Partilhar
Partilhar em:

10 sinais que mostram que seu gato te ama

10 sinais que mostram que seu gato te ama

Ver fichas de  Gatos

A forma que os gatos têm de expressar os seus sentimentos é muito diferente da que nós humanos temos ou dos restantes animais, pois os felinos têm um caráter muito particular e nem sempre fica claro o que querem nos comunicar com a sua linguagem corporal.

Mas graças a este artigo do PeritoAnimal, a partir de agora saberá perfeitamente todas as formas que o seu gato tem de lhe demonstrar o seu amor com estes 10 sinais que mostram que seu gato te ama, que lhe vamos mostrar de seguida.

Se ainda assim ficar com alguma dúvida e não souber o quão lhe pode chegar a amar um felino apesar do seu comportamento independente, talvez lhe interesse saber também quais são os benefícios de ter um gato na sua vida.

Também lhe pode interessar: 5 sinais de que seu gato está entediado

O seu gato faz-lhe massagens

O primeiro sinal que indica que o seu gato te ama são as massagens que fazem com as patas. Segundo especialistas, os gatos bebês fazem massagens na barriga das suas mães para aumentar a produção de leite materno e reforçar o seu vínculo, por isso quando o seu gato faz massagens nas pernas ou outra parte do seu corpo, não é porque está preparando o seu próximo cochilo, mas sim para demonstrar que ama você, porque se lembram do ato e repetem o comportamento que tinham quando eram bebês e eram felizes com a sua mãe.

Aproxima-se de si e levanta a cauda

Uma das formas mais certas de saber o estado emocional do gato é olhando para a sua cauda. Quando estão nervosos ou assustados, a sua cauda costuma ficar eriçada e maior. Em contrapartida, se o seu gato se aproxima de si e ao roçar-se a si levanta a cauda e torce a ponta, significa que ama realmente você. Este comportamento é habitual em um grupo de gatos quando se sentem cômodos e tranquilos, pelo que se o seu gato o faz consigo pode sentir-se sortudo.

Ronrona

Os gatos têm diferentes tipos de ronronar, dependendo do estado de humor no qual se encontram. Tal como as pessoas têm vozes diferentes, os felinos também variam a intensidade do tom e as vibrações para expressar os seus sentimentos. Por isso, se o seu gatinho ronrona de uma forma suave ou de uma forma intensa e profunda enquanto está junto a si ou ao seu colo (quando o acaricia, por exemplo), não tenha dúvidas que ele lhe está demonstrando o seu amor porque se sente muito bem e relaxado nesse momento consigo.

O seu gato traz-lhe um presente

Por muito que não seja agradável para nós, outro dos sinais que indicam que o seu gato ama você é quando trazem algum animal morto em forma de presente ou lembrança. Este comportamento é consequência da sua natureza predadora e não devemos reprimi-lo, pois na realidade o gato está demonstrando que nos considera parte da sua família e que compartilha conosco a presa que caçou para podermos comer como ele.

Esfrega-se a si

O fato do seu gato esfregar a si a sua cara ou a sua cabeça é um sinal de que ama você e que gosta de estar junto a si, pois nessa parte do seu corpo é onde se concentram uma grande quantidade de glândulas que segregam feromonas, umas hormonas que servem para marcar posse ou território. Assim o que o seu gato quer dizer com isto, é que faz parte do seu núcleo familiar e que o considera como algo seu e próximo. Eles não estão pensando que é o seu dono, porque lembre-se que os gatos não se podem domesticar devido à sua natureza selvagem, simplesmente adestrar.

Dá-lhe mordidas

Outro dos sinais que indicam que o seu gato te ama é quando lhe dá mordidas. Se o seu gato lhe morder de forma brusca e com intensidade não é um bom sinal, mas se pelo contrário, ele lhe mordiscar suavemente os dedos das mãos, é porque está simplesmente brincando consigo como quando brinca com os seus outros companheiros felinos. Por isso, ele está demonstrando que não o considera alguém hóstil, mas sim alguém amado e que lhe proporciona tranquilidade e companhia.

Mostra a sua barriga

Se o seu gato se coloca de barriga para cima, isso significa que se sente protegido e sobretudo, que confia em si, uma vez que a barriga é uma das partes mais vulneráveis do seu corpo e não a mostram a todo o mundo para não se mostrarem indefesos. Assim, se o seu gato lhe mostrar a barriga para o acariciar ou arranhar, não tenha dúvidas de que realmente ama você e se sente seguro com você.

O seu gato pisca lentamente

O fato do seu gato olhar para você fixamente não significa que o está desafiando ou que o considera o seu inimigo, e menos ainda se acompanhar esse olhar com um piscar de olhos lento e suave. O que esse comportamento realmente significa é que tem carinho e afeto, e que se sente muito tranquilo e seguro ao seu lado porque sabe que você não o vai magoar. Alguns dizem que este ato é a forma que os gatos têm de nos beijar, por isso não hesite e devolva-lhe o seu sinal de afeto da mesma forma e com muito amor.

Dorme consigo

Os gatos também lhe demonstram que amam você quando dormem ao seu lado ou em cima de si, no seu colo por exemplo. Tal como acontece quando mostram a barriga, enquanto dormem os felinos são mais vulneráveis do que quando estão acordados, por isso procuram dormir consigo porque confiam plenamente em si. Além disso, os gatos gostam de dormir acompanhados em um lugar quente, como quando são bebês, por isso se o fizerem consigo, deverá sentir-se lisonjeado.

Lambe-o

E o último sinal que mostra que o seu gato ama você, mas não menos importante, é quando lambe alguma parte do seu corpo como as mãos, as orelhas e o cabelo. Se um felino o lamber tal como o faz com os seus companheiros felinos, pode ficar contente e sentir-se honrado, porque significa que ama você e por isso sente a necessidade de cuidar de si e de o limpar como o faz com os outros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 sinais que mostram que seu gato te ama, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre 10 sinais que mostram que seu gato te ama

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jane Alves
Com essa explicação me senti muito amada, pois amo tbm meu chicletinho Pierre
PeritoAnimal
Oi Jane! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Márcia Leite Neckel
Amei a explicação como saber se os gatos nos amam
PeritoAnimal
Oi Márcia! Ainda bem que o conteúdo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)

10 sinais que mostram que seu gato te ama
1 de 6
10 sinais que mostram que seu gato te ama