Partilhar

Como saber se meu gato confia em mim

 
Por Aline Nunes. 12 setembro 2018
Como saber se meu gato confia em mim

Ver fichas de  Gatos

Se você adotou um gato e esse novo companheiro está em processo de adaptação ao novo lar, você certamente fará muitas perguntas como: "Como saber se meu gato confia em mim?" ou "Como ganhar a confiança de um gato?"

Claro, é essencial entender que cada gatinho terá o seu próprio tempo para se acostumar com o novo ambiente e se sentir seguro para explorar todos os cantos da casa, e ter o desejo de brincar e interagir com você. Por isso, é vital que respeitemos este período de adaptação do nosso gatinho, oferecendo sempre um ambiente calmo e seguro que estimula a sua curiosidade e promove o seu ótimo desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Você se pergunta como saber se o seu gato tem confiança em você? Então veio a página certa. Neste artigo do PeritoAnimal você poderá conhecer alguns sinais que indicam que o seu felino confia em você e te ama.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cão gosta de mim

Sinais que indicam que o seu gato confia em você

Os gatos também são animais sociáveis, embora a sua natureza os torne muito mais independentes que os cães. Os felinos também podem construir um vínculo de amizade e afeto com os seus guardiões, no entanto, eles têm uma forma própria e muito especial de expressar os seus sentimentos e humores, que é diferente da nossa, dos cães e de outros animais.

Quando os gatos se sentem confortáveis em um ambiente, recebem dos seus tutores os cuidados essenciais e, acima de tudo, amor. Eles têm uma forma própria de mostrar seu apreço e confiança. Porém, eles farão isso principalmente através da linguagem corporal que usam para se comunicar conosco, com os seus semelhantes e com o meio-ambiente.

Você se pergunta como saber se o seu gato tem confiança em você? A seguir, mostraremos 7 comportamentos felinos cotidianos que revelam que o seu gatinho tem muito carinho e confiança.

1. Quer estar com você

Um dos sinais que indicam que o seu gato te ama e confia em você é que ele quer compartilhar o seu tempo e o seu ambiente com você. Quando um gato tem confiança, pode convidá-lo a jogar ou simplesmente se acomodar ao seu lado no sofá para desfrutar de uma soneca sabendo que você está lá para cuidar dele.

Além disso, se o seu gato quer dormir com você, no seu peito, nos seus pés ou ao seu lado, esta é outra bela demonstração de confiança. Lembre-se que a hora de dormir implica para os felinos estar mais vulneráveis a qualquer ameaça possível no seu ambiente. Portanto, quando o seu amigo peludo escolhe dormir perto de você, ele não está apenas procurando o calor do seu corpo, mas, também a segurança de estar ao seu lado.

Como saber se meu gato confia em mim - 1. Quer estar com você

2. Se esfrega em você

Para algumas pessoas, uma das coisas estranhas que os gatos fazem é se esfregar ou roçar nos seus cuidadores. O corpo dos felinos produz e secreta feromônios que servem principalmente para marcar território e indicar posse. Então, quando o seu gatinho esfrega em você, ele está dizendo que te ama e confia em você, e agora você é "sua propriedade".

Como saber se meu gato confia em mim - 2. Se esfrega em você

3. Te dá presentes

Muitos donos de gatos se perguntam por quê eles trazem animais mortos como um presente. Embora ainda não exista um acordo sobre o motivo de tal comportamento felino, estima-se que está associado ao hábito de ensinar uns aos outros (geralmente, as mães a seus filhotes) dentro da sua comunidade.

Então, o seu gatinho pode oferecer-lhe a sua presa para mostrar como sobreviver no seu mundo, após perceber que você não é exatamente um bom caçador. Isso significa que ele considera você como parte da sua família, como um deles.

Como saber se meu gato confia em mim - 3. Te dá presentes

4. Fica de barriga para cima para ser acariciado

Estamos acostumados a associar esse comportamento aos cães, porém, os gatos também podem ficar de barriga para cima e mostrar o seu ventre. Esta posição indica que o seu gatinho está em um estado de extrema descontração, portanto, é um sinal claro de que o seu gato confia em você.

Se o seu pequeno companheiro só mostra a barriga ou dorme nesta posição perto de você, ou ao seu lado, isso significa que ele se sente muito seguro no seu ambiente e confia em você. No entanto, os gatos, em sua maioria, não gostam de ser tocados na barriga, já que essa parte do corpo é uma das mais vulneráveis. Assim, antes de interpretar esta posição como um convite para carícias, será essencial conhecer a personalidade do seu gatinho. Confiar em você não significa que ele quer ser acariciado nessa área específica.

Como saber se meu gato confia em mim - 4. Fica de barriga para cima para ser acariciado

5. Ele amassa você

Muitas pessoas se perguntam por quê os gatos amassam, já que esse comportamento é bastante curioso. Quando são bebês, os gatos amassam os mamilos das suas mães para estimulá-los e sugar mais leite. É um movimento natural que faz parte do vínculo afetivo que os gatinhos compartilham com os seus progenitores.

Esse contato gera uma sensação de prazer e bem-estar, pois, eles se sentem bem-vindos e seguros com as suas mães. Portanto, se o seu gato amassou você, é um excelente sinal de que ele te ama, confia em você e se sente muito confortável na sua companhia.

Como saber se meu gato confia em mim - 5. Ele amassa você

6. Levanta e torce a ponta da cauda quando se aproxima de você

Atualmente, sabemos que existem vários sons que um gato pode vocalizar e os seus significados. No entanto, os felinos usam principalmente a linguagem corporal para expressar as suas emoções, humores, necessidades e percepções sobre o seu ambiente.

A linguagem corporal dos gatos é muito sofisticada e complexa, abrangendo uma ampla variedade de posturas, gestos e expressões faciais. Neste contexto, os movimentos e posições da cauda do seu felino, podem dizer muito sobre como ele se sente em relação a você e ao seu ambiente. Se o seu gato se aproximar de você, levanta o rabo e torce a ponta levemente, isso é um sinal de que ele confia em você. Esse comportamento também pode ser observado em um grupo de gatos onde os indivíduos convivem em harmonia e se sentem à vontade na companhia um do outro.

Como saber se meu gato confia em mim - 6. Levanta e torce a ponta da cauda quando se aproxima de você

7. Ronrona

Você já se perguntou por que os gatos ronronam? A verdade é que os felinos podem emitir essa vocalização por diferentes razões, dependendo da idade e do contexto em que se encontram.

Os gatos bebês ronronam quando sentem prazer em sugar o leite materno ou quando têm medo de estímulos desconhecidos, por exemplo. Os seus progenitores também usam esse mesmo som para acalmá-los durante o parto e guiá-los durante os primeiros dias de vida. Portanto, os gatos adultos tendem a ronronar principalmente em situações positivas, quando se alimentam ou se sentem confiantes, relaxados e felizes na companhia dos seus responsáveis. Então, se o seu pequeno companheiro ronronar por estar com você é uma maneira de saber se ele tem confiança em você, sendo clara a resposta.

Como saber se meu gato confia em mim - 7. Ronrona

Como ganhar a confiança de um gato?

Como mencionamos na introdução, a adaptação do gato em uma casa nova ou uma nova experiência é um processo, e cada gato necessitará o seu próprio tempo para se sentir seguro nesta nova realidade. No entanto, também é importante que nos dediquemos diariamente para construir um vínculo positivo com o nosso gatinho, com base na confiança, carinho e cuidado mútuo. No Perito Animal ainda oferecemos as melhores dicas para ganhar a confiança de um gato e estabelecer uma ligação positiva com os nossos companheiros felinos.

Se já descobriu que o seu gato tem confiança em você, parabéns! Tenha em mente que esses animais são muito suscetíveis, por isso, use sempre reforços positivos, dê a ele todo o seu amor e ele agradecerá do seu próprio jeito.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato confia em mim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato confia em mim

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu gato confia em mim
1 de 8
Como saber se meu gato confia em mim

Voltar ao topo da página