Problemas de comportamento

Por que meu gato urina em mim?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 1 setembro 2023
Por que meu gato urina em mim?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se o seu gato adotou o estranho comportamento de urinar em você, provavelmente você se faz as mesmas perguntas repetidamente: "por que meu gato urina em mim?" ou "o que devo fazer se meu gato urinar em mim?".

Embora muitas pessoas associem imediatamente esse comportamento à marcação territorial (principalmente em gatos machos), a verdade é que existem outras razões pelas quais um gatinho pode urinar em lugares incomuns, incluindo em pessoas ou outros animais. Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos quais são as principais causas desse comportamento, além de dar valiosas dicas para controlá-lo ou preveni-lo. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Por que meu coelho urina em mim?

Índice

  1. Causas patológicas
  2. Marcação de território
  3. Estresse

Causas patológicas

Qualquer mudança no comportamento de um gato pode ser um sinal de alerta que não deve ser ignorado pelos tutores. Os felinos em geral (incluindo os domésticos) costumam se apegar fortemente a uma rotina, pois dessa forma podem evitar se expor a circunstâncias desagradáveis ou que coloquem em risco seu bem-estar. Por isso, quando um gato começa a mudar sua personalidade ou seus hábitos de alimentação, higiene e micção/evacuação, o primeiro passo é descartar qualquer causa patológica.

Há uma série de problemas de saúde que podem provocar alterações no comportamento habitual de um gato e favorecer o surgimento de sintomas de estresse, ou mesmo de problemas de comportamento complexos, como a agressividade. Só para mencionar um exemplo, as infecções que afetam o trato urinário são bastante comuns em gatos e podem provocar um aumento significativo da vontade de urinar (embora nem sempre haja urina armazenada na bexiga para ser eliminada), fazendo com que escape algumas gotas quando ele está deitado no colo de seus tutores. Além disso, há patologias sistêmicas que levam ao aumento da produção de urina e maior frequência de micção. Em ambos os casos, seu gatinho pode ter dificuldades para reter a urina até chegar à sua caixa de areia, o que explicaria a micção em lugares pouco habituais ou, como dissemos, em pessoas.

Então, se o seu gato começa a urinar ou defecar fora da caixa de areia, ou em qualquer lugar da casa (até mesmo em cima de você ou de outras pessoas), não hesite em consultar um veterinário para avaliar as possíveis causas desse comportamento e a necessidade de iniciar um tratamento.

Marcação de território

"Meu gato está me urinando para marcar território?" é uma das dúvidas mais comuns quando nos deparamos com essa situação. A marcação é uma das principais causas pela qual os gatos urinam sobre as pessoas, mas não para marcar como algo que lhes pertence, mas para indicar que fazem parte do seu grupo social e criar um odor comum. Mas antes de falar sobre isso, vamos aprofundar um pouco mais sobre a marcação territorial, em geral.

Certamente você já ouviu falar que os gatos machos usam a urina para marcar território. No entanto, você sabe por que fazem isso? Deve-se ao fato de que, ao urinar, os gatos liberam uma abundância de feromônios que desempenham um papel chave na sua reprodução e comportamento social. Nesse sentido, é importante que você tenha em mente que a marcação não é um comportamento exclusivo dos machos. As fêmeas de quase todas as espécies de mamíferos (inclusive gatos) também marcam território e ambos os sexos fazem isso para se comunicar.

Os gatos machos e fêmeas não marcam apenas para delimitar seu território, mas também para informar seu interesse sexual e atrair parceiros dispostos a acasalar. É justamente por isso que a marcação costuma se intensificar durante o cio nas fêmeas e quando os machos percebem que há fêmeas no cio ao redor. E pela mesma razão, os gatos não castrados são mais propensos à marcação territorial do que os que foram castrados.

Por isso, se o seu gato tem um comportamento de marcação muito intenso dentro de casa, recomendamos que você considere os benefícios da castração. E se, uma vez realizado o procedimento, essa tendência persistir, dê uma olhada neste artigo: "minha gata castrada urina em todos os lugares - causas".

Meu gato está me marcando com urina?

Os gatos geralmente usam outros tipos de marcação para impregnar seus feromônios e nos informar que fazemos parte de seu grupo social. Por exemplo, quando seu gato esfrega o rosto em você ou a cabeça em seu corpo, ele está realizando o que conhecemos como "marcação facial" e geralmente é um excelente sinal de que seu gato gosta de você.

No entanto, um gato pode eventualmente marcar um indivíduo com urina, especialmente aqueles que, para ele, são parte de seu núcleo familiar, especialmente a pessoa de referência (geralmente o tutor), com quem ele estabeleceu um vínculo especial de confiança. Embora isso não aconteça com frequência, esse comportamento pode ser favorecido pela chegada de um novo membro à família (um bebê, outro gato ou outro animal de estimação), que seu gato pode reconhecer como uma espécie de "rival social" que disputa sua atenção e cuidados. Nesses casos, geralmente vemos o surgimento de comportamentos que associamos à inveja, ou seja, que os gatos começam a se comportar como se estivessem com ciúmes. Se não houve um processo prévio e adequado de socialização, a chegada desse "rival" pode desencadear não apenas sintomas de estresse, mas também respostas agressivas e perigosas.

Por outro lado, a visita de pessoas desconhecidas também pode ser um fator estressante, o que pode levá-lo a urinar nelas para impregná-las com seu odor e recuperar sua segurança. O mesmo acontece se você chegar em casa após ter estado com outro gato ou animal. Em resumo, por um lado temos a marcação para indicar pertencimento ao grupo e, por outro, a marcação para deixar seu cheiro e recuperar o "controle" que sente que perdeu.

O que fazer?

Para prevenir esse e outros problemas de comportamento, o ideal é começar a socializar seu gato nas primeiras semanas de vida, quando sua personalidade é mais flexível. Entretanto, você também pode trabalhar na socialização de um gato adulto com ajuda do reforço positivo para favorecer sua adaptação a novos ambientes, estímulos e indivíduos.

Igualmente, é importante considerar a castração para evitar o desenvolvimento desse tipo de marcação territorial. Se o gato já for adulto e tiver desenvolvido o comportamento, é recomendável usar feromônios sintéticos para criar um ambiente calmo e, assim, promover o enriquecimento ambiental. No entanto, se ele sentir a necessidade de "marcá-lo" com urina, ou urinar em cima de outras pessoas para deixar seu odor, o uso de feromônios pode não evitar esse comportamento, então você deve ser paciente e ter um cuidado especial.

Estresse

Já mencionamos que os gatos são animais muito suscetíveis a mudanças e tendem a desenvolver estresse com facilidade. Por isso, a marcação também pode aparecer como uma resposta adaptativa dos gatos a um novo ambiente, já que liberar suas feromônios em um lugar estranho pode fazer com que o gato se sinta mais seguro e menos ansioso ou estressado. Lembre-se de que mudanças repentinas em sua rotina e ambiente são altamente estressantes para os gatos e a marcação territorial, nesse contexto, é uma forma de aliviar a tensão e lidar com essa situação de incerteza.

Se você mudou recentemente para uma nova casa, é possível que seu gato comece a marcar o novo território, seja urinando em lugares incomuns, esfregando-se em coisas ou arranhando cortinas, sofás e outros móveis ou, até, o gato pode urinar em você. Nesse caso, é muito importante ajudá-lo a lidar com essa mudança de maneira mais positiva. Por exemplo, proporcionado um ambiente enriquecido no qual ele possa se exercitar e se divertir e usando feromônios naturais como catnip ou difusores de feromônios sintéticos para promover uma sensação de tranquilidade em seu novo espaço.

Agora que você já sabe por que o gato urina em você, não perca o vídeo a seguir no qual falamos o que fazer se o gato estiver urinando em todos os lugares.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato urina em mim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato urina em mim?