menu
Partilhar

Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 16 janeiro 2024
Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções

Ver fichas de  Gatos

Não é nenhuma novidade que os gatos são extremamente limpos e que mantém uma ótima higiene de todos os seus espaços. Se você compartilha sua casa com um ou vários gatos, sabe muito bem como eles podem ser meticulosos ao realizar suas rotinas de limpeza. No entanto, muitos tutores acham estranho quando seus companheiros optam por se limpar em cima deles. Se este for o seu caso, temos certeza de que você está familiarizado com perguntas como "por que meu gato se limpa em cima de mim?" ou "o que significa se meu gato se lambe em cima de mim?".

Embora esse comportamento do seu gato possa surpreendê-lo, suas motivações não diferem muito das razões pelas quais os gatos costumam esfregar-se nos tutores e, muitas vezes, gostam de dormir em cima deles. E a boa notícia é que, na grande maioria dos casos, trata-se de um comportamento natural e instintivo que indica que seu gato se sente seguro com você e até mesmo o considera "um dos seus".

No entanto, existem outros fatores que podem fazer com que um gato se limpe em cima de seu tutor, e alguns deles exigem que você tome medidas para otimizar o estilo de vida do seu felino. Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, abordaremos o tema "por que meu gato se limpa em cima de mim? - causas e soluções". Confira!

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não deita em cima de mim?

Afeto e confiança

Os gatos utilizam os mesmos códigos de comunicação que lhes permitem interagir com outros gatos para se relacionarem com nós, humanos. Isso é uma diferença em relação aos cães, pois estes entendem que somos uma espécie diferente e modificam seu comportamento para se comunicarem conosco.

Por sua vez, os gatos parecem nos ver como uma "versão maior" deles mesmos, tratando-nos como se fôssemos gatos muito grandes - e um tanto desajeitados -, utilizando seus corpos para nos transmitir seus estados de espírito, necessidades e percepções do ambiente.

Portanto, é lógico que nossos gatos expressem seu afeto e confiança à sua maneira, e não por meio do que entendemos como "demonstrações de afeto". Por exemplo, se seu gato se limpa em cima de você e também o lambe com a mesma meticulosidade com que se higieniza, esta é uma de suas formas de cuidar de você e dizer que o ama.

Na verdade, os gatos se lambem mutuamente quando existe um nível muito alto de confiança, geralmente cultivado entre indivíduos do mesmo núcleo social (que é o mais semelhante ao conceito de "família" no universo felino). Quando dois ou mais gatos do mesmo núcleo social se lambem e compartilham sua rotina de limpeza, geralmente têm o propósito de criar um odor comum que os ajuda a se identificar e estabelecer um ambiente de convívio seguro, onde ambos se sintam à vontade com a presença do outro.

Da mesma forma, é lógico você não precisa se preocupar nem tomar medidas para inibir esse comportamento, pois é um sinal muito positivo de que seu gato confia em você. Parabéns!

Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções - Afeto e confiança

Marcação territorial

Para começar, é importante ter em mente que tanto machos quanto fêmeas marcam território, e fazem isso com o propósito de comunicar diferentes mensagens aos seus congêneres, bem como atrair parceiros receptivos para o acasalamento.

Outro mito afirma que os gatos marcam apenas com urina, quando a verdade é que existem vários tipos de marcação que lhes permitem enviar sinais olfativos e também visuais para seus interlocutores. E adivinhe o que acontece quando seu gato se limpa em cima de você? Esta é uma forma bastante eficiente de impregná-lo, enquanto tutor, com feromônios felinos e deixar o odor de gato em você. No entanto, não é a única maneira, já que seu gato alcança um resultado bastante semelhante quando passa seu corpo contra suas pernas ou esfrega sua cabeça ou rosto contra o seu.

Portanto, quando dizemos que a marcação territorial em gatos pode explicar por que seu gato se limpa em cima de você, estamos nos referindo ao fato de que esse hábito permite que ele sempre reconheça seu próprio odor em você, mesmo que você tome banho com frequência, use perfumes e troque de roupa o tempo todo. Dessa forma, seu gato expressa tanto para você quanto para seus outros congêneres que você é "um deles".

Como lidar com um gato que faz marcação territorial?

A marcação territorial é um comportamento natural e instintivo dos gatos, tornando-se quase impossível erradicá-lo. Se você recorrer a métodos como repreensão ou castigo com esse propósito, é provável que apenas estresse seu gato e o faça reagir de maneira defensiva para se proteger.

Por outro lado, se estamos lidando com um gato que marca com urina ou por arranhões em todos os lugares, sugerimos a leitura do nosso artigo "Dicas para o meu gato não marcar território". No entanto, tenha em mente que, após atingir a puberdade e, com ela, a maturidade sexual, os gatos tendem a acentuar uma série de comportamentos associados ao desejo sexual e ao instinto reprodutivo.

Lembre-se de que a castração é também o método mais eficaz para prevenir gravidezes não planejadas e diversas doenças do trato reprodutivo com alta taxa de mortalidade em machos e fêmeas.

Por fim, é importante saber que a marcação territorial não é a única causa pela qual os gatos urinam em todos os lugares. Na verdade, um aumento repentino na micção ou na vontade de urinar pode ser sintoma de uma infecção urinária em gatos ou mesmo de doenças sistêmicas, como diabetes mellitus. Portanto, se seu gato começar a urinar em lugares incomuns, ou até mesmo em você, a primeira medida será levá-lo ao veterinário para descartar qualquer causa patológica.

Conforto

Outra explicação para o porquê de seu gato se limpar em cima de você é simplesmente porque ele não encontra outro lugar mais confortável para realizar esse ritual. Tenha em mente que um gato nunca desfrutará de seu hábito de higiene em um ambiente que não atende aos seus "padrões" de limpeza, ou onde está muito frio, ou onde há outros estímulos que causam medo, desconforto ou incerteza.

O que fazer?

A solução pode ser tão simples quanto rever a localização e o acondicionamento da área de descanso do seu gato. Escolha ou prepare uma boa cama adequada ao tamanho da estrutura física do seu felino, com enchimento suficiente para que ele possa dormir em uma superfície macia e bem fofa. Em seguida, observe onde você coloca a cama dele, certificando-se de que esteja a uma boa distância da caixa de areia e do local de alimentação, e que não haja excesso de estímulos que perturbem a calma que seu gato precisa durante seus rituais de higiene.

Outra boa estratégia é elevar a cama do seu gato e também colocar almofadas em prateleiras ou plataformas elevadas, pois os gatos preferem dormir e se limpar em lugares altos, onde se sentem mais protegidos de seus predadores.

No PeritoAnimal também fornecemos um guia sobre como cuidar e preparar a casa para gatos, que ajudará a garantir que seu felino viva em um ambiente propício para seu desenvolvimento físico e cognitivo ótimo. Não perca!

Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções - Conforto

Aprendizagem involuntária

Muitos tutores acabam reforçando inconscientemente certos comportamentos de seus gatos, oferecendo petiscos, carinho ou outros prêmios, o que favorece a assimilação desses comportamentos como hábitos. Digamos que quando seu companheiro era um filhote, ainda aprendendo a se limpar sozinho, você costumava permitir que ele se lambesse em cima de você, e até o mimava um pouco, seja porque sua atitude parecia muito fofa ou porque você queria fazer com que ele sentisse que podia confiar em você.

Independentemente do motivo, quando você oferece uma recompensa, seja na forma de afeto, comida ou carinho, está comunicando ao seu gato que se lamber em cima de você não é apenas algo aceitável, mas também traz benefícios para ele. Portanto, é muito provável que esse comportamento se torne um hábito adquirido por aprendizado simples, refletindo-se no comportamento do gato adulto.

Como evitar que meu gato se lamba em cima de mim?

Antes de tudo, devemos deixar claro que não é estritamente necessário combater esse comportamento, a menos que você se sinta incomodado(a) com ela. Se esse for o caso, o primeiro passo será evitar incentivar que um gato filhote realize qualquer ação ou comportamento que você não deseja que se manifeste em um gato adulto.

Portanto, se você não quiser que seu gato se limpe em cima de você, ensine-o desde pequeno que seu corpo não é o lugar apropriado para isso. Sempre que seu gatinho começar a se lamber estando sobre você, dê a ele um firme "NÃO!" e leve-o para o local que você considera apropriado, isto é, um local onde ele possa se sentir confortável e seguro para realizar seus rituais de limpeza (como sua cama ou uma almofada em uma prateleira elevada).

Em seguida, cada vez que seu gato recorrer a esse local, e não a você, quando quiser se limpar, ofereça-lhe uma recompensa para que ele entenda que está se comportando bem e tenda a transformar esse comportamento em um hábito. Para mais informações, confira nosso artigo "Como educar um gato desde filhote?".

Estresse ou tédio

Quando um gato está entediado, tende a manifestar comportamentos incomuns e/ou direcionar certos comportamentos naturais para recursos inadequados. Isso ocorre com particular frequência quando um gato leva uma rotina sedentária em um ambiente empobrecido, onde não encontra espaços nem estímulos adequados para gastar energia e desenvolver suas habilidades sensoriais.

Por exemplo, na ausência de um bom arranhador, um gato pode começar a arranhar tudo que estiver em seu caminho, ou após ter ficado sozinho por muito tempo, pode começar a se lamber em cima de você para chamar sua atenção e dizer que precisa de sua ajuda para liberar a energia acumulada.

As mesmas situações que causam tédio, ao longo do tempo, fazem com que o gato acumule cada vez mais tensão até que, tarde ou cedo, comece a manifestar sintomas de estresse. Por exemplo, o chamado "estresse ambiental" frequentemente resulta de mudanças repentinas em seu ambiente e/ou rotina, mas também pode estar relacionado à exposição a estímulos estranhos ou muito intensos, como barulhos altos ou odores desconhecidos.

Finalmente, não podemos esquecer que existem vários problemas de saúde e doenças comuns em gatos que podem causar dor, sintomas neurológicos ou um estado de extrema vulnerabilidade, aumentando os níveis de estresse e provocando alterações de comportamento.

Como acalmar um gato estressado?

A melhor estratégia para prevenir e aliviar os sintomas de estresse em gatos é otimizar sua estimulação física e mental. Para isso, você deve:

  • Investir no enriquecimento ambiental: ofereça ao seu gato uma boa variedade de estímulos, brinquedos e outros recursos que despertem sua curiosidade e o motivem a cheirar, pular, brincar, etc., mesmo quando está sozinho em casa. Não é necessário fazer um grande investimento para isso, pois no PeritoAnimal ensinamos várias ideias para inspirar você a fazer brinquedos para gatos com papelão;
  • Planejar cada mudança com antecedência para permitir a introdução gradual em sua rotina: essa apresentação ou execução gradual é fundamental para favorecer sua adaptação a uma nova realidade e prevenir problemas de comportamento;
  • Recompensá-lo por seus bons comportamentos: seja para ensinar alguns comandos básicos de obediência (por exemplo, ir até você quando chamado pelo nome) ou incentivá-lo a explorar um novo ambiente. Em qualquer caso, conhecer os melhores prêmios para gatos será muito útil!

Por outro lado, se você já convive com um gato estressado, lembre-se de que a consulta com um veterinário é fundamental para descartar doenças subjacentes e iniciar um tratamento adequado. Além disso, há uma série de boas práticas que você pode aplicar no dia a dia para acalmar um gato estressado, mas elas não substituem a atenção veterinária.

Por exemplo:

  • Colocar música suave;
  • Fazer uma massagem relaxante;
  • Experimentar terapias alternativas como acupuntura ou florais de Bach (sempre consultando um veterinário antes de começar a usá-las), entre outras.

Confira outra dicas sobre o tema em nosso artigo "Como reduzir o estresse em gatos".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções
1 de 3
Por que meu gato se limpa em cima de mim? - Causas e soluções

Voltar ao topo da página