PARTILHAR

Por que gatos não gostam de carinho na barriga?

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 28 novembro 2018
Por que gatos não gostam de carinho na barriga?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Embora existam algumas exceções, a maioria dos gatos são especialmente relutantes em deixar fazer carinho na região abdominal, podendo até apresentar comportamento agressivo, incluindo mordidas e arranhões. Não se tratam de casos isolados, existem muitos felinos que odeiam o carinho na "pança".

Se você também passou por essa situação, pode se perguntar por que gatos não gostam de carinho na barriga, como solucionar ou quais áreas são mais adequadas para acariciá-los. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar as causas desse comportamento, o significado de certas posições corporais e muito mais sobre carícias e gatos.

Também lhe pode interessar: Gatos não gostam de beijos?

Meu gato não gosta de carinho na barriga, por quê?

Apesar da reputação dos gatos ser de animais independentes, a verdade é que eles criam vínculos emocionais muito intensos com os seus cuidadores. Além de dormir, se limpar ou brincar, os nossos felinos gostam de receber carinho, especialmente nas costas e no pescoço. No entanto, eles não parecem gostar muito quando tentamos acariciar a sua barriga. Por que será que isso acontece?

A situação geralmente se desenvolve da seguinte maneira: o gato se estica preguiçosamente, exibe o ventre e deixa você tocar na barriga... Até que ele morde ou arranha! Então ficam as dúvidas de: o que aconteceu? por que ele não gosta? Como podemos resolver? O que os gatos não gostam? Mesmo esta sendo uma área especialmente macia do corpo, que convida a ser acariciada, é importante entender o que acontece com seu felino para a relação de vocês ficar ainda melhor e evitar arranhões e mordidas no tutor.

Por que gatos não gostam de carinho na barriga? - Meu gato não gosta de carinho na barriga, por quê?

Por que os gatos mostram a barriga?

Para aprender a se relacionar com o seu felino corretamente, você deve começar a entender a linguagem corporal dos gatos e conhecer o significado dele se posicionar "de barriga para cima". Ao contrário do que muitos cuidadores acreditam, esta posição não é um convite a carícias e sim uma postura que indica cordialidade, bem-estar ou relaxamento. O seu felino tenta te dizer que se sente confortável e calmo ao seu lado, algo totalmente positivo, porém, isso não indica que pode tocá-lo.

Quando o seu gato percebe que você ignora que esta posição não é uma abertura a carinhos, começam a manifestar a linguagem corporal dos gatos que, mais uma vez, passam despercebidas por nós, seres humanos. Estamos falando das orelhas para trás, acompanhadas por um corpo fatigado, movimentos de deslocamento ou rigidez, por exemplo.

Se não nos detivermos, o gato achata as orelhas cada vez mais, realiza movimentos inquietos com a cauda e, eventualmente, pode até mostrar o pelo eriçado enquanto nos arranha e morde. Para nós, pode parecer totalmente inesperado, contudo, o nosso gato sabe que fomos avisados.

Além disso, devemos entender que a barriga é uma das partes mais vulneráveis ​​do corpo dos gatos que apesar de domesticados há séculos, mantêm certos comportamentos de animais selvagens. É por essa razão que eles tendem a ter um forte instinto de sobrevivência, prestando atenção aos possíveis predadores (mesmo que eles não existam dentro de casa).

Debaixo do ventre, de fato, estão localizados os principais órgãos vitais e o gato sabe que, ao se expor, está completamente vulnerável. Esta é outra razão pela qual os gatos, ao contrário dos cães, não gostam de ser acariciados na barriga.

Devemos evitar tocar na barriga do gato?

Precisamos entender que cada indivíduo detém uma personalidade única. Ainda que alguns gatos gostem de ter a barriga tocada, outros ficarão totalmente ofendidos. Por esta razão, é muito importante que você se informe sobre a comunicação dos gatos e que, além disso, se esforce para conhecer os gostos e a personalidade do seu felino.

Onde fazer carinho no gato?

Além da barriga, muitos cuidadores também se perguntam por que meu gato me morde quando faço carinho. Novamente devemos enfatizar que, embora os animais se deitem ao nosso lado de forma agradável, isso não significa que eles queiram ser acariciados e, muito menos, de maneira excessiva.

Em vez disso, sabemos onde gato gosta de carinho e você pode apostar em acariciar as áreas que têm maior aceitação pelos gatos, como o queixo, a cabeça, a nuca e as costas. Devemos, ainda, massagear com certa suavidade, estar atentos à sua linguagem corporal e aceitar que ele saia do nosso lado se não quiser mais.

Apesar de a maioria dos gatos desfrutarem das carícias, praticamente nenhum deles gosta de ser obrigado a ficar do nosso lado. Eles devem ter a liberdade de sair na hora que quiserem e expressar que não gostam de algo, cumprindo assim uma das cinco liberdades do bem-estar animal.

Por que gatos não gostam de carinho na barriga? - Onde fazer carinho no gato?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que gatos não gostam de carinho na barriga?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Alice
Eu tenho 2 gatas, uma filhote e uma adulta. Só que a filhote fica pulando e mordendo a adulta, e a adulta não faz nada. E agora a filhote também tira a adulta dos lugares e come a comida dela. E a adulta parece estar ficando mais triste com isso... O que eu faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Alice. Recomendamos a leitura deste artigo sobre como fazer dois gatos se darem bem: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Cristina Carvalho
Porque meu gato faz xixi nas minhas roupas ,quando vê minha sacola arrumada para sair , vai e faz xixi em tudo
A sua avaliação:
Maria Manuela Silva
Boa tarde eu venho aqui pedir informação que o meu gatinho não gosta de festas na barriga morde logo
Ele morde muito não sabe brincar só faz é morder a gente que me aleija nas mãos o que devo fazer obrigado
A sua avaliação:
Cleiton Antônio do nascimento Barbosa
Boa noite.
A gatinha do meu filho Manuela mas conhecida como Manu.
Não fazia xixi dentro de casa agora está fazendo xixi em toda casa em qualquer lugar .
Qual o motivo
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jaqueline
O meu gatinho adora uma carinho na barriga, e se não damos aí que ele morde
A sua avaliação:
Anna Maria
Vocês sabem me dizer porque os gatos não gostam de algumas pessoa?
A sua avaliação:
LUCIMAR
ADOREI TÔ APAIXONADA PELAS MATÉRIAS, GRATIDÃO
Luísa Savala
Oi Lucimar! Que bom que você gostou, continue nos acompanhando! 🐱
Por que gatos não gostam de carinho na barriga?
1 de 3
Por que gatos não gostam de carinho na barriga?

Voltar ao topo da página ↑