Partilhar

Onde o gato deve dormir?

 
Por Maria Besteiros. 16 novembro 2020
Onde o gato deve dormir?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito dorminhocos. Exceto quando são gatinhos jovens e passam mais tempo em atividade graças às brincadeiras, a verdade é que os gatos adultos passam boa parte das 24 horas do dia dormindo. No resto do tempo, eles se limpam, atendem às necessidades básicas e brincam em determinados picos de atividade.

É comum que esses felinos, mesmo adultos e saudáveis, durmam por 16 a 17 horas por dia. E podemos encontrar um gato dormindo em qualquer lugar da casa. Normalmente eles gostam de pegar sol ou, na sua ausência, ficam em um lugar quente ou escondido, dependendo de sua personalidade. Portanto, à primeira vista, parece importante que ele tenha um local confortável para dormir. Mas será que você precisa comprar uma cama específica para gatos? Seu gato pode dormir em qualquer lugar, como o sofá ou até na sua cama com você?

O comedouro, a caixa transportadora, comida, brinquedos, uma escova e a caixa de areia, são todos objetos que fazem parte do mobiliário básico que o tutor tem em mente antes de levar um gatinho para casa. Mas, assim como para o cachorro, presumimos que precisará de uma cama, certo? Isso não é tão claro. Os felinos de fato são animais que dormem onde bem entendem. Por esse motivo, neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre onde um gato deve dormir, seja ele um filhote ou um gato adulto.

Também lhe pode interessar: Onde um cachorro deve dormir?

Onde um gato filhote deve dormir?

Ver um gato dormindo é uma das coisas mais fofas que existem, né? Quando adotamos um gato filhote, é normal que sua aparência indefesa nos faça querer dormir com ele até mesmo para protegê-lo. E a verdade é que não há problema em fazer isso. Um gato bem cuidado e vermifugado não representa um risco para a nossa saúde.

Mas é importante saber que é comum que ele seja muito ativo à noite, o que pode interromper e atrapalhar o seu descanso. Além disso, se você prefere que ele não entre em seu quarto, é melhor acostumá-lo desde a infância. Não há nenhum problema caso o gato durma fora de seu quarto. Claro, ele deve sempre ter acesso à caixa de areia, à água e à comida, se você alimentá-lo quando quiser.

É uma boa ideia cansá-lo com uma intensa sessão de brincadeiras antes de ir para a cama, para reduzir sua vontade de explorar à noite. Concluindo, dormir com ou sem o seu gato depende de você e das preferências do gatinho, já que alguns vão querer dormir sozinhos e até mesmo longe de você. Para isso, é bom que tenham uma boa cama.

É claro que um gatinho recém-adotado que está com medo e inseguro pode chorar à noite se encontrar a porta do seu quarto fechada. Portanto, mesmo que você tenha decidido que ele vai dormir fora do quarto, é conveniente deixar a porta entreaberta para que ele sinta sua presença ali. Conforme for ganhando segurança, você pode começar a ensiná-lo a dormir em sua cama caso ainda não o faça, e a fechar sua porta, se assim desejar.

Os gatos conseguem dormir à noite tranquilamente se se adaptarem aos horários de seus tutores humanos. Se o seu gatinho ainda tem hábitos noturnos, não hesite em consultar este artigo: como fazer o gato dormir a noite toda.

Onde o gato deve dormir? - Onde um gato filhote deve dormir?

Onde deve dormir um gato adulto?

A verdade é que, assim como no caso dos gatinhos, não existe uma opção melhor do que a outra na hora de determinar o local de descanso ideal para o gato. É uma decisão que só você e ele podem tomar. Ou seja, você pode deixá-lo dormir na sua cama, se ele quiser e isso não te incomodar, mas tome a decisão e não mude. Seja consistente. Se o gato dorme com você e, um belo dia, você não deixa mais, é normal que você tenha que aguentá-lo miando por no mínimo alguns dias na frente da sua porta fechada.

É claro que se ele dorme com você, é provável que te acorde em algum momento para brincar, e se você tiver mais de um gato, é comum que eles comecem uma batalha campal no meio da cama, te impedindo de descansar. Eles têm uma fraqueza por atacar qualquer pé que se move. Lembre-se de que eles tendem a apresentar atividade noturna, assim como os filhotes. Se você não vai deixá-lo dormir em sua cama, ofereça uma boa cama alternativa ou uma almofada para o gato dormir.

O que não é recomendado em caso algum é prender o gato para dormir. Isso só vai causar estresse, ansiedade e desconforto, resultando em perda de confiança e atitude hostil. Se o gato não dorme onde você gostaria, tente encontrar uma alternativa que seja boa para ambos e que não prejudique seu bem-estar.

Onde o gato deve dormir? - Onde deve dormir um gato adulto?

Conselhos para escolher a cama do gato

Quer você tenha um gatinho filhote ou um gato adulto, existem muitas opções no mercado para que você possa escolher a melhor e mais confortável cama para o seu gato. Lembre-se que ele pode gostar não gostar da primeira opção que você oferecer a ele. Se puder, experimente diferentes opções até encontrar a que ele mais gosta. Estas são as recomendações básicas para acertar ao escolher a cama do seu gato:

  • O tamanho deve ser adequado ao do seu felino. Não adianta comprar um iglu caríssimo se seu gato não cabe dentro.
  • A cama nunca poderá ficar sobre o chão, os gatos gostam de lugares mais altos.
  • Você também deve levar em consideração a temperatura da casa. Pode ser que em pleno verão o gato não queira usar uma cama de lã de ovelha, e se deite diretamente no chão para tomar sol.
  • É fundamental que seja lavável com facilidade, que você possa jogar na máquina de lavar e pronto.
  • Outro ponto muito importante é presumir que é muito provável que, se tiver a oportunidade, o gato vai escolher um sofá ou estante antes de sua cama exclusiva. Por isso, para ele pode servir como um bom lugar de descanso uma simples caixa de papelão com um cobertor fofo.

Se você gostou da ideia da caixa de papelão porque é mais econômica, não perca este vídeo no qual você aprenderá a fabricar uma cama para seu gato:

Onde colocar a cama do gato?

Ainda mais importante do que a cama para o seu gato, já que ele é capaz de encontrar sozinho lugares para dormir, é a disposição dos espaços. Ou seja, mais do que a própria cama, observe sua localização. Para garantir seu bem estar, os espaços destinados ao gato devem estar distribuídos em áreas diferentes e bem separadas umas das outras. Elas são, basicamente, as seguintes:

  • Área de eliminação: é onde a caixa de areia deve ser colocada. É essencial que seja um local sossegado e longe do trânsito normal da casa.
  • Área de alimentação: corresponde ao espaço destinado à colocação da comida, tanto se for oferecida várias vezes ao dia, quanto se ficar livremente à disposição do gato. A água também é essencial, e pode ficar nesta área desde que haja espaço para deixá-la suficientemente separada da comida. Portanto, descarte os comedouros duplos.
  • Área de descanso: separada da caixa de areia e do comedouro, você pode colocar a cama para gatos que preferir, como as que têm forma de caverna ou as que podem ser penduradas em radiadores. Geralmente, eles preferem camas no alto e que não estejam diretamente no chão, mas é melhor que você observe seu gato para identificar suas preferências. De qualquer forma, você já sabe que pode encontrá-lo dormindo em qualquer lugar, até mesmo diretamente no chão se for o melhor local para aproveitar o sol. E você notará perfeitamente sua tendência de dormir no lugar mais quente da casa.
  • O resto da casa deve ser destinado ao entretenimeto do gato, recorrendo ao que se conhece como enriquecimento ambiental, pois é a melhor forma de garantir seu bem estar. Trata-se de fornecer elementos como arranhadores horizontais e verticais, móveis dispostos em diferentes alturas, esconderijos, brinquedos, etc., com o objetivo de que o gato tenha a oportunidade de realizar todas as atividades que são naturais para ele, como escalar, se esconder, brincar, etc.

Então, onde um gato deve dormir? A verdade é que não podemos te dar uma única resposta, já que você terá que observar o seu gatinho para saber as suas preferências e colocar o seu local de descanso onde ele se sinta confortável. Muitas vezes, esse lugar confortável pode ser você! Confira neste vídeo e saiba por que o gato gosta de dormir em cima da gente:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde o gato deve dormir?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Morris, Desmond. (1988). Observe a su gato. Barcelona. Plaza Janés.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Onde o gato deve dormir?
1 de 3
Onde o gato deve dormir?

Voltar ao topo da página