Curiosidades do mundo animal

O que significa quando um gato fica de barriga para cima?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 16 abril 2023
O que significa quando um gato fica de barriga para cima?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você divide a casa com um felino, sabe muito bem que existem alguns comportamentos estranhos dos gatos que despertam uma enorme curiosidade. Por exemplo, muitos tutores se perguntam o que significa quando um gato fica de barriga para cima e por que eles costumam ser tão relutantes em receber carinhos nessa região.

Embora estejamos acostumados a interpretar essa postura como um pedido de carinho dos cães, os felinos, por sua vez, dificilmente se deixam tocar no abdômen, nem mesmo por seus tutores e familiares. Se você já tentou, talvez tenha recebido uma arranhada ou mordida, certo? Mas se eles não estão pedindo nosso carinho, então por que os gatos deixam sua barriga à vista? E por que os carinhos nessa região podem despertar comportamentos agressivos nos felinos?

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos, portanto, os significados por trás de um gato deitado de barriga para cima. Explicaremos o que quer dizer quando ele se coloca nessa posição e por que você deve evitar fazer carinho na barriga do felino, uma região sensível do corpo do felino. Além disso, contaremos em quais regiões você pode acariciar o gato e agradá-lo, demonstrando seu afeto com total segurança. Boa leitura.

Índice

  1. Por que os gatos ficam de barriga para cima?
  2. Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?
  3. Onde fazer carinho no gato?

Por que os gatos ficam de barriga para cima?

Para entender o que significa quando um gato fica de barriga para cima, precisamos entender melhor a linguagem corporal dos gatos e seus significados na comunicação com outros indivíduos e com seu ambiente. Ao contrário de nós, os pequenos felinos usam principalmente seu corpo para transmitir seus estados de humor, emoções e percepções sobre o mundo que os rodeia. Embora revelem uma surpreendente capacidade de vocalização, os gatos usam principalmente sua linguagem corporal para se expressar e se comunicar com seus tutores, com outros gatos e com seu próprio ambiente.

  • Geralmente, quando um gato deixa sua barriga exposta ou dorme de barriga para cima, isso significa que ele está passando por um momento de relaxamento e bem-estar.
  • Claro, um felino só fica nessa postura em um ambiente seguro e na companhia de pessoas com as quais ele tem afeto e confiança.
  • Então, se seu gato dorme com a barriga para cima ao seu lado ou perto de você, isso é uma sinal de que ele se sente muito à vontade com sua presença e vive em um lar que lhe transmite a sensação de segurança e bem-estar.

Gato de barriga para cima é um convite para fazer carinho nele?

Se ao ver você o gato já deita de barriga para cima ou te recebe deitando e mostrando a barriga, trata-se de uma postura amigável para chamar sua atenção e te convidar a interagir ou pedir algo. O felino quer brincar e compartilhar bons momentos com você, no entanto, você não deve interpretar que um gato de barriga para cima está fazendo um convite para acariciá-lo nessa região. Na verdade, a maioria dos gatos não gosta de ser tocada na barriga, já que é uma região muito sensível e que abriga alguns de seus órgãos vitais.

Eventualmente, o gato também pode ficar de barriga para cima e girar sobre si mesmo para se alongar e esfregar seu corpo. É um comportamento natural que traz prazer e relaxamento. Esse comportamento também pode aparecer se você oferecer um pouco de erva do gato (ou "catnip") a seu felino, já que essa planta age como um poderoso estímulo para seus sentidos.

No entanto, se você observar que o gato fica de barriga para cima e começa a esfregar o corpo com muita frequência ou intensidade, como se estivesse se coçando, é importante prestar atenção. As coceiras podem ser sintomas de alergia, parasitas externos ou outras doenças. Por isso, não hesite em levar o felino ao veterinário quando observar que este comportamento é repetido constantemente e/ou compulsivamente.

O que significa quando um gato fica de barriga para cima? - Por que os gatos ficam de barriga para cima?

Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?

Infelizmente, existem muitos mitos negativos sobre gatos e ainda é comum algumas pessoas se perguntarem se gatos têm sentimentos, se gostam de carinhos ou se amam seus tutores. No entanto, basta compartilhar sua casa com esses animais fascinantes para perceber o quanto eles são inteligentes e sensíveis.

Gatos não gostarem de beijos ou de carinhos na barriga não significa que não gostem de receber carícias de seus tutores. Significa apenas que ser tocados em uma região tão sensível os faz sentir vulneráveis, gerando sentimentos negativos como insegurança, estresse e medo. Ao se sentirem ameaçados, os felinos podem adotar comportamentos defensivos para preservar seu bem-estar, como arranhões e mordidas.

Nesse sentido, um gato de barriga para cima não representa um comportamento traiçoeiro, ou seja, o gato não se coloca nessa posição com a intenção de enganar e depois atacar outro indivíduo surpreendentemente, aproveitando-se de sua distração. Na verdade, um gato nos transmite várias sinais de desconforto e raiva antes de adotar comportamentos defensivos. Se o gato fica com as orelhas para trás, corpo achatado, expressões faciais fechadas e seu rabo está como um pincel (erguida, inchada e com pelos eriçados), ele está comunicando sua raiva e se preparando para atacar.

No entanto, os felinos são perfeitamente capazes de estabelecer um vínculo muito especial com seus tutores, gostam de compartilhar bons momentos com eles e de receber carinho. O fato de não se comportarem ou não se expressarem como cães ou mesmo como nós não significa que eles não gostem da gente ou que sejam indiferentes. Eles simplesmente expressam as emoções vivenciadas e seu afeto por seus tutores de uma forma diferente. Então, em vez de comparar ou fazer prejulgamentos, devemos aprender melhor a linguagem corporal dos gatos e sua natureza, para assim melhorar nossa comunicação com eles.

O que significa quando um gato fica de barriga para cima? - Por que os gatos não gostam de carinho na barriga?

Onde fazer carinho no gato?

Em geral, os gatos adoram receber carinho na cabeça, queixo, nuca e costas. No entanto, cada gato é único e é impossível estabelecer um manual sobre como agradá-los, acariciá-los ou brincar com esses felinos. Para saber onde fazer carinho no gato e como, você precisará conhecer suas preferências e identificar seus gostos. E isso é exatamente a melhor parte de conviver com os gatos: conhecê-los a cada dia e descobrir sua personalidade, surpreender-se com suas habilidades e aprender a melhorar nosso vínculo com eles.

Para identificar os pontos favoritos do gatinho, comece a acariciá-lo suavemente na cabeça e, gradualmente, faça carinhos e massagens suaves por todo o corpo, sempre prestando atenção às reações de cada carícia. Lembre-se de evitar movimentos bruscos. Além disso, tenha muito cuidado ao tocá-lo em regiões sensíveis e sempre respeite os limites do bigodudo. O respeito é a chave para estabelecer uma relação saudável e positiva com nossos companheiros, independentemente da espécie.

Agora que você já sabe o que significa quando o gato fica de barriga para cima e descobriu onde fazer carinho no gato, deixamos aqui para você um infográfico com indicativo dos lugares que usualmente eles amam ser tocados:

O que significa quando um gato fica de barriga para cima? - Onde fazer carinho no gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa quando um gato fica de barriga para cima?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Embassy Lakes Animal Hospital. Common cat sleeping positions and what they mean. Disponível em: <https://embassylakesanimalhospital.com/blog/common-cat-sleeping-positions-and-what-they-mean-in-cooper-city-fl/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que significa quando um gato fica de barriga para cima?