menu
Partilhar

Animais da Era do Gelo

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 18 maio 2022
Animais da Era do Gelo

O mundo animal tem inspirado a arte, e no cinema, literatura, poesia, pintura, música, escultura, dança e até mesmo arquitetura, a vida animal tem sido representada de muitas maneiras. No caso do cinema, e principalmente no meio animado, é comum a realização de filmes que contam histórias de animais. Um exemplo clássico, que foi sem dúvida um sucesso mundial, pode ser encontrado no filme Era do Gelo, que narra a vida de várias espécies que supostamente compartilharam aventuras na época da última era glacial no planeta.

Você quer saber quais são os animais da Era do Gelo? Neste artigo do PeritoAnimal mostramos os principais personagens da Era do Gelo para explicar quais animais reais eles encarnam.

Também lhe pode interessar: Animais do Polo Norte

Manny e Ellie: mamute-lanoso

O personagem principal do filme A Era do Gelo é o Manny, por isso é normal que nos perguntemos que animal é o Manny. Bem, ele é um mamute-lanoso. Este personagem começa a história como um personagem rabugento devido à perda de sua família, porém, ao longo da trama e durante os filmes seguintes (A Era do Gelo 2, Era do Gelo 3...), este personagem muda após conhecer seus novos amigos e descobrir que não é o único mamute que resta vivo no mundo, já que Ellie, uma mamute-lanosa fêmea, aparece em cena.

Este animal foi identificado como a espécie Mammuthus primigenius e foi agrupado na família Elephantidae, por isso estava relacionado com os elefantes de hoje. Os restos encontrados revelaram que era um animal impressionante, adaptado às condições geladas da época. Os mamutes pesavam até 6 toneladas e cresciam a uma altura de cerca de 3 metros. Infelizmente, os seres humanos desempenharam um papel crucial em sua extinção.

Animais da Era do Gelo - Manny e Ellie: mamute-lanoso

Sid e Brooke: preguiça-gigante

Que animal é o Sid? Outro personagem icônico do filme A Era do Gelo é Sid, uma preguiça-gigante correspondente à espécie extinta Megalonyx jeffersonii, que no mundo real tinha uma grande variedade de distribuição no continente americano. Uma característica particular dessas enormes preguiças eram suas garras grandes e poderosas, que tinham que usar para se agarrar às árvores a fim de se alimentarem, embora tivessem hábitos terrestres. Embora Sid seja a preguiça com maior destaque na história da Era do Gelo, ele não é o único que aparece, pois durante os filmes vemos outros personagens que encarnam este animal pré-histórico, como Brooke, que acaba se tornando o parceiro sentimental de Sid.

Atualmente, existem diferentes tipos de preguiças com dimensões muito menores, sendo a preguiça-comum a mais conhecida.

Descubra os animais que foram extintos pelo homem neste outro post.

Animais da Era do Gelo - Sid e Brooke: preguiça-gigante

Diego e Shira: tigre-dente-de-sabre

Diego acompanha o grupo de personagens principais do filme, e é também um dos que mais se destaca. Ele era um tigre-de-dente-de-sabre e, embora houvesse várias espécies, ele deve ter representado a espécie Smilodon fatalis, que tinha um tamanho grande e patas dianteiras poderosas, bem como suas presas características que, embora não tivessem uma mordida tão forte como outros felídeos hoje, eram suficientes para cortar a garganta de suas vítimas, pois era um caçador ativo.

Na Era do Gelo 4, um novo personagem, Shira, também um tigre-de-dente-de-sabre-branco, aparece em cena. Este personagem se tornará o parceiro romântico de Diego.

A espécie vivia no continente americano e estima-se que tenha se extinguido devido à chegada dos humanos, que em grande parte caçavam as presas das quais este felino se alimentava, além da mudança climática da época.

Animais da Era do Gelo - Diego e Shira: tigre-dente-de-sabre

Scrat e Scraty: esquilo-dentes-de-sabre

Este personagem em particular representa a espécie Cronopio dentiacutus, um animal pré-histórico extinto do qual foram encontrados restos mortais na Argentina. Era um mamífero peculiar que se distinguia por seu focinho longo e estreito, assim como por seus caninos bem desenvolvidos. Era um pequeno animal que media entre 15 e 20 cm. Seu curso durante o filme está ligado ao seu cuidado e obsessão por uma noz.

Embora Scrat, um macho, seja o esquilo mais popular, outro dos animais da Era do Gelo 3 é Scraty, uma fêmea da mesma espécie, ou seja, um esquilo-dentes-de-sabre.

Animais da Era do Gelo - Scrat e Scraty: esquilo-dentes-de-sabre

Dab: dodô

O Dab é um dodô (Raphus cucullatus), que era um pássaro endêmico das Ilhas Maurício, uma ilha no Oceano Índico. Estava associada aos pombos, mas tinha hábitos terrestres, sendo uma ave não voadora. Estima-se que tinha cerca de um metro de altura e pesava cerca de 10 kg. O dodô deve ter sido levado à extinção por ações humanas quando chegou ao seu habitat. Assim, a caça e a introdução de animais que exerciam pressão sobre a ave levaram ao seu desaparecimento, e era um animal muito fácil de ser capturado.

Animais da Era do Gelo - Dab: dodô

Buck: doninha

Entre os personagens da Era do Gelo também podemos encontrar o Buck, que corresponde a uma doninha, que era um animal carnívoro do grupo mustelídeo. Uma doninha pré-histórica foi recentemente encontrada na Argentina, e foi sugerido que ela vivia com outros animais presentes na Era do Gelo. Buck, no filme, é confrontado por um dinossauro que, como foi ponderado, poderia representar essa relação antagônica entre dinossauros e mamíferos.

Animais da Era do Gelo - Buck: doninha

Crash e Eddie: gambás

Dois outros personagens peculiares e animais da Era do Gelo 2 são gambás, que, como dissemos, aparecem na segunda parte do filme junto com Ellie. Estes animais correspondem na verdade a marsupiais, típicos da América, e sua história evolutiva está ligada a milhões de anos atrás e coincide com a extinção dos dinossauros. As descobertas estabeleceram que os gambás se originaram da espécie Mimoperadectes houdei.

Animais da Era do Gelo - Crash e Eddie: gambás

Stu: tatu-gigante

Um dos tatus-gigantes que vemos na Era do Gelo é Stu, embora ele não represente um dos personagens principais e sua aparição seja muito breve. Neste caso, eles eram mamíferos de grande porte, revestidos de couraças, semelhantes aos tatus de hoje, com os quais eles estão de fato relacionados. Eles habitavam a América do Sul e eram resistentes tanto às temperaturas quentes quanto às frias. Eles eram herbívoros e, embora não tenham sido representados como um personagem particular no filme além daquele já mencionado, eles podem ser vistos em algum momento.

Animais da Era do Gelo - Stu: tatu-gigante

Urso-de-pernas-longas

Esta espécie de urso extinta (Arctodus simus) também era conhecida como o urso-de-cara-curta e habitou a América do Norte. Os restos encontrados nos permitiram estimar que eles eram animais enormes, talvez os maiores da região na época, pesando perto de uma tonelada. Hoje, o urso-de-pernas-longas é a única espécie relacionada com o urso bulldog.

Animais da Era do Gelo - Urso-de-pernas-longas

Mamãe dino: tiranossauro rex

Na Era do Gelo 1 eles também mostram um Tiranossauro rex congelado, que é visto apenas por Sid. Similarmente, a Era do Gelo 3 apresenta Mamãe Dino, uma Tyrannosaurus rex fêmea que compete com Sid pelos cuidados de seus filhotes.

Este animal era um predador bípede caracterizado por ser um grande predador, o que inspirou outros enredos cinematográficos. Seu tamanho é estimado em 12 metros de altura, o que, juntamente com sua reputação predatória, é sem dúvida aterrorizante.

Descubra mais dinossauros carnívoros neste outro post do PeritoAnimal.

Animais da Era do Gelo - Mamãe dino: tiranossauro rex

Outros animais da Era do Gelo

Vários filmes de A Era do Gelo já foram lançados, portanto, há muitos animais diferentes que aparecem nos filmes. Embora tenhamos mencionado os animais mais representativos da Era do Gelo dos vários filmes da saga, como já dissemos, há muitos mais que aparecem. Abaixo, mostramos alguns dos outros personagens vistos nos filmes:

  • Gavin: dinossauro terópode
  • Shangri Lhama: lhama
  • Gupta: texugo-bengala
  • Carl e Frank: Brontops dispar
  • Capitão entranha: orangotango pré-histórico (Gigantopithecus)

Além disso, outros animais são representados nos filmes, embora não através de personagens significativos:

  • Abutre solitário
  • Castor gigante
  • Tamanduá
  • Brontotério (Carl)
  • Piranha pré-histórica
  • Cervo pré-histórico
  • Teleosaurus (Réptil)
  • Elefante-marinho (Flynn)
  • Chalicothere (Perissodáctilo)
  • Bisonte-da-estepe (Bison priscus)
  • Lobo-terrível (Aenocyon dirus)
  • Palaeotherium (Parecido com a anta)
  • Alce-veado (Cervalces scotti)
  • Leão-americano (Panthera leo atrox)
  • Rinoceronte-lanudo (Coelodonta antiquitatis)
  • Hiena-das-cavernas (Crocuta crocuta spelaea)
  • Tigre-de-dente-de-cimitarra (Homotherium serum)
  • Platybelodon (relacionado com os elefantes de hoje)

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da Era do Gelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Cinema (2002). Ice Age: Production Notes. Disponível em: <https://www.cinema.com/articles/813/ice-age-production-notes.phtml>. Acesso em 16 de maio de 2022.
  • Firpo, G. (2017). Descubren el cráneo de una comadreja fósil similar a Buck, el personaje de “La Era de Hielo”. Disponível em: <https://www.clarin.com/sociedad/descubren-craneo-comadreja-fosil-similar-buck-personaje-hielo_0_xLIRz3kBI.html#:~:text=El%20famoso%20Buck.,dinosaurio%2D%20por%20sobrevivir%20la%20especia>. Acesso em 16 de maio de 2022.
  • Gobierno de Yukon (2017). Ice age animals. Disponível em: <https://www.beringia.com/exhibits/ice-age-animals
  • SINC (2009>. Acesso em 16 de maio de 2022.). Revelan el origen de la Zarigüeya actual. Disponível em: <https://www.agenciasinc.es/Noticias/Revelan-el-origen-de-la-zarigueeya-actual>. Acesso em 16 de maio de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Animais da Era do Gelo
1 de 11
Animais da Era do Gelo

Voltar ao topo da página