Partilhar

Sinais de que o meu gato é feliz

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 31 outubro 2018
Sinais de que o meu gato é feliz

Ver fichas de  Gatos

Quando um gato está feliz todo o seu entorno está em harmonia, incluindo os seus companheiros humanos. Mas se os gatos não falam, como pode saber se estão contentes?

De fato existem muitas formas de saber o estado de ânimo do seu gato. Os gatos são criaturas que expressam os seus sentimentos através de uma ampla linguagem corporal e de todos os ruídos e miados que fazem.

Para que conheça cada dia mais um pouco sobre o seu animal e possa comunicar melhor com ele, continue lendo este artigo do Perito Animal onde lhe mostramos alguns sinais de que o seu gato está feliz.

Também lhe pode interessar: 5 sinais de que o seu cachorro é feliz

A postura corporal

A postural corporal de um gato pode revelar-nos se ele se está contente. Quando o seu animal tem a cabeça para cima e a mantém desse modo, está lhe dizendo que se sente muito bem e seguro nesse momento e lugar. Se ao mesmo tempo, a sua cabeça aponta para a frente significa que está saudando e dando as boas-vindas para que lhe possam tocar e acariciar. Este é o momento indicado para estender a sua mão para que o seu gato a possa cheirar e depois posá-la sobre a sua cabeça para o cumprimentar.

Acontece o mesmo com o rabo, se está levantado para cima é um sinal de contentamento e passamos a um nível de emoção quando, com a ponta do rabo, faz um pequeno gancho.

Sabemos que o nosso gato está tendo um sonho bom e feliz, quando dorme com as suas patas esticadas para baixo, porque é um sinal de que está confortável e totalmente relaxado nesse ambiente. O seu gato sente-se em casa.

A expressão corporal de alegria e plenitude para um gato é quando se deitam de costas com as suas patas para o ar. Quando vir que o seu felino se encontra assim, aproxime-se e dê-lhe muitos mimos e expresse agora a sua própria felicidade.

Sinais de que o meu gato é feliz - A postura corporal

Ruídos e sons

Quando um gato se sente feliz quer que todo o mundo o saiba e a sua forma de o manifestar será tentando ter "conversas" consigo através de longos miados. Um dado: os tons mais agudos expressam alegria e contentamento, no entanto, os tons mais graves indicam que se encontra desconfortável, descontente e reservado.

Os gatos são animais muito vocais. Não só se comunicam com o miar, mas também o fazem com ruídos muito próprios da sua espécie como é o caso do ronronar. Mantenha-se atento se o seu gato ronrona ao mesmo tempo que o acaricia porque é um sinal de que está feliz. No entanto, se ronrona enquanto se aproxima, pode ser que se encontre muito assertivo com esse próximo encontro.

Sinais de que o meu gato é feliz - Ruídos e sons

Os olhos são a porta da alma

Se o seu gato o olha com os olhos semifechados, não o está observando em tom misterioso, mas sim o contrário. Este é um sinal que gosta de si e que se sente feliz. Lembre-se que os olhos de um gato são uma porta de expressão emocional.

Se por exemplo, ao colocar-lhe a sua deliciosa comida, vê que os olhos do gato dilatem, isto quer dizer que se encontra muito feliz e satisfeito. A dilatação repentina dos olhos de um gato são um claro sinal de excitação e felicidade.

Sinais de que o meu gato é feliz - Os olhos são a porta da alma

Ações que o fazem estar feliz

Os gatos gostam muito de se limpar, e isto não é só um sinal que gostam de manter limpos, mas também é um estado de felicidade. Se vir o seu gato limpando-se constantemente ou limpando outros gatos ou animais de estimação que tenha em casa, quer dizer que está sempre contente.

Um sinal de felicidade e de apreço em relação a si ou outro ser humano, é quando se esfregam contra o corpo de uma pessoa. Esta é a forma que os gatos têm de saudar e oferecer um cordial e forte abraço.

Leia o nosso artigo com toda a informação sobre como fazer um gato feliz.

Sinais de que o meu gato é feliz - Ações que o fazem estar feliz

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sinais de que o meu gato é feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Sinais de que o meu gato é feliz

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
A sua avaliação:
Ana paula gonçalves
O meu gato é castrado,não mia,dorme no fundo cama,nunca sai casa,passa o tempo deitado ou agachado com barrida no chão,bebe pouca agua,está gordinho,sera esta doente? Rosronar rouco
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Regina
Minha gata é arisca. Não gosta de ser tocada...morde...arranha se colocar a mão nela... está comigo há dois anos...mas tá sempre juntinha..na hora das refeições tem a cadeira dela...sempre junto...não pede nada...só fica perto...vou p banho..deita em cima da minha sandália.. rsrsr... é carinhosa do jeito dela....Amo minha gatinha!!!
A sua avaliação:
Leonor
Olá!
Quanto tempo em média os(a) gatinhos(as), dormem por dia?
Obrigada
A sua avaliação:
Leonor
Olá. Acabei de adotar uma gatinha de rua com 1 mês e 2 semanas e vivo num apartamento. Ela come mas n bebe muita agua. Mas ela dorme muito. É motivo de preocupação? Já agora ela só chegou à 2 dias à casa nova.
Obrigada
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lucimeire Barroso
Olá, tenho uma gatinha vira lata, ela tem geito de demonstrar carinho diferente de outros gatos que já tive. Ela quando se aproxima pra demonstrar carinho morde as pontas dos nossos dedos, e não os ruídos que geralmente Gatos fazem. O que isso quer dizer?
Zulmira
Bom dia
Tenho um gato de 3 anos, morava em uma casa grande com quintal grande e com mais duas gatas . Tive que mudar para uma casa bem menor e não tenho quintal . Meu gato tive que trazer comigo
Ele tem a caminha dele o lugar dele
Só que ele dormi o dia todo , quando chega a noite ele levanta come faz as necessidade dele , ai começa animação
Tem medo de tudo , quase não brinca
O que posso fazer para animar meu gato
Obrigado

Tive
Luísa Savala
Oi Zulmira! Os gatos geralmente sentem muito esse tipo de mudança, por isso, um bom conselho é enriquecer o ambiente dele. Temos um artigo que explica como pode ser feito o enriquecimento ambiental para gatos: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
De qualquer maneira, se ele continuar com essas atitudes, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tainara
Ola, meu gato mia muito,tambem faz xixi nas coisas ,nao sei o que fazer?????
Luana Ferreira
Boa noite, meu gato começou a urinar sangue, o que pode ser? Durante o dia o xixi está normal mas a noite ele urinou sangue estou muita assustada..
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luana! Existem diferentes possíveis causas. Você deve visitar o seu médico veterinário de confiança o quanto antes. Leia este artigo que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-urinando-sangue-o-que-pode-ser-20933.html
A sua avaliação:
SYBELLE MAIA
PARABÉNS PELO ARTIGO MUITO NECESSÁRIO!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sybelle! Ficamos muito felizes que tenha gostado dessa matéria!
GEÍSA VALVERDE
MEU GATO NÃO MIA, PORQUE SERÁ?
Josiel de Assis
Já o meu mia o tempo todo e até incomoda. Mas eu gosto. Quando ele está calado, acho que tem algo errado.
Rosangela
Seu gato é totalmente branco? Li um artigo que a maioria dos gatos brancos são surdos. Não sei se é verdade. Pergunte ao seu veterinário. ⚘

Sinais de que o meu gato é feliz
1 de 5
Sinais de que o meu gato é feliz

Voltar ao topo da página