Educação básica

Ensinar o gato a dar a pata

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 2 março 2021
Ensinar o gato a dar a pata
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Apesar do que muita gente pensa, os gatos são capazes de aprender comandos simples (e, mais tarde, avançados) sempre e quando os tutores fazem as coisas corretamente e usam o reforço positivo.

O PeritoAnimal explica como ensinar o gato a dar a pata para que você possa interagir com ele e reforçar ainda mais o seu relacionamento com o seu pet.

É muito gratificante ver como o seu pequeno é capaz de seguir um comando que você ensinou com muita paciência e perseverança pois, sem estas duas qualidades, é impossível ter sucesso com os truques para ensinar a gatos.

Logo, se você quer que o sue gato aprenda a colocar a patinha sobre a palma da sua mão, continue lendo esse artigo passo a passo e não perca todas as dicas para ensinar gatos!

Também lhe pode interessar: Como ensinar o cão a dar a pata

Índice

  1. Como ensinar truques a gatos?
  2. Ensinar o gato a dar a pata
  3. Dicas para ensinar gatos

Como ensinar truques a gatos?

Os truques que você pode ensinar ao seu gato dependem da capacidade de aprendizagem do animal e da sua paciência e perseverança para ensinar aquilo que deseja que ele aprenda. Assim, não pensa que só os cachorros são capazes de aprender comandos, uma vez que os gatos também possuem essa capacidade, além de serem muito inteligentes e desfrutar da interação com os seus companheiros humanos.

Embora seja mais difícil ensinar um gato do que um cachorro, estas dicas para ensinar gatos contam com o reforço positivo, o que faz com que a tarefa seja muito mais fácil. Os truques mais populares para ensinar a gatos incluem dar a pata e girar sobre eles mesmos, mas eles também são capazes de aprender outras coisas como usar o vaso sanitário ou aprender o seu nome.

Em primeiro lugar, você deve saber que o momento ideal para ensinar uma ordem ao felino é quando ele está ativo e nunca dormindo, sonolento ou cansado. Se você tentar despertar o pet para que ele brinque com você, não terá bons resultados. Também recomendamos que a sessão de treino se realize antes da hora da refeição para que o seu felino tenha fome e as guloseimas usadas como recompensa sejam mais apelativas. Para isso, use guloseimas para gatos, snacks ou comida de lata que você saiba que ele gosta.

É conveniente que as ordens que você deseja ensinar ao seu gato sejam simples e estejam dentro das possibilidades dele uma vez que, logicamente, todos nós temos as nossas limitações e o mesmo acontece com os gatinhos. Se você usar sempre a mesma palabra associada a uma determinada ordem, conseguirá melhores resultados, como por exemplo "olá", "patinha" ou "dá a pata".

Por último, recomendamos que, além das guloseimas para gatos, use o clicker como reforço secundário no treino do pet. O clicker é um aparelho pequeno que emite um som característico e que, geralmente, é usado para ensinar comandos a cachorros, podendo também ser usado com outros animais.

Ensinar o gato a dar a pata - Como ensinar truques a gatos?

Ensinar o gato a dar a pata

Para ensinar o seu gato a dar a pata, siga essas indicações passo a passo:

  1. Comece por ir para um local isolado e sem distrações para inciar a sessão de treino.
  2. Se o seu gato sabe como sentar, comece por dar essa ordem. Se ele não sabe, dê um pequeno toque emburrando a zona inferior do lombo para baixo para que ele se sente no chão.
  3. Em seguida, dê a ordem "olá", "patinha", "dá a pata" ou o que preferir para que ele realize o comando, ao mesmo tempo que oferece a mão ao seu felino com a palma da mão para cima.
  4. Espere que o seu pet coloca a sua patinha sobre a sua mão e, quando o fizer, recompense o pet com uma guloseima.
  5. Se ele não colocar a patinha dele sobre a sua mão, segure a pata por alguns momentos e coloque você sobre a mão. Logo, ofereça uma guloseima para que o pet associe o gesto ao prêmio.
  6. Repita esta operação várias vezes por, no máximo, 10 minutos por dia.

No começo, o seu gato não vai entender o que você quer que ele faça mas, depois de várias sessões de treino, ele vai compreender que ao colocar a patinha dele sobre a sua mão, será recompensado. Assim, com o passar do tempo, você pode ir eliminando as recompensas e sugerir o comando em qualquer momento sem ter que estar sempre premiando o pet com comida, mas sim com mimos, carinhos e elogios para que ele se sinta realizado. Não pense em fazer isto no princípio ou enquanto está aprendendo o truque de dar a pata pois ele pode ficar confuso.

Ensinar o gato a dar a pata - Ensinar o gato a dar a pata

Dicas para ensinar gatos

Assim como cada pessoa é diferente, os animais também e cada um deles tem uma capacidade de aprendizagem diferente. Se o seu gato tem mais dificuldade em aprende rum comando do que o gato do vizinho, não se preocupe nem fique transtornado pois cada coisa leva o seu tempo. Com paciência, é certo que você conseguirá, sempre com muito amor e constância, repetindo o treino regularmente para que o pet continue motivado e não se esqueça do que aprendeu.

Não esqueça que você deve ficar calmo e não ralhar com o pet enquanto ensina a dar a pata, pois isso só fará com que seja uma experiência negativa para ele, ao invés de terem um momento divertido de brincadeira entre pet e amigo humano.

Por fim, você deve saber que quanto mais cedo começar a ensinar truques ao seu gato, melhor. Quando eles são filhotes, possuem uma capacidade de aprendizagem melhor, assim como acontece com os bebés humanos.

Você sabe quantos dedos tem um gato? Leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o gato a dar a pata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Cláudia
Adorei o ensinamento .Acho que meu gatinho vai aprender rápido. Obrigada.
A sua avaliação:
Daniel Spoladori
Muito bom porem eu não fasso isso eu faço com o pote ração eu levanto pra ele dar a pata ae recompeçeio com 3 ração ja que e um bebe ja adulto 6 (o pobre bebe tem menos 5 mêses)
nelson thiesen filho
tenho duas gatinhas e minha filha veio morar conosco com a terceira gatinha. não sei oque fazer par que elas se deem bem, a da minha filha fica embaixo da cama e elas não se dão bem de jeito nenhum. Alguma sugestão por favor. Grato
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nelson Thiesen! A introdução de um novo gato nesse grupo social de gatos já formado é sempre algo um pouco complicado e requer alguma paciência. Se o seu gatinho é um pouco inseguro ou tímido, uma caixa de transporte pode ajudar muito para que se acostume aos cheiros do antigo membro da casa. Deve controlar os outros animais para que não seja muito brusco e não assustem o gatinho. Deixe que pouco a pouco, as gatinhas se acostumem aos cheiros e à presença do outro animal e pouco a pouco se vá aproximando.
1 de 3
Ensinar o gato a dar a pata