5 personalidades felinas
Ver fichas de Gatos
Os felinos estão sempre nos surpreendendo, especialmente depois de conhecermos um dos últimos estudos de Lauren Finka. Esta veterinária da universidade de Lincoln publicou um artigo muito interessante depois de entrevistar mais de 200 tutores de gatos.
As principais conclusões foram as 5 personalidades dos gatos, segundo Lauren Finka, um trabalho que sugere que a personalidade dos gatos se desenvolve a partir da genética deles, as experiências vividas e a aprendizagem. Você quer saber qual é a personalidade que define o seu gato? Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal!
1. O gato-humano
O gato-humano é um felino que desfruta e prefere a companhia das pessoas. Expressa as suas preferências massajando e ronronado para os familiares regularmente. Para além disso, costuma ser muito manso e pode chegar mesmo a não querer brincadeiras nem interações com os animais da espécie dele.
Os gatos-humanos, regra geral, convivem com pessoas desde muito cedo e foram devidamente sociabilizados. Por esse motivo, se sentem muito seguros com os humanos. As atividades favoritas deles são: serem escovados, acarinhados e alimentados.
2. O gato-gato
A personalidade do gato-gato é muito parecida com a anterior, mas neste caso o felino prefere a companhia de outros gastos e podem passar horas brincando e amassando juntos.
Geralmente, falamos de gatos que conviveram com outros gatos e a mamãe deles até à idade apropriada. Por esse motivo, conhecem perfeitamente a linguagem felina. Não costumam sofrer quando os humanos saem de casa por largas horas porque têm companhia suficiente
3. O gato caçador
Todos os gatos são caçadores por natureza, mas o gato caçador ainda é mais: tem uma personalidade selvagem muito marcada.
Estes gatos costumam rejeitar a maioria dos brinquedos e optam sempre por brinquedos mais realistas. Podem mesmo chegar a trazer animais mortos para casa para oferecer ao tutor, como passarinhos.
Se você tem um gato com esta personalidade, é fundamental que tenha brinquedos que supram a necessidade que ele tem de caçar. Poderá fazer brinquedos com material reciclável, por exemplo.
4. O gato curioso
O gato curioso tem muita segurança nele próprio. É muito habitual encontrar estes gatos nos lugares mais inacreditáveis. São gatos geralmente muito territoriais. Não pode existir um único objeto em casa que o gato não conheça. Ele controla exaustivamente qualquer coisa que entre no território dele.
Geralmente, são gatos habituados desde filhotes à presença de todo o tipo de animais, pessoas e objetos.
5. O gato solitário
O gato solitário é também conhecido como o gato resmungão. Este felino está sempre muito alerta. Não aprecia o contacto social, provavelmente devido a uma má sociabilização ou algum trauma.
O felino precisa de mais tempo para se adaptar ou para ter confiança com pessoas novas e geralmente é muito independente. Este é o típico gato que se esconde de imediato quando alguém novo chega a casa. O gato solitário precisa de mais espaço e parece rejeitar qualquer tipo de interação. Porém, é importante dedicar muito tempo aos gatos com esta personalidade para que, pouco a pouco, o vosso vínculo vá aumentando, ele se sinta mais seguro e comece se aproximando mais.
Qual destas personalidades define o seu gato?
Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 personalidades felinas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.