Partilhar

Animais com chifres: características e fotos

 
Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 4 fevereiro 2020
Animais com chifres: características e fotos

Os animais contam com diferentes estruturas morfológicas que os permitem se desenvolver plenamente no seu ambiente. Entre essas estruturas estão os chifres, comum em algumas espécies de animais terrestres, seja para atrair o sexo oposto, se defender ou obter alimento, sendo que alguns animais precisam deles para sobreviver.

Você tem interesse em conhecer as espécies que possuem essa característica? Confira esse artigo do PeritoAnimal sobre quais são os animais com chifres, grandes, longos e enrolados.

Também lhe pode interessar: Tipos de besouros: características e fotos

Para que servem os chifres dos animais?

Antes de dar exemplos de animais com chifres, é importante explicar o que eles são. Tratam-se de estruturas ósseas que sobressaem da cabeça de alguns animais, especificamente do osso frontal do crânio. Além de estarem formados por ossos, crescem cobertos por uma capa de queratina, inclusive algumas espécies desenvolvem chifres protegidos com uma camada suave de pelo, da qual recebe o nome de veludo.

Porém, para que servem os chifres? A maioria dos animais que têm chifres o utilizam para se defender, seja como arma diante de um predador ou quando se encontram em conflito entre machos por um território ou acasalamento. No entanto, os chifres podem cumprir outras funções, uma delas é servir como meio para retirar obstáculos e, inclusive, obter comida (raspando árvores ou ramos). Além disso, no caso dos machos com chifres, tratam-se de elementos atrativos durante o período de acasalamento.

Existem diversos tipos de formas de chifres nos animais, grossos, largos, enrolados, em espiral, entre outros. Continue lendo e veja exemplos de cada um deles.

Animais com chifres grandes

Começamos a lista de animais com chifres destacando algumas espécies que possuem grandes e robustos chifres. Alguns exemplos são:

1. Camaleão rinoceronte

Existem muitos tipos de camaleões mas nesse artigo vamos destacar o camaleão Jackson ou Trioceros jacksonii. Pelo tamanho do seu chifre com relação ao corpo, são considerados dos animais com chifres de maior dimensão. Possuem três chifres na cabeça, os quais podem trocar de cor à medida que o camaleão muda.

2. Búfalo-africano

O búfalo-africano (Syncerus caffer) é um bovino que, como o nome indica, forma parte da lista de animais da África. Uma das suas características mais destacadas são os seus chifres, fazendo parte da lista de animais com chifres enrolados. Além de serem longos, se curvam nas extremidades até formarem um semi-círculo.

3. Muflão

O muflão comum (Ovis orientalis musimon) pertence a família dos caprinos. Vive em regiões montanhosas da Europa e se destaca pelos seus grandes chifres, dos quais se enrolam nas extremidades da cabeça.

4. Capra falconeri (cabra-selvagem-paquistanesa)

A Capra falconeri é uma espécie de origem paquistanesa, está entre os animais com chifres enrolados mais lindos do mundo. Seus chifres podem medir até 1,5 metros e formam curvas bem alongadas.

5. Órix-do-cabo

O Órix-do-cabo é um antílope africano conhecido pelos seus grandes chifres. Essa característica está presente tanto nos machos como nas fêmeas, porém os machos possuem chifres mais longos, pontiagudos e grossos.

6. Veados

Os veados são uma família de rumiantes caracterizados pelos grandes cornos que os machos apresentam, formados de material ósseo, por isso é possível classificá-los como chifres. Esses cornos mudam todos os anos, em um processo conhecido como regeneração ósseo. Permitem que os machos briguem pelas fêmeas, além de estabelecerem sua posição entre os congêneres.

Imagem: Reprodução/Wikipedia - Camaleão rinoceronte.
Imagem: Búfalo-africano
Imagem: Muflão
Imagem: Capra falconeri
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Órix-do-cabo
Imagem: Veado

Animais com chifres longos

Os animais da lista anterior se destacam por possuir chifres grandes e muito chamativos. Nessa lista você verá alguns exemplos de animais com chifres que se destacam por serem longos.

1. Touro

O touro é um dos animais com chifres mais conhecidos, esse bovino apresenta chifres que terminam em ponta. A diferença entre os touros e os bois são que, os touros são machos adultos férteis e os bois são machos adultos castrados.

2. Antílopes

Antílopes são um grupo de várias espécies e subespécies de mamíferos ungulados. Os chifres dos antílopes são longos e, em alguns casos, podem ser enrolados. No entanto, a maioria deles são ossos. Os antílopes utilizam os chifres para brigar durante o acasalamento, estabelecer hierarquias e se proteger de predadores.

3. Impala

A impala (Aepyceros melampus) pertence à família dos antílopes mas tem um tamanho mais reduzido. Os machos apresentam chifres de quase 1 metro, os quais adotam formas curvadas mas não chegam a ser enroladas.

4. Tur del Cáucaso

O tur do Cáucaso Ocidental (Capra caucásica) faz parte da familia dos caprinos. Machos e fêmeas apresentam chifres, sendo que os chifres dos machos são maiores, podendo alcançar 75 centímetros e se enrolando em direção ao lombo.

5. Ibex

O ibex (Capra ibex) é um bovino que habita os Alpes montanhosos. Fêmeas e machos apresentam chifres, mas nos machos podem chegar até 1 metro, além de serem grossos e com diferentes protuberâncias por toda sua extensão.

6. Addax

O addax (Addax nasomaculatus) pertence à família dos antílopes. Apresenta chifres longos e finos ligeiramente enrolados à medida que crescem para cima.

7. Palanca-negra

A palanca-negra (Hippotragus niger) é um caprino pertencente à lista de animais com chifres africanos. Tem uma aparência elegante, com chifres longos que terminam em ponta. Graças a esses chifres, a palanca-negra pode se defender dos predadores e lutar com os outros machos para conquistar as fêmeas.

8. Oryx beisa

O órix-beisa ou órix-do-leste-da-áfrica (Oryx beisa) é uma espécie de antílope da África. Apresenta chifres largos, finos e retos, com os quais se protege dos predadores.

Imagem: Touro
Imagem: Antílope
Imagem: Impala
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Tur del Cáucaso
Imagem: Ibex
Imagem: Addax
Imagem: Palanca-negra

Imagem: Oryx beisa

Outros animais com chifres

Para terminar essa lista de animais com chifres, vamos exemplificar alguns animais que, apesar de possuírem chifres, são diferentes dos mencionados anteriormente, como por exemplo:

1. Girafa

A girafa (Giraffa camelopardalis) se encontra entre os animais africanos com chifres. As fêmeas e os machos possuem chifres que recebem o nome de ossicone. Os ossicones formam parte do crânio e estão cobertos por cartilagem e pelo. Os chifres permitem que as girafas enfrentem os predadores e, inclusive, briguem com eles. Além disso, são uma maneira de identificar a idade e o sexo de cada indivíduo.

2. Ocapi

O ocapi (Okapia johnstoni) é uma espécie de mamífero africano relacionada com as girafas. Além da sua curiosa aparência (lombo marrom com patas de pelagem listrada similares às zebras), conta com dois pequenos chifres na cabeça. No entanto, esses chifres parecem não ter qualquer utilidade para a espécie.

3. Lagarto com chifres gigantes

O lagarto com chifres gigantes (Phrynosoma asio) é um dos animais com chifres do México. A espécie apresenta espinhas em todo o lombo mas, em cima da cabeça possui verdadeiros chifres, formados de material ósseo.

4. Bisonte

Os bisontes são um grupo de mamíferos artiodátilos que são encontrados na América do Norte e México. Os chifres dos bisontes são ocos e curtos.

Imagem: Girafa
Imagem: Ocapi
Imagem: Reprodução/Flickrcuatrok77 - Lagarto com chifres gigantes
Imagem: Bisonte

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com chifres: características e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Urroz, Carlos. (S.f.). Elementos de anatomía y fisiología animal. Editorial Universidad Estatal a Distancia.

Vídeos de Animais com chifres: características e fotos

1 de 3
Vídeos de Animais com chifres: características e fotos

Escrever comentário sobre Animais com chifres: características e fotos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Animais com chifres: características e fotos
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Camaleão rinoceronte.
Imagem: Búfalo-africano
Imagem: Muflão
Imagem: Capra falconeri
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Órix-do-cabo
Imagem: Veado
Imagem: Touro
Imagem: Antílope
Imagem: Impala
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Tur del Cáucaso
Imagem: Ibex
Imagem: Addax
Imagem: Palanca-negra
Imagem: Girafa
Imagem: Ocapi
Imagem: Reprodução/Flickrcuatrok77 - Lagarto com chifres gigantes
Imagem: Bisonte
1 de 18
Animais com chifres: características e fotos

Voltar ao topo da página