Curiosidades do mundo animal

Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 9 março 2023
Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você acabou de adotar um gatinho ou já convive com um há muito tempo e ainda tem dúvidas sobre seu comportamento ou principais cuidados? Neste artigo do PeritoAnimal destacamos diversas coisas sobre gatos que todo tutor deve saber para entender melhor o bigodudo e suas necessidades.

Existem diversas curiosidades sobre gatos reveladas a partir de estudos científicos e também por veterinários que vamos listar aqui para você. Você sabia que existem cinco diferentes personalidades felinas? Sabe por que eles amassam pãozinho na gente? E como saber que um gato te ama? Continue lendo este compilado com diferentes artigos do PeritoAnimal escritos por médicos veterinários, biólogos, adestradores e jornalistas!

Também lhe pode interessar: 15 Coisas que você deve saber sobre os gatos

Índice

  1. Personalidade dos gatos
  2. Por que meu gato amassa pãozinho?
  3. Enriquecimento ambiental para gatos
  4. Grávida pode ter contato com gatos?
  5. Linguagem corporal dos gatos
  6. Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?
  7. O que significam as posições de um gato dormindo
  8. Gato fica de barriga para cima, o que significa?
  9. Sinais que mostram que seu gato te ama
  10. Sinais de que um gato é feliz
  11. Mais coisas sobre gatos que você vai adorar saber
Ver mais >>

1. Personalidade dos gatos

Iniciamos nossa lista de coisas sobre gatos que um tutor precisa saber falando de um estudo super interessante feito pelas universidades de Nottingham e de Lincoln, ambas no Reino Unido: o estudo liderado pela doutora Lauren Finka, pesquisadora e especialista em bem-estar felino, identificou que existem 5 tipos de personalidades de gatos: o gato-humano, o gato-gato, o gato caçador, o gato curioso e o gato solitário. Neste artigo do PeritoAnimal escrito pela médica veterinária Mariana Castanheira você conhecerá todos os detalhes de cada uma destas 5 personalidades felinas.

Uma curiosidade sobre gatos que sempre interessa aos tutores é sobre como a cor do felino influencia em sua personalidade. Um outro estudo, desta vez realizado pela Universidade de Berkley, na Califórnia, Estados Unidos, revelou que existem, sim, certos padrões de comportamento de gatos da mesma cor.

No artigo "Personalidade dos gatos segundo a sua cor", escrito pela adestradora Mercè Garcia, você vai ver que o gato laranja, por exemplo, é considerado bastante amigável e carinhoso, possuindo mais características positivas do que um gato branco, por exemplo.

2. Por que meu gato amassa pãozinho?

Os gatos começam o que chamamos de amassar pãozinho no período neonatal, ou seja, logo após o nascimento. Este comportamento instintivo é realizado ao redor dos mamilos da mãe para estimular a produção de colostro e, mais tarde, de leite materno. Como eles fazem isso? Eles exercem uma certa pressão, ao mesmo tempo em que abrem os dedos para estender as garras retráteis e depois fecham os dedos novamente. Assim, é um comportamento aprendido.

Mas entre as coisas sobre gatos que é importante um tutor saber, é em quais momentos e por que os gatos amassam pãozinho na gente. Seu companheiro felino amassa na sua barriga? Perna? Ou até na cabeça? Entenda o que ele pode estar querendo comunicar neste artigo sobre Por que meu gato amassa pãozinho e morde a coberta?

3. Enriquecimento ambiental para gatos

Você já ouviu falar de enriquecimento ambiental para gatos? Outra das coisas sobre gatos que você deve saber é que todos os felinos precisam receber estímulos físicos e mentais para terem uma melhor qualidade de vida. Se você pensar bem, é que nem acontece com a gente: precisamos nos exercitar para ter mais saúde. Precisamos nos alimentar bem e também de lazer em nossas vidas. Com os felinos não é diferente, por isso, é importante oferecer brinquedos, fazer carinho neles e estimular seus sentidos por meio de cheiros, objetos, prateleiras, arranhadores, etc.

Neste artigo escrito por nossa equipe de redatores do PeritoAnimal, você vai saber tudo sobre o enriquecimento ambiental para gatos. Confira também nosso artigo no qual detalhamos como brincar com gatos corretamente!

Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber - 3. Enriquecimento ambiental para gatos

4. Grávida pode ter contato com gatos?

Muitas tutoras de felinos quando ficam grávidas se questionam: será que uma mulher grávida pode ter contato com gatos? Este alerta vem do risco de contrair toxoplasmose, uma doença parasitária que apresentar diversos riscos ao feto. Mas outra das coisas sobre gatos que vale destacar é que se o gato estiver totalmente saudável, não há problema algum em conviver com o gato, tocá-lo, fazer carinho e se beneficiar das alegrias de compartilhar a vida com o bichano neste momento tão especial.

Nossa médica veterinária especializada em medicina felina Laura García Ortiz escreveu o artigo Grávida pode ter contato com gato justamente para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!

5. Linguagem corporal dos gatos

Muita gente não percebe, mas outra das coisas sobre gatos que os tutores precisam saber é que a linguagem corporal dos gatos é muito mais complexa do que se imagina. Você sabe identificar quando um gato está com medo ou irritado? E quando ele está interessado em algo, preocupado ou aberto para receber carinho?

É por isso que a adestradora Mercè Garcia escreveu o artigo Linguagem corporal dos gatos. Neste texto sobre os felinos, ela explica o significado das posturas dos gatos para que você possa entender melhor o bichano e, claro, melhorar seu vínculo com ele.

Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber - 5. Linguagem corporal dos gatos

6. Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?

Sempre há exceções, mas a verdade é que a maioria dos gatos não gosta de carinho na barriga. E, se insistimos, somos mordidos ou arranhados, não é mesmo? Mas por que os gatos não gostam de carinho na barriga? Nossa redatora Aline Nunes escreveu um texto explicando exatamente este comportamento felino.

7. O que significam as posições de um gato dormindo

O que significa quando o gato fica deitado de lado? E o que ele quer dizer quando dorme de barriga para cima? As posições de um gato dormindo e seus significados são coisas sobre gatos essenciais para qualquer tutor. É por isso que a adestradora e tosadora Karoline Schneider escreveu o artigo O que significam as posições de um gato dormindo que você não pode perder!

8. Gato fica de barriga para cima, o que significa?

Não, quando um gato fica de barriga para cima ele não está pedindo carinho nesta região. Como já citamos anteriormente, a maioria dos felinos não gosta de ser tocado aí. Mas por que fazem isso? Nossa técnica em psicologia, educação e adestramento felino Eduarda Piamore explica em um texto riquíssimo de informações sobre gatos exatamente sobre isso.

O que significa quando um gato fica de barriga para cima? Você vai saber que ele está em um momento de relaxamento e bem-estar e que também confia em você, entre outras coisas. Acesse o texto!

Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber - 8. Gato fica de barriga para cima, o que significa?

9. Sinais que mostram que seu gato te ama

Você tem dúvidas ou se questiona se o seu gato te ama como você o ama? A gente sabe que muitos tutores se perguntam isso! Mas saiba que a forma dos gatos expressarem seus sentimentos é diferente da nossa.

Por isso, outra das coisas sobre gatos que você vai adorar conhecer são os 10 sinais que mostram que seu gato te ama. Neste artigo da nossa redatora Vanessa Lopes, você vai descobrir que quando ele leva um animal morto para você, por exemplo, seja um inseto ou até um rato, é uma demonstração de afeto.

10. Sinais de que um gato é feliz

Será que o gatinho gosta de morar com você? Será que gosta da comida que recebe, assim como dos carinhos e das brincadeiras? E, principalmente, ele é feliz com a vida que você proporciona a ele? Calma que essas perguntam podem ser facilmente respondidas! Nosso redator Nelson Ferreira escreveu o artigo Sinais de que um gato é feliz que, com certeza, é outra das coisas sobre gatos que todo tutor precisa saber! Os sons que ele emite, as posições que ele fica, entre outras coisas, são sinais bem claros da felicidade felina!

Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber - 10. Sinais de que um gato é feliz

Mais coisas sobre gatos que você vai adorar saber

O mundo dos gatos é apaixonante e a gente já sabe muito bem disso, né? Adotar um bigodudo exige responsabilidade, pois teremos que cuidar de seu bem-estar por até 20 anos, dependendo da raça. Assim, quanto mais informações sobre gatos você tiver para oferecer a melhor qualidade de vida para ele, melhor. A seguir, vamos destacar mais algumas coisas sobre gatos essenciais que vão te ajudar a ser uma melhor mamãe ou papai de gato:

11. Significados dos sons dos gatos

Neste artigo da redatora Aline Nunes, você vai conhecer o significado de 11 sons de gatos!

12. Doenças mais comuns nos gatos

Levar o felino ao veterinário para check-ups anuais é a melhor forma de evitar certas enfermidade. Conheça neste artigo as doenças mais comuns que afetam os felinos.

13. Coisas engraçadas que os gatos fazem

Você já deve ter visto um "ataque de loucura" de um gato, né? É quando ele começa a correr como um louco pela casa sem motivo aparente. Confira nosso artigo em que listamos 5 coisas engraçadas que os gatos fazem!

14. Nomes de raças de gatos

Você sabia que existem mais de 90 raças de gatos reconhecidas pela Confederação de Felinos do Brasil (CFB)? É muito comum as pessoas falarem sobre as raças dos cachorros, mas também há dezenas de raças oficiais de gatos! Neste artigo sobre nomes de raças de gatos que eu, Aerton Guimarães, escrevi, você vai conhecer as principais raças de felinos do mundo!

15. O que significa quando um gato fica com o rabo para cima?

Aqui voltamos a falar sobre a linguagem corporal dos gatos, uma das coisas sobre gatos mais importantes para tutores que querem criar um bom vínculo com o felino. Neste artigo, nossa técnica em psicologia e adestradora Eduarda Piamore explica todos os detalhes sobre este assunto!

Se você ama esses incríveis felinos, então confira o super vídeo a seguir no qual apresentamos mais de 100 curiosidades sobre gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber