Curiosidades do mundo animal

Por que os cachorros ficam se esfregando na cama?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 13 março 2024
Por que os cachorros ficam se esfregando na cama?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Sabemos que seu cão é um pilar fundamental na sua família e que você o ama muito, mas também compreendemos que, de vez em quando, alguns dos seus comportamentos podem parecer estranhos ou até mesmo irritantes. Uma das bases essenciais para estabelecer um bom vínculo com o seu peludo e alcançar uma convivência feliz para ambos é ser capaz de reconhecer e interpretar sua linguagem, compreendendo por que ele age de certa maneira.

Alguma vez você pegou o seu cão se esfregando em cima da sua cama e não sabe o motivo? Não se preocupe, porque neste artigo do PeritoAnimal iremos responder à dúvida "por que os cachorros ficam se esfregando na cama?", abordando, um por um, os principais motivos que explicam o porquê desse comportamento e o que você pode fazer em cada caso. Confira!

Índice

  1. Para deixar o próprio cheiro na cama
  2. Para tirar o cheiro pós-banho
  3. Por desconforto ou coceira
  4. Para liberar energia ou estresse
  5. Comportamento aprendido

Para deixar o próprio cheiro na cama

O primeiro motivo que explica por que seu cachorro se esfrega na sua cama é o cheiro deixado por ele lá. Neste sentido, rolar na cama pode ter um propósito semelhante ao que o cão busca ao esfregar-se em certos elementos na rua, como grama, pedaços de madeira, animais mortos e até mesmo fezes.

Quando o animal se esfrega na cama, está deixando o seu odor corporal nela, ao mesmo tempo em que recebe informações valiosas sobre o cheiro que já existia previamente na área. Se você observar, é muito provável que a primeira coisa que ele faça seja colocar o focinho na cama, cheirar e, em seguida, cair com o corpo inteiro e se esfregar. Isso se dá porque ele segue um padrão comportamental, isto é, suas glândulas da face secretam feromônios, permitindo que o seu odor único e característico fique aderido aos lençóis.

Alguns tutores pensam que se "o meu cão se esfrega na minha cama" é para marcar território, reivindicá-la como sua, ou para demonstrar que é "o líder", mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Nesse sentido, seu cachorro não pretende expulsá-lo da sua própria cama e reivindicá-la como sua: pelo contrário, ele se sente muito mais seguro e tranquilo vivendo em um lar marcado com o seu próprio cheiro, informando a outros animais que ele esteve lá, algo importante na comunicação canina.

O que fazer?

Muitas vezes, esse "ritual" ocorre quando, por exemplo, as roupas de cama são lavadas, e o odor anterior desaparece, fazendo com que o cão sinta a necessidade de se esfregar novamente. Isso é um comportamento normal, logo, você não deve puni-lo. Assim, o que você pode fazer é ensiná-lo a não subir na cama e redirecionar esse comportamento para outro objeto ou uma alternativa de comportamento.

Qualquer processo de aprendizagem, obviamente, leva tempo, mas com reforço positivo e paciência, é possível alcançar resultados. Recomendamos entrar em contato com um educador canino ou um etólogo com conhecimentos atualizados e que trabalhe com os animais de maneira gentil para orientá-lo durante o processo.

Para saber mais, confira nosso artigo "Ensinar o cachorro a dormir na caminha dele passo a passo".

Para tirar o cheiro pós-banho

Esta é uma causa muito comum pela qual um cão costuma se esfregar no sofá ou na cama. Quando vamos comprar xampu ou condicionador para cães, tendemos a escolher o produto que, ao nosso gosto, possui um cheiro mais agradável. No entanto, devemos lembrar que o que nos atrai pode causar repulsa ao cão, e é isso que geralmente acontece com xampus com cheiros intensos.

Ao dar banho no animal, estamos conferindo-lhe um aroma artificial com o qual ele não se sente confortável, então ele tentará recuperar o seu próprio cheiro esfregando-se nas superfícies onde ele está mais presente, como a cama ou o sofá. Daí a pergunta sobre por que o meu cão se esfrega na minha cama.

Além disso, para muitos cães, o momento do banho (ou do secador) pode ser muito estressante, especialmente se não estiverem acostumados. É também por isso que, ao terminar, muitos cães precisam liberar a tensão que passaram e começam a correr loucamente pela casa, podendo pular e brincar na sua cama com energia.

O que fazer?

Esse comportamento é muito intenso, mas dura muito pouco tempo, então a coisa mais simples a fazer para evitar que o cão se esfregue na sua cama após o banho é fechar a porta do seu quarto, deixar uma manta ou toalha com o seu cheiro para que ele se esfregue nela, se desejar, ou levá-lo para passear ou brincar com ele imediatamente após o banho para que ele descarregue sua energia em outra atividade, e não na sua cama.

Veja também nosso artigo sobre "Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos".

Por que os cachorros ficam se esfregando na cama? - Para tirar o cheiro pós-banho

Por desconforto ou coceira

Quando sentimos coceira em alguma parte do corpo, podemos simplesmente coçar com a mão, mas para um cachorro isso se complica e a coceira pode se tornar realmente incômoda. Quando um cachorro se esfrega na sua cama para aliviar a coceira, logo você perceberá que ele coloca um foco especial em esfregar uma área específica, muitas vezes o rosto, a lateral do tronco ou as costas.

Além disso, ao explicar por que o meu cachorro se esfrega na minha cama por causa da coceira, é importante destacar que ele faz isso em várias superfícies, não apenas na sua cama. Você também notará que ele usa muito as patas para se coçar e parece mais inquieto do que o habitual.

Existem muitas causas que podem causar coceira ao seu peludo, como processos alérgicos, infecções bacterianas ou fúngicas, infestação por certos parasitas como pulgas ou ácaros, e outros tipos de dermatite e problemas cutâneos.

O que fazer?

Se você suspeitar que o seu cachorro se esfrega na sua cama porque está sentindo um desconforto, examine bem o corpo dele, levantando o pelo em cada região, procurando por pele avermelhada, descamação, alopecia, feridas ou qualquer outro tipo de sinal. Havendo essas características, a solução é consultar o veterinário para que ele determine a causa do problema e possa prescrever um tratamento adequado.

Por que os cachorros ficam se esfregando na cama? - Por desconforto ou coceira

Para liberar energia ou estresse

Como já mencionamos na seção sobre o banho, os cães que passam por momentos de tensão, não recebem estimulação suficiente durante o dia ou sofrem de estresse, precisam, de vez em quando, liberar a energia acumulada e isso às vezes ocorre de maneira muito explosiva, por meio de comportamentos intensos como correr, pular, dar voltas ou se esfregar em superfícies.

Esses episódios de "loucura" são conhecidos como zoomies ou FRAP, pelas suas siglas em inglês "frenetic random activity periods" ou "períodos aleatórios de atividade frenética". Esse comportamento em si não é de forma alguma algo negativo, e é normal vê-lo de vez em quando, mas se torna preocupante quando o cachorro o faz com muita frequência, pois pode indicar a existência de algum problema emocional. Deve-se esclarecer que se você também se pergunta por que o meu cachorro se esfrega na minha cama depois de comer, a explicação é a mesma.

O que fazer?

Se o cachorro está no meio de um "zoomie", ele provavelmente está percorrendo o mesmo trajeto repetidamente, então não tente pará-lo! Deixe-o liberar energia, mas certifique-se de que ele não se machuque. Para isso, afaste os objetos que possam ser perigosos ou feche a porta de algum cômodo ao qual você não quer que ele tenha acesso.

Depois que o cachorro se acalmar, avalie bem a frequência com que esses episódios ocorrem e, se for muito alta (por exemplo, ocorre todos os dias), recomendamos entrar em contato com um etólogo, pois é possível que seu peludo esteja estressado, precise de mais exercício ou não tenha atividades suficientes para enriquecimento ambiental em seu dia a dia.

Também se pergunta por que seu cachorro dorme grudado em você? Confira os 6 motivos pelos quais o seu cachorro dorme com você.

Comportamento aprendido

Os cães aprendem rapidamente a repetir comportamentos que lhes trouxeram benefícios no passado. Como animais inteligentes que são, associam facilmente um comportamento a uma consequência e o repetem ou não, a depender do que lhes convém em cada ocasião.

Se o seu peludo alguma vez se esfregou na cama, por qualquer motivo, e recebeu a sua atenção, brincou com ele, o acariciou ou o reforçou de alguma forma, é possível que o animal repita eventualmente o comportamento para obter os mesmos resultados.

O que fazer?

Se você deseja eliminar um comportamento que foi reforçado erroneamente, deve parar de fazê-lo por completo, ao mesmo tempo em que reforça outro comportamento alternativo, preferencialmente, que seja incompatível com o que deseja eliminar (por exemplo, reforçar que o cachorro deite na cama dele em vez da sua).

O mais importante é nunca reforçar um comportamento algumas vezes e depois puni-lo outras vezes porque assim o cão nunca saberá o que esperar, e isso é muito estressante para o animal. Lembre-se que você sempre pode contar com a ajuda de um adestrador canino para esse tipo de situação.

Falando sobre o comportamento dos cães, você pode se perguntar por que o meu cachorro deita em cima da minha barriga. Nesse caso, confira este artigo do PeritoAnimal no qual falamos sobre "Porque meu cachorro deita em cima de mim".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros ficam se esfregando na cama?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que os cachorros ficam se esfregando na cama?