PARTILHAR

Personalidade dos gatos segundo a sua cor

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 9 março 2023
Personalidade dos gatos segundo a sua cor
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Assim como os seres humanos ou outros animais, cada gato tem a sua própria personalidade, que pode ser influenciada por fatores sexuais (macho ou fêmea), fatores hormonais ou por se tiveram ou não um processo de socialização adequado na sua fase de filhote.

No entanto, muitos especialistas asseguram que existe uma relação direta entre a melanina e a dopamina do gato que provoca um tipo de personalidade ou outra. Será que isso é verdade? Descubra no PeritoAnimal quais as características da personalidade dos gatos, de acordo com sua cor.

Continue lendo e descubra se as características descritas são semelhantes à personalidade do seu gato!

Também lhe pode interessar: 5 personalidades felinas

A cor do gato pode determinar sua personalidade?

De acordo com os estudos do Feline Five que analisam a personalidade dos gatos, podemos encontrar 5 eixos norteadores: neuroticismo, extroversão, dominância, impulsividade e agradabilidade. Algumas características tais como insegurança, nervosismo, irritabilidade, timidez e calmaria, por exemplo, se encaixam dentro de algum dos eixos citados.

Porém, as pesquisas não descartam que, além das cores de gatos e de suas raças, para ter uma análise mais completa da personalidade de cada um deles, é preciso de um estudo mais detalhado. Isso inclui a base que a estrutura de criação doméstica de cada gato para justificar certos comportamentos.

Como as cores trazem muitos significados, é natural que os tutores relacionem o significado de cada cor com as características gerais da personalidade dos gatos. Uma pesquisa realizada em Berkeley¹, na Universidade da Califórnia, trouxe resultados interessantes sobre o tema. Inicialmente, a pesquisa foi feita através de relatos dos tutores de gatos de estimação com cores distintas, para saber um pouco mais sobre as características da personalidade de cada um deles.

O levantamento mostrou que o gato laranja é considerado amigável, muito carinhoso e que os gatos dessa cor apresentam mais características positivas quando comparado ao gato branco, por exemplo.

O gato bicolor também foi considerado afetuoso, assim como o gato branco, o gato preto e o gato tricolor também foram caracterizados como mais tímidos, preguiçosos e menos sociáveis. Os felinos pretos são conhecidos pelo mistério que os envolve, fato que pode estar relacionado com a personalidade forte e que explica por que eles costumam se mostrar indiferentes na maioria das vezes.

Gatos tricolores

Assim como os gatos carey, os gatos tricolores também apresentam uma personalidade surpreendente e variável. Costumam ser muito brincalhões e curiosos. Um dado curioso é que os gatos tricolores são sempre fêmeas. Esta peculiaridade genética junto a sua personalidade, pode estar relacionada com alterações hormonais.

São essas alterações que influenciam na personalidade dos gatos. Uma característica interessante encontrada no gato tricolor é a sua energia forte, são bastante ativos na maior parte do tempo.

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gatos tricolores

Gatos bicolor

O gato bicolor costuma ter uma personalidade estável e distante. Podem ser muito carinhosos e em seguida fugir quando você tenta tocá-los. Esta peculiaridade da sua personalidade faz com que eles sejam extremamente curiosos e surpreendentes.

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gatos bicolor

Gato preto

Sabemos que os gatos pretos culturalmente estão associados a má sorte, como consequência da sua perseguição na Idade Média. No entanto, em outras culturas, o gato preto recebe um tratamento muito mais favorável. A verdade é que o gato preto apresenta uma maior predisposição a ter uma personalidade tranquila, tímida e, ao mesmo tempo, muito carinhosa. Se você um dia adotar um gato preto, vai poder confirmar que ele tem algo de especial e único, uma personalidade até mais sensível que a dos outros gatos.

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gato preto

Gato laranja

Analisando a personalidade dos gatos segundo a sua cor, é possível concluir que o gato laranja é especialmente doce, sendo considerado carismático, pois mia em busca de afeto, carinhos e palavras afetuosas. Esses gatos adoram se esfregar no tutor e receber carinhos. O gato laranja também é conhecido por ser o felino mais simpático com todos entre todas as cores de gato de existentes, por sua ótima recepção ao ser acariciado. No entanto, no começo costumam ser tímidos como qualquer recém chegado, não é mesmo?

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gato laranja

Gato branco

Os gatos brancos são sem dúvida aqueles que têm uma personalidade mais complexa e difícil de compreender. Costuma demorar mais tempo e o tutor deve ter paciência para estabelecer uma relação, pois costumam ser muito desconfiados, mas uma vez que esta se forma a amizade, é para sempre.

Tirando com os seus familiares, o gato branco geralmente é o mais tímido, distante e por vezes agressivo. Costuma aproveitar qualquer circunstância para lançar o seu golpe. No entanto, e como já foi dito, ele é muito fiel com quem tem a sua confiança.

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gato branco

Gatos carey

Os gatos carey tem uma história bonita, mitológica e sobrenatural. É possível que por este motivo, sejam gatos de personalidade variável. No entanto, um gato carey é o amigo mais fiel que pode existir.

Costumam ser gatos tímidos e distantes com os estranhos, mas uma vez que exista um vínculo forte, o gato carey demonstra todo o seu afeto ao melhor estilo felino, com mordidas e pequenos arranhões.

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gatos carey

Gato cinza

Os gatos cinza geralmente apresentam uma postura travessa, divertida e carinhosa. São muito lindos e apresentam um pouco de todas as personalidades. É um gato fantástico que se deixa manipular e acariciar, sem perder a sua natureza felina. Devido a sua curiosidade e seu jeito brincalhão de ser, ele geralmente é descrito por seus tutores como gatos de atitude.

Personalidade dos gatos segundo a sua cor - Gato cinza

Significados das cores de gatos segundo a espiritualidade

Podemos distinguir a personalidade dos gatos segundo a sua cor, mas o mundo esotérico também tem a sua interpretação da tonalidade do pelo do seu felino. Nesse âmbito, as cores possuem diferentes significados e energias. Pensando nisso, vamos listar os significados de acordo com abordagens espirituais e esotéricas.

  • Gato preto: O gato dessa cor envolve uma magia especial. Acredita-se que o gato preto oferece segurança ao seu tutor e consegue absorver energias indesejáveis, limpando assim o ambiente onde vive.
  • Gato laranja: Sua energia representa a força irradiante do sol. Sua cor atrai a criatividade, o dinheiro, prosperidade e discernimento.
  • Gato cinza: A cor cinza lembra algo estável, tranquilo e pacífico. Essa cor nos gatos pode trazer afetividade, sorte e amorosidade.
  • Gato branco: A cor branca está associada à energia forte da Lua, além de trazer consigo o poder de cura e equilíbrio do ambiente.
  • Gato bicolor: As cores juntas emanam energias positivas que vibram para o fortalecimento da amizade, compreensão e respeito.
  • Gato tricolor: A energia das cores tem a força do poder feminino. Atraem sorte e oferecem proteção ao lar.

Não perca o seguinte vídeo que responde à dúvida "gatos limpar energias negativas?":

Personalidade dos gatos segundo a sua cor -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Personalidade dos gatos segundo a sua cor, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências

1. BERKELEY News. Out. 2012. “Don’t be so fast to judge a cat by its color, study warns”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://news.berkeley.edu/2012/10/23/cat-color/

Bibliografia
  • Carla A. Litchfield ,Gillian Quinton,Hayley Tindle,Belinda Chiera, K. Heidy Kikillus,Philip Roetman. Ago. 2017. “The ‘Feline Five’: An exploration of personality in pet cats (Felis catus)”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0183455

Vídeos relacionados com Personalidade dos gatos segundo a sua cor

1 de 3
Vídeos relacionados com Personalidade dos gatos segundo a sua cor

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Larissa
Gatos laranjas são mais ariscos?
A sua avaliação:
Maria
Tive um gato cinza com raios branco sempre ficava casa passeava jardim a sexta noite saiu foi atropelado um desgosto passado um mês ganhei outro igual pois passado 4 meses numa sexta desaparece porque sempre sexta
A sua avaliação:
Ana Paula Mota
A minha gatinha é tricolor, certo?
Yasmin
Sim, tenho uma gata igual! Eu creio que quase todos os gatos tricolores são fêmeas
A sua avaliação:
elian
quanto aos gatos brancos, tudo vdd rsrsrs a minha preciosa é bem complexa mesmo, cada dia tá de um jeito. Mas amo minha companheirinha de todas as horas.
A sua avaliação:
Caroline
Não concordo com a personalidade do gato branco. O meu gato é muito querido e adora humanos, principalmente crianças. Muito conversador. Extremamente obediente e amoroso.
Com a do gato preto, concordo totalmente. Meu pretinho (junto com o branquinho) é o amor em forma de gato.
A sua avaliação:
Miranda
Esses gatitos estão dormindo no sofá da minha sala.
A sua avaliação:
valeria FOF
Oi, meu gato é tigrado então é da classe carey? Espero resposta se possível obg.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Valeria. Tudo bom? Na verdade não. Há várias raças de gatos tigrados, como você pode ver neste outro artigo que escrevemos: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-gatos-tigrados-23621.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Elizabeth Morgado
Tenho um gato cinza, de 5 meses, adotado, o Apolo. Creio que foi desmamado muito cedo, pois o que mais gosta é ficar "mamando" minha roupa. Ele se aninha como um bebê, no meu colo e se eu deixar, mama por muito tempo. Sei que isto não é bom, por causa dos pelos que o tecido contém. Como faço para acabar com essa mania sem magoá-lo, pq é muito dócil e carinhoso? Grata.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Elizabeth. Tudo bem? No artigo por que os gatos mamam no cobertor tiramos essas dúvidas: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-os-gatos-mamam-no-cobertor-22293.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
isabela
minha gata é o que? as cores dela são preto branco cinza
A sua avaliação:
isabela
Minha gata é tricolor.
A sua avaliação:
Larissa
Eu adorei a história do gato preto
O xandy Henrique
Larissa
eu adoro a história. do gato preto.

o xandy Henrique.

A sua avaliação:
José Maia Cruz
Não tenho uma gata. Tenho uma Princesa.
É verdade , muito meiga mais na oportunidade arranha. Entendo que seja a forma de se comunicar
A sua avaliação:
Isa
Minha Gatinha é tricolor, muito legal se encaixa certinho no q diz no Blog!
A sua avaliação:
Luizcarlos
Ah... faltou falar do gato mourisco. Discriminação né?🤣🤣🤣
A sua avaliação:
ROBERTA ALBUQUERQUE
Com quantos meses os bichanos ficam adultos?
Há diferença se são machos ou fêmeas?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roberta! Os gatos adultos são aqueles que se encontram entre um ano e os setes anos de idade. Saiba mais aqui: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-idade-de-um-gato-21587.html
Isabella
Lá pra os 6 meses.
A sua avaliação:
Giane
Como mãe de uma linda coleção, preciso saber aonde enquadro minha sialata?...🥰
A sua avaliação:
Isabella
Oi,eu sou a Isabella!minha gata se chama safira e tem 9 meses,queria saber se é bom compartilhar a mesma comida q eu como é saudavel?
Luísa Savala
Oi Isabella! Os gatos podem comer comida natural ao invés de ração, porém essa comida deve ser feita separadamente pois alguns alimentos humanos são tóxicos para os felinos, como é o caso do alho e cebola por exemplo.
Temos um artigo sobre os alimentos proibidos para gatos: https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-gatos-20128.html
De qualquer forma, se você pretende mudar a dieta do seu felino, o mais indicado é buscar um veterinário de confiança para que ele possa passar uma dieta adequada de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte.
A sua avaliação:
Stephanie
Tive um gato tricolor e ele era macho. Era tão comunicativo que quase falava. Hj tenho uma fêmea tricolor que tbem parece gente. Muito falante e carinhosa.
A sua avaliação:
Nycky
Tenho duas gatinhas adotadas a Mel todavpreta com uns olhos dourados lindissima e muito doce. A Alice uma siamesa de três patinhas pelas maldades que fizeram, uma brincalhona, meiguinha com uns olhos azuis maravilhosos. As minhas paixões de miaus.
Luísa Savala
😻 😻 😻
A sua avaliação:
Graza Cavalcanti
Tenho uma gata, preta e branca, pelo longo. Adotada há 3 anos. Foi a melhor escolha que fiz na vida. É mansa, manhosa, dengo puro. Dorme comigo, me acorda pela manhã, quando o telefone toca, ela mia me chamando para atender. Gente, não sou louca, rsrs. É verdade, e ainda me chama de mãe. Coloquei o nome de Charlotte.
Mariana
Hunnn sempre pensei em ter um gato igual ao seu espero que ele seja sempre assim
Personalidade dos gatos segundo a sua cor
1 de 9
Personalidade dos gatos segundo a sua cor

Voltar ao topo da página ↑