Doenças infecciosas

Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 junho 2019
Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As infecções urinárias, conhecidas também como infecção do trato urinário, são um dos grupos de condições mais comuns e incômodas que um gato pode sofrer. Existem vários tipos de infecções, como a cistite (inflamação da bexiga), nefrite (inflamação dos rins) ou cálculos urinários, mas a maioria delas apresentam o mesmo quadro de sintomas.

Como referimos antes, estas condições afetam a bexiga e a uretra do felino, e podem ocorrer em gatos de qualquer idade mas, sobretudo em animais de idade adulta que sofrem de obesidade, que estão em espaços muito reduzidos ou que emocionalmente sofrem de muitos sobressaltos e poucos momentos de tranquilidade.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar-lhe da infecção urinária em gatos, os seus sintomas, tratamento e como pode preveni-la.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária em cães

Índice

  1. Sintomas de infecção urinária em gatos
  2. Tratamento da infecção urinária em gatos
  3. Como prevenir a infecção urinária em gatos?
  4. Por que o meu gato tem uma infecção?

Sintomas de infecção urinária em gatos

Todos os donos de gatos devem estar muito bem informados sobre os sintomas destas condições, pois é muito importante a prevenção e o tratamento antecipado, pois se um gato estiver sofrendo de infecção urinário poderá ser não apenas muito doloroso para o animal, como também mortal.

Muitos gatos sofrem de surtos repetidos, o que faz gerar um padrão que vai piorando com o tempo, mas cuidado, porque a maioria dos gatos não apresentam sintomas até que a doença já se encontre muito avançada. Por isso, é importante vigiar o comportamento do seu gato no momento de fazer as suas necessidades e observar também o estado da sua urina.

Os sintomas de infecção urinária no gato são os seguintes:

  • Realiza demasiado esforço ao urinar.
  • Urina em poucas quantidades.
  • Não se consegue conter e urina fora da sua caixa de areia (algo muito estranho neles).
  • Tenta urinar com mais frequência do que o normal, que por vezes, se pode confundir com a ação de defecar.
  • Chora no momento de urinar, este comportamento é completamente fora do normal.

Também pode apresentar sangue na urina. Além disso, terá a necessidade constante de lamber as suas partes íntimas para aliviar sensações incômodas, alguns gatos podem ter febre e fraqueza nas etapas iniciais da infecção.

Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção - Sintomas de infecção urinária em gatos

Tratamento da infecção urinária em gatos

Por mais que acredite saber o suficiente, nunca deverá diagnosticar o seu gato, muito menos no caso de infecção urinária. Perante a presença de qualquer um dos sintomas que referimos no ponto anterior, deverá levar o seu gatinho ao veterinário para que este possa realizar todos os exames necessários. Análises de sangue e de urina entram dentro do tipo de exames, tanto para confirmar se tem cristais, células inflamatórias, como para revisar o estado da urina e descartar outras doenças.

O tratamento para a infecção urinária em gatos variará dependendo da condição. Se o gato tem um problema de infecção bacteriana deverá tomar antibióticos (estas não ocorrem com frequência). Para o caso de cistite o tratamento começará por aliviar a dor administrando medicamentos para relaxar e evitar obstruções nas vias urinárias. Depois, reduzir o estresse com exercício e a administração de feromonas para ajudar a reduzir os níveis de ansiedade. Por último, controlar a quantidade de urina, substituindo a comida seca por uma dieta um pouco mais úmida.

Se o gato tiver a uretra bloqueada, o tratamento será cirúrgico e praticamente de urgência, pois a urina não está fluindo com normalidade. É possível que o seu pet fique internado por vários dias, uma vez que o veterinário deverá dar-lhe medicamentos via intravenosa e monitorizar o seu progresso. O mesmo acontece com os cálculos, que podem precisar de operação (dependendo do tipo) ou se não estiverem tão avançados podem ser curados com uma simples mudança de dieta e hábitos de vida.

Lembre-se de realizar o tratamento completo para evitar próximas recaídas, em especial se o gato for propenso a este tipo de infecções urinárias.

Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção - Tratamento da infecção urinária em gatos

Como prevenir a infecção urinária em gatos?

O apoio do veterinário não deve acontecer apenas quando o felino fica doente ou tem uma emergência. Tente manter uma boa comunicação com ele sobre o seu gato e pergunte-lhe qual é o tipo de dieta mais adequada para a saúde do seu pet. Lembre-se que somos o que comemos. Neste sentido, recomendamos que consulte este artigo em que lhe explicamos qual a alimentação adequada para gatos.

A água é fundamental para limpar e depurar o organismo. Deverá educar e habituar o seu gato a ingerir sempre água. O mesmo acontece com o hábito de urinar, esta é uma das poucas formas que existe para expulsar as toxinas do corpo, pelo que é importante que o seu gato o faça com frequência e que na hora de o fazer encontre a sua caixa de areia nas melhores condições de higiene e limpeza.

Os gatos são animais de rotinas, será sempre bom para a sua saúde minimizar as mudanças bruscas de rotina que lhe possam causar estresse, que depois possam levar a uma infecção urinária.

Faça todo o esforço possível para dar uma vida tranquila ao seu gato, verá que assim terá um pet saudável e feliz por muitos anos.

Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção - Como prevenir a infecção urinária em gatos?

Por que o meu gato tem uma infecção?

As infecções, obstruções e inflamações urinárias ocorrem devida à presença ou não de sangue ou outros agentes estranhos no trato urinário. Estas condições podem ser causadas por muitos fatores e/ou por sua vez ser a manifestação de uma doença no organismo do animal. Algumas das causas podem ser as seguintes:

Como referimos no início deste artigo, qualquer fator que coloque o gato em estado de estresse, pode causar o desenvolvimento deste tipo de doenças. Situações deste tipo poderiam ser um mudança repentina de casa, a chegada de um novo membro da família, ausência de um companheiro humano e a presença de pessoas estranhas.

O sedentarismo e a obesidade também podem causar infecção das vias urinárias, pois ao desacelerar todos os processos internos, o corpo não está igualmente capaz de eliminar todos os desperdícios que vai consumindo. A obstrução uretral em machos ocorre com mais frequência em adultos jovens que vivem em espaços muito fechados, onde têm poucas oportunidades de se exercitar.

Um pH pouco ácido e descontrolado na urina do gato pode aumentar o aparecimento de magnésio e elevar os seus níveis até um ponto não adequado, que pode levar a uma posterior formação de cristais de fosfato de magnésio que podem prejudicar a urina e depois causar urolitíase (cálculos urinários). Tudo isto é causado, entre outras coisas, por uma má alimentação, como as dietas de baixa digestibilidade e sem controle de minerais.

Confira alguns remédios caseiros para gato urinando sangue nesse artigo do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
94 comentários
A sua avaliação:
erica maria de jesus
o meu gato não estava comedo e nem bebendo água. À noite dei antibiotico pela manhã ele ja começou a comer e beber agua.ela ta colocado sngue na urina direto.
A sua avaliação:
Rebeca
A questão do vinagre de maçã, poderia ser o vinagre normal de álcool? Pois não vejo diferença já que o vinagre de maçã também contém álcool e é Aromatizado Artificialmente de maçã.
Luciene
O verdadeiro vinagre de maçã é feito de suco de maçã fermentado. Outro que não seja o verdadeiro vinagre de maçã pode prejudicar a saúde do animal.
A sua avaliação:
Mariana B
Boa tarde, tenho um gatinho ele há um ano atrás teve infecção de urina ficou internado... e agr novamente já levei ele no Vet. estou tratado dele em casa, ele está urinando pela casa toda, não segura o xixi
e tbm não ta querendo comer e vomitando amarelo
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Daniela Carolina Dos Santia Ferreira
Oi....A minha gatinha estava urinando pouquinho em várias vezes e as vezes com sangue. Não chegou a vomitar.
Dei alguns medicamentos que melhorava e voltava. Sei que cada caso é um caso,mais o que resolveu foi água mineral para beber e ração de gato castrato...Ha e ela tinha tb junto com a cistite ,pelo caindo dermatite....Ai fazendo isso melhorou pelo e cistite....
A sua avaliação:
José Cláudio de Freitas
Meu ficou inquieto e de vez enquanto dá uns miados notei que deitado ele vai direto para órgão genital.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosineri braga
Ola
Meu gato esta com cistite ja levei no veterinário ja fez ultrassom ja fico internado ja tomou medicação ai ele fica bem uma semana volta tudo de novo ele é terrível para tomar a medicação por ultimo tomo injeção e agora esta voltando tudo outra vez ..me ajuda por favor
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosineri! Apenas um veterinário de confiança pode recomendar o tratamento adequado para o seu gatinho. Recomendamos que você consulte um profissional novamente.

A equipe do Perito Animal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
Stefanie rufino
Boa noite, meu gato tem uma infecção urinária foi o veterinária e está ser medicado depois do tratamento estava bem 3 dias depois está com outra medição a 2dias, quanto tempo demora a fazer efeito? Mesmo assim ele urina com pouco sangue transperente . Ele não para de ir a caixa avez consegue pouco as vezes nada estou muito preocupada.
A sua avaliação:
Beatriz Pereira
Tenho um nenê, machinho, uns 05 meses. Há alguns dias começou aparentemente à "ter medo" de usar a caixinha, mesmo limpa. Sobe nela mas não faz o xixí ou cocô ali, sai correndo e acaba fazendo em outros locais em casa. Já coloquei educadores (xixi pode e não pode) mas parece não adiantar. O que pode ser? E fica saltitando, fazendo uns miadinhos...
Luísa Savala
Ou Beatriz! Temos um artigo sobre como ensinar o gato a usar a caixa de areia que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
De qualquer forma, se essa conduta permanecer, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
camilla melos
Ola boa tarde, tenho duas gatinhas e a mais velha, já castrada esta apresentando sintomas de infecção urinaria, tais como. urinando frequentemente e em pouca quantidade, apresentando um pouco de sangue na urina e apatia. Aqui onde moro não temos veterinário no momento e estou sem dinheiro para levar a outro lugar, estou muito preocupada. Se puderem me ajudar desde já obrigado.
Luísa Savala
Oi Camila! Temos um artigo sobre remédios caseiros para infecção urinária em gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-gatos-tratamento-caseiro-22995.html
De qualquer maneira, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que o quadro não se agrave, afinal, os tratamentos caseiros são um reforço ao tratamento indicado pelo veterinário.
Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Evie Sousa
Um gato com cistite pode transmitir as bactérias da cistite pelas fezes e urina e contaminar pessoas?
A sua avaliação:
valquiria
Por favor eu preciso sabe o meu gato deis de hoje de manha nao esta urinando e da uns miado estranho o qui devo fazer por favor
Rosemere
Meu tou passando por isso fãs meses já não sei que fãzer mais meu gatinho nem melhora direito comeca denovo já leve o ficou internado mas tudo igual nem bem melhora já começa de novo
Maria luiza
minha gata parece que ela esta com infecçao de urina ela esta urinado sangue oque eu posso fazer
Éryca
Já levamos a minha gata para o veterinário e passaram alguns medicamentos, demos para ela mas até fazer efeito a algum tipo de massagem ou algo do tipo que eu possa fazer pra ajudar a amenizar a dor ?
Renata Maria Esteves Ribeiro
Gente, não deem bicarbonato de sódio para seus gatos! Isso vai matá-los!
Luciana Borella
oi meu gatinho esta fazendo o tratamento por causa dos cristais que apareceu no ultrassom, mas os medicamentos ex anti-inflamatório, antibiótico, ele já tomou agora esta com gaviz v e buscopan, esses tratamentos fez com que ele perdesse muito peso e apetite, e ainda continua meio amuadinho num canto , e não consigo mais dar o buscopan ou qq outro ele não aceita mais tá com repulsa de remédios. ps: vai toda semana ao vet fez 04 us e exames sangue e fezes que deu ok. mas está difícil de recuperar ele tem 12 anos sempre foi saudavel, pois vai ao vet. regularmente. esse tratamento demora mesmo?
Joice Castelli
Oi Silmara, é bicarbonato de farmácia ou de mercado?
marta kowalczuk
A infecção urinaria aparece mais em gatos idosos ?? Como evitar que o gato tenha infecção urinaria
nair coelho araujo
minha gata tem infecção urinaria direto,ela chora quando vai urinar e quase sempre tem presença de sangue na urina.ja dei vários antibiotiticos indicados p veterinários e não resolve.gostaria de uma opinião do q fazer?
Aline
Olá Nair, você deve levar em um especialista em felinos, eles serão os mais aptos a resolvem esse problema irão pedir uma bateria de exames específicos como antibiograma para saber qual o melhor antibiótico para ser administrado em seu gato
Silmara Martins
Gente chorei demais agora, preciso compartilhar com vocês este vídeo porque estive passando uma barra com um gatinho ,vou passar uma receita que acho vai salvar muitas vidinhas,pois meu gatinho de 1 ano e meio , que esteve com problemas urinários há um mês de sofrimento, de repente ele parou de urinar, depois de 2 dias levei no veterinário ,gastei 700 reais numa tacada só,quase tive um treco ,pensei fosse pagar a consulta que era 70 reais e mais algum remedinho, mas que nada, o valor foi 10x mais,mas não tinha o.que fazer ou pagava ou via o sofrimento dele, o meu gatinho estava com pedras no canal,trancou tudo,ele chorava de dor, não tinha o que fazer, foi colocado uma sonda para desentupir, ficou 5 dias com aquela sonda torturante , pela casa toda , com aquela coleira na cabeça pra ele não morder ,uma tortura , eu chorava junto com ele todo dia,depois de 5 dias tiramos a sonda e a coleira que alívio,mas pensei que ele fosse voltar bem ao normal,que ilusão, pra meu desespero deu uma infecção urinária e a dor só aumentou, ficava o tempo que conseguia se mexer só tentando urinar ,e toda vez era um sacrifício e mais miadas de dor, e começou uma tremedeira de dor,mesmo com remédios nada amenizada,e até que começou a sair urina com sangue e eu entrei em desespero, meu marido tentava me acalmar mas eu só chorava,ate que fui na internet vasculhei para ver soluções caseiras porque confio muito no natural e comecei a dar chá de quebra pedra, mentruz, gotas de limão, vinagre de maçã,durante 2 semanas incansável cuidado ,mas nada solucionada, pensei que teria que sacrificar Pôr que a dor e sofrimento era demais, até que uma abençoada amiga disse, nossa mas é tão simples o tratamento para isso aí,de uma colherinha por dia de bicarbonato de sódio com água,vai limpar e desentupir tudo, e jogue o pozinho puro um pouco no local dos órgãos genitais que sara as feridas abertas de tanto ele lamber de dor, foi o que fiz,esperando um milagre,meu Deus não é que no primeiro dia já parou a tremedeira, e ele já se levantou pedindo carinho , porque ele não fazia nada a não ser se encolher de dormir para aguentar a dor,gente do céu ,que alívio que estou sentindo, ele esta se restabelecendo todo dia, e estou compartilhando esse milagre da natureza que temos, mais muitos não sabem disso,procurei na internet se podia dar a gatos,e descobri um mundo maravilhoso do bicarbonato de sódio que além de equilibrar o sangue , pois tirando a acidez do corpo ,param de ser produzidos esses cálculos que trancam a uretra dos bichanos, e chega a reduzir e curar câncer,meu Deus que maravilha só quem já sofreu com algum bichinho vai me entender como dói a dor deles é que dependem de nós para tudo é aliviar, que sufoco que passei,mas aprendi tanto tanto com isso,a internet me ajudou mudei muitas coisas, estou fazendo comida caseira,mudei as aguas,coloquei fonte de agua pra ele beber agua mais vezes,pois quando não tomam muita agua vem esses entupimento, coloquei mais caixa de areia pelo pátio, e a limpeza delas é fundamental,gato só gosta de coisa limpa e fresca ,agua e comida frescos, e as rações tipo wiscas , ou marcas baratas,com corantes, as melhores são bastante caras que tive que dar a royal cannin, mas estas outras estão matando os gatinhos ,são as piores que tem, estou dando este depoimento que pode ajudar tantos outros que podem estar sofrendo como eu sofri demais acho que isso pode salvar muitas vidinhas ,porque esse vídeo chorei demais,que graças a Deus não perdi meu gatinho,e esta vivinho trazendo muitas alegrias no meu lar que tem mais um gatinho e um cachorrinho que são nossos encantos diários .Obgda ,se eu puder ajudar um bichinho com isso já estou feliz !
Jéssica Martins da Silva
Nossa muito obrigada por compartilhar sua história, Silmara Martins, muito interessante e tão simples no final....Da uma dó enorme , uma dor no coração ver os animais sofrendo e olhando para gente, p ajudar eles, quase falam rsrsrs nos comunica com os olhos rsrss.... meu gato ta com problemas no rim tbm..vou fazer isso... muito obrigada
Kerllen
Oi meu gato esta assim posso dar bicarbonato de sódio? Vai ajudar ele?
Amanda Ferreira
Boa tarde, Silmara!
Será que funciona com todos os gatos? Meu gato está sofrendo tanto, mas fico com receio de não dar certo. Mas, mesmo assim, obrigada pela dica.
Claudia
Qual o antibiótico para infecção urinária em gatos?




1 de 4
Infecção urinária em gatos - Sintomas, tratamento e prevenção