Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos gostam de lugares altos?

 
Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 24 abril 2023
Por que os gatos gostam de lugares altos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos adoram as alturas, tanto que existe uma síndrome exclusiva para isso, conhecida como síndrome do gato paraquedista que se refere aos felinos que sobem em lugares muito altos e, infelizmente, caem no vazio, o que pode causar sérios problemas de saúde, como lesões graves.

No entanto, nem todas as alturas oferecem perigos, na verdade, é muito positivo que um gato descanse em superfícies elevadas. O seu bichano também faz isso? Você se pergunta porquê? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar por que os gatos gostam de lugares altos, mostrando os 5 motivos principais para esse comportamento.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos gostam tanto de caixas?

Índice

  1. Por que os gatos dormem em lugares altos
  2. Entretenimento para gatos
  3. Segurança dos gatos
  4. Descanso dos gatos
  5. Regulam melhor o calor
  6. Gerenciam melhor o estresse e a ansiedade

Por que os gatos dormem em lugares altos

Quando analisamos o comportamento dos felinos, observamos rapidamente que eles dedicam mais tempo ao descanso e ao deslocamento do que às outras condutas próprias da espécie. É a combinação perfeita que explica por que os gatos sobem em árvores, assim como em outras superfícies elevadas.

No entanto, quais benefícios isso traz? Por que eles gostam tanto? A seguir, falaremos sobre os motivos principais que explicam porque os gatos gostam de lugares altos:

1. Entretenimento para gatos

Os gatos domésticos são animais especialmente curiosos, tanto que não hesitam em cheirar quando alguém traz algo novo ou quando alguma coisa os surpreende. No entanto, você deve lembrar que a estimulação dentro de casa pode se mostrar muito limitada para esses animais domésticos, por isso, os gatos encontram nas alturas um excelente meio de ver o que acontece ao seu redor.

Precisamente por este motivo, é tão necessário oferecer a eles estruturas confortáveis e seguras onde possam descansar e, ao mesmo tempo, observar. Você pode fomentar esse comportamento colocando um arranhador perto da janela, de forma que o felino possa ver o que acontece na rua sem correr riscos.

Por que os gatos gostam de lugares altos? - 1. Entretenimento para gatos

2. Segurança dos gatos

Existem muitos fatores que podem fazer com que seu gato "se sinta em perigo". Gatos são animais muito sensíveis que, às vezes, podem considerar determinadas mudanças como uma ameaça. Um exemplo disso poderia ser a introdução de um cachorro na casa. Isso pode gerar comportamentos relacionados com o medo ou a agressividade mas, para evitar isso, os gatos preferem subir em determinadas estruturas, onde se sentirão mais seguros.

Desta forma e de maneira geral, os gatos vão procurar lugares elevados para se refugiar e recuperar seu bem-estar quando se sentirem ameaçados, inseguros ou assustados.

Se você quiser saber mais sobre como apresentar um cachorro e um gato, veja nosso vídeo no YouTube:

3. Descanso dos gatos

Os gatos dedicam a maior parte do dia ao descanso e você pode dizer que essa é sua atividade favorita. De fato, os gatos costumam ter diversas "áreas preferidas" dentro da casa para descansar. No entanto, nem sempre estarão dormindo profundamente, na maioria das vezes estão repousando.

Os lugares altos costumam se tornar as áreas preferidas que mencionamos, pois oferecem ao gato a possibilidade de se isolar do trânsito na casa,sentir segurança e, portanto, descansar muito melhor.

Por que os gatos gostam de lugares altos? - 3. Descanso dos gatos

4. Regulam melhor o calor

Se você tem um gato, sabe que esses animais não são grandes amantes do frio. Se em alguma ocasião você ver os gatos no chão, será no verão, quando faz realmente muito calor ou sobre um tapete. Nas épocas mais frias do ano, os felinos procuram lugares quentes onde possam se aconchegar e, quanto mais longe do chão estiverem, melhor.

É muito provável que eles estejam dentro de um armário ou na casinha do arranhador, se tiver um. Além disso, o aquecimento das casas costuma estar localizado na parte mais próxima do solo, o que inevitavelmente faz com que o calor suba, mantendo certos espaços quentes, e isso lhes proporciona mais conforto.

5. Gerenciam melhor o estresse e a ansiedade

Embora os gatos domésticos possam parecer animais muito tranquilos, a verdade é que são animais muito sensíveis às mudanças. É fácil para um gato sentir ansiedade e estresse por diversos motivos, e que procure se refugiar em certos espaços. Novamente, as alturas proporcionam ao gato o isolamento necessário para obter calma, tranquilidade e um descanso reparador.

Da mesma forma, lugares altos costumam ser um excelentes refúgios para gatos que têm medo de tempestades, fogos de artifício ou secadores.

Por que os gatos gostam de lugares altos? - 5. Gerenciam melhor o estresse e a ansiedade

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos gostam de lugares altos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que os gatos gostam de lugares altos?