Curiosidades do mundo animal

Por que meu gato não deita em cima de mim?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 1 setembro 2023
Por que meu gato não deita em cima de mim?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são independentes por natureza e é normal que queiram desfrutar de momentos sozinhos e preservar seu espaço pessoal. No entanto, um gato que confia em seu tutor desejará compartilhar momentos de qualidade com ele/ela, principalmente quando se trata de desfrutar de boas sonecas. Certamente você já ouviu muitas pessoas dizerem que seus gatos adoram dormir em suas camas ou até mesmo em cima delas, e se seu companheiro felino nunca te procura nesses momentos de relaxamento, você pode se perguntar por que seu gato não se deita em cima de você ou por que ele não quer estar com você.

A boa notícia é que, neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os principais fatores que podem induzir esse comportamento. Continue lendo e descubra de uma vez por todas "por que meu gato não deita em cima de mim?".

Também lhe pode interessar: Porque meu cachorro deita em cima de mim

Índice

  1. Ele não gosta de deitar em ninguém
  2. Ele não gosta de você
  3. Ele está estressado
  4. Não reconhece mais você
  5. Está com dor ou doente

Ele não gosta de deitar em ninguém

Às vezes, a resposta mais óbvia é a certa, e é possível que seu gato não se deite em cima de você porque ele não gosta. Cada gato é único e, embora possamos falar sobre certos fundamentos da comunicação e da linguagem felina, não existe um padrão de comportamento aplicável a todos os gatos. Assim como quando nos referimos a um traço comportamental próprio da espécie, como a independência, devemos ter em mente que cada gato pode manifestar um nível diferente de independência. E embora a educação e o ambiente desempenhem um papel determinante na forma como um gato se comporta no dia a dia, o componente genético também influencia sua personalidade e comportamento.

Assim, algumas raças de gatos são naturalmente mais independentes e gostam bastante da solidão, enquanto outras são mais sociáveis e receptivas às interações com os humanos. Além disso, tenha em mente que os felinos usam vias de comunicação vocais, visuais, olfativas e táteis, de modo que dispõem de uma grande variedade de formas de expressar suas emoções e percepções. Talvez seu gato não se deite em cima de você porque não se sente confortável fazendo isso, mas é possível que ele expresse seu amor de outra forma. Dedique algum tempo para conhecer a personalidade do seu gato, pois este será o primeiro passo para entender o que ele está tentando lhe dizer com cada ação e gesto que realiza em sua rotina compartilhada. Para te ajudar, no PeritoAnimal ensinamos 10 sinais que mostram que seu gato te ama.

Ele não gosta de você

Querer dormir com seus tutores, assim como se deitar sobre eles, são algumas das indicações de que um gato se sente seguro e confortável na companhia de sua pessoa de referência. E embora esses não sejam os únicos sinais de que seu gato ama você, esteja atento se ele não mostrar interesse em interagir contigo, pois isso geralmente indica um problema no vínculo.

Se você é um principiante na criação de gatos, deve saber que nem sempre é fácil fazer com que eles confiem em nós, especialmente se estivermos lidando com um gato que sofreu abuso nas ruas ou teve experiências ruins em suas interações anteriores com os humanos. No entanto, essa é a chave para um vínculo forte, baseado em apreço e respeito mútuo, e os frutos que você colherá ao finalmente conseguir isso compensarão cada esforço que fizer com este propósito. Para começar, a seguir iremos dar alguns conselhos para ganhar a confiança de um gato.

O que fazer?

"Meu gato me odeia, e agora? O que devo fazer?", é o que você pode se perguntar se suspeitar que esta seja a razão pela qual seu gato não se deita sobre você. Bem, o primeiro passo é pensar por que seu gato não gosta de você e reconhecer que a resposta muitas vezes está em seu próprio comportamento e nos métodos que você usa para educá-lo. Se você o repreende incorretamente ou usa castigos físicos para inibir comportamentos indesejados, o único resultado será que seu gato terá medo de você e não será capaz de desenvolver confiança ou uma vontade genuína de se aproximar de você. Por isso, recomendamos que você aposte no reforço positivo para premiar seus bons comportamentos e estimular que ele queira continuar aprendendo com você.

Seja um tutor iniciante ou experiente, recomendamos que você tente não cometer esses 7 erros mais comuns dos tutores de gatos e que coloque em prática essas estratégias para criar e fortalecer o vínculo com seu felino.

Ele está estressado

Se o seu gato costumava se deitar em cima de você e gostava de dormir junto, mas agora não faz mais isso, é possível que o estresse esteja afetando sua personalidade e fazendo com que ele se comporte de forma mais arisca, solitária ou até mesmo agressiva. Então, se você reconhecer algum dos sintomas de estresse em seu gato, como eliminação inadequada, nervosismo, falta de apetite ou estereotipias, o primeiro passo é identificar o que ou quem está estressando seu gato.

Infelizmente, não podemos oferecer uma resposta pré-determinada porque existem muitas fontes de estresse que podem ocorrer no cotidiano de um gato, tais como:

  • Mudanças em sua alimentação, rotina ou ambiente;
  • Mudança de casa;
  • Problemas de saúde (como hipotireoidismo, por exemplo);
  • Deficiências nutricionais;
  • Problemas na socialização do gato;
  • Chegada de um novo membro na família (outro gato, um cachorro, um bebê ou uma pessoa desconhecida);
  • Ambiente empobrecido (com baixo ou nenhum enriquecimento ambiental).

Depois de identificar a causa do estresse, você pode colocar em prática estas dicas para acalmar um gato estressado. Mas se você não conseguir encontrar a fonte de estresse, recomendamos buscar ajuda de um especialista em etologia felina.

Não reconhece mais você

Falando de estresse, algo que pode fazer com que seu gato se sinta confuso e estressado e, por isso, faça com que o gato não queira deitar em cima de você é que o seu cheiro mude repentinamente. Talvez você esteja experimentando um novo perfume, comprou um sabão para lavar roupa com uma fragrância diferente ou simplesmente passou algum tempo com uma pessoa desconhecida para o grupo social do seu gato. Seja o que for, essa mudança não passará despercebida para o poderoso olfato felino e a resposta dele pode ir em duas direções muito diferentes, dependendo do vínculo que compartilham e de sua personalidade.

Por um lado, é possível que seu gato comece a ignorá-lo e pare de se deitar em cima de você. Por outro lado, há casos em que ocorrerá exatamente o oposto e, por isso, seu gato pode querer intensificar as interações diárias com você e/ou começar a esfregar a cara dele na sua ou o corpo nas suas pernas com mais frequência do que o habitual para voltar a impregná-lo com seu cheiro.

Por que meu gato não deita em cima de mim? - Não reconhece mais você

Está com dor ou doente

Embora essa não seja a razão mais comum pela qual um gato não quer interagir com seu tutor, pode acontecer que uma patologia ou qualquer condição que cause dor ou desconforto faça com que seu felino se sinta mais vulnerável e prefira evitar qualquer tipo de contato que possa agravar sua sensação de mal-estar, por isso mantendo-se isolado e sozinho em um local onde se sente tranquilo e protegido.

Nesses casos, provavelmente você observará outras mudanças no comportamento habitual do seu gato, bem como sinais de dor ou outros sintomas de que um felino está doente. Nesse sentido, a primeira coisa que você deve fazer para ajudar seu gato é levá-lo rapidamente ao veterinário para obter um diagnóstico prontamente, o que aumentará as chances de resposta ao tratamento.

Tenha em mente também que a maneira mais eficiente de prevenir doenças e problemas de saúde em gatos é fornecendo-lhes uma adequada prevenção. Por isso, recomendamos que você leve seu felino ao veterinário pelo menos 1 ou 2 vezes por ano, bem como mantenha sempre atualizado seu calendário de vacinas e vermifugações internas e externas.

Conte pra gente, você conseguiu identificar por que seu gato não se deita em cima de você? Aguardamos seus comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não deita em cima de mim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que meu gato não deita em cima de mim?