PARTILHAR

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 28 agosto 2020
15 Coisas que você deve saber sobre os gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são pets muito doces que nos fazem companhia sem exigir demasiado tempo e esforço. É um dos melhores animais de companhia e sem dúvida, um dos mais populares no Brasil.

Até ter um gato em sua casa, você não será capaz de entender os momentos únicos que proporcionam. Entre os sofás arranhados, você descobrirá um animal muito surpreendente que oferece situações realmente divertidas e curiosas.

Neste artigo do PeritoAnimal, revelamos as 15 coisas que você deve saber sobre os gatos, se você ainda não tem um.

Também lhe pode interessar: Coisas sobre gatos que todo tutor deve saber

1. São muito dorminhocos

Um gato pode a dormir até 18 horas por dia! São animais que amam se aninhar em qualquer lugar confortável e tirar o seu cochilo. No entanto, não espere nada aborrecido, uma vez que as posições que adotam são realmente curiosas!

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 1. São muito dorminhocos

2. São mais vaidosos que você

Os gatos cuidam da própria higiene constantemente. Eles adoram ver que o seu pelo está bonito, bem limpo e escovado. Podem chegar a dedicar até 4 horas por dia à própria limpeza corporal. No entanto, como tutor/a, você deve ter cuidado com as temidas bolas de pelo.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 2. São mais vaidosos que você

3. Te lambem

Você já perguntou por que os gatos se lambem? Se um gato lamber você não significa que está tentando te acariciar, demonstra que ele gosta de você.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 3. Te lambem

4. Adoram dos seu bonecos de pelúcia

Não fique com ciúme, mas a verdade é que um boneco de pelúcia pode fazer um gato muito feliz, podendo até se converter no melhor amigo dele. Será porque ficam quentinhos depois da conchinha ou porque passam muitas horas com eles? De qualquer forma, a verdade é que os gatos gostam muito dos seus brinquedos.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 4. Adoram dos seu bonecos de pelúcia

5. São muito carinhosos

Se alguém disser que os gatos não são afetuosos, essa pessoa está mentindo. Embora mais independentes, os gatos são, sem qualquer dúvida, animais muito sociáveis que passeiam os seus rabos na frente dos nossos rostos. Amam te observar, se esfregar em você e deixar que você mime eles durante horas.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 5. São muito carinhosos

6. O seu gato decide quando você faz carinho nele

Os gatos têm muita personalidade. Se se cansarem de você, você vai saber. Não se assuste ao receber uma pequena mordida durante uma bonita e amorosa sessão de carinho, ele simplesmente se cansou de você... pelo menos por agora.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 6. O seu gato decide quando você faz carinho nele

7. Amam falar

Embora seja difícil diferenciar no começo, os gatos podem pronunciar até 100 sons diferentes. A sua capacidade sonora é 10 vezes superior à dos cachorros. Conheça todos os sons de gato nesse outro artigo.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 7. Amam falar

8. Não têm mau acordar

O gato não acorda de mau humor, muito pelo contrário: eles amam te acordar e desejar bom dia esperando receber um carinho em troca. São muito doces! Aproveito para partilhar um bonita imagem de Breakfast at Tiffanys.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 8. Não têm mau acordar

9. Podem ser bem persistentes

Os gatos são donos e senhores da sua vida. Sempre vão fazer o que querem. Se você decidir não abrir a porta de manhã para que ele não entre, ele pode passar um bom tempo miando. Melhor abrir a porta.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 9. Podem ser bem persistentes

10. Deixam de ser tão independentes

Quando um gato se acostuma a você, não pode ficar viver sem a sua companhia. A verdade é que, pouco a pouco, observará reações muito mais atentas a você, ao seu comportamento e hábitos. Talvez ele não te persiga por toda a casa, mas miará para te cumprimentar e irá onde você for.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 10. Deixam de ser tão independentes

11. Desaparecem entre os armários

Escuro, roupa, macio, calor... Os ingredientes necessários para criar um ambiente ideal para tirar um cochilo. Os gatos amam armários e, se alguém deixar um armário aberto, garanta que não tem gente vivendo dentro antes de voltar a fechá-lo.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 11. Desaparecem entre os armários

12. Sabem quando racionar a comida

A maioria dos gatos sabe racionar bem a comida que o tutor providencia. Uma vasilha cheia de ração pode durar dias. A sua única fraqueza serão as latas de comida úmida. Neste caso, não resistem e podem comer tudo de uma só vez.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 12. Sabem quando racionar a comida

13. Verdadeiramente engraçados

As expressões de um gato são fantásticas, são muito divertidas e podemos desfrutar de muitas cenas engraçadas no dia a dia.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 13. Verdadeiramente engraçados

14. O gato preto dá boa sorte

Embora esteja muito difundida a ideia de que os gatos pretos dão má sorte, no Reino Unido e Ásia acreditam exatamente no contrário, eles são são muito apreciados e para eles são um símbolo de boa sorte.

15 Coisas que você deve saber sobre os gatos - 14. O gato preto dá boa sorte

15. Ter um gato prolonga a sua vida

Efetivamente, entre os benefícios de ter um gato destacamos que produzem relaxamento e são grandes pilares para lutar contra o estresse.

A paz que transmitem quando dormem, o ronronar que produzem quando os acariciamos ou o seu tato suave, propiciam uma vida mais tranquila e serena, o que se repercute em uma maior longevidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 Coisas que você deve saber sobre os gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Elcio raSignani
Bom dia Senhores,
Minha gatinha já tem 12 anos e até hoje ela não para de afodar a gente quando sobe encima da gente, As vezes preciso ficar bravo com ela por que ela não para. Por que ela faz isso?
Obrigado
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Elcio. Tudo bem? Seria amassar pãozinho o que ela faz? Se for, temos este artigo em que explicamos por que o gato amassa pãozinho e morde a coberta: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-gato-amassa-paozinho-e-morde-a-coberta-23656.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
mariane duarte
meu gato esta soltando pelos, ele sai de casa e fica miando com as gatas na minha garagem, o que atrapalha a noite dos vizinhos, e ele também é arisco com quase todos. o que eu faço?
Andréa da mata
Porque minha cachorra e ciumenta
Luísa Savala
Oi Andéa! Temos um artigo sobre cachorro ciumento que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-ciumento-sintomas-e-o-que-fazer-7394.html
A sua avaliação:
Mr bumbum
Gatos são demais!
15 Coisas que você deve saber sobre os gatos
1 de 15
15 Coisas que você deve saber sobre os gatos

Voltar ao topo da página ↑