Curiosidades do mundo animal

5 personalidades felinas

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 9 março 2023
5 personalidades felinas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os felinos estão sempre nos surpreendendo, especialmente depois de conhecermos um dos últimos estudos de Lauren Finka. Esta veterinária da universidade de Lincoln publicou um artigo muito interessante depois de entrevistar mais de 200 tutores de gatos.

As principais conclusões foram as 5 personalidades dos gatos, segundo Lauren Finka, um trabalho que sugere que a personalidade dos gatos se desenvolve a partir da genética deles, as experiências vividas e a aprendizagem. Você quer saber qual é a personalidade que define o seu gato? Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Personalidade dos gatos segundo a sua cor

Índice

  1. O gato-humano
  2. O gato-gato
  3. O gato caçador
  4. O gato curioso
  5. O gato solitário

1. O gato-humano

O gato-humano é um felino que desfruta e prefere a companhia das pessoas. Expressa as suas preferências massajando e ronronado para os familiares regularmente. Para além disso, costuma ser muito manso e pode chegar mesmo a não querer brincadeiras nem interações com os animais da espécie dele.

Os gatos-humanos, regra geral, convivem com pessoas desde muito cedo e foram devidamente sociabilizados. Por esse motivo, se sentem muito seguros com os humanos. As atividades favoritas deles são: serem escovados, acarinhados e alimentados.

5 personalidades felinas - 1. O gato-humano

2. O gato-gato

A personalidade do gato-gato é muito parecida com a anterior, mas neste caso o felino prefere a companhia de outros gastos e podem passar horas brincando e amassando juntos.

Geralmente, falamos de gatos que conviveram com outros gatos e a mamãe deles até à idade apropriada. Por esse motivo, conhecem perfeitamente a linguagem felina. Não costumam sofrer quando os humanos saem de casa por largas horas porque têm companhia suficiente

5 personalidades felinas - 2. O gato-gato

3. O gato caçador

Todos os gatos são caçadores por natureza, mas o gato caçador ainda é mais: tem uma personalidade selvagem muito marcada.

Estes gatos costumam rejeitar a maioria dos brinquedos e optam sempre por brinquedos mais realistas. Podem mesmo chegar a trazer animais mortos para casa para oferecer ao tutor, como passarinhos.

Se você tem um gato com esta personalidade, é fundamental que tenha brinquedos que supram a necessidade que ele tem de caçar. Poderá fazer brinquedos com material reciclável, por exemplo.

5 personalidades felinas - 3. O gato caçador

4. O gato curioso

O gato curioso tem muita segurança nele próprio. É muito habitual encontrar estes gatos nos lugares mais inacreditáveis. São gatos geralmente muito territoriais. Não pode existir um único objeto em casa que o gato não conheça. Ele controla exaustivamente qualquer coisa que entre no território dele.

Geralmente, são gatos habituados desde filhotes à presença de todo o tipo de animais, pessoas e objetos.

5 personalidades felinas - 4. O gato curioso

5. O gato solitário

O gato solitário é também conhecido como o gato resmungão. Este felino está sempre muito alerta. Não aprecia o contacto social, provavelmente devido a uma má sociabilização ou algum trauma.

O felino precisa de mais tempo para se adaptar ou para ter confiança com pessoas novas e geralmente é muito independente. Este é o típico gato que se esconde de imediato quando alguém novo chega a casa. O gato solitário precisa de mais espaço e parece rejeitar qualquer tipo de interação. Porém, é importante dedicar muito tempo aos gatos com esta personalidade para que, pouco a pouco, o vosso vínculo vá aumentando, ele se sinta mais seguro e comece se aproximando mais.

5 personalidades felinas - 5. O gato solitário

Qual destas personalidades define o seu gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 personalidades felinas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Louise
Eu discordo sobre a personalidade ser resultado de algum trauma ou outras experiências na infância, no caso dos gatos solitários. Minha gata teve 4 filhotinhos, todos ficaram na minha casa até os 6 meses de idade e tiveram as mesmas experiências e a mesma ''criação". No entanto, eles são todos muito diferentes. Um deles, uma fêmea, é muito brava e não gosta de contato com pessoas e evita com outros animais também. Eu comecei a perceber os traços da personalidade dela quando ela tinha uns 2 meses. Outro, um macho, é extremamente brincalhão, curioso, e muito carinhoso.
A sua avaliação:
Maria Dos anjos da Silva
Meu gato tem um ano e 8 meses, eu sou apaixonada por gatos, e tudo que eu fasso ele me morder meus pés meus tornozelos,porque isso acontece? Ele morde meu marido tbm e mais comigo
A sua avaliação:
carlos figueiredo
minha gata tem as 5 personalidades e mais algumas simultaneamente, além da personalidade canina: adora as brincadeiras de cachorros, como pegar a bolinha e trazer para ser jogada novamente (exaustivamente), disputar na força o poder de algum paninho e a maior alegria dela é poder MASCAR minha mão durante um longo tempo delicadamente (nunca me machucou).
Gabriel
Temos a impressão que esse comportamento de pegar e trazer é restrito aos cães, mas na minha experiência TODOS os 5 gatos que tive apresentavam esse tipo de comportamento desde muito cedo, desde que estimulados. Os gatos de minha irmã também. Acabam aprendendo até mais rápido que os cães. Eu chamaria cães que buscam bolinha de cães felinos.
A sua avaliação:
Aline
É possível a personalidade ser hereditária ? Tive uma gata há 3 anos , ela era solitária e gato caçador , matava barata , trazia passarinhos , não gostava de outros gatos e nem de colo . Ela teve 6 filhotes , fiquei com 1 q era do mesmo jeito , e depois essa teve 4 filhotes , fiquei com 2 e uma tem a mesma personalidade da mãe e da avó . Acho muito estranho . Sempre tive outros gatos em casa , mais só as 3 q são assim
Yanna
Meu gato não se encaixa em nenhuma delas, aliás acho que ele une tudo kkkkk ele é extremamente sociável com outros gatos, adora ficar com companhia humana(conhecida pois precisa de tempo para se acostumar com desconhecidos), não é nada independente, é e um caçador bem mediano(pra baixo) kkkkkkk
A sua avaliação:
VITAL KURIKI
Olá,
Pesquisei, mas não encontrei nenhuma informação a respeito.
Tenho um gato mestiço, siamês já com 9 anos. Há cerca de 2 anos, minha filha trouxe um filhote de gato vira-lata que mia a todo momento e tinha um apetite voraz; comia sua ração, aguardava e comia a sobra do outro, assim como a sobra de ração do cachorro. Pois bem, depois que o cachorro morreu, o gato "velho" parece ter assumido a personalidade do gato "jovem". Passou a miar, a todo momento pedindo comida, come vorazmente a sua ração, espera a sobra do mais jovem (que já não come tanto, embora mie a toda hora). É normal?
A sua avaliação:
Maysa
Amei a matéria!
Incrível..
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maysa! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando!
1 de 6
5 personalidades felinas