PARTILHAR

10 coisas que os gatos amam

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 17 maio 2023
10 coisas que os gatos amam
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você conhece todas as coisas que os gatos gostam? Os gatos são animais muito especiais que adoram a sua liberdade e independência tal como brincar e partilhar momentos com os seus companheiros humanos. Quem tem um gato em casa sabe que deve respeitar o espaço e as decisões do felino, sem deixar que corra perigo e ao mesmo tempo sem limitar o seu instinto.

Um gato saudável e feliz não só precisa de uma boa alimentação, cuidados veterinários e carinho, como também de realizar atividades próprias da sua espécie. Por vezes, querendo proteger, pode restringir a tal ponto o seu gato que isso gera episódios de estresse e inclusivamente doenças. Assim sendo, no PeritoAnimal fizemos este artigo sobre as 10 coisas que os gatos amam.

Também lhe pode interessar: 10 coisas que os cachorros amam

10 Coisas que os gatos gostam muito

Se você é um/uma amante dos felinos, certamente já se perguntou quais são as coisas que os gatos gostam e como proporcionar a eles uma vida plena e feliz. Desde brincadeiras envolventes até escolhas alimentares adequadas, passando por momentos de carinho e relaxamento, descubra a seguir como criar um ambiente enriquecedor e repleto de alegria para o bigodudo. As 10 coisas que os gatos amam, são:

  • Dormir
  • Caçar
  • Arranhar
  • Tomar sol
  • Receber carinho
  • Observar o mundo
  • Comer
  • Ficar em lugares altos
  • Brincar
  • Estar com sua família

A seguir detalharemos cada uma dessas coisas.

1. Dormir

É claro que temos que começar esta lista de 10 coisas que os gatos gostam falando sobre o sono dos felinos. Certamente você já reparou que o seu amigo felino adora dormir, sendo esta a atividade que mais faz durante o dia. Estas longas horas de sono, que podem chegar a ser 18 por dia, são absolutamente necessárias para o gato, assim sendo não o acorde nem incomode.

Muitas vezes, quando vê o seu gato dormindo durante tanto tempo é difícil evitar a tentação de o acordar, sobretudo para brincar ou dar-lhe um pouco de carinho. No entanto, os peritos consideram que é contraproducente interromper estas horas de descanso, uma vez que a longo prazo poderá desencadear episódios de estresse no felino. Espera que o seu amigo peludo acorde para partilhar tempo com ele, além disso, muitas vezes ele irá preferir dormir ao seu lado.

10 coisas que os gatos amam - 1. Dormir

2. Caçar

Outra das coisas que os gatos mais gostam de fazer é caçar! O instinto caçador sobrevive no gato apesar dos séculos que está espécie tem vindo a ser domesticada. alguns donos de gatos irritam-se e inclusivamente chegam a dar bronca no gato quando descobrem que estes caçaram um pássaro, uma lagartixa ou algum outro animal. Isso não faz nenhum sentido, visto que o gato não entenderá a que se deve a bronca, e não deixará de o fazer.

Um gato que sai para o fora de casa caçará os animais que lhe chamem a atenção e não por fome, simplesmente por diversão e pelo seu instinto. A única coisa que você deve fazer é certificar-se de que o seu ambiente é seguro, que o gato não possa escapar nem ser vítima do ataque de outro animal, e que também não ingira uma presa que tenha sido envenenada.

Se o gato vive no interior da casa, terá que proporcionar-lhe divertimentos que simulem a perseguição de uma presa. É uma atividade que podem partilhar. Você mesmo pode comprar ou fabricar brinquedos tipos uma fita com algo na ponta que o gato possa perseguir. Existe uma infinidade de brinquedo que o gato poderá caçar, como bolinhas, ratos de pelúcia, bonecos recheados com erva de gato, entre outros, sendo esta outra das coisas que os gatos mais amam.

10 coisas que os gatos amam - 2. Caçar

3. Arranhar

Arranhar e coçar é outra dessas atividades instintivas do seu felino e, assim sendo, outra das coisas que os gatos amam visto que, além disso, são 100% necessárias para ele e sob nenhuma circunstância devem ser reprimidas. Os gatos arranham por diversão, para afiar as suas unhas e para marcar o território, mantendo afastados os seus possíveis adversários.

Sabemos que isto pode transformar-se em um problema na sua casa se não agir de forma adequada, uma vez que os tapetes, móveis, cortinas, sapatos e qualquer coisa que pareça atrativa para o gato possa ser vítima do seu instinto. Desta forma, recomendamos que compre um bom arranhador ou vários para que os ponha em vários espaços da casa. E se preferir, pode fazer o seu próprio arranhador caseiro para gatos.

10 coisas que os gatos amam - 3. Arranhar

4. Tomar sol

Os gatos adoram os lugares quentes e confortáveis, por isso deitarem-se ao sol é uma das suas atividades favoritas. Se o seu gato sai para fora de casa, terá uma experiência ainda mais agradável se colocar uma caminha no lugar onde gosta de tomar sol, longe de ruídos incômodos e a salvo de possíveis perigos. Se, pelo contrário, tem um gato que não sai de casa, recomendamos que abra uma cortina de alguma janela, de modo que o gato não seja privado desta atividade tão boa para ele. Não perca o nosso artigo sobre "Por que os gatos gostam de sol?" e descubra todos os motivos.

Além disso, este gosto pelo sol estende-se a outros âmbitos, visto que o que o gato procura é o calor. Ou seja, não é raro que também goste de dormir perto de outros lugares que libertem calor, como por exemplo sobre o seu computador, entre aparelhos eletrodomésticos ou inclusivamente atrás da geladeira. Claro que nestes casos deve certificar-se de que não existe nenhum perigo para o gato, como um cabo solto, um equipamento estragado, risco de curto-circuito, de se eletrocutar ou inclusive de que as temperaturas possam aumentar muito.

10 coisas que os gatos amam - 4. Tomar sol

5. Receber carinho

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, outra das coisas que os gatos amam é receber carinho, visto que gostam realmente do tempo que passam com a sua família humana, sobretudo se esta se dedica a mimá-lo e dar-lhe carinho. Estas, como é óbvio, nem sempre são bem-vindas, por isso se vir que passado um tempo o seu gato se farta, é melhor que o deixe tranquilo, caso contrário é possível que receba um arranhão.

Os carinhos não são bem recebidos em todas as partes do corpo, assim sendo deve concentrá-los no lombo, no queixo e nas orelhas. Poucos gatos gosta de ser acariciados na barriga, só o permitem quando sentem muita confiança com a pessoa que o faz. As patas estão proibidas, uma vez que todos os felinos odeiam que lhes toquem nas patas. Se quer descobrir tudo o que os gatos odeiam nos humanos, não perca o nosso artigo sobre esse tema.

Obviamente, também existe uma técnica adequada. A maioria dos gatos prefere carinhos que simulem que os está coçando, mas nunca as deve fazer no sentido contrário ao pelo. Além disso, as sessões devem ser curtas e apenas quando o gato demonstre que as quer. Deve avaliar se se trata de um bom momento. Outra coisa importante é que os carinhos de desconhecidos raramente são bem-vindos.

10 coisas que os gatos amam - 5. Receber carinho

6. Observar o mundo

Os gatos adoram observar o que acontece fora de suas casas, o movimento das pessoas, as coisas que o vento traz, o passar do dia, entre outros, por isso já deve ter reparado que podem passar horas simplesmente olhando pela janela. Caso seja possível, e sem que isto implique um risco para o gato, prepare algum lugar perto da janela, mantendo-a fechada (principalmente se vive em um apartamento), para que o seu gato se possa entreter olhando o que acontece lá fora. Essa é, definitivamente, uma das coisas que os gatos gostam de fazer constantemente.

10 coisas que os gatos amam - 6. Observar o mundo

7. Comer

Não é segredo para ninguém que os gatos amam comida, inclusivamente são capazes de comer alguma coisa que gostem muito mesmo sem fome. Se o que quer é mantê-lo feliz, além de saudável, o ideal é que regularmente possa variar um pouco a sua dieta, quer seja introduzindo pequenos prêmios na sua rotina de alimentação habitual ou preparando receitas caseiras.

Isto não significa que deva mudar radicalmente o tipo de ração que lhe dá, por exemplo, por outra diferente da noite para o dia. Esta tipo de mudanças bruscas costumam trazer problemas digestivos aos gatos, além de uma rejeição evidente. O melhor é que o acostume a alternar a comida seca com a úmida, além disso ofereça-lhe ocasionalmente alguns alimentos frescos, como carne ou peixe, para lhe dar a provar outros sabores. Quando o fizer, tenha cuidado para não lhe dar algum ingrediente que seja tóxico para gatos.

10 coisas que os gatos amam - 7. Comer

8. Estar nas alturas

Por precaução, os felinos, inclusivamente os de grande porte, sentem o instinto de dormir em lugares altos, para assim evitar que algum inimigo os surpreenda com a guarda em baixo. Este é um comportamento que o gato doméstico herdou.

A principal diferença é que o gato doméstico não só gosta das alturas para dormir, como também para observar tudo o que acontece à sua volta e, por isso, é outra das coisas que os gatos mais gostam de fazer. Como já comentamos, uma das coisas que os gatos adoram é ver o que acontece fora de casa, imagine o quanto eles amam fazê-lo desde uma altura privilegiada, nas alturas. De certeza que nesta posição o gato deve sentir que domina tudo à sua volta.

Se tem um jardim com árvores em casa, deixe que o seu gato saia e suba se lhe apetecer, sempre sob a sua supervisão para evitar algum acidente. Se, pelo contrário, vive em um apartamento, os móveis mais altos são perfeitos para satisfazer esta necessidade do gato.

10 coisas que os gatos amam - 8. Estar nas alturas

9. Brincar

Como você pode ver, nem tudo na vida de um gato passa por dormir. Quando não come ou dorme, o gato adora brincar, sem importar a idade que tenha. Quer seja com outros gatos ou pets que estejam em casa, com os seus brinquedos, com você ou inclusivamente com qualquer coisa curiosa que encontre, para o gato o tempo de diversão é muito importante.

É por isso que lhe recomendamos não só adquirir ou fabricar você mesmo alguns brinquedos para gatos e oferecer arranhadores e lugares que que possa não só brincar à vontade, como também dar-lhe a atenção que ele precisa todos os dias. Lembre-se que um gato entediado é um gato infeliz.

10 coisas que os gatos amam - 9. Brincar

10. Estar com a sua família

Quando se tem um gato é fácil dar-se conta de que, apesar de gostar muito do seu espaço, também adora estar com você e com o resto dos membros da família. Muitas pessoas desvalorizam os felinos afirmando que são seres egoístas e desapegado, mas obviamente nunca tiveram nenhum!

Os gatos têm várias formas de demonstrar o seu afeto, que talvez por serem tão sutis passem desapercebidas para algumas pessoas. Já reparou como se encosta a você para dormir? Alguma vez lhe deixou uma presa recém caçada aos seus pés? Recebe você quando volta para casa depois de um longo dia? Lambe você? Gosta quando o acaricia? Estes são apenas alguns dos sinais que demonstram o carinho que o seu gato tem por você, e o quanto gosta de estar com você.

Agora que já sabe estas 10 coisas que os gatos amam, lembre-se do que tem que fazer para melhorar a convivência entre ambos e oferecer-lhe a melhor qualidade de vida. Ele vai agradecer!

10 coisas que os gatos amam - 10. Estar com a sua família

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que os gatos amam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Giovanni Paiva
A gata da minha filhinha é extremamente carinhosa e por curiosidade é da cor amarelo. Eu sou taurino e muito carinhoso o que faz com que essa gatinha de apenas 5 meses seja exageradamente grudenta chegando até às vezes a irritar RS. Não posso sentar em qualquer lugar que ela já vem pra cima de mim.
A sua avaliação:
Rosangela
Gostaria de acrescentar que os gatos tomam banho se língua muitas vezes por dia e noite.
A sua avaliação:
Felicia Siqueira de Oliveira
Quero saber onde posso encontrar erva de gatos
10 coisas que os gatos amam
1 de 11
10 coisas que os gatos amam

Voltar ao topo da página ↑