Curiosidades do mundo animal

Passarinhos que cantam

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 6 outubro 2022
Passarinhos que cantam

De acordo com a BirdLife International existem atualmente no mundo cerca de 10,5 mil espécies de aves. No Brasil, são pouco mais de 1,9 mil espécies, segundo dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Com isso, o país está entre os três com maior diversidade de aves do planeta.

Dentro do grupo das aves estão os pássaros, que são apreciados não apenas pelas cores de sua plumagem mas, também, por seu canto. Mas você sabia que nem todos os pássaros cantam? Por muito tempo acreditou-se que apenas os pássaros machos tivessem a habilidade de cantar, mas um estudo feito com 32 famílias de pássaros publicado em 2014 na renomada revista Nature revelou que cerca de 70% dos pássaros fêmeas também cantam.[1]

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos diferentes espécies de passarinhos que cantam e que se destacam por suas belas demonstrações vocais, portanto, são conhecidos como os pássaros com canto mais bonito. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Frases sobre pássaros e natureza

Índice

  1. Diferença entre pássaro e ave
  2. Por que os pássaros cantam?
  3. Passarinhos que cantam
  4. Pássaros que cantam à noite ou de madrugada
  5. Passarinho que canta o hino nacional
  6. Como descobrir o nome do pássaro pelo canto?

Diferença entre pássaro e ave

Antes de falar dos passarinhos que cantam, você sabia que todo pássaro é uma ave mas que nem toda ave é um pássaro? Pois é. Existem diferenças entre uma coisa e outra e a principal delas está na classificação desses animais. Dentro do reino Animalia está a classe das Aves. Abaixo dela, por sua vez, estão diversas ordens, como a ordem dos Passeriformes (que são os pássaros), os Strigiformes (corujas), os Columbiformes (pombas), Apodiformes (beija-flores) e Psitaciformes (papagaios).

São considerados pássaros apenas aquelas espécies que pertencem à ordem dos Passeriformes e que, em sua ampla maioria, são aves de pequeno porte que se destacam pela habilidade de cantar e também pelo formato de seus pés: três dedos voltados para frente e um para trás.

Portanto, da próxima vez que alguém falar que um beija-flor é um pássaro, você já pode dizer que, na verdade, ele é uma ave apodiforme considerada parente dos pássaros.

Neste outro artigo em que listamos os nomes de pássaros de A a Z também explicamos esta diferença entre pássaros e aves e você conhecerá alguns dos pássaros mais populares e famosos.

Por que os pássaros cantam?

Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá / As aves, que aqui gorjeiam / Não gorjeiam como lá. O escritor brasileiro Gonçalves Dias eternizou o poema Canção do Exílio ao utilizar o canto dos pássaros do Brasil como metáfora para expressar seu patriotismo enquanto estava em terras portuguesas. Escrito em 1843 em Coimbra, o poema já destacava um dos pássaros reconhecidos até hoje por terem um dos mais belos cantos da natureza.

A vocalização das aves fascina o homem há muito tempo. Mas por que os pássaros cantam? Por que passam tanto tempo e gastam tanta energia cantando? Eles fazem isso por diferentes motivos, mas os dois objetivos principais estão conectados: os passarinhos machos cantam para marcar território e, assim, avisar que outros indivíduos não devem ficar naquele local. O outro motivo é que, por meio do canto, os pássaros atraem o companheiro/companheira para acasalar e fazer um ninho.

É comum que as fêmeas escolham seus companheiros com base em uma mistura de sinais visuais e vocais. Assim, mesmo machos com lindas plumagens podem ter dificuldades para encontrar uma fêmea se o seu canto não for tão atraente.

Um outro significado do canto dos pássaros é o de alerta: eles podem cantar para avisar outros pássaros sobre possíveis ameaças, como a aproximação de predadores.

Como os pássaros cantam?

Os pássaros que cantam utilizam, para isso, um órgão vocal que está localizado na bifurcação da traqueia em direção aos pulmões: a siringe. Quando o ar passa dos pulmões para a siringe, acaba vibrando as paredes membranosas, o que produz uma série de sons. Os humanos também possuem esse órgão, mas nas aves o sistema é mais complexo. Alguns pássaros contam com bolsas de ar ao redor da siringe, o que acaba amplificando o som emitido.

O que são aves canoras?

As aves canoras são as aves da ordem dos Passeriformes que utilizam a siringe para cantar e que possuem um canto harmonioso. Para alguns especialistas, "os pássaros cantam de forma melodiosa, enquanto as demais aves emitem sons".

Passarinhos que cantam - Por que os pássaros cantam?
Imagem: Sabiá/Luiz Carlos Rocha

Passarinhos que cantam

Quer saber qual passarinho que canta mais bonito? A equipe do PeritoAnimal conversou com experientes observadores e fotógrafos de pássaros, bem como realizou uma ampla pesquisa em publicações feitas pela BirdLife International e por diferentes Associações de Criadores de Pássaros Canoros do Brasil que realizam até mesmo torneios de canto no país. A partir disso, listamos aqui os pássaros que cantam de uma forma diferenciada. Aqui estão eles:

  • Azulão (Cyanoloxia brissonii)
  • Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
  • Bicudo-verdadeiro (Oryzoborus maximiliani)
  • Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola)
  • Cardeal (Paroaria)
  • Coleirinho ou papa-capim (Sporophila caerulescens)
  • Curió (Sporophila angolensis)
  • Melro (Turdus merula)
  • Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi)
  • Pintassilgo (Spinus magellanicus)
  • Rouxinol (Luscinia megarhynchos)
  • Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
  • Tordo-americano ou robin (Turdus migratorius)
  • Trinca-ferro (Saltator similis)
  • Uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus arada)

A seguir falaremos sobre as características e curiosidades dos mais famosos pássaros que cantam entoando belas melodias.

Bem-te-vi

O bem-te-vi mede cerca de 23 centímetros de comprimento e geralmente possui uma plumagem amarela no ventre e uma listra branca na cabeça. É um dos pássaros mais populares do Brasil e quase todos conhecem seu canto. É encontrado desde a Argentina até o sul do México.

Curió

O curió vive em florestas tropicais ou subtropicais e tem uma expectativa de vida que chega a 10 anos. Este passarinho que canta mede cerca de 15 centímetros e possui uma plumagem preta na parte superior do corpo e castanho-avermelhado no ventre. Já na parte interna das aves a cor é branca. É um dos pássaros mais populares em torneios de cantos de aves no Brasil.

Pintassilgo

O pintassilgo come sementes e, ocasionalmente, insetos. Medindo cerca de 13 cm com 20 gramas de peso, este pássaro que canta, quando adulto, possui as asas pretas com partes amareladas, bico na cor marfim, cauda bifurcada e a cabeça preta e branca com a face avermelhada. De origem europeia, pode ser encontrado em praticamente todos os continentes atualmente.

Rouxinol

O rouxinol é um dos pássaros mais famosos que existem e é descrito há séculos como um dos cantos mais bonitos da natureza. Esta pequena ave mede cerca de 15 cm e apresenta uma plumagem castanha-clara na parte superior, branco-cinza no ventre e cauda levemente avermelhada. O rouxinol é um dos passarinhos que cantam de dia e de noite, principalmente durante a primavera.

Sabiá-laranjeira

O sabiá-laranjeira é um dos passarinhos que cantam mais bonitos da natureza. Comum em quase toda a América do Sul, é considerada uma das aves nacionais do Brasil e simboliza o amor e a primavera. Possui cerca de 23 cm quando adulto, penugem marrom-acinzentada com bico de cor amarelo-oliva.

Pássaros que cantam à noite ou de madrugada

A maioria dos pássaros que cantam o fazem durante o dia, mas muitos deles também entoam suas melodias à noite e/ou de madrugada. O canto dos pássaros é regido pelo relógio biológico de cada um e diferentes fatores influenciam neste comportamento, como a estação do ano, as épocas de acasalamento, migração e reprodução.

Há aves mais tímidas que costumam cantar à noite com mais intensidade. Acredita-se, ainda, que alguns pássaros vocalizam à noite e de madrugada para confundir predadores e alguns estudos também afirmam que por meio do canto as aves ensinam seus filhotes a vocalizarem.

Dentre os passarinhos que cantam à noite ou de madrugada, podemos destacar:

  • Cotovia-do-norte (Mimus polyglottos)
  • Eastern whip-poor-will (Antrostomus vociferus)
  • Mariquita (Parula pitiayumi)
  • Melro (Turdus merula)
  • Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)
  • Rouxinol (Luscinia megarhynchos)
  • Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
  • Tordo-eremita (Catharus guttatus)
  • Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala)
Passarinhos que cantam - Pássaros que cantam à noite ou de madrugada

Passarinho que canta o hino nacional

Uma espécie de passarinho que canta o hino nacional ficou bastante conhecida na internet por este feito. Trata-se do corrupião (Icterus jamacaii), também conhecido como sofreu, concriz e sofrê.

Esta espécie possui a incrível capacidade de imitar sons musicais e até mesmo o canto de outras aves e por isso ficou ainda mais popular depois que um tutor lhe ensinou a cantar o hino nacional brasileiro.

Quando adulto, o corrupião tem entre 58 e 68 gramas com comprimento variando de 23 a 26 centímetros. Se quando jovem possui plumagem amarelada, na fase adulta o corrupião apresenta as cores alaranjada e preta, com a parte inferior do peito de um tom bastante forte de laranja, se aproximando do vermelho.

O corrupião é endêmico do Brasil e é encontrado especialmente no Nordeste, parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país.

A seguir deixamos um vídeo deste passarinho cantando o hino nacional:

Como descobrir o nome do pássaro pelo canto?

De acordo com o curador de Ornitologia do Museu de História Natural da Flórida, nos Estados Unidos, "cada espécie de pássaro tem seu próprio tipo de canto, com padrões de sons específicos. Isso permite que eles reconheçam se aquele cantor é de sua própria espécie", explicou em um artigo publicado no site EarthSky.

Assim, para que nós possamos reconhecer um pássaro apenas por seu canto, basta observar e memorizar os padrões de sons e melodias emitidas.

Aplicativos para reconhecer o pássaro pelo canto

Hoje em dia alguns aplicativos de celular também oferecem essa possibilidade, funcionando como uma espécie de "shazam dos pássaros". O shazam é um aplicativo que fornece o nome da música e cantor ao identificar a melodia.

Em 2021, a Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, lançou o app Merlin, capaz de identificar o pássaro a partir de seu canto. Outros aplicativos também oferecem a mesma função, como o Twigle Birds e o app BirdNet.

Agora que você conheceu diversos passarinhos que cantam, não perca este outro artigo sobre os pássaros coloridos mais bonitos que existem!

Passarinhos que cantam - Como descobrir o nome do pássaro pelo canto?
Imagem: Curió/Dario Sanchez

Se deseja ler mais artigos parecidos a Passarinhos que cantam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Nature. Female song is widespread and ancestral in songbirds. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/ncomms4379>. Acesso em 11 de março de 2022.
Bibliografia
  • Revista Science. Why some female birds don't sing. Disponível em: <https://www.science.org/content/article/why-some-female-birds-don-t-sing>. Acesso em 11 de março de 2022.
  • BirdLife International. Why do birds sing? Disponível em: <https://www.birdlife.org/news/2017/03/03/why-do-birds-sing/>. Acesso em 10 de março de 2022.
  • Cornell University. Disponível em: <https://celebrateurbanbirds.org/faq/do-all-birds-sing/>. Acesso em 11 de março de 2022.
  • Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo. Aves canoras são as mais apreciadas. Disponível em: <https://www.crmves.org.br/aves-canoras-sao-as-mais-apreciadas/>. Acesso em 11 de março de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Sabiá/Luiz Carlos Rocha
Imagem: Curió/Dario Sanchez
1 de 4
Passarinhos que cantam