de risco pois o dono está com ordem de despejo para o dia 19 de dezembro e esses animais irão para a rua con ele... Eles se encontram no Bairro de Tomás Coelho RJ.
Caso possam ajudar, por favor, entrar em contato por e-mail cristallnefertit@gmail.com
Agradeço desde já.
A sua avaliação:
Luiz Fernando
Ele chegou abandonado aqui eu dei comida até hoje eu tô dando não apareceu
A sua avaliação:
Lawanda
boa tarde preciso urgente doar uma Pit monster de 10 meses ela e super dócil motivo não tenho condições de cuidar dela mais ,moro em BH na região do barreiro ela se chama Pandora interessados e só chamar
A sua avaliação:
Wany
Estimados, eu estou sem paz por ter conhecido um cachorrinho cego que a dona foi internada e não voltará mais na casa. A vizinha da casa está dando comida e água todos os dias porém cuida de seu filho com autismo não podendo deixar ele sozinho e aí vai na casa e alimenta o cachorrinho e volta. Essa vizinha tem uma sogra com alzheimer e cuida também. É desumano deixar essa vizinha nesta situação. Eu não moro nesta cidade por esse motivo eu não consigo fazer mais do que estou tentando que é pedir socorro a vocês. Podem ajudar por favor? Ninguém mais quevesee caso pode ser digno de ajuda dessa instituição! Obrigada
A sua avaliação:
Marilene Caetano de Aguiar
Estou querendo urgente doar um filhote de 10 meses, ele e brincalhão e muito dócil. Estou querendo doar devido condições financeiras, por favor me ajude... A encontrar um lar responsável eu agradeço
A sua avaliação:
Juliana
Não posso mais cuidar me cachorro
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Juliana. Temos este post que explica "Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?": https://www.peritoanimal.com.br/nao-posso-cuidar-do-meu-cachorro-onde-deixa-lo-para-adocao-23721.html Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Alexandra Pamela Silva do Nascimento
Bom dia minha mãe a faleceu de deixou 2cachorros de raça macho e fêmea da raça shitszu.e não tenho condições de cuidar é tempo .
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Alexandra. Temos este post que explica Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?: https://www.peritoanimal.com.br/nao-posso-cuidar-do-meu-cachorro-onde-deixa-lo-para-adocao-23721.html Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Bruna
Eu tô com um cachorro aqui que resgatei na rua mais não posso fica com ele aqui ele tá fica muito bravo teu 3 filhos pequenos me ajuda por favor
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Bruna. Parabéns pelo resgate. Temos este post que explica "Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?": https://www.peritoanimal.com.br/nao-posso-cuidar-do-meu-cachorro-onde-deixa-lo-para-adocao-23721.html Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Nubia carvalho
Achei duas cachorrinha na rua mais eu não posso cuidar procurando um doador
1 de 3
Não posso cuidar do meu cachorro, onde deixá-lo para adoção?