PARTILHAR

Como fazer brinquedos para gatos com papelão

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Como fazer brinquedos para gatos com papelão
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O comportamento de brincadeira é essencial para o bem-estar dos gatos. Você sabia que, na natureza, os gatos passam 40% do tempo deles caçando? É por essa razão que é tão importante que o gato brinque, já que é a única forma que os gatos de interior têm de expressar este comportamento natural.

Os brinquedos permitem ocupar e entreter os gatos durante várias horas diminuindo assim o número de horas dispendidas em comportamentos mais sedentários.

Hoje em dia, existem muitos brinquedos disponíveis nas petshops que os gatos adoram! Contudo, uma excelente alternativa é fazer brinquedos para gatos com papelão. Os felinos adoram e, para além de você economizar, estará reciclando. Todo mundo ganha, o gato, você e o ambiente! Por essa razão, o PeritoAnimal reuniu as 6 ideias mais fáceis. Prepare já o material e faça estes brinquedos caseiros para gatos agora mesmo!

1- Labirinto de papelão

Este é um brinquedo muito divertido, principalmente se você tem vários gatos! Você não precisa de quase nada:

  1. Caixas de papelão
  2. Tesouras

Fez mudanças recentemente e tem aí um monte de caixas de papelão para reciclar? É a hora de lhes dar utilidade. Você apenas precisa que as caixas tenham todas o mesmo tamanho. Basta cortar a parte de cima de todas as caixas e juntar! Se quiser, pode também colar as caixas umas nas outras com cola ou fita adesiva para a estrutura ser mais estável.

Os gatos AMAM caixas. Vai ser tão divertido para eles como para você que os observa. Você pode até fazer um vídeo engraçado dos seus gatos saltando de caixa em caixa e se escondendo, pensando que ninguém os consegue ver.

Como fazer brinquedos para gatos com papelão - 1- Labirinto de papelão
Imagem: boredpanda.com

2- Túnel de papelão

Como você sabe, os gatos adoram se esconder! Embora um túnel feito com caixas de papelão tenha a desvantagem de ser fixo comparativamente aos das pet shops, ele tem uma grande vantagem, custa praticamente ZERO! O seu gatinho vai adorar este brinquedo, por isso vá já buscar as caixas de papelão que tem aí para jogar fora ou peça numa loja ou supermercado perto da sua casa que eles sempre têm caixas que já não precisam.

Você só precisa de:

  1. Tesoura
  2. Fita adesiva
  3. Três ou quatro caixas médias.

É bem simples fazer um túnel. Você só precisa de cortar as laterais de todas as caixas para garantir a conexão entre elas e juntar elas com fita adesiva para que não se soltem. As caixas devem ter tamanho suficiente para o gato passar sem se espremer.

Se você quiser, pode fazer um buraco redondo no topo de alguma das caixas, para o gatinho ter mais uma porta de entrada no túnel.

Como fazer brinquedos para gatos com papelão - 2- Túnel de papelão
Imagem: fundamentallyfeline.com

3- Bolinha de rolo de papel

Geralmente, os gatinhos preferem brinquedos mais pequenos. Sabe porquê? Porque se assemelham mais a presas. Os gatos que não saem de casa e não têm possibilidade de caçar, principalmente, tratam os brinquedos deles como se fossem presas pois não distinguem o comportamento de caça com o de brincadeira.

Tem um monte de rolos de papel higiênico ou de papel toalha acumulados e prontos para reciclar? Perfeito! Vá buscar um rolo que só precisa de 1 minuto para fazer um brinquedo com o qual o seu gatinho vai delirar.

Mais uma vez, o material para este brinquedo fácil é apenas:

  1. Rolo de papel higiênico
  2. Tesoura

Pegue no rolo e corte cinco anéis. Agora só tem de entrelaçar os cinco anéis para formar uma bola. Para estimular ainda mais o gato, coloque dentro da bola alguma recompensa como catnip, ração, ou algo que ele goste muito.

Como fazer brinquedos para gatos com papelão - 3- Bolinha de rolo de papel
Imagem: therabbithouse.com

4- Toca de castor

Este brinquedo é muito interessante porque promove o comportamento natural de caça.

Você só precisa pegar:

  1. Uma caixa de sapatos ou de pizza
  2. Tesoura
  3. Bola de ping-pong ou de borracha

Faça vários buracos redondos no topo e de lado da caixa, devem ser largos o suficiente para que a patinha do gato entre sem problemas. Coloque a bolinha dentro da caixa e mova a caixa para que o gato perceba que tem algo dentro. Este brinquedo é muito estimulante para os gatos, ele vai se sentir como se estivesse caçando dentro desses buracos.

Como fazer brinquedos para gatos com papelão - 4- Toca de castor

5- Rolinho surpresa

Para este brinquedo, você só precisa de um rolinho de papel! Coloque dentro do rolo alguma guloseima ou catnip e dobre as pontas de modo a fechar. O seu gatinho não vai desistir enquanto não descobrir como tirar a recompensa de dentro do rolo. É uma ideia muito simples mas que pode entreter o seu gatinho durante algum tempo.

Como fazer brinquedos para gatos com papelão - 5- Rolinho surpresa
Imagem: actividades-mcp.es

6- Pirâmide

O que você acha de construir uma pirâmide com os rolinhos de papel que estão acumulando no banheiro?

Material:

  1. Rolos de papel higiênico
  2. Cola
  3. Folha de papel ou cartão (opcional)
  4. Recompensas (guloseimas ou catnip)

Monte uma pirâmide com os rolos de papel. Utilize cola para unir os rolos e para a pirâmide aguentar firme. Você pode tampar um dos lados com papel ou cartão para que o gato só consiga aceder por um dos lados da pirâmide. Coloque dentro de alguns dos rolinhos pedacinhos de ração ou outra guloseima que o seu gato goste.

Image: amarqt.com

Como fazer brinquedos para gatos com papelão - 6- Pirâmide

Brinquedos para gatos caseiros

Estas são apenas algumas ideias de brinquedos caseiros para gatos bem fáceis e com pouco material. Você pode usar a sua imaginação e construir milhares de outros brinquedos para o seu gato com material reciclável.

Por vezes uma simples caixa de cartão é o suficiente para divertir o seu gato durante horas. Contudo, todos os gatos têm personalidades e gostos diferentes. O importante é você experimentar vários tipos de brinquedos para ir conhecendo melhor o seu gato e o que ele mais gosta.

Veja também o nosso artigo com mais ideias fáceis e econômicas para fazer brinquedos para gatos.

Experimentou algum destes brinquedos para gatos com papelão e o seu melhor amigo adorou? Envie-nos uma foto do seu pequenino se divertindo!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos para gatos com papelão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jocelí da Silva
Meus gatinhos adoram caixas de papelão.Adorei as sugestões.
Valeu!
Obrigada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jocelí! Que bom que você gostou. Quando fizer os brinquedos suba uma foto para vermos.
Como fazer brinquedos para gatos com papelão
Imagem: boredpanda.com
Imagem: fundamentallyfeline.com
Imagem: therabbithouse.com
Imagem: actividades-mcp.es
1 de 7
Como fazer brinquedos para gatos com papelão

Voltar ao topo da página ↑