Curiosidades do mundo animal

Como saber se meu coelho gosta de mim?

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 31 janeiro 2023
Como saber se meu coelho gosta de mim?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Como um coelho demonstra carinho? O que significa quando o coelho ronrona ou te lambe? Se você é tutor ou tutora de um dentuço, certamente já se fez essa pergunta. Os coelhos são animais dóceis e adoráveis, porém nem sempre é fácil identificar os sinais que eles estão nos enviando através de sua linguagem corporal. Esses peludos são seres sensíveis e medrosos, com um comportamento bem diferente dos demais mamíferos, já que, na natureza, usualmente são presas e, por isso, estão sempre atentos.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar 5 sinais que vão te ajudar a entender um pouco mais o seu companheiro peludo. "Como saber se meu coelho gosta de mim?". Se você também tem essa dúvida, continue lendo para saber se o seu coelho te ama.

Também lhe pode interessar: O coelho reconhece seu tutor?

Índice

  1. Ronrona
  2. Te lambe
  3. Deita de repente
  4. Dorme perto de você
  5. Fica chamando sua atenção
  6. Como saber se um coelho está feliz?

1. Ronrona

Que os gatos ronronam você já sabia. E os coelhos? Bem, se você já vive com um coelho provavelmente já o ouviu ronronando. A verdade é que os coelhos são animais tímidos e um pouco desconfiados, por isso eles podem demorar vários meses até se habituarem à nossa presença. Algunsj, inclusive, podem nunca fazer isso se tiverem uma experiência verdadeiramente traumática no passado. No entanto, um coelho feliz em casa e que se sente bem com você, começará a emitir certos sons de coelho com mais frequência. Nesse caso, o ronronar do coelho é um som que indica que está calmo e feliz e, portanto, é um dos sinais para saber que ele gosta de você.

Como saber se meu coelho gosta de mim? - 1. Ronrona

2. Te lambe

Assim como cães ou gatos, os coelhos não resistem a lamber sua pele, pois eles adoram o sabor salgado que temos usualmente! No entanto, lamber não significa apenas que ele se sente atraído pelo sabor de nossa derme, mas também indica confiança em seu tutor ou tutora.

Se o seu coelho te surpreender em diferentes ocasiões com lambidas leves, você pode ficar muito feliz, pois assim ele está demonstrando que confia em você e está expressando seu carinho. Recompense-o com uma longa sessão de carícias para que ele saiba que você o ama também.

Como saber se meu coelho gosta de mim? - 2. Te lambe

3. Deita de repente

Como saber se o seu coelho te ama se ele não te lambe e nunca ronronou? Bem, um outro sinal de que seu coelho está feliz e confortável em casa com você é o chamado Fish Flop, uma sequência na qual o coelho repentinamente se deita de um lado. Apenas coelhos que confiam em seus tutores têm este comportamento surpreendente e engraçado. Você já o viu fazendo isso?

Como saber se meu coelho gosta de mim? - 3. Deita de repente

4. Dorme perto de você

Você dedica um tempo diário para fazer massagens e dar carinho ao seu coelho? Em caso afirmativo, você provavelmente já o viu particularmente relaxado em algum momento, chegando até a tirar um cochilo ou dormir por um tempo. Talvez até agora você não tenha dado importância a isso, mas a verdade é que algumas pessoas até se perguntam se os coelhos dormem, porque é incomum que o façam perto de humanos em quem não confiam.

Se você também costuma dormir com seu coelho, você tem muita sorte, pois é um importante sinal de que seu coelho gosta de você, pois fica muito confortável ao seu lado.

Como saber se meu coelho gosta de mim? - 4. Dorme perto de você

5. Fica chamando sua atenção

Os coelhos podem expressar de várias maneiras que querem sua atenção. Às vezes, eles tentam te empurrar com seus focinhos minúsculos, se esfregam em você ou se movem levemente perto de sua mão em busca de carinho. Todos esses sinais têm algo em comum: indicam que seu coelho te ama e quer interagir mais.

Se você atender às suas demandas de carinho, esteja preparado para ouvir seus dentinhos ranger, além de um agradável ronronar. Eles podem ser mais fofos?

Como saber se meu coelho gosta de mim? - 5. Fica chamando sua atenção

Como saber se um coelho está feliz?

Agora que você viu como saber que o seu coelho te ama, é importante saber identificar se o coelho está feliz. Por serem muito expressivos, isso não vai ser tão difícil assim. Se você dá atenção ao dentuço, oferece uma alimentação equilibrada e dá a ele carinho e brinquedos para se divertir, observe alguns indicadores claros em sua linguagem corporal para reconhecer se o coelho é feliz:

  • Fica com o corpo relaxado: se ele estiver tenso ou desconfiado, significa que ele não está confortável. Ele demonstra que está relaxado quando fica deitado com as pernas dobradas sob o corpo ou até com elas esticadas.
  • É movido pela curiosidade: se o peludo explora o ambiente e cheira novos objetos, isso significa que ele está seguindo seus instintos.
  • Dá saltos rápidos no ar: quando um coelho está feliz, ele dá saltos no ar, corre desesperadamente e dá giros bruscos também.
  • Nariz contraído: coelhos felizes e contentes ficam constantemente mexendo e torcendo o nariz, quando relaxados ou até saltando.

E aí, agora que você viu como saber se meu coelho gosta de você, é bom cuidar bem do enriquecimento ambiental do coelho oferecendo a ele os melhores brinquedos.

Confira ainda o vídeo a seguir em que explicamos como saber se o coelho te ama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se meu coelho gosta de mim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Thameswood Veterinary clinics. How Do I Know If My Rabbit Is Happy? Disponível em: <https://thameswoodvets.co.uk/how-do-i-know-if-my-rabbit-is-happy>. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
  • PDSA. Understanding your rabbits. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/looking-after-your-pet/rabbits/rabbit-body-language>. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como saber se meu coelho gosta de mim?