Partilhar

Porque meu cachorro deita em cima de mim

 
Por Eduarda Piamore. 17 maio 2019
Porque meu cachorro deita em cima de mim

Ver fichas de  Cachorros

Umas das coisas curiosas que os cachorros fazem é ter o hábito de se acomodar justamente nos pés dos donos ou sentarem diretamente sobre eles. Esse comportamento é particularmente engraçado nos cachorros de grande porte, que parecem não ter noção de seu verdadeiro tamanho.

Se você já passou por essa situação, provavelmente se faz perguntas como: "por que meu cachorro se senta no meu pé?", "por que meu cachorro deita em cima de mim?" ou "por que cachorro gosta de dormir encostado no dono?" Neste artigo do PeritoAnimal, responderemos a essas perguntas para te ajudar a compreender e se comunicar melhor com seu melhor amigo.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cão gosta de mim

Comportamento canino: meu cachorro se senta nos meus pés

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que não existe uma única razão que explique por que um cachorro se senta ou se acomoda sobre os pés ou em cima de seus tutores. O comportamento canino e a linguagem corporal dos cachorros são complexos e variados, por isso um comportamento canino pode ter diferentes causas e significados, dependendo do contexto em que se desenvolve e do indivíduo que o realiza.

Se você quer entender por que cachorro gosta de dormir com o dono, por que cachorro se apoia em você ou se deita sobre os seus pés, é essencial interpretar a postura e as expressões enquanto realiza esse comportamento, bem como prestar atenção no ambiente e no contexto em que ele faz isso.

A seguir, vamos te ajudar a interpretar esse comportamento do seu melhor amigo. Mas recomendamos também a ler nosso guia completo sobre interpretar a linguagem corporal dos cães para compreender melhor seu cachorro.

Porque meu cachorro deita em cima de mim - Comportamento canino: meu cachorro se senta nos meus pés

Meu cachorro deita em cima de mim

É muito importante não se deixar levar por falsos mitos que afirmam que sempre que um cachorro se senta ou deita sobre o cuidador isso é uma demonstração de dominância. A dominância é intraespecífica, ou seja, ocorre única e exclusivamente entre indivíduos da mesma espécie. Por isso, pensar na relação entre um tutor e cachorro em termos de dominância não faz sentido, e costuma provocar muitos erros na educação e criação de cachorros, tendo consequências negativas para o caráter do animal.

Além disso, é essencial combater o mito de que um "cachorro dominante" é aquele que se comporta de maneira agressiva com outros cachorros. A agressão é um problema comportamental canino que precisa ser tratado adequadamente, com a ajuda de um profissional capacitado. A dominância, por sua vez, faz parte da interação social e da linguagem dos cachorros, permitindo a organização hierárquica entre dois ou mais membros de uma comunidade, ocorrendo precisamente no momento em que há um encontro ou interação social entre dois ou mais indivíduos.

Um "cachorro dominante" é dominante em relação a um ou mais cachorros, mas não necessariamente será dominante em relação a todos os outros cachorros, uma vez que a interação é algo dinâmico. Por isso, não devemos entender a dominância como um aspecto ou traço da personalidade de um cachorro, muito menos associá-la à agressão.

Seu cachorro não está mostrando dominância quando se senta em seus pés ou deita em cima de você, é um erro grave usar métodos agressivos ou abusivos para "corrigir" esse comportamento canino, já que você estará expondo seu amigo peludo a emoções negativas, como estresse, medo e ansiedade. E o pior é que você vai repreendê-lo por ter interpretado mal o comportamento, afetando seriamente o vínculo entre vocês.

Por outro lado, se você suspeita que seu cachorro está se tornando possessivo, reagindo negativamente quando alguém tenta se aproximar de você ou de suas coisas, é importante saber que você está enfrentando um problema de proteção de recursos, que não deve ser confundido com a dominância. Nesse caso, recomendamos que você vá a um especialista veterinário em etologia canina, que pode descartar as causas patológicas e investigar a origem desse comportamento possessivo em seu melhor amigo, bem como ajudá-lo a estabelecer causas específicas para o tratamento.

Se você quer saber mais sobre a dominância nos cachorros, recomendamos a leitura do nosso artigo dedicado inteiramente ao cão dominante. A seguir, vamos te contar as possíveis razões que explicam a questão por que meu cachorro deita em cima de mim?

Meu cachorro deita em cima de mim: causas

Agora você já sabe que esse comportamento canino pode ter vários significados e que, em nenhum caso, está relacionado aos erros da teoria da dominância. Então, por que seu deita em cima de você? Existem 5 causas principais:

Para aproveitar sua companhia:

Não se pode negar que os cachorros são companheiros extraordinários, sempre dispostos a acompanhar nos melhores momentos e também a consolar nas fases mais difíceis. Uma das razões pelas quais seu cachorro deita em cima de você é para estar na sua companhia e expressar sua afeição.

Porque quer calor e conforto:

Nas primeiras semanas de vida, é muito comum que os filhotes durmam bem juntinhos e até mesmo em cima uns dos outros para conservar o calor e combater o frio. Se seu cachorro dorme em cima de você ou em sua cabeça, provavelmente está procurando não apenas compartilhar o calor do seu corpo, mas também se sentir seguro e confortável em sua companhia.

Para expressar seu apoio a você:

Os cachorros conseguem perceber facilmente as mudanças de humor dos tutores, porque são capazes de interpretar as posturas, expressões faciais, gestos e atitudes, uma vez que eles usam principalmente a linguagem corporal para se comunicar. Mesmo que você não diga uma única palavra ao seu cachorro, ele vai saber quando você se sentir triste ou passar por um momento difícil em sua vida. Por isso, ele pode se apoiar em você ou se deitar perto de você para mostrar seu apoio e fidelidade, "nos bons e maus momentos".

Para mostrar aos outros que você é seu tutor:

As glândulas anais contêm feromônios que são uma espécie de "identidade química", isto é, concentram substâncias que "informam" as principais características que identificam cada indivíduo. Quando um cachorro cheira o traseiro do outro, consegue obter informações sobre seu sexo, idade, estado de saúde, tipo de nutrição, etc. Quando seu cachorro se senta sobre os seus pés ou deita em cima de você, ele deixa seu "cheiro característico" em você. Desta forma, consegue comunicar aos outros cachorros que você é seu tutor.

Porque ele precisa chamar sua atenção:

Se você passa muitas horas longe de casa ou está ocupado demais para passar um tempo especial com seu amigo peludo, ele pode se deitar em você ou sobre seus pés para chamar sua atenção, seja porque ele está com fome, quer passear, quer alguma coisa ou só para te lembrar de que é hora de passarem um tempinho juntos.

Por isso, identificamos que se sentar sobre os pés ou em deitar cima do tutor não é um comportamento canino negativo ou perigoso. Logicamente, é importante observar se esse comportamento é acompanhado por outros que demonstram possessividade ou apego excessivo, pois esses podem se tornar sérios problemas comportamentais que prejudicam a convivência e a vida social do cachorro e do tutor.

Se você perceber que seu cachorro se torna agressivo quando você recebe visitas em casa ou quando alguém tenta cumprimentar você na rua, esse comportamento possessivo pode ser muito perigoso, especialmente para as crianças, deve ser tratado por um profissional devidamente treinado, por isso, aconselhamos primeiro consultar um veterinário especializado em etologia. Por outro lado, se o seu cachorro realiza comportamentos destrutivos durante a sua ausência e exige atenção constantemente, você também deve ficar atento aos sintomas da ansiedade por separação, e pode recorrer a um educador canino para se informar sobre o tratamento desses problemas de comportamento.

Porque meu cachorro deita em cima de mim - Meu cachorro deita em cima de mim: causas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro deita em cima de mim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • American Veterinary Society of Animal Behavior 2009. AVSAB Position Statement on the Use of Dominance Theory in Behavior Modification of animals.

Escrever comentário sobre Porque meu cachorro deita em cima de mim

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porque meu cachorro deita em cima de mim
1 de 3
Porque meu cachorro deita em cima de mim

Voltar ao topo da página